Artigos sobre economia

Hong Kong sai da lista de economias mais livres do mundo
Hong Kong não figura no 'ranking' de 2021 das economias mais livres do mundo, publicado hoje pela Fundação Heritage, após liderar a classificação durante 25 anos, devido à perda de autonomia em relação a Pequim.

Plano de estímulo é teste para Joe Biden
O Governo de Joe Biden tem pela frente o seu primeiro teste de fogo político com a tentativa de aprovação no Senado, na sexta-feira, do plano de recuperação da economia norte-americana, dizem analistas.

Covid-19: Economia de Cabo Verde deve crescer 3% - ONU
A analista do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA) que segue as economias lusófonas disse, esta segunda-feira, à Lusa em Nova Iorque que Cabo Verde enfrentou o maior choque desde a independência e deverá crescer 3% este ano.

Governo deve fazer um esforço maior para reestabelecer a confiança das empresas e das famílias - economista
O economista e professor universitário, António Baptista, defendeu ontem que o Governo deve fazer um esforço maior na implementação de políticas públicas que permitam restabelecer a confiança das famílias e das empresas e retomarem os investimentos necessários.

Volume de negócios dos serviços cresce 26,1% no terceiro trimestre
O índice de volume de negócios no sector dos serviços não financeiros cabo-verdiano cresceu 26,1% no terceiro trimestre de 2020, face ao anterior, mas em termos homólogos caiu para quase metade, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

África subsaariana deve crescer 4,9% superando recessão de 2,5% em 2020 – consultora
A consultora Capital Economics considerou hoje que a África subsaariana deverá crescer 4,9% este ano, recuperando da recessão do ano passado motivada pela pandemia de covid-19, classificada de “tempestade” por estes analistas britânicos.

Banco Federal diz que EUA se encaminham para tempos económicos difíceis
Os EUA encaminham-se para meses "difíceis", em termos económicos, devido à ressurgência da pandemia do novo coronavirus, avisou o presidente do banco central [Reserva Federal (Fed)], que realçou também a incerteza do impacto de uma nova vacina.

“País vai continuar a endividar-se para investir na saúde e injectar recursos na economia” – Olavo Correia
O ministro das finanças, Olavo Correia, disse hoje que Cabo Verde vai ter de continuar a endividar-se para ter recursos para injectar na economia, proteger as empresas, investir na saúde e educação e promover a retoma económica.

África prepara regresso aos mercados em 2021
Os analistas antecipam que os países da África subsaariana voltem a emitir dívida a partir de 2021, depois de uma saída dos mercados financeiros motivada pela pandemia e aproveitando uma recuperação da economia e das condições financeiras.

"Ainda não há um prazo certo para a retoma económica"- Olavo Correia
O vice Primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou hoje que ainda não há um prazo certo para a retoma económica devido à evolução “negativa” da pandemia nos países parceiros.

COVID-19: Metade das economias da UE só recupera em 2023
Quase metade dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) vai ter de esperar até ao final de 2022 para conseguir recuperar do impacto da pandemia da covid-19 nas suas economias. Países dependentes do turismo, como Portugal, devem demorar ainda mais, prevê a Comissão Europeia.

Nobel da Economia atribuído a norte-americanos Paul Milgrom e Robert Wilson
O Prémio Nobel da Economia foi atribuído aos norte-americanos Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson, anunciou o Comité Nobel Norueguês.

As condições para o regresso do turismo
O regresso, mais rápido ou mais lento, do turismo tem mais interrogações do que afirmações. Até ao final desta semana, disse fonte do governo ao Expresso das Ilhas, deve haver novidades sobre a abertura das fronteiras internacionais, mas a decisão dos outros países, de autorizarem as viagens dos seus cidadãos para Cabo Verde, depende de uma série de parâmetros e de uma auditoria, que está a ser feita, cujos resultados serão analisados pelas instâncias competentes da União Europeia.

Que futuro para o turismo e que espaço para o turismo interno?
Foi esta pergunta que lançámos, em jeito de repto, a dois professores universitários cabo-verdianos, radicados no Brasil. O Expresso das Ilhas continua à procura de respostas sobre o futuro de um sector vital para a nossa economia.

Estado da Nação - Economia : A olhar para o abismo
Esta sexta-feira, o estado da nação sobe ao Parlamento e a economia será parte importante do debate. De que economia se vai falar? Não se sabe, uma vez que a Covid-19, transversal a qualquer área, alterou todos os cenários e o certo passou a incerto. E há outra questão a precisar de resposta: que nação, depois deste estado de pandemia?

A economia cabo-verdiana na crise da COVID-19
A crise gerada pela pandemia COVID-19 é um “drama” que se conta em três atos: antes da crise, durante a crise e pós-crise – cujo último falta escrever.

Destaques da edição 973
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a economia: A crise vai ser dura em 2020. Em 2021? Logo se vê… O ministro das finanças disse, recentemente, que não queria activar o “modo fúnebre”, mas o momento não está para funaná, até porque a queda do PIB, que decorre da crise provocada pela pandemia, no fundo, significa que o país está mais pobre. Uma análise aos números da crise que já chegou e à que espreita ao virar da esquina.

Orçamento Rectificativo: 3% do PIB reforçam o sistema nacional de saúde
O Governo prevê usar 3% do novo Orçamento retificativo para reforçar o Sistema Nacional de Saúde devido à pandemia de COVID-19, incluindo a aquisição de um avião para emergências.

“Não vamos ter aumento de impostos. Isso seria agravar ainda mais a situação económica” – Ulisses Correia e Silva
O Governo descarta a possibilidade de aumento de impostos para fazer face à quebra de receitas e aumento de despesas devido à COVID-19. Garantia dada pelo Primeiro-ministro, em entrevista à Rádio Morabeza.

Testes e quarentena excluídos do protocolo para retoma das ligações aéreas
Não serão exigidos testes de despiste de COVID-19 nas ligações aéreas. O governo justifica a decisão com a complexidade de um sistema de testagem obrigatória antes das viagens e sustenta a opção nas recomendações das autoridades internacionais de aviação civil.
mais