Artigos sobre Santiago

Perdas de electricidade quantificadas em 2,8 milhões de contos anuais
Anualmente, a ELECTRA deixa de faturar 2,8 milhões de contos com perdas de electricidade. Valor avançado pelo presidente do conselho de administração da ELECTRA, à saída de um encontro com o cardeal Arlindo Furtado.

Tarrafal quer atrair investimentos para o turismo com parcerias de municípios “amigos”
O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal encontra-se em Portugal para cumprir uma agenda de trabalho e contactos com as câmaras municipais geminadas deste país europeu, visando, de entre outros, atrair investimento para o turismo no município.

Presidente da República defende transferência de mais poderes e recursos para as comunidades
O Chefe de Estado, depois de presidir ao acto de comemorações do primeiro ano da criação do Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra, sublinhou que para se conseguir sustentabilidade e comunidades sustentáveis, “há que necessariamente empoderar as localidades e as ONG”.

A escolha do risco na (r)evolução musical de uma geração
“Asa krian y n buska spasu…!” Ellah Barbosa lançou o seu mais recente single. Na véspera esteve em concerto na Praia no âmbito das sessões do coletivo 5th Stage Sessions.

Projecto incentiva plantação de árvores frutíferas na ilha de Santiago
A preocupação com o meio ambiente e com a alteração climática foi o que levou Emileno Ortet a desenvolver um projecto de impacto socio-ambiental. A ideia é plantar em todos os bairros, ladeiras e cutelos da ilha de Santiago árvores frutíferas para, quem sabe, mais tarde ser uma forma de auto-sustento daqueles que vivem nas ruas, ou servir como moeda de troca para aqueles que não têm um rendimento.

Visão e perseverança
Os efeitos da guerra na Ucrânia já se fazem sentir terrivelmente nos preços de todos os produtos a começar pelos combustíveis e bens alimentares. Inaugura-se um novo período de preços voláteis em produtos essenciais devido a tensões geopolíticas e a escassez no mercado a ponto de ruptura de stocks por razões que têm a ver com a diminuição da oferta na origem e por constrangimentos logísticos no transporte e na distribuição.

Cabo Verde quer aumentar contribuição do turismo no PIB para 32 por cento
Uma subida de sete pontos percentuais dentro de quatro anos, este é um dos objectivos do Programa Operacional do Turismo (POT), que, no fundo, pretende que o arquipélago construa uma oferta de qualidade, que possa competir com outros destinos de férias. Outras metas do POT são chegar aos 1,26 milhões de turistas em 2026 ou ter o sector a ajudar a diminuir a pobreza para menos de 8 por cento.

Primeiro-ministro em Santiago Norte com Conselho de Ministros descentralizado
O primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, estará, de 15 a 19 deste mês, na região norte da ilha de Santiago, com agenda que integra inaugurações e visitas a projectos e programas que têm que ver com o sector agrário.

Seca deixa comunidades rurais em “muitas dificuldades”
Quatro anos de seca atiraram o país para situação de calamidade. Agricultores, criadores de gado e líderes comunitários relatam cenário dramático e esperam chegada de apoios do governo.

Governo vai mobilizar 145 mil contos para combater mau ano agrícola
O mau ano agrícola, a insegurança alimentar, os apoios que vão ser dados a agricultores e criadores de gado, mas também as novas tecnologias ao serviço da agricultura e da agro-pecuária nacional são os temas desta conversa com o ministro que tutela as pastas da Agricultura e Ambiente.

Furto de energia é um problema antigo. Pandemia só veio agravar a situação
De Janeiro a Setembro deste ano o furto de energia eléctrica causou prejuízos elevados à Electra. A tendência decrescente que havia deste fenómeno até Março do ano passado desapareceu com a chegada da pandemia de COVID-19 a Cabo Verde.

Pólo da Escola do Mar em Santiago é exíguo para as exigências do Sul do país – Pró Praia
A Associação para o Desenvolvimento da Praia (Pró Praia) considera que o polo da Escola do Mar, inaugurado esta quarta-feira em São Miguel, ilha de Santiago, é insuficiente para a exigência que a região Sul do país tem para a formação marítima. A localização e as valências do espaço são preocupações levantadas hoje pelo líder da organização, José Jorge de Pina, em entrevista à Rádio Morabeza.

Carta europeia do turismo sustentável nas áreas protegidas mostrada em Santiago
A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) promove um workshop para apresentar a carta europeia do turismo sustentável nas áreas protegidas, esta segunda-feira, e identificar elementos que possam ser adaptados à realidade cabo-verdiana

Hiacistas de Santiago aumentam preços no percurso Assomada-Praia mesmo com desaprovação da ARME
O percurso Assomada/Praia/Assomada passa a custar mais 50 escudos a partir de hoje passando de 250 para 300 escudos, mesmo com a desaprovação da ARME, conforme a tabela de preços fixada pelos condutores e proprietários de hiaces.

SEGURO COLHEITA - Prevenindo a deserção da agricultura de sequeiro
“Quem não quer pensar é fanático; quem não pode pensar, idiota; quem não ousa pensar, um cobarde.” Francis Bacon

Acredita em bruxas?
Em Cabo Verde o Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração ainda incipiente, mas o que não falta a estas ilhas são relatos sobre bruxarias e feitiçarias. O Expresso das Ilhas compilou algumas destas histórias passadas no interior de Santo Antão e Santiago.

Santiago acolhe nos dias 23 e 24 de Outubro mais uma edição do Santiago Ultra Trail
A Ilha de Santiago acolhe nos dias 23 e 24 de Outubro mais uma edição do Santiago Ultra Trail, no âmbito do Cabo Verde Trail Series (CVTS). Rui Marques, da empresa In Totum, que está na organização do evento, em conferência de imprensa esta manhã, na cidade da Praia, diz que a grande novidade para este ano é a participação de 200 crianças, na faixa etária dos 4 aos 12 anos.

Autoridades sanitárias confirmam surto de conjuntivite na Praia
A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, confirmou hoje à Inforpress que um surto de conjuntivite tem acontecido, desde semana passada, na Cidade da Praia. Nos outros concelhos da ilha de Santiago foram registados alguns casos.

Jovem aposta na criação de abelhas no interior de Santiago
As abelhas destacam-se por disseminar o pólen e fertilizar vários tipos de flora selvagem, bem como culturas agrícolas essenciais, como o tomate, o mirtilo e a abóbora. No entanto, encontram-se ameaçadas pelo calor extremo e outros factores. Foi pensando na sua preservação, que nos últimos quatro anos, o activista ambiental, João Gomes, vem apostando na apicultura.

Preservação das tartarugas em Santiago é “crítica” e é preciso mais fiscalização – ONG
A Organização Não-Governamental (ONG) Lantuna aponta que a preservação das tartarugas marinhas em Santiago é “crítica”, pedindo mais fiscalização e o envolvimento das comunidades na defesa da espécie, tal como acontece noutras ilhas de Cabo Verde.
mais