Artigos sobre Ministério das Finanças

Conjuntura e evolução cambial justificam aumento de mais de 8% dos preços da gasolina e gasóleo
O aumento de cerca de 8% dos preços da gasolina e do gasóleo é consequência da evolução conjuntural do mercado externo e pelo aumento do câmbio. Esta justificativa foi dada pela Comissão de Acompanhamento da Crise Energética Mundial, em conferência de imprensa proferida esta manhã, na cidade de Praia.

Avales do Estado a empresas públicas já valem mais de 10% do PIB
O total de avales emitidos pelo Estado para garantir empréstimos pedidos por empresas públicas aumentou 22% de 2020 para 2021, ultrapassando 19,6 mil milhões de escudos, equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Receitas do Estado recuperam com crescimento de 30% até Fevereiro
As receitas do Estado aumentaram 30% até Fevereiro, face ao mesmo período de 2021, então afectado pela crise provocada pela pandemia, totalizando 6.558 milhões de escudos, segundo dados oficiais.

Dívida pública ultrapassa 150% do PIB em Fevereiro
O 'stock' da dívida pública subiu 9,3% até Fevereiro, em termos homólogos, acima de 284.607 milhões de escudos, equivalente a 150,6% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2022.

Edição 1058
Nesta que é a primeira edição de Março, mês da Mulher, trazemos-lhe a reportagem sobre as mulheres em tempos de guerra.

Dívida pública de Cabo Verde sobe quase 10% num ano e chega a 281 milhões de contos em Janeiro
O 'stock' da dívida pública de Cabo Verde subiu quase 10% até Janeiro, em termos homólogos, para 281 mil 885 milhões de escudos, equivalente a 149,2% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2022.

Medidas do Orçamento de Estado de 2022
O Orçamento do Estado de 2022 prioriza a saúde e a vida dos cabo-verdianos, a recuperação económica, a inclusão social e a sustentabilidade orçamental quanto cuida do futuro das crianças e dos jovens cabo-verdianos

Contas públicas com défice de 7,4% do PIB até Setembro
As contas públicas de Cabo Verde registaram um défice superior a 13.117 milhões de escudos até Setembro, equivalente a 7,4% do PIB estimado para 2021, segundo dados do Ministério das Finanças.

Dívida interna de Cabo Verde aumentou quase 14% desde o início do ano
O 'stock' da dívida interna contraída pelo governo aumentou 13,8% desde o início do ano, para 95.949 milhões de escudos, segundo dados oficiais.

Trocar ou não trocar
Uma troca de dívida pode ser definida como o cancelamento da dívida em troca de outra coisa. Formulado em termos mais técnicos, “Uma troca de dívida envolve a troca voluntária, por um credor com o seu devedor, de dívida por dinheiro, outro activo ou uma nova obrigação com prazos de reembolso diferentes”. Ou, de acordo com uma definição usada pelo PNUD, “Uma troca de dívida (ou conversão de dívida) é definida como o cancelamento da dívida externa em troca do compromisso do governo devedor de mobilizar recursos internos (moeda local ou outro ativo) para um propósito acordado”. Há vantagens e desvantagens nas reconversões, sejam de dívida por activos, por natureza ou por desenvolvimento. Mas há também um factor considerado fundamental: devedores e credores devem sempre dizer a verdade.

Dívida Pública aumenta para 146,4% do PIB
O ‘stock’ da dívida pública aumentou em Março para mais de 264.477 milhões de escudos, equivalente a 146,4% do Produto Interno Bruto (PIB) projectado para 2021, como consequência da pandemia.

Eleitos com leituras distintas sobre o relatório de inspecção do Ministério das Finanças à Câmara de São Vicente
As forças políticas representadas na Assembleia Municipal de São Vicente têm leituras diferentes do relatório da inspecção realizado pelo Ministério das Finanças à Câmara Municipal da ilha. Se para a UCID, PAICV e movimento Más Soncent o documento prova que houve “gestão danosa” do município, o MpD afirma que este não coloca em causa “a transparência” da gestão de Augusto Neves.

"Não existe nada de grave no relatório da Inspecção Administrativa do Ministério das Finanças à CMSV" - Augusto Neves
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente afirma que não existe “nada de grave” no relatório da Inspecção Administrativa Financeira e Patrimonial realizada pelo Ministério das Finanças à autarquia. Augusto Neves fala em práticas que devem ser melhoradas, resultantes da leitura que cada um dos intervenientes faz da lei.

Cabo Verde garantiu mais 25% de empréstimos internacionais em 2020
Os empréstimos concedidos ao Estado dispararam quase 25% em 2020, para mais de 14,5 milhões de contos, devido à pandemia de covid-19, segundo dados do Ministério das Finanças a que a Lusa teve hoje acesso.

Contas públicas com défice de 1,3% do PIB até Fevereiro
As contas públicas registaram um défice de 2.303 milhões de escudos até Fevereiro, equivalente a 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2021, segundo dados do Ministério das Finanças.

Dívida pública cresceu 13,6 milhões de contos em 2020
O ‘stock’ da dívida pública cresceu 13.654 milhões de escudos em 2020, devido às consequências da pandemia, passando a ter um peso de 151,3% do PIB, contra os 124,1% em 2019.

Empresa das Maurícias compra antigo avião da Guarda Costeira por 48 mil contos
O Ministério das Finanças cabo-verdiano vai vender o antigo avião Dornier da Guarda Costeira a uma empresa das Maurícias, a única concorrente à terceira tentativa de venda, por cerca de 48 mil contos.

Impostos cobrados em Cabo Verde afundam 34,1% em Janeiro
Cabo Verde arrecadou pouco mais de dois milhões de contos em receitas fiscais em Janeiro, menos 34,1% face a 2020, com todos os impostos em quebra, à exceção do imposto de selo, devido à performance da banca.

Covid-19: Dívida pública de Cabo Verde nos 142,7% do PIB em Janeiro
O ‘stock’ da dívida pública atingiu um recorde de 257.803 milhões de escudos em Janeiro, equivalente a 142,7% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado pelo governo para 2021, segundo dados oficiais.

Dívida pública no terceiro trimestre do ano passado era de 137,5% do PIB
Valor foi avançado, hoje, pelo Ministério das Finanças que acrescenta que se registou um aumento de 17,5 pontos percentuais relativamente ao ano anterior.
mais