Artigos sobre PIB

Banco de Cabo Verde antecipa crescimento e melhoria nas reservas no fecho de 2024
O Banco de Cabo Verde prevê que as contas a apurar em relação ao último trimestre de 2024 mostrem um crescimento da actividade económica do arquipélago, anunciou no novo Boletim de Indicadores Económicos e Financeiros (BIEF).

Dívida das empresas estatais ultrapassa os 8% do PIB
As empresas públicas são um dos riscos assinalados pelo Fundo Monetário Internacional o documento que resultou da quinta avaliação da Linha de Crédito Ampliada (ECF) e a segunda avaliação do Financiamento para a Resiliência e Sustentabilidade (RSF). Cabo Verde é vulnerável a choques externos e internos e as reformas das empresas estatais (SOE) continuam a ser essenciais, diz o FMI, para melhorar o desempenho financeiro e reduzir os riscos fiscais e do sector financeiro.

“Se tudo correr como o previsto, poderá haver uma estabilização das taxas de juro no segundo semestre do ano” - Governador do BCV
Os juros, o crescimento económico esperado, os riscos que a economia cabo-verdiana enfrenta, a inflação, a situação internacional, os impactos nos bolsos nacionais. Os temas desta primeira grande entrevista do governador do Banco de Cabo Verde sobre o ano que agora começa.

Banco Mundial e FMI apontam para crescimento da economia nacional
Estimativas do Banco Mundial apontam para um crescimento do PIB de 4,9% em 2025 e as do FMI para 4,8%.

Edição 1208
Esta semana damos destaque de manchete à entrevista com o Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos.

FMI aprova novos desembolsos para Cabo Verde no âmbito dos programas ECF e RSF
O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a quinta revisão do desempenho de Cabo Verde no programa de Facilidade de Crédito Prolongado (ECF), em vigor desde Junho de 2022, autorizando o acesso a cerca de 5,87 milhões de dólares. Paralelamente, foi finalizada a revisão do acordo de Facilidade de Resiliência e Sustentabilidade (RSF), iniciado em Dezembro de 2023, que viabilizará um desembolso adicional de 3,43 milhões de dólares.

PIB cresce 3,3% no terceiro trimestre de 2024
O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 3,3% em termos reais no terceiro trimestre de 2024, impulsionado pela Agricultura, Indústria Transformadora, Transportes e Alojamento e Restauração. No lado da despesa, o aumento foi atribuído ao crescimento do consumo privado e das exportações de bens, segundpo revelou hoje o Instituto Nacional de estatísticas (INE).

“2025 vai ser o ano de todas as ansiedades”
Com uma larga experiência no poder local (foi presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros), legislativo (deputado da Nação e vice-presidente da Assembleia Nacional) e executivo (ministro do Trabalho e Solidariedade e ministro da Administração Interna), além de dirigente do PAICV, onde exerceu o cargo de secretário-geral, Júlio Correia é conhecedor das dinâmicas políticas do país. Nesta entrevista sobre as perspectivas para 2025, o antigo político analisa os sinais e reflecte sobre os cenários políticos, sociais e económicos de Cabo Verde e critica o domínio de agendas partidárias de curto prazo sobre os interesses nacionais. Num mundo em transformação, marcado pela emergência de uma nova Ordem, que impõe consensos, abordam-se assim os desafios de um ano onde as tensões eleitorais prometem, pelo contrário, intensificar o dissenso.

2024: Orçamento, leilões e turismo
O maior orçamento de estado de sempre, a evolução do turismo e o que se espera para o futuro do sector, mas também os leilões do INPS, estes foram alguns dos tópicos que dominaram o ano económico nacional, tudo isto num contexto que continua a ser de grande incerteza.

2024: Eleições, presidência e partidas
Da varredela autárquica ao salário da primeira-dama, da saída e entrada de novos ministros, ao bater da porta com estrondo por parte do histórico do PAICV Júlio Correia, este foi um ano político bastante animado.

Cabo-verdianos vão pagar mais pelos empréstimos
As principais taxas de juro vão subir a partir de Janeiro. Um aumento em 50 pontos base, para manter a aproximação à Zona Euro e tentar impedir a saída de divisas, refere o Banco de Cabo Verde em comunicado.

Terceiro trimestre com crescimento mais moderado
Indicadores quantitativos acompanhados pelo Banco de Cabo Verde sugerem um crescimento comedido da procura interna. O investimento deverá encolher, já o consumo deverá continuar a crescer. Os indicadores indicam, ainda, uma melhoria mais ténue da procura externa líquida, associado ao enfraquecimento que se espera da procura turística no terceiro trimestre de 2024.

Desafios e caminhos para o progresso
Relatório do Banco Mundial mostra que a África Subsaariana enfrenta desafios significativos na sua busca por uma educação universal e de qualidade, uma meta fundamental para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.

Taxa de Carbono começa a ser cobrada em 2025
É um imposto que começa a ser cobrado um pouco por todo o mundo e é considerado um instrumento fundamental para reduzir as emissões de CO2 por parte de dois dos maiores poluentes: os transportes aéreos e os transportes marítimos. Em Cabo Verde, o governo espera arrecadar cerca de um milhão de contos, mas o dinheiro só poderá ser utilizado para a acção climática.

FMI revê crescimento do PIB em alta
O Fundo Monetário Internacional anunciou, esta terça-feira, a revisão em alta das perspectivas de crescimento económico em Cabo Verde para o próximo ano. PIB deverá crescer mais 1,3% do que o que tinha sido anunciado na previsão anterior.

FMI melhora estimativas de crescimento
O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou hoje as estimativas de crescimento económico de Cabo Verde, em 1,3 pontos percentuais este ano e 0,3 pontos percentuais em 2025, segundo dados divulgados por uma missão do fundo, na Praia.

Orçamento do Estado 2025: Um Marco para a Inclusão, Crescimento e Equidade em Cabo Verde
O Orçamento do Estado para 2025 é mais do que uma compilação de programas ou um conjunto de metas numéricas; ele representa um marco de ambição, sensibilidade e robustez que coloca Cabo Verde num caminho de crescimento sustentado e inclusivo. Com um total de 97,9 milhões de contos – o maior orçamento da nossa história – o OE 2025 traduz o compromisso do governo em alcançar desenvolvimento sustentável e justiça social, ao mesmo tempo que se adapta a um cenário global desafiante.

Estudo estima que estrangeiros e imigrantes contribuem com 4,2 % para o PIB nacional - AAI
A presidente da Alta Autoridade para a Imigração (AAI) avançou hoje que o estudo sobre os estrangeiros e imigrantes em Cabo Verde estima que os mesmos contribuem com 4,2 % para o Produto Interno Bruto (PIB).

"Deixar a energia russa prejudicou o PIB da UE" - PM da Hungria
O primeiro-ministro húngaro considerou hoje que "deixar a energia russa prejudicou o Produto Interno Bruto (PIB)" da União Europeia (UE) e criticou o que disse ser a perda de competitividade do bloco político-económico.

PIB com crescimento de 8,5% no 2º trimestre de 2024
De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no segundo trimestre de 2024 o Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde registou um crescimento de 8,5% em termos reais, comparado com o mesmo período de 2023. Esta taxa é inferior em 2,4 pontos percentuais (p.p.) à verificada no primeiro trimestre de 2024.
mais