Notícias da Política

Governo diz-se determinado em criar condições para “salvar” as empresas
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, garantiu sexta-feira, na ilha do Sal, que o Governo está determinado na criação de condições para “salvar” as empresas e “terem sucesso”, neste contexto de pandemia movido pela covid-19.

PAICV acusa Governo de discriminar e desrespeitar a Câmara Municipal da Praia
O PAICV acusou hoje o Governo de “discriminar e desrespeitar” a Câmara Municipal da Praia, alegando que o executivo “não esteve interessado” na participação de Francisco Carvalho no acto da inauguração das obras de requalificação do Bairro Craveiro Lopes.

Acordo de Livre Comércio em África importante para estratégia de desenvolvimento de Cabo Verde – Alexandre Monteiro
O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, disse hoje que o Acordo de Livre Comércio Continental Africano (ALCCA), que cria o mercado único africano, é um acordo importante para a estratégia de desenvolvimento de Cabo Verde.

Jorge Carlos Fonseca inicia segunda-feira visita oficial à Guiné-Bissau
O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, inicia segunda-feira uma visita oficial à Guiné-Bissau, o que, segundo as autoridades, demonstra o bom relacionamento entre ambos os países lusófonos.

"É preciso aprimorar a democracia em Cabo Verde"
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, Bartolomeu Varela, então dirigente do PAICV, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

Câmara de São Vicente profissionaliza todos os vereadores
A Câmara Municipal de São Vicente profissionalizou todos os vereadores eleitos nas últimas eleições autárquicas. A proposta foi aprovada na primeira sessão extraordinária da Assembleia Municipal, realizada hoje, na Academia de Música Jota Monte, com votos a favor do MpD e do PAICV. A UCID e o Movimento Más Soncent abstiveram-se.

Em quatro anos o governo não foi capaz de produzir novas habitações - Ana Paula Moeda
A secretária-geral adjunta do PAICV, Ana Paula Moeda, diz que os Cabo-verdianos continuam a viver em condição infra-humana, enquanto o governo mantém as portas de centenas de casas do programa “Casas Para Todos” fechadas e deteriorar–se.

Novo ministro dos Negócios Estrangeiros vai continuar abertura das embaixadas em Bissau e na CEDEAO
O ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades e ministro da Defesa, Rui Figueiredo, empossado ao fim da tarde desta quinta-feira, afirmou que vai dar continuidade ao processo de abertura das embaixadas de Cabo Verde na Guine Bissau e na CEDEAO.

“A nossa democracia não está a ser equacionada como devia”
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, Lídio Silva, então presidente da UCID, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

Ministério da Educação prevê normalização da carga horária para alunos do 12º ano
O Ministro da Educação garante que as escolas estão a funcionar dentro da normalidade, particularmente em São Vicente, o principal foco de transmissão da COVID-19. Amadeu Cruz, que falava hoje à imprensa, em São Vicente, após um encontro com o presidente da Câmara Municipal, tranquiliza os pais e encarregados de educação.

"Ministros do PAICV mantiveram-se arrogantemente nos seus postos"
Filomena Delgado, secretária geral do MpD, disse esta quinta-feira em conferência de imprensa que o Primeiro-miinistro fez "leitura política que se impunha" do caso que levou à demissão de Luís Filipe Tavares.

“Em Cabo Verde estamos a correr o risco de alguns recuos”
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, António Espírito Santo, então uma das figuras do MpD, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

Rui Figueiredo Soares é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros
Tomada de posse vai realizar-se hoje às 18h00.

“País que vive em paz é um país abençoado”
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, António Jorge Delgado, da Associação Cívica Cristã, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

Apoio do MpD à candidatura presidencial será decidido nos órgãos próprios – presidente
O presidente do Movimento para a Democracia afirma que o apoio do partido à candidatura presidencial será decidido nos órgãos próprios. Posição expressa hoje por Ulisses Correia, sem avançar pormenores.

Governo não tem ligações à extrema-direita ou ao partido Chega - PM
O primeiro-ministro garante que o Governo e o partido que o suporta “não têm ligações com partidos de extrema-direita”. A reacção do executivo surge na sequência de uma reportagem de investigação intitulada “A Grande ilusão: cifrões e outros demónios”, divulgada esta semana, no canal português SIC, que aponta César do Paço, cônsul honorário de Cabo Verde na Florida, como um dos principais financiadores do Chega, partido da extrema-direita de Portugal.

“13 de Janeiro foi o culminar de várias lutas” - PAN
O Presidente da Assembleia Nacional considera que, 30 anos depois da abertura, os factos mostram que os cabo-verdianos fizeram boa escolha quanto ao regime político. Jorge Santos falava na sessão solene comemorativa do 13 de Janeiro, Dia da Democracia e da Liberdade, para sublinhar que a comemoração do 13 de Janeiro faz reflectir sobre o país que somos e o que dele queremos fazer.

Presidente quer "linhas vermelhas" e recorda que crises são aproveitadas para "difusão de ideias contrárias aos valores democráticos"
O Presidente da República destaca o reforço da credibilidade da democracia cabo-verdiana e alerta que não pode haver retrocessos. Para isso, lembra que é necessário "separar o trigo do joio" e definir "limites". Posição expressa hoje no discurso proferido na sessão solene comemorativa dos 30 anos do 13 de Janeiro, Dia da Democracia e da Liberdade.

Partidos destacam percurso democrático mas recordam desafios a vencer
Os partidos políticos com assento parlamentar destacam os ganhos do país com a abertura democrática, mas apontam desafios a vencer para uma democracia mais robusta. PAICV fala de insuficiências, como “a falta de transparência”. MpD diz que com o actual Governo não há corrupção. UCID critica discursos políticos “crispados”.

Tavares agiu "de boa fé" e sai para evitar "desgaste"
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e das comunidades e ministro da Defesa justifica o pedido de demissão com a necessidade de “poupar” Cabo Verde a crispação adicional e ao “desgaste” que resultam das eventuais repercussões políticas negativas da nomeação do português César do Paço como cônsul honorário na Flórida.
mais