Notícias de Opinião
Maioria de Bloqueio à Maioria de Desbloqueio – A Urgência da Cláusula Decrescente
A República de Cabo Verde confronta-se com um cenário de profunda fragilidade institucional, traduzida na persistente incapacidade de renovar os mandatos dos titulares de órgãos de soberania e entidades cruciais. Esta estagnação política, que se arrasta para além do razoável, é mais do que um sinal de polarização, é uma crise constitucional que compromete as fundações do Estado de Direito e a plena autoridade das instituições democráticas.
Quo Vadis São Vicente: 15 anos após o Manifesto por um São Vicente Melhor
Um diagnóstico necessário sobre uma ilha à deriva socioeconómica, em busca de um norte.
Preservar a estabilidade que o sistema parlamentar de 92 proporcionou
A questão dos poderes do presidente da república é um tema de debate actual em vários países e nos mais diferentes sistemas políticos. Nos Estados Unidos com o sistema presidencialista a grande discussão é se no quadro da teoria executiva unitária o presidente tem competência para demitir qualquer titular de cargo público, incluindo as autoridades reguladoras e possivelmente o governador do banco central.
Nunca será o tamanho do país, será sempre o tamanho do sonho
Há dias em que um país inteiro se descobre a si próprio. Cabo Verde viveu um desses dias, um momento em que o grito do golo não foi apenas desportivo, foi histórico, foi identitário, foi quase espiritual. Pela primeira vez, estamos no Mundial de Futebol, e, de repente, o impossível tornou-se uma certeza.
O ego do músico cabo-verdiano
A música cabo-verdiana, na sua dimensão identitária e enquanto vigorosa ferramenta de integração, comunicação e expressão,é o resultado do encontro de culturas de diferentes grupos europeus e africanos nas ilhas então despovoadas e carateriza-se, essencialmente, pela sua dimensão sincrética, diversidade e plasticidade ditadas, aliás, pela vocação geográfica e atlântica do arquipélago, bem como pelas suas dinâmicas intrínsecas e extrínsecas, que interagem e confluem, em torno de um campo musical heterogéneo e expressivo.
Prémios Nobel apontam o caminho para o crescimento económico
Na semana passada o Comité Nobel nomeou para o Prémio Nobel da Economia Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt pela sua contribuição para a compreensão do papel do conhecimento e da inovação no crescimento económico. No ano anterior, os premiados tinham sido os economistas Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson por demonstrarem a importância das instituições para a prosperidade das nações.
Desta vez vamos ser Cabo Verde
Havia algo de particular em ser cabo-verdiano durante um Mundial. Quase todos nós crescemos a escolher uma seleção que não era a nossa: o Brasil, Portugal, Itália, Argentina ou alguma equipa africana que nos inspirava.
Justiça para o futuro
O sector da Justiça é, por excelência, o pilar de qualquer Estado de Direito, sendo o seu desempenho um reflexo directo da confiança e da estabilidade de uma Nação. Em Cabo Verde, o Ministério da Justiça, sob a liderança da Dra. Joana Rosa, tem vindo a traçar uma trajectória de registo e desempenho notável, marcada por uma prestação sem precedentes que combina uma visão estratégica com a execução rigorosa de reformas estruturais.
O Silêncio de Romeu di Lurdis, provocado por uma partida prematura e dolorosa
Há silêncios que gritam. E há ausências que pesam mais do que montanhas. A morte precoce e repentina de Romeu di Lurdis deixou Cabo Verde em estado de luto cultural. Não foi apenas um músico que partiu, foi um símbolo, um pedaço vivo da alma crioula, arrancado do convívio de um povo que ainda o precisava ouvir, ver e sentir.
O 13 de Outubro reforça a união para o país vencer
O 13 de Outubro é mais uma data que ficará inscrito na memória dos cabo-verdianos. Depois de uma sucessão brilhante de actuação da selecção nacional de futebol, a começar pela derrota infligida à equipa dos Camarões, seguida da extraordinária recuperação no jogo frente à Líbia que garantiu o empate e finalmente da retumbante vitória sobre Eswatini, consegui-se o inimaginável para um pequeno país insular: a participação no Campeonato Mundial de Futebol de 2026.
Confiança Institucional - O Compromisso que Cabo Verde Precisa Renovar
A confiança nas instituições, esse cimento invisível que sustenta a nossa democracia, tem sido alvo de sucessivos ataques. É cada vez mais urgente enfrentá-los com coragem e lucidez. Porque, sem confiança institucional, não há democracia que resista. E Cabo Verde merece resistir, merece renovar-se, merece acreditar.
Contraindicações Ambientais do “Todo Betão e Alcatrão” na urbanização de arquipélagos e ilhas cidades
Introdução O avanço acelerado do “paradigma do todo betão e alcatrão” no conceito moderno das cidades, nomeadamente as cabo-verdianas, levanta sérias preocupações ambientais e sociais. Em ilhas áridas e de relevo acentuado, a impermeabilização do solo aumenta o risco de cheias súbitas, erosão e perda de solos férteis, enquanto agrava o efeito de ilha de calor urbana, elevando temperaturas noturnas e o desconforto térmico.
Carta aberta aos presidentes dos clubes da associação desportiva e futebol de Santiago Sul
Praia, 02 de outubro de 2025 Prezados(as) Presidentes, Foi com enorme satisfação que, durante o período eleitoral, tivemos oportunidade de trabalhar em equipa e dialogar com alguns dirigentes dos clubes de futebol da Praia. O objetivo foi construir um modelo de gestão e de competição que valorizasse o futebol e promovesse o seu desenvolvimento e profissionalização.
Fortalecer a sociedade e ajustar o país aos desafios actuais
Actualmente ninguém tem dúvida que os ventos da história não estão a soprar a favor do progresso geral como até recentemente se acreditava. Desde a segunda guerra mundial e da ordem económica liberal, que foi então criada, e particularmente depois da guerra fria e da derrocada da utopia comunista, instalou-se um optimismo em relação ao futuro da humanidade que agora dá sinais de soçobrar.
Repensar a Educação - Educação Além da Sala de Aula
Homenagem ao Mestre de Oficina Ângelo Augusto Alves, “Tinenê” (São Vicente, 1951 –)
A lição de São Vicente
Visitar São Vicente, depois da tempestade de agosto, foi muito mais do que uma deslocação política. Foi uma experiência reveladora e transformadora. Para além da dor (visível em cada esquina, em cada rua e em cada rosto) algo muito maior se impunha: uma força serena, quase obstinada, de seguir em frente.
O turismo é o ouro e diamante de Cabo Verde
Antes da independência, vinham turistas para Cabo Verde. Lembro-me que naquela altura não havia o chamado «Cais Acostável», no Porto da Praia. Os cruzeiros vinham e fundeavam lá fora: era através dos seus botes que os turistas desembarcavam na chamada «Ponte».
Considerar cargos caducados desrespeita a responsabilidade republicana dos seus titulares
A última sessão legislativa da actual legislatura inicia-se hoje 1 de Outubro sem que se vislumbre no horizonte próximo a resolução da situação dos órgãos externos ao parlamento. Eleitos em Abril de 2015 já ultrapassaram em mais de quatro anos os órgãos com mandatos de seis anos (Comissão Nacional de Eleições, Comissão de Protecção de Dados e a Autoridade Reguladora para a Comunicação Social) e em um ano o Tribunal Constitucional no seu mandato de nove anos.
Reflexões sobre património e desenvolvimento urbano de Cabo Verde: O Urbanismo entre o Betão, o Alcatrão e o Basalto
Este tema articula-se com dois artigos anteriores que retomam algumas ideias debatidas em 2013 jornal online Liberal Online, no artigo intitulado Entre o Alcatrão e o Basalto, em três partes, hoje indisponíveis na internet pelo jornal ter desaparecido, mas que poderão ser disponibilizados a quem pretenda revisitá-los.
Constituição de Cabo Verde 33 anos a proteger a democracia, 33 anos a desafiar-nos para o futuro
"A Constituição pertence aos vivos, não aos mortos." - Thomas Jefferson
mais
homepage





