Artigos sobre PIB

PIB por ilhas: A montra das assimetrias
Dados do PIB por ilhas, publicados pelo INE, mostram que Santiago, São Vicente e Sal são responsáveis pela criação de 81,8% da riqueza nacional. Os restantes 18,2% dividem-se pelas outras seis ilhas. As ilhas com menor peso são Brava (0,9%), Maio (1,2%) e São Nicolau (2,2%).

Edição 1236
Destaque de manchete, esta semana, para a polémica do contrato de concessão do serviço de transporte marítimo interilhas.

PIB cresceu 3,7% no 1º trimestre de 2025
O Instituto Nacional de Estatística (INE) informou, hoje, que o Produto Interno Bruto (PIB) no 1º trimestre de 2025 registou uma variação homóloga positiva de 3,7% em termos reais, taxa inferior em 2,9 pontos percentuais (p.p.) à verificada no 4º trimestre de 2024.

Empresas públicas registam lucros de 277 milhões de escudos
O Sector Público Empresarial (SPE) evidenciou uma trajectória de recuperação e crescimento sustentado em 2023, com um resultado líquido positivo de 277,07 milhões de escudos cabo-verdianos (CVE), segundo o Relatório Anual de Desempenho divulgado hoje pelo Ministério das Finanças.

Contas definitivas de 2023 corrigem PIB de Cabo Verde em 0,6pp
O Produto Interno Bruto (PIB) cabo-verdiano cresceu 4,8% em 2023, de acordo com as Contas Nacionais Definitivas publicadas hoje, que corrigem em 0,6 pontos percentuais o valor provisório de 5,4%.

A real leitura dos dados macroeconómicos: factos
É com alguma inquietação que se lê o texto publicado no Expresso das Ilhas, que contesta o artigo anteriormente publicado sobre "A real leitura dos dados macroeconómicos em Cabo Verde".

Indira Campos, Representante Residente do GBM: “Manter este progresso exigirá esforços ainda maiores”
Desde esta terça-feira, 1 de Julho, Cabo Verde passou a ser classificado como país de rendimento médio-alto, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Grupo Banco Mundial (GBM). Esta classificação tem fins essencialmente analíticos, baseia-se exclusivamente na evolução do rendimento per capita e não implica, por si só, mudanças na elegibilidade para acesso a recursos do GBM, como explica ao Expresso das Ilhas Indira Campos, Representante Residente do Grupo Banco Mundial Cabo Verde.

Sobre leitura de Dados Macroeconómicos
- Duas regrinhas ao amigo Gilson Pina –

A real leitura dos dados macroeconómicos em Cabo Verde
Ao concluir a licenciatura, qualquer aluno de Economia fica com uma confirmação irrefutável: qualquer teoria económica só é válida se for testada empiricamente. Num sentido mais lato, para além da economia, qualquer opinião só pode ser considerada relevante se estiver fundamentada em dados e factos. Caso contrário, não passa de uma opinião sentimental.

Banco Mundial prevê crescimento de 5,9% em 2025 e redução contínua da pobreza
O Produto Interno Bruto (PIB) real de Cabo Verde cresceu 7,3% em 2024, impulsionado pelo turismo e por uma recuperação moderada da agricultura. Entretanto, a mais recente edição da Actualização Económica de Cabo Verde 2025 do Banco Mundial antecipa uma desaceleração da economia em 2025, com uma previsão de crescimento de 5,9%.

Países da NATO acordaram investimento de 5% do PIB em defesa até 2035
Os 32 países da Aliança Atlântica acordaram hoje um aumento do investimento de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) na área da defesa até 2035, com uma revisão dos objectivos em 2029.

Banco Mundial prevê desaceleração do crescimento económico de Cabo Verde para 5,9% em 2025
O Produto Interno Bruto (PIB) real de Cabo Verde cresceu 7,3% em 2024, impulsionado pelo turismo e por uma recuperação moderada da agricultura. Entretanto, a mais recente edição da Actualização Económica de Cabo Verde 2025 do Banco Mundial antecipa uma desaceleração da economia em 2025, com uma previsão de crescimento de 5,9%.

Crescer mais para não ter que partir
Na sexta-feira passada, 6 de Junho, o INE divulgou os dados do desemprego em Cabo Verde a descer para 8%, a partir de 10,3% em 2023. Ontem, 10 de Junho, o Banco Mundial actualizou em alta as previsões de crescimento do país para 2025 de 5,3% para 5,9%. Em 2024 o PIB cresceu 7,4 e a expectativa para 2026 é de continuar acima do potencial de crescimento podendo atingir 5,3% de acordo com os dados mais actuais do Banco Mundial.

Cabo Verde e Comores lideram construção de economias resilientes
Dois projectos-piloto, dois arquipélagos – um do lado de cá do continente, no Atlântico, outro do lado de lá, no Índico. Cabo Verde e Comores são considerados modelos a seguir por outros países africanos na construção de economias resilientes ao clima, inclusivas e sustentáveis. No entanto, nem tudo está bem, como alerta a UNECA.

Fitch mantém rating de Cabo Verde
A agência de notação financeira Fitch Ratings manteve, este mês, a classificação de risco soberano de Cabo Verde em 'B', com perspectiva estável, reflectindo a confiança na resiliência económica do país e nas políticas macroeconómicas em curso. A decisão da agência aponta para um equilíbrio entre as vulnerabilidades externas do país e os sinais de melhoria na sustentabilidade da dívida e nas contas públicas.

BCV prevê que IDE continue a diminuir
O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Cabo Verde deverá manter a tendência de diminuição iniciada em 2024. As projecções para 2025 e 2026 são negativas, segundo o Relatório de Política Monetária divulgado esta segunda-feira pelo Banco de Cabo Verde (BCV).

Grupo RIU representa 7% do PIB nacional
Grupo hoteleiro espanhol foi responsável pela chegada de cerca de um terço do total de turistas que, em 2024, visitaram Cabo Verde. A cadeia hoteleira espanhola tem seis hotéis no país e, segundo o ministro do Turismo, tem um peso significativo na economia nacional.

Crescimento acima de 7% deve ser incentivo para fazer melhor
Numa conjuntura em que é rara uma boa surpresa, a notícia na semana passada do crescimento do PIB em Cabo Verde em 7,3% acima dos há muito almejados 7% foi bem-vinda. Já não se trata de taxas do PIB que resultam da recuperação económica em 2021 (7%) e em 2022 (15,8%), depois da violenta recessão que tinha levado à contracção da economia de 20,8% em 2020.

PIB cresce 7,3% em 2024, segundo INE
O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento anual de 7,3% em volume em 2024, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Banco de Cabo Verde antecipa crescimento e melhoria nas reservas no fecho de 2024
O Banco de Cabo Verde prevê que as contas a apurar em relação ao último trimestre de 2024 mostrem um crescimento da actividade económica do arquipélago, anunciou no novo Boletim de Indicadores Económicos e Financeiros (BIEF).
mais