Artigos sobre PAICV

Tribunal Constitucional suspende eleições no PAICV
O Tribunal Constitucional (TC) acaba de suspender a realização da assembleia do PAICV, que, no domingo, 30, deveria eleger o novo líder do partido e os delegados ao Congresso previsto para 2 a 4 de Maio.

Francisco Pereira, candidato à presidência do PAICV: “Sempre estive ligado ao pensamento de Amílcar Cabral de abraçar os outros e garantir o bem-estar do povo”
Francisco Pereira é um dos quatro candidatos à sucessão de Rui Semedo na presidência do PAICV. Avança para a eleição do próximo domingo defendendo a união interna e a reorganização do partido. Quer profissionalizar o Secretariado-geral do PAICV para que este se torne mais eficaz e eficiente.

Nuias Silva: “Quero ser o rosto da transformação do partido e do país”
Primeiro vice-presidente do partido e presidente da câmara de São Filipe, com um percurso político que começou nos pioneiros Abel Djassi, e que passou pela liderança da JPAI, ou pela Assembleia Nacional, onde foi deputado da nação. Agora quer conquistar o PAICV e depois o país. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, Nuias Silva explica a sua estratégia e o que o motiva nestas eleições internas.

Quatro candidatos confirmados à presidência do PAICV
Nuias Silva, Francisco Carvalho, Francisco Pereira e Jorge Spencer Lima confirmados como candidatos à sucessão de Rui Semedo

Partidos defendem mais políticas para fortalecer igualdade de género
O PAICV defendeu a ratificação de convenções internacionais e a implementação de políticas concretas para melhorar as condições de vida e de trabalho das mulheres. Na mesma linha, a UCID apelou à necessidade de políticas públicas eficazes para promover a igualdade de género e o fortalecimento das mulheres na sociedade cabo-verdiana. Já o MpD exortou os deputados à criação de uma base de consenso para a revisão da Lei da Paridade.

Banco Jovem e Mulher aprovou 1.680 créditos dos quais 85% para projectos femininos
O Banco Jovem e Mulher já aprovou 1.680 créditos, sendo que 85% correspondem a projectos de iniciativa feminina, conforme anunciou hoje o Primeiro-ministro.

Governo vai investir mais de 400 mil contos em projectos para mulheres das zonas rurais
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que, nos próximos dois anos, o Governo irá investir mais de 400 mil contos na implementação de projectos hidroagrícolas e em acções de formação dirigidas essencialmente às mulheres que vivem nas zonas rurais.

PM admite que ainda há um longo caminho para a paridade nos cargos de liderança
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reconheceu hoje que, apesar dos avanços registados com a Lei da Paridade, aprovada em 2019, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a igualdade de género nos cargos de liderança e reconheceu a necessidade de reforçar a presença feminina na administração pública e no sector privado.

PAICV critica remodelação governamental por ausência de paridade
O grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) manifestou-se hoje “indignada e constrangida” com a recente remodelação governamental, afirmando que o novo elenco “discrimina as mulheres e não é paritário”.

MpD “aguarda” pelo PAICV para eleger órgãos externos ao Parlamento. UCID responsabiliza os dois partidos
O MpD afirma que o processo eleitoral interno do PAICV está a atrasar a eleição dos órgãos externos à Assembleia Nacional, alguns dos quais têm mandatos caducados há cinco anos. A UCID responsabiliza os dois principais partidos e defende que o país não pode parar. Posições expressas na noite de segunda-feira, durante o programa “Plenário” da Rádio Morabeza. O PAICV não compareceu ao debate.

CNJF do PAICV admite as quatro candidaturas à liderança do partido
A Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV (CNJF) aprovou na noite de domingo, 23, as quatro candidaturas à liderança do partido.

PAICV: Francisco Pereira quer vencer as eleições com “coerência, mas sobretudo com atitude”
O candidato à presidência do PAICV, Francisco Pereira, disse no sábado que o seu propósito é vencer as eleições com coerência, mas, sobretudo, com atitude, considerando ser uma candidatura de diálogo e de convergência.

Porto Novo: Elisa Pinheiro garante que orçamento para 2025 dá resposta aos anseios dos munícipes
A edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, assegurou hoje que o orçamento municipal para este ano económico, na ordem dos 705 mil contos, vai satisfazer os anseios dos porto-novenses.

Mandatários entregam candidaturas à Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV
Os mandatários de Nuias Silva, Jorge Spencer Lima e Francisco Carvalho formalizaram, no sábado, 15 de Março, a entrega das candidaturas destes aspirantes ao cargo de presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) junto da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização (CNJF). As eleições internas estão marcadas para 30 de Março.

Populismo contra crescimento económico perpetua a pobreza
No dia a dia da política e já em preparação das eleições em 2026 nota-se cada vez mais no discurso partidário o uso de expressões como “levar a panela ao lume”, “diminuir nas taxas e aumentar na panela” e outras similares. Acontece nos confrontos no parlamento e noutras arenas entre o governo e a oposição, nas lutas para a liderança do Paicv com a tónica no anti-elitismo e certamente que vai ser o tema central das legislativas.

Segunda volta entre os candidatos à liderança do PAICV é hipótese
O presidente da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização (CNJF) do PAICV, Clóvis Silva, admitiu este sábado a possibilidade de haver uma segunda volta entre os candidatos à liderança do partido mais votados na primeira ida às urnas.

19 de fevereiro de 1990: a estória do PAICV e a tentativa de apropriação da democracia
O PAICV é exímio em truncar, falsificar e apropriar-se dos factos ou episódios, elementos constitutivos da história política recente deste país porque ele próprio se considera o protagonista único e total de uma história mistificada e corporizada por um grupo que se auto-intitulou como os melhores filhos e a encarnação do povo cabo-verdiano. Assim, fizeram da independência um bem supremo para justificar a heroicidade dos "combatentes", transformando-se numa clique que se sobrepôs ao partido, ao Estado e à sociedade, assente em laços de gratidão eterna!

Parlamento debate alteração à lei do regime de emprego público em regime de urgência
O Parlamento vai debater na próxima sexta-feira, 14, uma alteração à lei do regime de emprego público que visa permitir a contratação de profissionais a curto prazo sem concurso público, mas apenas a título excepcional.

Oposição quer mais benefícios e sustentabilidade no Acordo de Pesca
O PAICV manifestou-se a favor do acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia, mas defendeu que o mesmo deve ser acompanhado por estudos que comprovem a sustentabilidade dos recursos haliêuticos e garantam que não haja impacto negativo nas actividades dos pescadores nacionais. A UCID, por seu turno, afirmou que o país poderia obter mais benefícios se fossem implementadas medidas para fortalecer a frota nacional. Já o MpD defendeu que õ acordo baseia-se nos princípios de transparência, sustentabilidade e partilha equitativa dos benefícios.

Ministro esclarece limites da soberania marítima no acordo de pesca com a UE
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Filomeno Monteiro, negou que o acordo de pesca com a UE prejudique Cabo Verde, explicando que a ZEE não equivale a águas territoriais e que a passagem de navios estrangeiros é permitida pelo direito internacional. Conforme ressaltou, o acordo abrange espécies migratórias e garante compensação financeira para o sector das pescas e comunidades costeiras.
mais