Artigos de Gilson Pina no nosso arquivo
Cabo Verde na Encruzilhada Monetária: A importância do aumento das taxas de juro para a estabilidade macroeconómica
Nos últimos anos, Cabo Verde tem vindo a consolidar a sua integração na economia global, beneficiando de fluxos de capitais, comércio e investimentos que impulsionam o crescimento e a modernização da economia nacional. No entanto, esta abertura, em particular a liberdade total de circulação internacional de capitais, traz também importantes desafios para a gestão macroeconómica, nomeadamente no que diz respeito às políticas monetária e cambial.
A real leitura dos dados macroeconómicos: factos
É com alguma inquietação que se lê o texto publicado no Expresso das Ilhas, que contesta o artigo anteriormente publicado sobre "A real leitura dos dados macroeconómicos em Cabo Verde".
A real leitura dos dados macroeconómicos em Cabo Verde
Ao concluir a licenciatura, qualquer aluno de Economia fica com uma confirmação irrefutável: qualquer teoria económica só é válida se for testada empiricamente. Num sentido mais lato, para além da economia, qualquer opinião só pode ser considerada relevante se estiver fundamentada em dados e factos. Caso contrário, não passa de uma opinião sentimental.
A outra face da leitura sobre as estatísticas do Mercado de Trabalho
Recentemente o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou os dados sobre o mercado de trabalho em Cabo Verde, mostrando que a taxa de desemprego, à semelhança do ano anterior, tinha ficado em 12,2% em 2018. Estes dados tiveram ao mesmo tempo um dissabor porque não foram acompanhados com o aumento ou permanência do emprego líquido. Por sua vez, houve uma clara diminuição da população ativa em favor do aumento da população inativa. Isto é, passamos a ter menos força de trabalho disponível no mercado.
mais
homepage






