AFRICA OCIDENTAL E CARAÍBAS SÃO A PRINCIPAL ROTA DE TRANSPORTE DE COCAÍNA PARA A EUROPA

PorExpresso das Ilhas,8 nov 2007 23:00

image
A África Ocidental se tornou, com as Caraíbas, a principal rota de transporte de cocaína para a Europa. A confirmação é de Emmanuel Leclaire, responsável da Organização Internacional da Polícia Criminal, Interpol, encarregue da Luta Contra o Tráfico de Droga e Crime Organizado, e foi feita ontem, em Marraquexe, a 334 quilómetros de Rabat, capital Marroquina, no encerramento da 76ª Assembleia-Geral da organização que durou quatro dias.


De acordo com este responsável, actualmente há duas grandes rotas: a das Caraíbas e a da África Ocidental, indicando que outrora a droga proveniente dos países produtores passava unicamente pelas Caraíbas antes de ser distribuída nos Estados Unidos ou na Europa.


Para a Emmanuel Leclaire, os traficantes escolhem a África Ocidental devido ao controlo reforçado no eixo das Caraíbas e as "vantagens" oferecidas pelo continente, tais como "fronteiras pouco controladas, a pobreza, o recrutamento fácil de passadores e a corrupção".


Guiné Conakry, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Cabo Verde são os principais pontos de chegada da cocaína provenientes da Venezuela e do Brasil.


De recordar que das 5,7 toneladas de cocaína apreendidas de Janeiro a Setembro de 2007, em África, 99 por cento foram registadas na África Ocidental, sobretudo no Senegal, na Mauritânia, na Guiné-Bissau, em Cabo Verde e na Guiné Conakry, segundo o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,8 nov 2007 23:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  8 nov 2007 23:00

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.