Artigos de Andre Amaral no nosso arquivo

Governo e Banco Mundial definem sectores prioritários no novo Quadro de Parceria
O Banco Mundial está a avançar com a preparação do diagnóstico que servirá de base para a definição dos sectores prioritários no novo Quadro de Parceria com Cabo Verde. A garantia foi dada por Marcos Chiliatto, diretor executivo da instituição, durante uma visita de uma delegação do Conselho de Diretores Executivos ao país, a primeira na história da relação entre Cabo Verde e o Grupo Banco Mundial.

Cerca de 130 mil alunos inscritos para o novo ano lectivo em Cabo Verde
Cabo Verde prepara-se para o arranque do ano lectivo 2025/2026 com cerca de 130 mil alunos já inscritos em todos os níveis de ensino. A informação foi avançada pelo director Nacional da Educação, Adriano Moreno, em declarações à Inforpress, à margem da cerimónia do Dia Internacional da Alfabetização, assinalado esta segunda-feira no Centro Cultural Português, na cidade da Praia.

Coliformes e E. coli detectados na água de consumo na Praia e São Domingos
A qualidade da água destinada ao consumo humano continua a ser um dos maiores desafios em Cabo Verde, particularmente na cidade da Praia e no município de São Domingos, na ilha de Santiago. Um estudo recente, publicado na Revista Cabo-verdiana de Investigação em Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), revelou que a maioria das amostras de água analisadas nessas duas localidades não cumpre os padrões nacionais de potabilidade definidos na legislação.

“Temos de nos tornar numa instituição moderna. Temos de estar mais perto da comunidade” - presidente do SNPCB
A tempestade que, no passado dia 11, assolou a ilha de São Vicente apanhou Cabo Verde de surpresa, sem qualquer aviso prévio ou tempo de preparação. A Protecção Civil foi obrigada a agir de imediato, mobilizando rapidamente os meios disponíveis para restabelecer serviços essenciais como água, luz, saneamento e acessos rodoviários. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros detalha os primeiros passos da resposta, os maiores desafios enfrentados numa situação inédita em décadas e os planos em curso para modernizar a instituição, reforçar a articulação com parceiros nacionais e internacionais e preparar o país para fenómenos extremos cada vez mais frequentes num contexto de mudanças climáticas.

Diagnóstico revela fragilidades no sistema de resposta a emergências
Um relatório de diagnóstico, elaborado sob coordenação do Banco Mundial e com financiamento do Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo através da Facilidade Global para Redução e Recuperação de Desastres (GFDRR), traçou um retrato detalhado do sistema de Prontidão e Resposta a Emergências (EP&R) em Cabo Verde. As conclusões, apresentadas ao Governo e a parceiros de desenvolvimento no final de 2019, evidenciam um país consciente das suas vulnerabilidades, mas ainda em fase embrionária no que toca à capacidade de prevenir, gerir e responder a crises.

Mais de metade dos municípios não têm Plano Director Municipal ou deixaram-no expirar
A maioria dos municípios cabo-verdianos encontra-se actualmente sem Plano Director Municipal (PDM) válido, revelando fragilidades na gestão do ordenamento do território e no cumprimento da legislação que torna obrigatória a existência destes instrumentos de planeamento urbano.

ATR72-600 chega hoje a Cabo Verde para assegurar ligações interilhas
A primeira das duas novas aeronaves ATR72-600 a ser operada pela TACV chega esta sexta-feira ao Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia.

Cabo Verde com superavit orçamental no primeiro semestre de 2025, mas mantém forte dependência de donativos
A execução orçamental do Estado no primeiro semestre de 2025 apresentou sinais positivos, com destaque para a obtenção de um superavit orçamental global de 925,2 milhões de escudos cabo-verdianos (ECV), equivalente a 0,3% do PIB, contrastando com o défice de 2,1 mil milhões de ECV registado no mesmo período de 2024.

Dívidas obrigam Câmara Municipal a vender terrenos
Câmara da Praia vendeu terrenos no bairro da Prainha, na capital, a uma empresa de construção civil para pagar dívidas.

Governo lança apoios financeiros após tempestade em São Vicente, Santo Antão e São Nicolau
O Governo anunciou um conjunto de medidas de emergência e de estímulo económico destinadas a apoiar as famílias, operadores informais e empresas que sofreram perdas significativas devido à passagem da onda tropical que atingiu, na madrugada de 11 de Agosto, as ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau. O fenómeno provocou estragos materiais consideráveis, afectando sobretudo pequenos comerciantes, vendedores de mercados e feiras municipais, pescadores, peixeiras, agricultores e criadores de gado, para além de impactar empresas formais que viram a sua actividade interrompida.

António Pedro Silva e Hernano dos Santos defendem mudança profunda na gestão de São Vicente
As cheias que recentemente devastaram a ilha de São Vicente são, para António Pedro Silva, um alerta não apenas da urgência em responder à situação de emergência, mas também da necessidade de uma mudança profunda na forma como a ilha é gerida. Para Hernano dos Santos, a “ausência de um Plano Director Municipal (PDM) é o maior entrave ao ordenamento urbano de São Vicente e à prevenção de tragédias como as cheias da última semana” — alertou o engenheiro civil, que considera urgente um planeamento transparente, responsável e sustentável para garantir o futuro da ilha.

Governo anuncia medidas de apoio
O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou este sábado, dia 16, um conjunto de medidas excepcionais para responder à tragédia provocada pela tempestade que, no passado dia 11, atingiu com particular violência a ilha de São Vicente, provocando mortos, desaparecidos e avultados danos materiais. Também Santo Antão e São Nicolau foram afectados.

São Vicente começa a retomar a normalidade após tempestade, garante ministro da Administração Interna
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, assegurou este sábado, em entrevista à Rádio Morabeza, que São Vicente está a recuperar gradualmente da destruição provocada pela recente tempestade tropical e que a normalidade começa a ser restabelecida na ilha.

Primeiro-ministro anuncia medidas excepcionais para apoiar vítimas da tempestade em São Vicente, Santo Antão e São Nicolau
O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou este sábado, 16 de Agosto, um conjunto de medidas excepcionais para responder à tragédia provocada pela tempestade que, no passado dia 11, atingiu com particular violência a ilha de São Vicente, provocando mortos, desaparecidos e avultados danos materiais. Também Santo Antão e São Nicolau foram afectadas.

Estudo alerta para desigualdades nas competências digitais
O mais recente estudo, intitulado “Análise Rápida de Competências Digitais para a Sociedade Civil, Sectores Público e Privado”, financiado pela UGPE, apresenta um retrato detalhado do estado actual da literacia digital em Cabo Verde, identificando as lacunas de competências, o potencial transformador da economia digital e os principais entraves que impedem o país de avançar para uma plena digitalização. A análise, conduzida com base numa metodologia robusta e alinhada com padrões internacionais, sublinha tanto as oportunidades como os desafios de um sector que pode ser determinante para o crescimento económico e para a redução das desigualdades sociais no arquipélago.

Tempestade em São Vicente: Redes sociais anteciparam alerta que o INMG não confirmou
A falta de equipamento adequado impediu o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) de prever a quantidade de chuva que cairia em São Vicente na madrugada desta segunda-feira. Nas redes sociais, porém, várias pessoas, recorrendo a sites e aplicações, lançaram avisos de que chuvas fortes atingiriam o país. A tempestade que assolou São Vicente segue agora em direcção à costa leste dos EUA.

PAICV defende articulação urgente entre autoridades e sociedade civil para garantir eficácia no apoio a São Vicente
O Secretário Geral do PAICV, Vladimir Silves Ferreira, defendeu esta sexta-feira, 15, a criação urgente de uma estrutura de articulação eficiente entre o poder público, o sistema de protecção civil e a sociedade civil organizada, de forma a assegurar que a ajuda às vítimas da recente tempestade em São Vicente chegue com eficácia e rapidez a quem mais precisa.

Cheias em São Vicente: passos a dar para pedir apoios e indemnizações
A Direcção Nacional das Receitas do Estado e as seguradoras Garantia e Ímpar anunciaram que estão a avaliar medidas para responder aos prejuízos provocados pela forte tempestade que atingiu a ilha de São Vicente e Porto Novo, causando danos significativos em habitações, estabelecimentos comerciais e infraestruturas.

BCA cria mecanismo de apoio a São Vicente
Entre as medidas anunciadas destaca-se a doação de 5 mil contos "para apoiar a comunidade de São Vicente", anunciou o banco em comunicado.

Tempestade em São Vicente: Alerta dificultado por falta de equipamento adequado
A falta de equipamento adequado impediu o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) de prever a quantidade de chuva que ia cair em São Vicente na madrugada desta segunda-feira.
mais