Artigos sobre Europa
"Crise" na saúde europeia. Faltam 1,2 milhões de médicos e enfermeiros
A União Europeia (UE) tinha em 2022 falta de 1,2 milhões de profissionais de saúde, uma "grave crise" que será agravada com a reforma de um terço dos médicos e um quarto dos enfermeiros nos próximos anos.
Número de imigrantes ilegais na Europa é estável e inferior a 1%
Um estudo de vários investigadores concluiu que os imigrantes ilegais na Europa correspondem a menos de 1% do total da população e o número tem-se mantido estável ao longo dos anos.
A Constituição - o local onde todos se tornam iguais
“Um Homem, um Voto” - este foi o conceito introduzido pelos gregos de Atenas, que deu origem à Democracia. Apesar disso, a Democracia Grega não eliminou muitas das discriminações existentes na época, como a escravidão e a desigualdade de género. A evolução rumo à igualdade demorou mais de 15 séculos, até a Magna Carta ser assinada em 1215 como um primeiro passo na igualdade entre os homens e na criação de uma constituição moderna.
Tempestade Boris já matou 13 pessoas e afectou milhares na Europa
A tempestade Boris já provocou 13 mortes e afectou milhares de pessoas na Europa Central e de Leste, em particular na Polónia, Roménia, República Checa, Eslováquia e Áustria, países atingidos por fortes trombas de água e inundações.
Qualidade do ar melhorou na Europa e China em 2023 (mas piorou na Índia)
Os níveis das partículas mais poluentes da atmosfera desceram em 2023 na Europa e na China, comparativamente com a média dos últimos 20 anos, mas aumentaram na América do Norte e no subcontinente indiano, anunciou hoje a ONU.
Irão acusa silêncio da Europa e inacção da ONU face a "crimes" de Israel
O Irão denunciou hoje o silêncio da Europa e a inacção do Conselho de Segurança da ONU face aos "crimes israelitas", incluindo o assassinato do líder político do movimento islamita Hamas, Ismail Haniyeh, durante uma visita oficial a Teerão.
Cabo Verde precisa de 163 milhões de dólares por ano para a transformação estrutural
Energia, transportes, educação e transformação digital, pesquisa e conhecimento, estas são as áreas onde terão de haver mudanças no país, até 2030, como mostra o último Outlook do Banco Africano de Desenvolvimento. Isto significa investir 7,3% do PIB todos os anos. Não é impossível, mas estes recursos não estão disponíveis.
“O grande factor de força, prestígio e relevo de Cabo Verde no mundo é a geopolítica”
O antigo ministro português, empresário e especialista em Segurança Ângelo Correia integrou a comissão de trabalho que elaborou o novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional de Cabo Verde, já apreciado positivamente pelo Conselho Superior da Defesa Nacional, e que vai esta semana a debate no Parlamento. De passagem por Cabo Verde, a ocasião foi pretexto para uma conversa onde a Segurança foi o tema central e que começou no plano global, e suas cisões e contradições, passou pelo regional, e pela incapacidade da Europa de se afirmar, e terminou em Cabo Verde. País mais mar do que terra, voltado para o mundo, a sua força “depende da capacidade de encontrar oportunidades exteriores para desenvolver as suas potencialidades internas”, advoga o ex-político. Um país que se quer também cada vez mais forte a nível da sua Segurança e diplomacia securitária e que, garante Ângelo Correia, se vê hoje dotado de um conceito estratégico de defesa nacional holístico, moderno e exigente.
Substâncias sintéticas mais potentes e novas drogas preocupam Europa
O panorama das drogas está a mudar na Europa, com substâncias sintéticas opiáceas mais potentes, novas misturas de produtos e mudanças nos padrões de consumo, revelam dados do relatório europeu sobre drogas.
PPE vence eleições europeias com 46 lugares à frente de socialistas
O Partido Popular Europeu (PPE) venceu as eleições europeias que no domingo terminaram nos 27 Estados-membros, com 184 lugares, mais 47 do que os socialistas, revela uma nova estimativa do Parlamento Europeu.
Europeias. Democratas-cristãos à frente e pode haver "caos à direita"
A projecção do Europe Elects para as eleições para o Parlamento Europeu, que começam na quinta-feira, mantém os democratas-cristãos (PPE, centro-direita) à frente das intenções de voto, mas antecipa um "caos à direita".
Fórum Schuman de Segurança e Defesa – uma oportunidade de diálogo com os nossos parceiros
Cabo Verde tem revelado uma resiliência secular, sendo hoje uma democracia madura onde o Estado de Direito e o respeito pelos direitos humanos se encontram assegurados e sendo um exemplo de estabilidade na região
OpenAI acusa Rússia, China e Israel de conduzirem "actividades enganosas"
A empresa OpenAI interrompeu cinco operações secretas que usavam os seus modelos de inteligência artificial (IA) para "actividades enganosas" na internet, ligadas a agentes de ameaças da Rússia, China, Irão e Israel.
Exigir reparações não desculpabiliza má governação
A problemática das chamadas reparações a países colonizados ou que sofreram com o tráfico de escravos no Atlântico e com a escravatura ganhou uma outra dimensão e outro vigor com as declarações do presidente Marcelo Rebelo de Sousa nos dias que antecederam as comemorações do quinquagésimo aniversário do 25 de Abril. Na opinião do presidente, Portugal deve assumir a sua responsabilidade por crimes cometidos durante a época colonial e “pagar os custos”.
Macron critica papel da Rússia como "potência desestabilizadora" na Europa
O Presidente francês criticou o papel da Rússia como "potência desestabilizadora" na Europa e, no contexto da invasão da Ucrânia, apelou ao continente europeu para "não fechar nenhuma porta", uma vez que Moscovo "não impõe limites".
“Uma boa gestão da migração requer uma boa governação global”
A migração é um fenómeno tão antigo como a própria humanidade. “Sempre existiu, sempre existirá” e todas as sociedades que a acolheram beneficiaram dela. Sarah Boukri, especialista em migrações e cientista política, desmonta várias ideias à volta da migração, inclusive a narrativa vigente de uma actual “crise migratória”, e defende a necessidade de uma boa gestão global e cooperação internacional para lidar com o dossier. A especialista critica ainda a excessiva aposta em políticas securitárias e na externalização de fronteiras, e, portanto, de responsabilidades, que tem vindo a ser prática nomeadamente nos países europeus argumentando a sua ineficiência. Sempre colocando a tónica no migrante como ser humano, defende uma abordagem que não apenas proteja os direitos dos migrantes, mas também reconheça suas contribuições para as sociedades de acolhimento. E lembra “quem quiser migrar, migrará”, independentemente dos perigos.
Da Albânia à Ucrânia, os países na 'lista de espera' para entrar na UE
Quando se cumprem 11 anos sobre a última adesão à União Europeia(UE), protagonizada pela Croácia, e no 20º aniversário do maior alargamento, o bloco comunitário parece enfim disposto a voltar a abrir portas a novas adesões.
O PONCHE: - Do melaço, da aguardente e de otras cositas mas
"A maioria dos homens, quando pensa que está pensando, apenas está conseguindo reorganizar seus preconceitos. " Krute Rockne
Putin considera "total absurdo" a ideia de que a Rússia quer atacar a Europa
O presidente russo, Vladimir Putin, qualificou como um "total absurdo" as declarações do Ocidente de que a Rússia, depois da Ucrânia, se prepara para atacar a Europa, numa reunião com pilotos militares na região de Tver, norte do país.
Só 10% dos cidadãos europeus acreditam que a Ucrânia vai vencer guerra
Apenas 10% dos cidadãos da União Europeia (UE) acreditam que a Ucrânia vai vencer a guerra com a Rússia e defendem cada vez mais um acordo de paz, segundo uma sondagem divulgada hoje.
mais