Plataforma Empresa Online - Uma nova era de serviços públicos para as empresas

Do balcão físico ao self-service digital: Cabo Verde passará a contar com uma plataforma que irá revolucionar o ciclo de vida empresarial em Cabo Verde.

Desde 2008, com a introdução da Empresa no Dia, tornou-se possível formalizar e iniciar a atividade de uma empresa em apenas alguns minutos, a partir de um único ponto de atendimento nos balcões dos Serviços da Direção-Geral dos Registos, Notariado e Identificação (DGRNI), ou, da Casa do Cidadão. Com o lançamento da Plataforma Empresa Online (PEO), Cabo Verde irá elevar, a fasquia, no que tange à modernização do ambiente de negócios, que irá abranger o processo de criação, alteração e extinção de empresas de forma totalmente virtual, facilitando o procedimento habitual e dando alternativa à necessidade de deslocações a balcões físicos, porém, reforçando a acessibilidade e eficiência dos serviços públicos. 

A PEO é fruto de uma articulação institucional exemplar. A necessidade, identificada pela Unidade de Competitividade (UC), com o financiamento do Banco Mundial, gerido pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), e a liderança da DGRNI e Casa do Cidadão, com o suporte técnico do Instituto de Modernização e Inovação da Justiça (IMIJ) e do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSi). O desenvolvimento da solução, a cargo da empresa nacional Prime Consulting, conta, ainda, com o contributo activo de várias instituições estatais e privadas, que se uniram para o sucesso deste projecto. 

A inovação da plataforma está na sua abrangência e no modelo de integração dos serviços envolvidos. Ela cobre todo o ciclo de vida da empresa – desde a admissibilidade do nome e formalização da constituição, até às alterações como denominação, natureza jurídica, sede, objeto social, regime fiscal, administração, forma de obrigar e eventual encerramento. 

A integração entre os vários serviços públicos — como Registos e Notariado, Receitas do Estado e Segurança Social — é garantida por interfaces de interoperabilidade disponibilizadas pelos sistemas de cada entidade e por funcionalidades de apoio ao utente, alinhadas com um novo modelo de prestação de serviços digitais. 

A proposta, ao lançar a PEO, é transformar ainda mais a relação entre as empresas e o Estado, disponibilizando, na fase piloto, serviços alinhados com novos indicadores de desempenho do ambiente de negócios (B-Ready / Banco Mundial). No âmbito do desenvolvimento de soluções que promovam um ambiente de negócios mais competitivo e dinâmico, está, ainda, em preparação a transmissão de imóveis online, a aprovação de projetos de construção e o licenciamento e declaração de contratos de arrendamento.

Neste momento, o projeto encontra-se numa fase avançada de desenvolvimento, centrada nas integrações entre os sistemas, nos testes de usabilidade junto de utilizadores-chave e na preparação de materiais de apoio, incluindo tutoriais e vídeos explicativos, que garantam a inclusão digital e a capacitação dos seus utilizadores. Mais do que uma ferramenta tecnológica, a Plataforma Empresa Online simboliza uma nova forma de fazer administração pública: mais ágil, transparente e centrada no cidadão. É, de facto, um marco na transformação digital do Estado caboverdiano e uma inspiração para a modernização institucional em toda a região, o desenvolvimento de uma solução tecnológica desta envergadura. O lançamento oficial está previsto para o segundo semestre, após as validações das orgânicas intervenientes em curso.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1234 de 23 de Julho de 2025.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Unidade de Competitividade - gov cv,23 jul 2025 12:04

Editado porExpresso das Ilhas  em  24 jul 2025 9:43

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.