Artigos de André Amaral no nosso arquivo

Inteligência artificial e cibersegurança vão mudar o mercado de trabalho
A Inteligência Artificial e a cibersegurança são temas de que cada vez mais se ouve falar e têm vindo a criar novas possibilidades de negócio e de criação de emprego. Mas que retrato é possível fazer deste sector em Cabo Verde?

BCV aponta para abrandamento da actividade económica
Banco Central divulgou os Indicadores Económicos do terceiro trimestre que apontam para um arrefecimento da actividade económica e para uma procura interna mais fraca face ao trimestre anterior.

Oposição quer mudanças, MpD pede coerência
Orçamento do Estado para o próximo ano vai ser hoje discutido na especialidade na Assembleia Nacional. Oposição quer fazer alterações ao documento, MpD diz que o executivo de Ulisses Correia e Silva está disponível para ouvir as propostas, mas pede coerência.

“Estado das infraestruturas de abastecimento preocupa-nos muito”
PCA da AdS, Nilton Santos, faz um retrato da situação da empresa e os desafios que se lhe colocam num futuro próximo. As dificuldades de abastecimento, o estado das redes de transporte e abastecimento e o roubo de água são os principais entraves à sustentabilidade da empresa.

Selo Empresa Excelência vai incentivar transparência das empresas
Boas práticas empresariais vão ser premiadas pelo Selo Empresa Excelência que foi anunciado esta quinta-feira na FIC. Candidaturas começam em 2024.

Abrandamento do PIB vai manter-se até final do ano
Depois de um crescimento histórico do PIB registado em 2022, no primeiro trimestre deste ano a actividade económica nacional abrandou e a sua “desaceleração” deverá manter-se até ao final de 2023”, anuncia o Banco de Cabo Verde no mais recente Relatório de Política Monetária.

Banco de Cabo Verde aumenta taxas de juro
Governador do Banco de Cabo Verde anunciou esta terça-feira que as taxas de juro vão subir. PIB deverá crescer 4,5% e a inflação será de 4% este ano.

Presidente da República estranha abstenção de Cabo Verde
José Maria Neves diz não entender a abstenção de Cabo Verde nas Nações Unidas, aquando da votação de uma resolução que apelava ao cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e o Hamas. Governo não comenta posição do PR e justifica posição assumida após a reprovação de uma emenda apresentada pelo Canadá.

MNE explica abstenção na ONU e garante que governo "não confunde povo palestiniano com o Hamas"
O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Rui Figueiredo Soares, afirmou hoje, em conferência de imprensa, que Cabo Verde optou por se abster na votação da proposta apresentada pela Jordânia na Assembleia Geral da ONU sobre o cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e o Hamas pelo facto de a emenda apresentada pelo Canadá ter sido rejeitada. Proposta canadiana apelava a uma condenação dos ataques realizados pelo Hamas a 7 de Outubro.

Turismo: Cabo Verde vê crescer interesse dos mercados internacionais
Instituto do Turismo prevê que no próximo ano mais de um milhão de turistas visitem o país. Número que deverá duplicar até 2030. Instituto Nacional de Estatística aponta para uma maior diversificação de países emissores.

ACER quer participar na promoção das energias renováveis em Cabo Verde
A Associação Cabo-verdiana das Energias Renováveis (ACER) foi apresentada este fim-de-semana e quer ser um interlocutor no processo de transição energética em Cabo Verde. Jansénio Delgado explicou ao Expresso das Ilhas os objectivos da associação a que preside.

“É fundamental que tenhamos uma Guarda Costeira pujante, bem apetrechada”
No dia em que se assinalam os trinta anos do início das actividades da Guarda Costeira o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, António Duarte Monteiro, faz um balanço destas três décadas e projecta igualmente o futuro da instituição castrense.

PIB vai crescer e preços vão estabilizar
Projecções do Fundo Monetário Internacional, no mais recente World Economic Outlook, apontam para um crescimento da economia nacional a rondar os 4 e os 5% até 2028. Taxa de Desemprego estável nos 8,5%. Inflação de 5,2% este ano e de 2% entre 2024 e 2028. Contas Nacionais Trimestrais do INE apontam para um crescimento do PIB de 3,4% no segundo trimestre deste ano.

Inpharma inaugura unidade de produção
A Inpharma assinalou esta sexta-feira o 30º aniversário da sua entrada no mercado de produção de medicamentos em Cabo Verde.

Acções da ENACOL e da SCT voltam ao mercado
Comportamento de dois investidores esteve na base da suspensão da negociação das acções da ENACOL e da Sociedade Cabo-Verdiana de Tabacos (SCT) na Bolsa de Valores. Ao final desta terça-feira as acções das duas empresas continuam a ser negociadas em alta. Investigação ainda decorre e acção legal não está posta de parte.

Partidos políticos cientes da necessidade de consensos
Com o início de mais um ano político, os líderes das bancadas parlamentares partilham as suas expectativas, prioridades e também desafios previstos para 2023/2024. Os partidos insistem na necessidade da criação de consensos em áreas fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde, mas também tendo em conta vários diplomas legislativos fundamentais para o país, que necessitam de aprovação por dois terços.

Joaquim Coimbra, PCA da Inpharma: “Remodelação global” da Inpharma é investimento de 400 mil contos
Numa altura em que se assinalam 30 anos de actividade da Inpharma, o PCA da única empresa produtora de medicamentos em Cabo Verde anuncia investimento na remodelação das instalações na Praia. Retoma das exportações para África vai ser feita depois de a Inpharma ter adquirido empresa de distribuição na Guiné-Bissau.

Que caminhos?
Diversificação do turismo em Cabo Verde vai estar em debate na 1ª Conferência Internacional de Turismo da Natureza que vai decorrer na próxima sexta-feira na Ribeira Grande, em Santo Antão. Actividades começam a partir de hoje, Dia Mundial do Turismo.

Cabo Verde pode aumentar substancialmente a sua autonomia alimentar
Depois de a FAO e o governo terem assinado mais um programa de cooperação no valor de 38 milhões de dólares, Ana Touza, representante daquele organismo da ONU, falou com o Expresso das Ilhas.

IGF detecta irregularidades. FICASE defende-se
Relatório da inspecção feita ao funcionamento da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE), de 2017 a 2020, já foi tornado público. Inspecção Geral de Finanças (IGF) aponta para irregularidades e apela à intervenção da ARAP e do Tribunal de Contas. PCA da FICASE, contactado pelo Expresso das Ilhas, recusou-se a comentar, apontando para o contraditório da instituição já exposto no relatório.
mais