O relatório, elaborado pela Unidade de Acompanhamento Empresarial do Estado (UASE), analisa as contas de 33 empresas do SPE com base nas demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2023.
O documento evidencia uma evolução positiva dos principais indicadores económicos e financeiros, em sintonia com o crescimento económico nacional de 5,5% do PIB, impulsionado sobretudo pelo sector do turismo.
Segundo os dados apresentados, a riqueza criada pelo SPE aumentou 7,5%, atingindo 13,68 mil milhões de escudos cabo-verdianos (CVE), e o lucro antes de juros e impostos (EBIT, sigla em inglês) registou uma variação positiva de 94,3%, situando-se nos 3,45 mil milhões de CVE.
O resultado líquido, que em 2021 era negativo em 4,23 mil milhões de CVE, passou a 1,15 mil milhões de CVE negativos em 2022 e, em 2023, inverteu a tendência, atingindo os 277,07 milhões de CVE positivos.
O relatório assinala também uma melhoria do perfil de risco do sector, com sete empresas a registarem progressos nas classificações de risco segundo a ferramenta SOE Health Check Tool, do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Três empresas passaram de risco “muito elevado” para “elevado”, outras três de “elevado” para “moderado” e uma empresa subiu de “moderado” para “baixo risco”.