Artigos sobre Banco Mundial
Edição 1200
O que pensam os jovens dos períodos eleitorais é o tema que faz a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.
“Acesso aos serviços do Grupo Banco Mundial vai permitir resposta mais célere às necessidades de desenvolvimento”
A presença do Banco Mundial em Cabo Verde vai mudar. Indira Campos a nova representante da instituição no país explica, nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, as alterações na actuação do BM, mas também o que vai permanecer inalterado.
O mundo mudou
Os resultados das eleições americanas de 5 de Novembro apontam para mudanças nas regras do jogo a vários níveis nas relações internacionais. A eleição de Donald Trump para a presidência com maioria folgada juntamente com o controlo do Senado e da Câmara dos Representantes pelos republicanos vai-lhe conceder poder suficiente para pôr em prática as promessas mais disruptivas das políticas feitas durante a campanha eleitoral. Sem grande perspectiva de ver esse poder controlado pelo Supremo Tribunal de Justiça, considerando a sua composição com uma maioria confortável nomeada pelo próprio Trump e a sua aversão aos checks and balances do sistema político, aumenta a probabilidade de que o impacto dessas políticas seja profundo e abrangente.
Governo prepara plano para emergências de saúde pública
Cabo Verde está a preparar um Plano de Resposta a Emergências de Saúde Pública, com o apoio do Banco Mundial (BM) e que envolve autoridades de saúde e sociedade civil, anunciou o Governo.
Rússia promete ajudar África e quer reforma do sistema financeiro
A Rússia vai continuar a oferecer ajuda a África e defende uma reforma do sistema financeiro mundial que se adeque a estes países, disse Vladimir Putin no discurso de encerramento da primeira conferência ministerial da associação Rússia-África.
Harold Tavares nomeado para a direcção-executiva do Banco Mundial
O Presidente da República e o Primeiro-ministro felicitaram a nomeação do cabo-verdiano Harold Tavares, que passa a exercer o cargo de director executivo do Banco Mundial com trabalho e missões em 23 países africanos, incluindo Cabo Verde.
Banco Mundial apoia Orçamento de Cabo Verde com 25 milhões de dólares
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde disse hoje à Lusa que Banco Mundial deverá, ainda este ano, atribuir um apoio orçamental de 25 milhões de dólares na área da capacitação.
Humildade e ousadia, as qualidades de um estadista
Com a constatação pelo Nobel da Economia Daron Acemoglu de que o “sucesso das sociedades depende da qualidade das instituições” ganha especial importância o respeito pelas normas e o cumprimento dos procedimentos democráticos como forma de as legitimar e de as manter credíveis. Há, de facto, um ethos e uma ética a ser exigidos para que efectivamente se considere estar a trabalhar para o bem comum e para a consecução do interesse público.
Ministro das Finanças nas reuniões anuais do FMI e Banco Mundial
Olavo Correia vai participar nas reuniões anuais do FMI e Banco Mundial que decorrem em Breton Woods, nos EUA, de 21 a 26 de Outubro. Ministro das Finanças vai ser eleito Presidente do Conselho de Governadores do BM e do FMI.
Investimento em África subiu 40% para 12,8 mil ME no último ano - IFC
Os investimentos em África aumentaram 40% num ano para 14,2 mil milhões de dólares, no ano fiscal que terminou em Junho. informação avançada pelo vice-presidente da Sociedade Financeira Internacional (IFC), do Grupo Banco Mundial.
Cabo Verde recebe 29 milhões de dólares para melhorar sistema de saúde
O ministro das Finanças anunciou esta quinta-feira que Cabo Verde vai receber 29 milhões de dólares do Banco Mundial para melhorar o sistema de saúde e fortalecer a sua capacidade de prevenção, detecção e resposta às emergências de saúde pública.
Santo Antão: Banco Mundial financia maior central fotovoltaica da ilha num investimento de 360 mil contos
A ilha de Santo Antão terá instalada até 2025 uma central fotovoltaica de 1.200 Kwp (quilowatts), o que constitui o maior investimento feito nas energias renováveis na ilha, informou hoje uma fonte próxima do projecto.
Estar atento às armadilhas no caminho do desenvolvimento
Na semana passada o Banco Mundial emitiu um alerta aos países de rendimento médio dizendo-lhes que estão numa corrida contra o tempo. Numa publicação intitulada “Armadilha dos países de rendimento médio” (Middle income trap) o BM deixa claro que os próximos tempos não são os melhores para se fazer a transição de país de rendimento médio-baixo para o grupo dos países de rendimento médio-alto e muito menos para os de rendimento alto. Desde 1990 só trinta e quatro países conseguiram escapar à armadilha e elevar-se para o grupo de rendimento alto. São actualmente 108 os países de rendimento médio a tentar e a situação internacional é muito pior.
Entendimento precisa-se para melhor gestão do Sector Empresarial do Estado
No parlamento na semana passada, o VPM e ministro das Finanças em resposta à pergunta dos deputados sobre os objectivos pretendidos com uma melhor gestão do Sector Empresarial do Estado (SEE), pôs enfase na necessidade de reduzir o risco para o orçamento do Estado e no papel de acelerador da diversificação da economia e do crescimento económico. A oposição, em outro momento da mesma sessão parlamentar, chamou a atenção para o que líder parlamentar do PAICV chamou de elevado risco representado por pelo menos seis empresas públicas de acordo com um quadro da UASE.
Banco Mundial com nova representante em Cabo Verde
Indira Campos vai ocupar o cargo que está vago desde a saída de Eneida Fernandes.
Turismo de iates: Banco Mundial aponta vantagens para Cabo Verde
Tendências do mercado mundial do sector dos iates em 2023 favorecem o desenvolvimento do turismo de iates em Cabo Verde, diz estudo realizado pelo Banco Mundial. São Vicente parte em vantagem, mas Sal e Santiago são ilhas onde a aposta também pode dar frutos.
Edição 1177
Destaque de manchete para a entrevista com o Embaixador de Cabo Verde no Senegal.
Banco Mundial prepara Relatório sobre Clima e Desenvolvimento em Cabo Verde
O Banco Mundial vai apresentar este ano um Relatório sobre Clima e Desenvolvimento (CCDR, sigla inglesa) dedicado a Cabo Verde, devido aos riscos que o arquipélago enfrenta, anunciou a instituição. Fonte do Banco Mundial (BM) contactada pela Lusa referiu que a publicação deverá ser feita ainda este ano.
Banco Mundial lembra que diminuição do apoio a empresas públicas é fundamental para redução da exposição a choques externos
PIB cresceu 5,1% em 2022. Crescimento será de 4,7% em 2024. Sector empresarial do Estado continua a ser fonte de preocupação. Economia Azul é oportunidade.
Aposta na solidariedade e na aquisição de competências
Na apresentação do relatório Cabo Verde Economic Update 2024 o Banco Mundial veio relembrar as vulnerabilidades do país que a pandemia da Covid-19 pôs a claro. Citou, designadamente a grande dependência do turismo, as fragilidades face a choques externos e os riscos representados pelas empresas estatais com fraco desempenho. Um reviver pertinente de memória de todos considerando a tendência oficial para declarações auto congratulatórias do tipo: foi conseguido “a maior taxa de crescimento de sempre em 2022”. Quase se omite que tal só se verificou após a maior forte contracção conhecida da economia nacional.
mais