Artigos sobre voto

Comissão Nacional de Eleições fixa em 705 escudos o valor de cada voto validamente expresso
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) procedeu à revisão do valor da subvenção do Estado, fixando-o em 705 escudos por cada voto validamente expresso, lê-se na deliberação 19/CNE/2025, publicada no Boletim Oficial n.º 139. II série de 28-07-2025.

Governo britânico propõe dar direito de voto a adolescentes de 16 e 17 anos
Adolescentes de 16 e 17 anos vão poder votar nas próximas eleições legislativas no Reino Unido pela primeira vez se uma proposta do Governo britânico apresentada hoje for aprovada.

Eleições em Portugal: pistas valiosas para o nosso processo eleitoral
As recentes eleições legislativas em Portugal marcaram uma viragem política relevante. A vitória expressiva da Aliança Democrática, liderada pelo PSD, marca a consolidação do atual ciclo e lança um novo quadro político pintado com tons da hecatombe da esquerda e o fim do bipartidarismo tradicional, acompanhados por um crescimento expressivo da extrema-direita, o que coloca desafios sérios à estabilidade democrática, à governabilidade do país e o relacionamento com os PALOP.

PR defende investigação sobre denúncias de compra de votos e identidades nas eleições
O Presidente da República, José Maria Neves defendeu hoje a necessidade de investigar as denúncias feitas por todos os partidos e diferentes grupos de cidadãos sobre a distribuição de dinheiro e a compra de bilhetes de identidade durante o processo eleitoral.

“Promessas não cumpridas fazem-nos sentir que o voto não faz diferença”
A poucos dias das eleições autárquicas, marcadas para este domingo, dia 1, muitos jovens mostram-se desmotivados a participar no processo eleitoral. A razão apresentada é frequente: o ceticismo em relação às promessas feitas por políticos e não cumpridas ao longo dos anos. Para muitos, a sensação de que o seu voto não tem impacto tem levado ao aumento da abstenção entre as novas gerações.

COVID-19: Número de eleitores de cada assembleia de voto não deve ser superior a 300
O número de eleitores de cada assembleia de voto, nas próximas eleições autárquicas de 25 de Outubro, não deve ser superior a 300 de forma a evitar aglomerações e reduzir o risco de propagação de COVID-19. O anúncio foi feito hoje, em conferência de imprensa, por Cristina Leite membro e porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
mais