Artigos sobre Eleições Autárquicas

“Sou candidato à presidência do PAICV”
As recordações mais recentes são do Spencer Lima empresário, presidente da Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Sotavento, ou presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde. Mas o seu percurso político é muito anterior, começou em 1974, e desde aí foi responsável pelo partido no Sal e na Boa Vista, foi Secretário de Estado do Comércio e Turismo, secretário-geral do PAICV, membro do Conselho Nacional e membro da Comissão Política do PAICV. E agora regressa com o objectivo de tomar as rédeas do partido.

Evitar ser governado pelos piores
Os resultados das eleições autárquicas mudaram as expectativas dos actores políticas e da sociedade quanto ao futuro próximo e ao ciclo eleitoral já iniciado. Perante a magnitude da vitória do Paicv na Praia e o nas restantes autarquias (15 em 22) os cerca de 15 meses que separam as legislativas das autárquicas quase que colapsaram ligando imediatamente as duas eleições. Para as lideranças, para os militantes e para a base eleitoral dos dois maiores partidos é como se o futuro passasse a ser agora. Euforia de um lado e pessimismo de outro.

PAICV declara resultados das autárquicas como uma censura ao governo
O PAICV considerou, hoje, que os resultados das eleições autárquicas realizadas a 1 de Dezembro configuram uma “grande censura ao governo”, manifestando o descontentamento da população em relação ao rumo do país.

“Promessas não cumpridas fazem-nos sentir que o voto não faz diferença”
A poucos dias das eleições autárquicas, marcadas para este domingo, dia 1, muitos jovens mostram-se desmotivados a participar no processo eleitoral. A razão apresentada é frequente: o ceticismo em relação às promessas feitas por políticos e não cumpridas ao longo dos anos. Para muitos, a sensação de que o seu voto não tem impacto tem levado ao aumento da abstenção entre as novas gerações.

Autárquicas: CNE assegura normalidade na contagem de votos
Comissão Nacional de Eleições (CNE) reagiu hoje às declarações de Francisco Carvalho, candidato do PAICV à Câmara Municipal da Praia, que acusou o governo e o NOSi de estarem a planear a alteração de resultados na noite das eleições.

Desafios e perspectivas de governança local
Com as eleições autárquicas a serem realizadas no dia 1 de Dezembro, as câmaras municipais (CM) e as assembleia municipais (AM) vão ser renovadas. As novas configurações de forças políticas, partidos e grupos de cidadãos, que saírem do acto eleitoral poderão traduzir-se em maiorias absolutas ou relativas, deixando antever, logo à partida, as probabilidades de se ter, conforme o caso, quatro anos de mandato estável ou períodos de instabilidade e até de bloqueio.

Brasil realiza hoje eleições autárquicas em milhares de cidades
Mais de 155 milhões de brasileiros podem votar hoje para escolher novos prefeitos e membros das Câmaras Municipais nos 5.569 municípios do país sul-americano lusófono. A escolha dos prefeitos no Brasil é feita a partir de um sistema de lista aberta no qual as vagas são conquistadas directamente pelo candidato mais votado.

“Não precisamos de candidatos para fazer casas de banho. Precisamos de candidatos com visão para um desenvolvimento estrutural do território”
A 1 de Dezembro, Cabo Verde vai a votos nas nonas eleições autárquicas, que marcam 33 anos de poder local democrático no país. Numa reflexão sobre a evolução do sistema autárquico e os desafios enfrentados pelos municípios, Jacinto Santos, primeiro presidente da câmara da Praia e especialista em desenvolvimento local, analisa a transformação do municipalismo, advogando a necessidade de um papel mais activo na promoção do desenvolvimento e criação de riqueza. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, passam-se também em revista os resultados de eleições passadas e acontecimentos que marcaram os últimos quatro anos nos municípios, a nível político, como a fragmentação política em São Vicente e os problemas de governabilidade na Praia. Antevendo as eleições que se avizinham, e se adivinham duras, Jacinto Santos refere ainda o efeito psicológico das vitórias (e derrotas) nestes dois maiores centros urbanos, refutando, entretanto, com base nos dados, qualquer contágio entre eleições municipais e legislativas. E insiste: “o desenvolvimento em Cabo Verde passa inevitavelmente por criar as condições de desenvolvimento nos territórios”.

CNE quer combater desinformação
Comissão Nacional de Eleições quer combater desinformação durante o período eleitoral que se avizinha. Calendário eleitoral prevê suspensão do recenseamento já a partir do dia 27.

Edição 1190
Destaque de manchete, na edição desta semana, para a entrevista com Jacinto Santos.

PAICV e UCID encaram “anúncio tardio” das autárquicas como estratégia de pré-campanha. MpD nega
Os partidos na oposição parlamentar consideram que a data das eleições autárquicas, agendadas para 1 de Dezembro, podia ter sido marcada com mais antecedência para permitir uma maior participação política. MpD não concorda e diz que as preocupações devem estar centradas nas plataformas eleitorais.

Autárquicas 2024: MpD propõe 01 de Dezembro para as eleições
O MpD propôs esta segunda-feira ao Governo que as eleições autárquicas sejam marcadas para dia 01 de Dezembro, justificando que esta seria a melhor data para aumentar a participação do eleitorado.

PAICV e UCID propõem autárquicas a 01 de Dezembro
Os dois partidos na oposição parlamentar propuseram hoje que as eleições autárquicas sejam realizadas em 01 de Dezembro, após serem ouvidos pelo primeiro-ministro com vista à marcação da data.

PM ouve partidos na segunda-feira para marcar eleições autárquicas
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai auscultar, na segunda-feira, os partidos políticos com vista à marcação das eleições autárquicas.

PAICV critica Governo pela demora na marcação das eleições autárquicas
O presidente do PAICV, Rui Semedo, disse hoje, numa conferência de imprensa que não entende a demora do Governo em marcar as eleições autárquicas.

UCID acusa Governo de “joguetes” para “atrasar” marcação das autárquicas
A UCID acusa o Governo de atrasar propositadamente a marcação da data das eleições autárquicas em proveito próprio, apesar de ainda estar dentro dos prazos estabelecidos por lei. O partido entende que o Primeiro-ministro está a ganhar tempo para inaugurar e lançar obras nos municípios, para tirar dividendos eleitorais.

“Temos um país onde o governo e as autarquias têm feito investimentos importantes”
Desafiado a fazer um retrato do estado da Nação, Herménio Fernandes reconhece que o país enfrenta desafios, mas que também há “ganhos palpáveis”.

Autárquicas’2024: Félix Cardoso apresenta candidatura independente à Câmara de Santa Catarina
O actual vereador sem pastas na Câmara Municipal de Santa Catarina Félix Cardoso anunciou hoje a candidatura oficial às eleições autárquicas deste ano, como independente, que tem como objectivo de contribuir para o desenvolvimento deste município santiaguense.

Governo vai auscultar "brevemente" partidos políticos sobre a data das eleições autárquicas 2024 - PM
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, adiantou esta terça-feira que o Governo vai auscultar "brevemente" os partidos políticos sobre a data das eleições autárquicas deste ano.

Plataforma Autárquica do PAICV destaca desenvolvimento local e satisfação das necessidades das populações
O PAICV define o desenvolvimento local e a satisfação das necessidades das populações como a principal dimensão da sua Plataforma Autárquica, apresentada esta quinta-feira, na Cidade da Praia.
mais