Artigos de Andre Amaral no nosso arquivo

BCV aponta para crescimento económico mais moderado em 2025
O Banco de Cabo Verde (BCV) apresentou hoje o Relatório de Política Monetária referente a Abril de 2025, destacando o forte dinamismo da economia nacional em 2024, que cresceu 7,3%, impulsionada pelo consumo privado e pelas exportações de serviços, especialmente do turismo.

Joan Trian, Director Executivo do Grupo RIU: “Planos de expansão do destino vão a par com a melhoria das infraestruturas”
O Grupo RIU entrou no mercado turístico cabo-verdiano em 2005 com a abertura do seu primeiro hotel (RIU Funaná) no Sal. Desde então, o grupo tem vindo a crescer e é, hoje, não só o maior operador turístico, como também o principal empregador privado do país. Mas Joan Trian, Director Executivo do Grupo RIU, deixa um alerta: novos investimentos estão associados a melhorias nas infraestruturas.

Grupo RIU representa 7% do PIB nacional
Grupo hoteleiro espanhol foi responsável pela chegada de cerca de um terço do total de turistas que, em 2024, visitaram Cabo Verde. A cadeia hoteleira espanhola tem seis hotéis no país e, segundo o ministro do Turismo, tem um peso significativo na economia nacional.

Grupo RIU com receitas de 26.6 milhões de contos em 2024
Vinte anos depois de inaugurar o seu primeiro hotel em Cabo Verde, o Grupo RIU é hoje o maior empregador privado do país e o maior operador turístico em Cabo Verde.

Grupo RIU celebra 20 anos em Cabo Verde destacando crescimento turístico, impacto social e compromisso sustentável
O Grupo RIU celebrou os seus 20 anos de presença em Cabo Verde com um evento que reuniu membros do Governo, representantes do sector turístico e colaboradores da empresa, reforçando o papel central da RIU no desenvolvimento do turismo no arquipélago. O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e o conselheiro da RIU Hotels para a Zona Atlântica, Félix Casado, destacaram a importância da parceria para o progresso económico, social e ambiental do país.

Afundamento de Nhô Padre Benjamim causa constrangimentos em vários sectores
O navio Nhô Padre Benjamim, da empresa VerdeLines, afundou ao largo da Preguiça quando fazia a viagem entre o Sal e São Nicolau. O naufrágio causa constrangimentos a vários sectores económicos, que ficaram sem um meio para transportar cargas de grande dimensão entre as ilhas. As autoridades vão investigar as causas do naufrágio. Todas as pessoas que estavam a bordo estão a salvo.

Avião da Guarda Costeira já está em Cabo Verde
Avião da Guarda Costeira chegou durante a tarde desta sexta-feira ao aeroporto da Praia. Aeronave vai permitir a realização de evacuações médicas e operar na área da vigilância e segurança marítima.

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal: “Vamos todos passar um mau bocado” com a política de tarifas dos EUA
Governador do Banco de Portugal, em entrevista ao Expresso das Ilhas, defende que a política tarifária que está a ser implementada pelos EUA vai ter consequências negativas na economia mundial.

PAICV à espera do Tribunal Constitucional
Anúncio da suspensão das eleições para a presidência do PAICV levou o partido e três dos quatro candidatos a apelarem à serenidade junto dos militantes. Francisco Carvalho fala em guerrilha contra a sua candidatura.

TACV quer criar mais linhas internas com olhos postos no mercado turístico
A TACV vai apostar nas ligações directas Maio-Sal, Maio-Boa Vista e Sal-Fogo para explorar o mercado turístico. Subsidiação de rotas pelo Governo em 40% fez crescer número de passageiros para São Nicolau e Maio. Ligação ao entre Praia e Maio transportou 2700 pessoas só nos primeiros dois meses deste ano. Ligações directas a São Nicolau já transportaram 1468 pessoas. Subsidiação para a Brava ainda à espera.

Francisco Pereira, candidato à presidência do PAICV: “Sempre estive ligado ao pensamento de Amílcar Cabral de abraçar os outros e garantir o bem-estar do povo”
Francisco Pereira é um dos quatro candidatos à sucessão de Rui Semedo na presidência do PAICV. Avança para a eleição do próximo domingo defendendo a união interna e a reorganização do partido. Quer profissionalizar o Secretariado-geral do PAICV para que este se torne mais eficaz e eficiente.

Reforma do Código Eleitoral introduz votação electrónica e novas regras para sondagens
O parlamento já tinha aprovado a reforma do Código Eleitoral. Entre as principais novidades estão a implementação da votação electrónica, a regulamentação mais rigorosa das sondagens eleitorais e o reforço dos sistemas de informação eleitoral, como o SNIAC, e a criação do Sistema de Informação Eleitoral. Diploma vai agora ser discutido na especialidade, durante a sessão parlamentar.

COVID-19: Há cinco anos Cabo Verde enfrentava a sua maior emergência sanitária
Vírus, pandemia, Estado de Emergência, confinamento. Uma viagem ao passado recente para recordar os impactos que a maior emergência sanitária alguma vez registada no mundo teve em Cabo Verde

Daniel Innerarity: “A democracia não pode funcionar com base em sucessos passados, tem de oferecer um futuro”
Filósofo político espanhol considerado um dos 25 grandes pensadores do mundo pelo Le Nouvel Observateur, autor de obras como A Liberdade Democrática, Uma Teoria da Democracia Complexa, O Futuro e os Seus Inimigos, ou Inteligência Artificial e Cultura, Daniel Innerarity esteve em Cabo Verde – Praia e Mindelo – onde foi orador nas conferências: Inteligência Artificial e Democracia, As “fragilidades” e o Futuro da Democracia e Os Desafios da Democracia nos Tempos Actuais, temas para esta conversa com o Expresso das Ilhas.

“Imposição de uma das variantes é confusão lançada para impedir pessoas de se concentrarem no que importa”
Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Eleutério Afonso aborda a questão da padronização da língua cabo-verdiana e explica do que se fala quando se faz referência à sua didactização.

Manual de Língua e Cultura Cabo-verdiana gera polémica
Num artigo de opinião publicado no Santiago Magazine, Eleutério Afonso, Professor e co-criador do programa do 10º ano de língua cabo-verdiana, defende que a língua cabo-verdiana, o berdianu, como o autor a designa, não está em processo de padronização, mas sim de didactização e tece críticas à forma como o processo de ensino da língua cabo-verdiana tem vindo a ser conduzido. O escritor e ensaísta José Luís Hopffer Almada fala em “aberração linguística”.

Ministro da Educação diz que formação de professores de língua cabo-verdiana nunca levará menos de 10 anos
Em entrevista à agência Lusa, o ministro da Edução defendeu que é “necessário criar as bases para a oficialização plena da língua cabo-verdiana”, mas também destacou que a formação dos primeiros professores de língua cabo-verdiana nunca demorará “menos de 10 anos”.

Vitória de Fábio Vieira causa desconforto no PAICV
Vitória de Fábio Vieira nas eleições para a presidência da Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos (ANMCV) está a causar desconforto e troca de acusações dentro do PAICV. Autarca dos Mosteiros avançou para a eleição à revelia do partido que tinha escolhido Isaías Varela, presidente da Câmara Municipal de São Domingos, para suceder a Herménio Fernandes.

Fábio Vieira é o novo presidente da ANMCV
Presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, no Fogo, sucede a Herménio Fernandes. Isaías Varela diz que junção de alguns autarcas do PAICV com os do MpD ditaram o resultado desta eleição. Leida Santos é a nova presidente do Conselho Geral e sucede a Clara Marques.

ANMCV: Fábio Vieira diz que vai levar candidatura “até ao fim”, Isaías Varela tem esperança em candidatura única
Fábio Vieira e Isaías Varela, ambos autarcas do PAICV, concorrem à liderança da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos.
mais