Notícias de Opinião
Mais uma Proposta Política
O repetir-se, ao longo dos anos, de experiências e comportamentos que interessam a vivência coletiva produz cultura, quer dizer uma forma de pensar e consequentemente uma forma de viver. Cada um de nós tem de ter em conta essa dinâmica que, inconscientemente, envolve e orienta as nossas ações ou reações, individual e no meio social. No entanto, no difícil caminho da vida, beber duma cultura da qual nos sentimos parte é base útil e referência importante que nos permite caminhar até amadurecer melhores comportamentos e visões mais alargadas. Tudo isso porém é possível quando cultivamos um sentido crítico e temos como referência os valores humanos universais.
A Aventura da Filosofia: Autores e Ideias
Intitulo A Aventura do Pensamento Filosófico: Autores e Ideias este projecto de colaboração com o Expresso das Ilhas, porque queria fazer uma abordagem das obras e pensadores desta área que não adoptasse um tom académico - pouco apropriado para um jornal generalista - ou uma perspectiva de tipo especializado inerente aos textos característicos das produções ligadas à investigação nesta temática, mas sem afastar o rigor inerente a qualquer trabalho com um fundamento científico sério. No entanto, pareceria poder-se esperar que a forma de reflexão desenvolvida pela filosofia estivesse entre as mais populares e universais, porque de algum modo todos somos filósofos, na medida em que pensamos e temos uma visão do mundo resultante da nossa experiência pessoal. Dizendo respeito a todos, deveria figurar nas rubricas dos jornais de ampla circulação, tal como as secções de política, sociedade, cultura ou desporto – o que, manifestamente, não acontece.
Desafios e perspectivas de governança local
Com as eleições autárquicas a serem realizadas no dia 1 de Dezembro, as câmaras municipais (CM) e as assembleia municipais (AM) vão ser renovadas. As novas configurações de forças políticas, partidos e grupos de cidadãos, que saírem do acto eleitoral poderão traduzir-se em maiorias absolutas ou relativas, deixando antever, logo à partida, as probabilidades de se ter, conforme o caso, quatro anos de mandato estável ou períodos de instabilidade e até de bloqueio.
Crónica da Cegonha
Ao André e ao Calutcha, Companheiros de infância
Entre a Lei e o Abuso: O Limite da Detenção para Identificação em Cabo Verde
Como advogado, é recorrente que me vejam convocado a comparecer às esquadras policiais para elucidar o contexto jurídico das detenções. No estrito respeito aos protocolos profissionais, dirijo-me aos agentes da autoridade e, com a devida seriedade, questiono os fundamentos que motivam a privação de liberdade dos detidos. Com frequência, recebo respostas diretas e previsíveis: “Foi detido para efeito de identificação e ainda está dentro do prazo de três horas, conforme a lei estipula.”
Uma Visão para o Mundo – Um Sonho chamado Oceano
A Vida começou nos mares. Segundo os cientistas, as primeiras células “nasceram” nas águas deste nosso planeta, um planeta que chamamos de azul porque, na sua essência, são os mares que lhe dão forma. Nadando nessas águas, os seres humanos “habitam” um corpo onde a água é o ator principal. O nosso passado e a nossa essência estão envoltos neste líquido milagroso que nos une a todos através do Oceano.
O mundo mudou
Os resultados das eleições americanas de 5 de Novembro apontam para mudanças nas regras do jogo a vários níveis nas relações internacionais. A eleição de Donald Trump para a presidência com maioria folgada juntamente com o controlo do Senado e da Câmara dos Representantes pelos republicanos vai-lhe conceder poder suficiente para pôr em prática as promessas mais disruptivas das políticas feitas durante a campanha eleitoral. Sem grande perspectiva de ver esse poder controlado pelo Supremo Tribunal de Justiça, considerando a sua composição com uma maioria confortável nomeada pelo próprio Trump e a sua aversão aos checks and balances do sistema político, aumenta a probabilidade de que o impacto dessas políticas seja profundo e abrangente.
Orçamento do Estado 2025: Um Marco para a Inclusão, Crescimento e Equidade em Cabo Verde
O Orçamento do Estado para 2025 é mais do que uma compilação de programas ou um conjunto de metas numéricas; ele representa um marco de ambição, sensibilidade e robustez que coloca Cabo Verde num caminho de crescimento sustentado e inclusivo. Com um total de 97,9 milhões de contos – o maior orçamento da nossa história – o OE 2025 traduz o compromisso do governo em alcançar desenvolvimento sustentável e justiça social, ao mesmo tempo que se adapta a um cenário global desafiante.
IILP - 35 anos depois….
O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) assinalou a 1 de novembro o 35º aniversário, evocando assim o 1º encontro de Chefes de Estado e de Governo de países de língua portuguesa, ocorrido em São Luís de Maranhão, no qual Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe decidiram a criação de um instituto para a promoção e difusão do idioma comum.
ANAIS Revista da Academia de Estudos de Culturas Comparadas
“Há duas marcadas peculiares deste arquipélago, que interpelam sobremaneira quem esteja atento à sua problemática: Cabo Verde é um país bilingue e vive todo o tempo sob o signo da esperança, nomeadamente, espera em permanência que o dia de amanhã será melhor que o de hoje.” (João Manuel Varela, Anais, vol. 1, 1, abril 1999, p. 5).
Kamala ou Trump, joga-se o futuro nas eleições americanas
Meses de apreensão geral no mundo sobre o futuro presidente dos Estados Unidos de América chegaram finalmente ao fim com a realização das eleições de 5 de Novembro. Uma sombra tinha descido sobre a América desde que ficou claro que Donald Trump seria o candidato republicano, não obstante todas as transgressões imagináveis entre as quais o incitamento à insurreição e fraude eleitoral, desvio de documentos secretos, crimes fiscais e assédio sexual. Nessas circunstâncias, aparentemente, só o presidente Biden que o derrotara antes estaria na posição de o vencer pela segunda vez, afastando o espectro de uma América errática, no suporte a instituições de governança global e de luta contra as mudanças climáticas e outros desafios planetários, sem engajamento firme com os aliados e a flirtar com autocracias.
Motivação em liderança: Uma componente indispensável
A motivação define decisões cruciais, ao mesmo tempo eleva-nos para um figurino de sucesso ou de fracasso.
Para uma boa integração não se deixar apanhar nas armadilhas
A trágica morte em Lisboa de um cabo-verdiano, Odair Moniz, num encontro com a polícia foi o rastilho para uma sucessão de acontecimentos violentos incluindo carros partidos, autocarros incendiados e pessoas feridas. Tais acções foram apresentadas como protesto pela actuação policial completamente desproporcional nos bairros da cidade usando meios letais. Seguiram-se outras manifestações que culminaram numa concentração no sábado passado a exigir justiça e políticas públicas dirigidas para retirar bairros da cintura urbana de Lisboa da situação de marginalização em que se encontram.
A violência que nos move
Talvez tenha sido sempre assim, talvez não! De certeza que é assim em muitas partes do mundo. Crianças que nascem e vivem no meio da violência e não conhecem outra maneira de sobreviver senão usando todos os meios violentos que lhe foram dados a conhecer e aperfeiçoando os mesmos para não ser derrotado. Uma realidade em pleno século XXI.
Transparência Orçamental: O Caminho para uma Gestão Pública mais eficiente
Em tempos de crescente desconfiança nas instituições públicas, a transparência orçamental surge como a principal aliada para restaurar a confiança e garantir uma gestão eficaz dos recursos dos contribuintes. Num contexto de gestão do dinheiro público, é requerido que as contas do Estado sejam claras, acessíveis e, acima de tudo, compreensíveis para todos.
Tibau - Luz do Sol de uma ilha que reflete mundo fora
Tibau lançou dois vídeos de uma série que trará mais, onde junta ao belíssimo “Muganga” – seu mais recente trabalho – imagens de pequenas histórias, filmadas sempre na sua ilha do Maio. Vídeos simples a condizer, porém intensos de tanta pureza. A música para Tibau, só tem de respeitar a própria música – o resto flui.
Viagem Pelo Tradicional
18 de Outubro, o dia que, há 157 anos, viu nascer Eugénio de Paula Tavares e que em 2005 foi instituído como o Dia Nacional da Cultura, trouxe à capital do país a voz, a delicadeza e simpatia de Cremilda Medina, que depois duma série de espetáculos, um pouco por todo o Mundo, fez questão de fazer na Cidade da Praia, a apresentação do seu mais recente trabalho, intitulado NOVA AURORA.
Humildade e ousadia, as qualidades de um estadista
Com a constatação pelo Nobel da Economia Daron Acemoglu de que o “sucesso das sociedades depende da qualidade das instituições” ganha especial importância o respeito pelas normas e o cumprimento dos procedimentos democráticos como forma de as legitimar e de as manter credíveis. Há, de facto, um ethos e uma ética a ser exigidos para que efectivamente se considere estar a trabalhar para o bem comum e para a consecução do interesse público.
32 Anos da Constituição (parte 2)
Há duas semanas abordei a importância da Constituição, não apenas para a implementação da democracia, mas, acima de tudo, para a defesa da liberdade e da igualdade. Mais que um instrumento democrático, é um pilar de toda uma sociedade e país.
Ordens, Condecorações e Medalhas de Cabo Verde, de Jorge Cólogan
Comecemos por puxar o fio da memória, num retorno aos séculos XVI-XVII, invocando a figura de André Álvares d’Almada (1555–1650), possivelmente o primeiro homem de cor a ser armado cavaleiro, apesar de carregar o “defeito”, à época, de ser filho de uma mãe mestiça.
mais