Artigos de André Amaral no nosso arquivo

Aprendeu a nadar aos 24 anos. Hoje, Tatiana mergulha em apneia
O mar, que em tempos lhe inspirava medo, é hoje o cenário da sua maior conquista. Tatiana Mendes, que só aprendeu a nadar aos 24 anos, é actualmente atleta de mergulho em apneia e tem, como record pessoal, um mergulho de 56 metros. A transformação da sua relação com o oceano revela uma história de coragem, disciplina e reencontro com o próprio corpo.

Isidoro Gomes, PCA dos Correios de Cabo Verde: “Se pensarmos pequenino nunca mais saímos da nossa pequenez”
De empresa tradicional a operador logístico e digital, os Correios de Cabo Verde estão a reinventar-se sob a liderança de Isidoro Gomes. Com um plano de negócios ambicioso e uma aposta forte em novas áreas, como o e-commerce e os serviços financeiros, a instituição quer afirmar-se como uma das cinco maiores do país.

Cabo Verde empata na Líbia e decide vaga no Mundial frente ao Essuatíni
O sonho do Mundial teve mais um capítulo de drama e emoção. Em Tripoli, a selecção nacional empatou a três golos diante da Líbia, num jogo cheio de reviravoltas, golos inesperados e momentos de pura tensão até ao último segundo. O resultado adia a decisão do apuramento para o Mundial de 2026, que ficará agora nas mãos dos Tubarões Azuis no derradeiro encontro frente ao Essuatíni, no Estádio Nacional, na Praia.

Nova avaria mantém cortes programados de electricidade em Santiago
A Empresa Pública de Electricidade de Cabo Verde (EPEC) informou esta segunda-feira que a ilha de Santiago continua a enfrentar cortes programados de electricidade devido a uma avaria registada no Grupo 8, na noite de domingo, dia 5, por volta das 22h30. Situação só deve ficar estabilizada no final deste mês.

João Santos Luís, Presidente da UCID: “No próximo Orçamento do Estado, o governo deve colocar o país como prioridade”
O governo, no entender do presidente da UCID, no próximo Orçamento do Estado deve dar prioridade ao país e às pessoas para superar as dificuldades que se colocam. A eleição dos órgãos externos à Assembleia Nacional é outra preocupação para João Santos Luís.

Celso Ribeiro, Líder Parlamentar do MpD: “Se hoje não temos a renovação dos órgãos externos à Assembleia Nacional, a culpa não é do MpD”
À entrada para o último ano parlamentar antes das eleições de 2026, o líder da bancada do MpD, Celso Ribeiro, mostra-se confiante no futuro embora reconheça “algumas dificuldades”.

PIB cresce 6,2% no segundo trimestre de 2025
A economia nacional manteve, no segundo trimestre deste ano, uma trajectória de crescimento robusto, com o Produto Interno Bruto (PIB) a registar uma variação positiva de 6,2% em termos reais face ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) através das Contas Nacionais Trimestrais e traduzem um desempenho mais favorável do que o observado no início do ano, quando a economia havia crescido 3,7%.

“Não nos comprometemos a datas” para a resolução dos problemas de energia - Ministro da Energia
O ministro do Comércio, Indústria e Energia, Alexandre Monteiro, afirmou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que o Governo está a trabalhar para restabelecer o fornecimento normal de electricidade em Santiago, mas sem se comprometer com prazos concretos.

Constitucionalidade do ALUPEC posta em causa
O recente lançamento do manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana, destinado ao ensino secundário, trouxe de volta à discussão pública uma questão central: a constitucionalidade do Alfabeto Unificado para a Escrita do Cabo-verdiano (ALUPEC) e a forma como o Estado regula a língua materna. As críticas não se limitam ao conteúdo pedagógico do manual, mas abrangem a legalidade da padronização da escrita do crioulo, envolvendo académicos, juristas e instituições públicas.

FIFA multa FCF em cerca de 589 contos devido a invasão de campo
A Federação Caboverdiana de Futebol (FCF) foi multada em cerca de 589 mil escudos (5000 francos suíços) pelo Comité Disciplinar da FIFA, na sequência da invasão de campo registada após a vitória de Cabo Verde sobre os Camarões (1-0), no jogo realizado a 9 de setembro.

Processos de certificação em Cabo Verde são mais lentos do que nas Canárias e Seicheles
O processo de registo, certificação e entrada em operação de aeronaves comerciais varia bastante de país para país, mesmo quando se trata do mesmo modelo e de condições operacionais semelhantes. Em Cabo Verde, o processo é mais lento do que em outros Estados insulares que também operam aviões regionais, como os ATR 42 e ATR 72.

Governo e Banco Mundial definem sectores prioritários no novo Quadro de Parceria
O Banco Mundial está a avançar com a preparação do diagnóstico que servirá de base para a definição dos sectores prioritários no novo Quadro de Parceria com Cabo Verde. A garantia foi dada por Marcos Chiliatto, diretor executivo da instituição, durante uma visita de uma delegação do Conselho de Diretores Executivos ao país, a primeira na história da relação entre Cabo Verde e o Grupo Banco Mundial.

Cerca de 130 mil alunos inscritos para o novo ano lectivo em Cabo Verde
Cabo Verde prepara-se para o arranque do ano lectivo 2025/2026 com cerca de 130 mil alunos já inscritos em todos os níveis de ensino. A informação foi avançada pelo director Nacional da Educação, Adriano Moreno, em declarações à Inforpress, à margem da cerimónia do Dia Internacional da Alfabetização, assinalado esta segunda-feira no Centro Cultural Português, na cidade da Praia.

Coliformes e E. coli detectados na água de consumo na Praia e São Domingos
A qualidade da água destinada ao consumo humano continua a ser um dos maiores desafios em Cabo Verde, particularmente na cidade da Praia e no município de São Domingos, na ilha de Santiago. Um estudo recente, publicado na Revista Cabo-verdiana de Investigação em Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), revelou que a maioria das amostras de água analisadas nessas duas localidades não cumpre os padrões nacionais de potabilidade definidos na legislação.

“Temos de nos tornar numa instituição moderna. Temos de estar mais perto da comunidade” - presidente do SNPCB
A tempestade que, no passado dia 11, assolou a ilha de São Vicente apanhou Cabo Verde de surpresa, sem qualquer aviso prévio ou tempo de preparação. A Protecção Civil foi obrigada a agir de imediato, mobilizando rapidamente os meios disponíveis para restabelecer serviços essenciais como água, luz, saneamento e acessos rodoviários. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros detalha os primeiros passos da resposta, os maiores desafios enfrentados numa situação inédita em décadas e os planos em curso para modernizar a instituição, reforçar a articulação com parceiros nacionais e internacionais e preparar o país para fenómenos extremos cada vez mais frequentes num contexto de mudanças climáticas.

Diagnóstico revela fragilidades no sistema de resposta a emergências
Um relatório de diagnóstico, elaborado sob coordenação do Banco Mundial e com financiamento do Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo através da Facilidade Global para Redução e Recuperação de Desastres (GFDRR), traçou um retrato detalhado do sistema de Prontidão e Resposta a Emergências (EP&R) em Cabo Verde. As conclusões, apresentadas ao Governo e a parceiros de desenvolvimento no final de 2019, evidenciam um país consciente das suas vulnerabilidades, mas ainda em fase embrionária no que toca à capacidade de prevenir, gerir e responder a crises.

Mais de metade dos municípios não têm Plano Director Municipal ou deixaram-no expirar
A maioria dos municípios cabo-verdianos encontra-se actualmente sem Plano Director Municipal (PDM) válido, revelando fragilidades na gestão do ordenamento do território e no cumprimento da legislação que torna obrigatória a existência destes instrumentos de planeamento urbano.

ATR72-600 chega hoje a Cabo Verde para assegurar ligações interilhas
A primeira das duas novas aeronaves ATR72-600 a ser operada pela TACV chega esta sexta-feira ao Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia.

Cabo Verde com superavit orçamental no primeiro semestre de 2025, mas mantém forte dependência de donativos
A execução orçamental do Estado no primeiro semestre de 2025 apresentou sinais positivos, com destaque para a obtenção de um superavit orçamental global de 925,2 milhões de escudos cabo-verdianos (ECV), equivalente a 0,3% do PIB, contrastando com o défice de 2,1 mil milhões de ECV registado no mesmo período de 2024.

Dívidas obrigam Câmara Municipal a vender terrenos
Câmara da Praia vendeu terrenos no bairro da Prainha, na capital, a uma empresa de construção civil para pagar dívidas.
mais