Artigos sobre Banco Mundial

Cabo Verde enfrenta maiores desafios com nova classificação económica, mas país está preparado - MpD
O Grupo Parlamentar do MpD considerou hoje que a recente reclassificação de Cabo Verde como país de rendimento médio-alto representa um marco histórico e, ao mesmo tempo, impõe “novas e maiores responsabilidades” ao país. No entanto, acredita que estes desafios estão dentro das capacidades do povo cabo-verdiano.

Sobre leitura de Dados Macroeconómicos
- Duas regrinhas ao amigo Gilson Pina –

Edição 1231
Num momento em que Cabo Verde é classificado como país de rendimento médio-alto pelo Banco Mundial, a entrevista com Indira Campos, representante residente do Grupo, faz a manchete desta edição.

Cabo Verde passou hoje a país de rendimento médio-alto
O Banco Mundial elevou hoje a classificação de Cabo Verde de país de rendimento médio-baixo para médio-alto, refletindo um aumento do rendimento per capita, anunciou em comunicado.

A real leitura dos dados macroeconómicos em Cabo Verde
Ao concluir a licenciatura, qualquer aluno de Economia fica com uma confirmação irrefutável: qualquer teoria económica só é válida se for testada empiricamente. Num sentido mais lato, para além da economia, qualquer opinião só pode ser considerada relevante se estiver fundamentada em dados e factos. Caso contrário, não passa de uma opinião sentimental.

Banco Mundial prevê crescimento de 5,9% em 2025 e redução contínua da pobreza
O Produto Interno Bruto (PIB) real de Cabo Verde cresceu 7,3% em 2024, impulsionado pelo turismo e por uma recuperação moderada da agricultura. Entretanto, a mais recente edição da Actualização Económica de Cabo Verde 2025 do Banco Mundial antecipa uma desaceleração da economia em 2025, com uma previsão de crescimento de 5,9%.

Com outra atitude os 50 anos podiam ter sido outros
O Banco Mundial no seu último relatório de actualização económica de Cabo Verde datado de 23 de Junho voltou a chamar a atenção para os riscos para o crescimento do país nos próximos anos. Referiu conflitos globais e regionais, possibilidade de alguma travagem na dinâmica da economia mundial, aumento de preços dos combustíveis e também mudanças climáticas que, além de secas, ainda incluem a elevação do nível médio do mar e prejuízos nas regiões costeiras, afectando directamente o turismo.

Banco Mundial eleva Cabo Verde para país de rendimento médio alto, anuncia primeiro-ministro
O primeiro-ministro revelou que Cabo Verde será oficialmente classificado como “país de rendimento médio alto em 2026” pelo Banco Mundial na sua actualização da classificação de rendimento dos países para o ano fiscal de 2026

Edição 1230
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para a entrevista com José Luís Sá Nogueira, ministro do Turismo e Transportes.

Banco Mundial prevê desaceleração do crescimento económico de Cabo Verde para 5,9% em 2025
O Produto Interno Bruto (PIB) real de Cabo Verde cresceu 7,3% em 2024, impulsionado pelo turismo e por uma recuperação moderada da agricultura. Entretanto, a mais recente edição da Actualização Económica de Cabo Verde 2025 do Banco Mundial antecipa uma desaceleração da economia em 2025, com uma previsão de crescimento de 5,9%.

Crescer mais para não ter que partir
Na sexta-feira passada, 6 de Junho, o INE divulgou os dados do desemprego em Cabo Verde a descer para 8%, a partir de 10,3% em 2023. Ontem, 10 de Junho, o Banco Mundial actualizou em alta as previsões de crescimento do país para 2025 de 5,3% para 5,9%. Em 2024 o PIB cresceu 7,4 e a expectativa para 2026 é de continuar acima do potencial de crescimento podendo atingir 5,3% de acordo com os dados mais actuais do Banco Mundial.

Cabo Verde lidera crescimento dos PALOP com expansão de 5,9% este ano - Banco Mundial
Cabo Verde lidera o crescimento económico dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) este ano, de acordo com as previsões do Banco Mundial, que apenas coloca a Guiné Equatorial em recessão.

Museu Cesária Évora será financiado pelo Banco Mundial
A construção da tão aguardada Casa-Museu Cesária Évora, na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, vai tornar-se realidade com o financiamento do Banco Mundial. A decisão foi oficializada com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo de Cabo Verde e instituições do ecossistema do Banco Mundial.

Cabo Verde firma nova parceria estratégica com BM com foco no crescimento inclusivo e emprego jovem
Cabo Verde e Banco Mundial (BM) reforçaram em Washington a parceria entre as duas instituições e lançaram as bases de um novo programa estratégico de cooperação para a próxima década, anunciou esta noite o Gabinete do primeiro-ministro.

Primeiro-ministro participa no “Cabo Verde Week” nos EUA de 27 a 29 de Maio
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, realiza uma missão oficial a Washington, nos Estados Unidos, de 27 a 29 deste mês, a convite do Grupo Banco Mundial, em celebração do 50ª aniversário da independência de Cabo Verde.

Banco Mundial recomenda uma “política fiscal mais eficiente”
O Banco Mundial recomendou hoje que Cabo Verde adopte uma “política fiscal mais eficiente” para implementar reformas que reforcem a sustentabilidade orçamental e acelerem o crescimento económico inclusivo.

Governo lança concurso internacional para construção de navio de passageiros interilhas
O Governo, através da ENAPOR, lançou esta segunda-feira, 12, um Concurso Público Internacional para o design e construção de um novo navio de passageiros destinado ao tráfego interilhas.

Banco Mundial piora previsões macroeconómicas para os PALOP
O Banco Mundial piorou a maioria das previsões económicas de crescimento do PIB para os países lusófonos africanos, mantendo a Guiné Equatorial em recessão, embora menor, e antevê uma inflação maior que previa em Outubro.

Cabo Verde vai ter, pela primeira vez, um Plano Nacional de Infraestruturas
Concurso público para elaboração do documento será lançado este mês com financiamento do Banco Mundial e da CEDEAO.

Governo e Banco Mundial negociam financiamento de 4 milhões de dólares para o Projecto Capital Humano
O Governo e o Banco Mundial estão em negociações para um financiamento adicional de 4 milhões de dólares destinado ao Projecto Capital Humano, com o objectivo de ampliar o acesso a serviços básicos e melhorar a formação profissional no país.
mais