Artigos sobre PAICV

Saneamento na Praia: UCID responsabiliza Governo e CMP pela falta de condições dignas
A UCID atribuiu responsabilidades tanto ao Governo central como à Câmara Municipal da Praia pela persistente falta de saneamento básico digno na capital do país. Para o presidente do partido, João Santos Luís, a ausência de acesso à água potável, redes de esgoto funcionais e condições sanitárias mínimas reflectem falhas éticas e políticas graves de ambos os níveis de governação.

50 anos de independência: Meio século de conquistas, mas com desafios
Durante a sessão solene que marcou o cinquentenário da independência, realizada este sábado, 5 de Julho, na Assembleia Nacional, os líderes políticos ressaltaram os avanços históricos do país nas últimas cinco décadas, mas também alertaram para os desafios estruturais que persistem. O Presidente da República, José Maria Neves, apelou à inspiração no passado para enfrentar um futuro incerto, defendendo uma aposta estratégica em áreas como a diversificação económica, inclusão social e capacitação da juventude. Já os representantes dos partidos políticos, embora reconhecendo os progressos, divergiram nas leituras do percurso nacional e nas prioridades para os próximos 50 anos.

PAICV acusa Governo de partidarização do Estado. MpD fala em “memória curta” da oposição e UCID propõe reformas
O PAICV acusou hoje o Governo de governar em benefício próprio e de transformar o Estado numa rede de clientelismo político. Em resposta, o partido no poder defendeu a legalidade das nomeações e acusou o PAICV de incoerência. Já a UCID reconheceu a prática generalizada e apelou a reformas legislativas que garantam concursos públicos para cargos de chefia.

Praia: Bancada do PAICV admite falhas no saneamento e acusa MpD por “manobras difamatórias”
O líder da bancada municipal do PAICV reconheceu hoje que a situação do saneamento básico na Praia “não está bem”, e acusou a bancada da oposição, MpD, de recorrer a “manobras difamatórias para tentar desinformar a opinião pública”.

A saúde em Cabo Verde tornou-se cara e inacessível – PAICV
O Grupo Parlamentar do PAICV acusa o Governo de conduzir o sector da saúde para um “caos” marcado por défice de profissionais, rupturas de medicamentos, condições indignas de trabalho e acesso cada vez mais desigual aos cuidados, afirmando que a saúde pública em Cabo Verde se tornou “cara e inacessível” para a maioria dos cidadãos.

Cabo Verde venceu muitos desafios e pode dar salto qualitativo nas próximas décadas, afirma líder parlamentar do PAICV
O líder parlamentar do PAICV considerou hoje que Cabo Verde venceu muitos desafios e manifestou confiança de que nas próximas décadas poderá dar um salto qualitativo significativo.

PAICV vira a página: Fileiras unidas em torno de Francisco Carvalho
Após meses de tensão e divisão interna, o PAICV sai do XVIII Congresso coeso e unido em torno da nova liderança. O evento político, que decorreu entre os dias 27 e 29 de Junho no Centro de Convenções da Uni-CV, teve como lema “PAICV para Todos, Cabo Verde para Todos”, mote que representa já a largada para as eleições legislativas do próximo ano. O ponto alto foi a apresentação da Moção Estratégica, que dita as linhas oficiais do “novo” PAICV, e propõe ensino superior e cuidados de saúde gratuitos e uma “revolução” nos transportes inter-ilhas, entendido como um serviço fundamental da responsabilidade do Estado, ao mesmo nível da educação, saúde e segurança pública.

Edição 1231
Num momento em que Cabo Verde é classificado como país de rendimento médio-alto pelo Banco Mundial, a entrevista com Indira Campos, representante residente do Grupo, faz a manchete desta edição.

PAICV escolhe novos órgãos e designa Vladmir Silves Ferreira secretário-geral do partido
Vladmir Silves Ferreira, antropólogo, sociólogo e docente da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), é o novo secretário-geral do PAICV. O nome foi escolhido na primeira reunião do conselho nacional do partido, que terminou na madrugada de hoje, após o 18.º congresso, um encontro realizado durante o fim de semana, na Praia, e que oficializou Francisco Carvalho como presidente e candidato a primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2026.

PAICV/Congresso: Reunião ultrapassou todas as expectativas e permitiu maior união dos militantes - congressistas
Os delegados presentes no 18º congresso do PAICV, que decorreu entre sexta-feira e domingo, consideraram que o evento ultrapassou todas as expectativas, permitindo maior coesão e união dos militantes, focados nas próximas eleições legislativas de 2026.

PAICV/Congresso: Francisco Carvalho diz assumir com “profunda humildade” e firme determinação a responsabilidade de presidir o partido
O presidente eleito do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Francisco Carvalho, reiterou esta terç-feira que assume com “profunda humildade”, mas com firme determinação a responsabilidade de presidir o partido, visando um país de desenvolvimento sólido.

PAICV acusa Governo de inacção no sector privado e MpD fala em avanços com reformas e políticas públicas
O PAICV criticou hoje o Governo pela ausência de políticas eficazes para promover um sector privado forte, moderno e competitivo e afirmou que os privados continuam a operar num ambiente marcado por entraves estruturais, que, no seu entender, resultam da inacção do executivo. Já o MpD, afirmou que sector privado deixou de ser apenas um conceito político para se transformar num dos principais impulsionadores do desenvolvimento económico, impulsionado por reformas e políticas públicas que visam criar emprego e oportunidades.

PAICV prepara Congresso magna com foco nas legislativas
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) está a ultimar os preparativos para o seu 18.º Congresso Nacional, agendado para os dias 27 a 29 de Junho, na Universidade de Cabo Verde, na cidade da Praia. A confirmação foi dada por Julião Varela, actual Secretário-Geral do partido, que assegurou que “está tudo pronto” para a realização daquele que será, segundo as suas palavras, um momento crucial para o futuro político da organização.

Crescimento económico: Oposição fala em promessas falhadas e MpD aponta progresso e reformas
O PAICV acusou hoje o Governo de governar sem rumo e sem apresentar resultados concretos. Segundo o partido, após quase uma década no poder, não há um único sector em que os cabo-verdianos sintam melhorias reais. Critica ainda o Executivo por prometer muito e fazer pouco. Por sua vez, a UCID apelou à necessidade de um balanço sério sobre as estratégias de crescimento sustentável e inovação implementadas pelo Governo, numa altura em que se aproxima o fim da legislatura. Já o MpD afirmou que Cabo Verde vive actualmente um período de transformação profunda e sustentada, marcado por crescimento económico, criação de emprego, redução da pobreza e reforço da coesão social.

Cabo Verde está cada vez menos dependente da ajuda externa, afirma PM
O Primeiro-Ministro (PM), Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que o país está cada vez menos dependente da ajuda externa e que a tendência é continuar a reduzir esse apoio, fruto da trajectória de crescimento económico sólido e das reformas estruturais em curso.

Edição 1230
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para a entrevista com José Luís Sá Nogueira, ministro do Turismo e Transportes.

PAICV alerta para declínio económico e rejeita narrativa de crescimento económico no país
O deputado do PAICV, António Fernandes, alertou hoje, na cidade da Praia, para o declínio económico, rejeitando a narrativa de crescimento no país.

Partidos apelam à “valorização” do ensino superior em Cabo Verde
Os partidos com assento parlamentar apelam a uma maior valorização do ensino superior em Cabo Verde e à necessidade de repensar as políticas de concessão de bolsas de estudo no exterior para cursos de licenciatura já disponíveis no país. Em causa está a sustentabilidade do financiamento do ensino superior no arquipélago, num contexto de recursos públicos limitados.

MpD garante que não falta dinheiro do FFM e PAICV questiona promessas não cumpridas
O MpD garante que o Fundo de Financiamento Municipal (FFM) atingiu um valor recorde de 4,2 mil milhões de escudos e rejeita as críticas sobre a alegada escassez de recursos nas autarquias. Em contrapartida, o PAICV vai exigir ao Vice-Primeiro-Ministro (VPM) e Ministro das Finanças, Olavo Correia, contas aos cabo-verdianos sobre as promessas feitas pelo Governo ao longo dos últimos oito anos e que, segundo este partido, continuam por concretizar, na primeira sessão plenária de Junho, que arranca hoje.

PAICV quer que o ministro da Educação explique a fuga da prova nacional de inglês
O PAICV considerou hoje ser “grave” a fuga da prova nacional de inglês e pretende chamar o ministro da Educação ao parlamento para explicar o ocorrido e que medidas devem ser tomadas em termos de responsabilização.
mais