Notícias de Opinião

Não mais embalar o povo com estórias
Foi notícia no dia 12 de Setembro a declaração do presidente da república a tomar a data como “início das comemorações do centenário de Amílcar Cabral”. De imediato, a comunicação social pública surgiu na sua onda de costume a tecer loas à figura do líder do PAIGC e à luta de libertação na Guiné-Bissau secundada pela Fundação Amílcar Cabral a clamar por gratidão eterna dos cabo-verdianos para com os “libertadores”.

50 anos da Alemanha nas Nações Unidas
Há 50 anos, a 18 de setembro de 1973, dois Estados alemães aderiam em Nova Iorque, na margem do East River, à Organização das Nações Unidas. Esta adesão tornou-se efetiva com uma sucinta resolução da Assembleia Geral – mas foi tudo menos um mero ato de rotina diplomática.

Cimeira dos ODS: Alerta global para fazermos mais, melhor e mais rápido pelo Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo no mundo
Na semana que decorreu a Cimeira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2023 em Nova Iorque, convocada pelas Nações Unidas, é com grande entusiasmo que partilho tanto reflexões globais, pela esperança que trazem como as que emergiram dos compromissos da consulta nacional sobre os ODS, realizada em Cabo Verde, no dia 8 de setembro.

Dany Mariano e geração: irreverência musical e sonho, em formato de liberdade-concretizada
Desde miúdo que tenho em mim este universo (que não conheci ao vivo, mas de ir ouvindo através do meu pai o possível) que reinou em São Vicente, creio que centrado em Mindelo, de grupos que para mim soavam a diferença.

Acelerar o desenvolvimento com inovação e inclusão no digital
Na semana passada a transição para o digital mereceu atenção em vários fóruns do mundo como uma das grandes questões da actualidade. Na cimeira dos G20, no dia 9 de Setembro, a Índia, que presidiu o encontro, pôs o foco na necessidade da construção de uma Infraestrutura Digital Pública, DPI em inglês, que nas palavras do primeiro-ministro indiano Modi deve servir enquanto veículo de inovação e de inclusão como acelerador para se atingir os objectivos de desenvolvimento sustentável, ODS.

Rigor no exercício de funções gera confiança
Daron Acemoglu no seu famoso livro “Por que falham as Nações” procurou provar a importância das instituições na riqueza das nações. Quando são extractivas não incentivam as pessoas a conseguir mais educação e formação, a poupar e a investir, a inovar e adoptar novas tecnologias.

A emigração laboral não pode ser um desígnio!... É um alerta!
Tem vindo a causar alguma inquietação, com muitas interpelações ainda por se fazer, esta procura, esta vontade, este desejo explicitamente manifestado por muitos jovens de saírem de Cabo Verde, com rumo a Portugal. E estratagemas para o fazer têm sido vários conforme informação constante de vários órgãos da comunicação social.

Assegurar a integridade das actividades governamentais
O dia 1º de Agosto marcou o início da concessão por quarenta anos dos sete aeroportos e aeródromos de Cabo Verde. A Cabo Verde Airports, S.A. constituída pela Vinci e pela ANA substituiu a empresa estatal ASA na gestão dos aeroportos.

Eu também tenho um sonho
Estava eu a ler o discurso de Martin Luther King, Jr, «I have a dream», proferido a 28 de Agosto de 1963 (4 dias depois de eu nascer!), quando o escritório se encheu com o som de uma gargalhada maravilhosa que dá o toque de vida e felicidade neste escritório há já uns bons anos.

XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo: o reforço de um roteiro para o IILP e outras considerações
A Declaração Final da XIV Conferência de Chefes de Estado e Governo da CPLP, na qual, a convite da Presidência santomense, que se saúda, tivemos a honra de participar, para além de evidenciar a ampla e renovada dinâmica de concertação e de cooperação entre os países da CPLP, encerra para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) uma relevância particular, ao dedicar-lhe 4 dos seus pontos.

Região Metropolitana da Grande Praia (um Laboratório para a reorganização do Poder Local)
“O que importa não é conhecer o mundo, mas mudá-lo”, Frantz Fannon

Os pequenos estados insulares em desenvolvimento marcam encontro inter-regional na Praia para preparar a quarta Conferência Internacional (SIDS4)
A Assembleia Geral das Nações Unidas através da sua Resolução 77/245 de 30 de dezembro de 2022 decidiu convocar a IV Conferencia internacional sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento ou SIDS4, que irá ter lugar em maio de 2024 em Antígua & Barbuda, nas Caraíbas.

Política na silly season
Diz-se que o mês de Agosto até à rentrée política é em termos de notícias uma silly season, ou seja, um período de notícias frívolas que de algum modo capturam a atenção das pessoas. Na semana passada, depois dos grandes confrontos políticos que em Cabo Verde culminaram no debate sobre o estado da Nação em fins de Julho, entrou-se efectivamente numa silly season.

Lopes Talaia tem uma CABEÇA
#I# Quando a nossa inteligência é cintilante torna-se fácil abraçar as palavras e os verbos agregando sons e ritmos com a musicalidade igual à vida que é um jardim. Sei que no meio do jardim há sempre árvores da vida e árvores do conhecimento do Bem e do Mal (sem balanças do tempo) nas suas dimensões floridas para as colheitas nas primaveras da vida. Sei que a inteligência é liberdade como o ar. Diz-se também que ninguém repara quando é puro, mas asfixia-se quando é rarefeito. Muitas vezes não nos apercebemos disto!

Por uma política da verdade e de resultados
Do debate sobre o estado da Nação no dia 28 de Julho a primeira impressão com que se fica é das posições extremadas da situação e da oposição quanto à realidade actual e passada do país. Tal impressão não constitui propriamente uma surpresa. É expectável considerando o nível de polarização político-partidária existente no país.

Inteligência Artificial: o que significa para a juventude?
A juventude é um período de intensa exploração de oportunidades e potencial. É um tempo de grandes mudanças, à medida que as pessoas começam a descobrir quem são e qual o seu propósito de vida.

Zubikilla Spencer: mais do que cantautora, uma mulher-palco em viagens de emoções
Em dias onde há cada vez mais espaços para que a música seja materializável e com objectivos que não se restringem apenas aos do artista, Zubikilla Spencer mostrou de forma elevada, sentida e coerente que os objectivos da música são muito superiores – ou melhor – o maior de todos: a partilha.

Não ao desalento. Pelo crescimento
Nos tempos conturbados de hoje, marcados por incertezas e imprevistos diversos, o foco no crescimento económico é fundamental para se estar minimamente preparado para enfrentar crises de origem económica, climática e sanitária. Esta é uma recomendação que Cabo Verde, que segundo os últimos dados do INE, sofreu uma contracção de 20,3 % da sua economia em 2020 devido à Covid-19, uma das maiores entre os países do mundo, devia merecer a maior atenção de todos, em particular dos seus governantes e da totalidade da classe política. A pressionar o caso veio o memorando do Banco Mundial de 14 de Julho a alertar para o esgotamento do modelo de desenvolvimento do país que vem dando sinais de cansaço desde 2008.

Mésti manti ou mésti muda?
“… porque se bem considerado for tudo, sempre se encontrará alguma coisa que, parecendo virtude, praticada acarretará ruína, e alguma outra que, com aparência de vício, se seguida dará origem à segurança e ao bem-estar.” Nicolau Maquiavel

Transportes Marítimos em Cabo Verde desde a Independência do País – um pouco de História ou a Memória dos Factos
A independência de Cabo Verde, ocorrida há 48 anos, foi o corolário de um processo longo, que, ao que tudo indica, vinha consolidando, paulatinamente, no decurso da formação da identidade crioula das ilhas. Tanto é que, entendidos sobre a história destas ilhas defendem que, há mais de um século antes do 5 de julho de 1975, a nação estaria já pronta para receber o Estado. Sendo assim, entende-se as legítimas espectativas dos cabo-verdianos que doravante, assumiam diretamente os destinos e a responsabilidade do seu próprio país.
mais