Artigos sobre PIB
Economia vai abrandar
São razões externas, mas também internas. A economia cabo-verdiana vai crescer menos, segundo as previsões do Banco de Cabo Verde (BCV). Apesar da continuação da incerteza, o futuro parece apresentar menos nuvens.
Ultrapassar obstáculos e crescer mais para combater a pobreza
Em discussão está o Orçamento do Estado (OE) de 2026. Considerando que as legislativas vão se realizar entre abril e junho, trata-se de um OE que vai ser executado em grande medida na próxima legislatura e por outro governo, mesmo que seja da mesma cor política.
22 Factos Económicos apenas que desmontam a actual corrente negacionista em Cabo Verde - Ronda 1
Está-se a erguer uma forte corrente negacionista em Cabo Verde e na sua vasta diáspora, protagonizada pelo PAICV e pela UCID, dois partidos da oposição, com destaque para o primeiro, de que tudo vai mal, em termos de resultados de governação da presente legislatura encabeçada pelo Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva e suportada pelo Movimento para a Democracia (MPD), com o obejectivo de manchar as imagens dos actuais governantes, desacreditá-los, aos olhos do eleitorado, e, por essa via, tentar ser alternativa de governação, nas eleições legislativas de 2026.
Governo aprova Programa de Acção Climática e Ambiental de 750 milhões de escudos para reforçar resiliência às mudanças climáticas
O Governo aprovou, através de uma resolução publicada no Boletim Oficial desta quarta-feira, 5, o Programa de Ação Climática e Ambiental, um instrumento estratégico que visa aumentar a resiliência climática e promover a sustentabilidade ambiental do país. O programa será implementado entre 2025 e 2027 e conta com um orçamento global de 750 milhões de escudos, financiado pelo Fundo Fiduciário para Resiliência e Sustentabilidade do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Economia do Mar atinge 20,1% do PIB nacional em 2023 e gera mais emprego
A economia do Mar atingiu, em 2023, 20,1% do PIB nacional, com o sector "Recreio, Desporto, Cultura e Turismo" a apresentar o maior contributo para a produção nacional, sendo também um dos que registou maior número de trabalhadores.
Empresas públicas com cenário sombrio
São os resultados do terceiro trimestre de 2024 e revelam uma evolução negativa na maioria dos indicadores, com exceção do Volume de Negócios (VN) e do Capital Próprio. Os principais indicadores de rentabilidade, bem como o Resultado Líquido, deterioraram-se face ao mesmo período do ano anterior, indicando desafios significativos à sustentabilidade financeira do sector.
Ministro das Finanças Olavo Correia coloca emprego no centro da agenda africana
Olavo Correia destacou em Washington a importância da liderança, das reformas estruturais e da aposta no sector privado para gerar crescimento sustentável e emprego digno em África e em Cabo Verde.
Ministro das Finanças desvaloriza revisão em baixa do PIB pelo Banco Mundial
O ministro das Finanças, Olavo Correia, desvalorizou hoje a revisão em baixa da previsão de crescimento para este ano feita pelo Banco Mundial, defendendo que os valores estão dentro da margem de uma "variação normal".
FMI revê em alta crescimento económico de Cabo Verde
Outlook de Outubro sobe perspectivas para o arquipélago – de 5,0% em Abril, para 5,2%. Já as expectativas para a economia mundial mantêm-se sombrias. Embora a previsão de curto prazo seja modestamente revista em alta, o crescimento global permanece contido.
Edição 1246
Esta semana a manchete é feita com o apuramento inédito de Cabo Verde para o Campeonato do Mundo de Futebol que se vai realizar a partir de 11 de Junho do próximo ano nos EUA, Canadá e México.
PIB cresce 6,2% no segundo trimestre de 2025
A economia nacional manteve, no segundo trimestre deste ano, uma trajectória de crescimento robusto, com o Produto Interno Bruto (PIB) a registar uma variação positiva de 6,2% em termos reais face ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) através das Contas Nacionais Trimestrais e traduzem um desempenho mais favorável do que o observado no início do ano, quando a economia havia crescido 3,7%.
PIB cresce 6,2% no 2º trimestre de 2025
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6,2% no segundo trimestre de 2025, mais 2,5 pontos percentuais (p.p.) do que no primeiro trimestre, divulgou, hoje, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Economia cresce menos que no trimestre anterior
São os dados do Banco Central, de Agosto, o PIB nacional em volume cresceu 3,7% no primeiro trimestre de 2025 (6,6% no trimestre anterior). E para o segundo trimestre é também esperado um crescimento moderado.
Um país desequilibrado
Ao longo da última década confirma-se uma forte centralização em algumas ilhas (Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista), quer na demografia, quer na actividade económica. Aliás, há inclusive ilhas a perder quota nestes 10 anos. Os cálculos foram feitos pelo economista Paulino Dias, que falou com o Expresso das Ilhas sobre o cenário e as (possíveis) soluções.
Estado da economia em 2024 - À boleia do turismo
Não cresceu tanto como em 2023, mesmo assim, o sector do turismo rebocou a economia cabo-verdiana no ano passado – PIB cresceu 7,2%, valor que surpreendeu as instituições internacionais. O turismo foi ainda o principal responsável pelo superavit da balança corrente, superior a 10 milhões de contos
PIB por ilhas: A montra das assimetrias
Dados do PIB por ilhas, publicados pelo INE, mostram que Santiago, São Vicente e Sal são responsáveis pela criação de 81,8% da riqueza nacional. Os restantes 18,2% dividem-se pelas outras seis ilhas. As ilhas com menor peso são Brava (0,9%), Maio (1,2%) e São Nicolau (2,2%).
Edição 1236
Destaque de manchete, esta semana, para a polémica do contrato de concessão do serviço de transporte marítimo interilhas.
PIB cresceu 3,7% no 1º trimestre de 2025
O Instituto Nacional de Estatística (INE) informou, hoje, que o Produto Interno Bruto (PIB) no 1º trimestre de 2025 registou uma variação homóloga positiva de 3,7% em termos reais, taxa inferior em 2,9 pontos percentuais (p.p.) à verificada no 4º trimestre de 2024.
Empresas públicas registam lucros de 277 milhões de escudos
O Sector Público Empresarial (SPE) evidenciou uma trajectória de recuperação e crescimento sustentado em 2023, com um resultado líquido positivo de 277,07 milhões de escudos cabo-verdianos (CVE), segundo o Relatório Anual de Desempenho divulgado hoje pelo Ministério das Finanças.
Contas definitivas de 2023 corrigem PIB de Cabo Verde em 0,6pp
O Produto Interno Bruto (PIB) cabo-verdiano cresceu 4,8% em 2023, de acordo com as Contas Nacionais Definitivas publicadas hoje, que corrigem em 0,6 pontos percentuais o valor provisório de 5,4%.
mais
homepage






