O espectáculo acontece no Auditório Nacional Jorge Barbosa, às 15 horas. Este é o primeiro evento de apresentação dos resultados de nove meses da implementação deste programa de ensino pela arte levado a cabo pelo Governo da IX Legislatura, através do MCIC.
O “BA Cultura Ação” é realizado em parceria com os municípios. São 22 escolas de todos os municípios da ilha de Santiago que irão marcar presença no evento "BA Cultura em Ação”, nomeadamente uma escola de teatro, cinco de dança, dez de música e seis de exposição.
Este programa arrancou no ano passado (2017), tem por objectivo dar acesso e massificar o ensino das artes em Cabo Verde. A aposta neste programa é primordial para a plena inclusão social através das artes, dando oportunidade de acesso as crianças e jovens dos quatro aos 16 anos de idade.
A criação de uma Bolsa de Acesso à Cultura tem o propósito de garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fluição da arte” e também dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico para a frequência de aulas, ateliers e workshops de pintura, dança, música e teatro.