Notícias de Opinião

A real leitura dos dados macroeconómicos em Cabo Verde
Ao concluir a licenciatura, qualquer aluno de Economia fica com uma confirmação irrefutável: qualquer teoria económica só é válida se for testada empiricamente. Num sentido mais lato, para além da economia, qualquer opinião só pode ser considerada relevante se estiver fundamentada em dados e factos. Caso contrário, não passa de uma opinião sentimental.

A Nova Ordem Mundial e os Investimentos Estrangeiros: os desafios de Cabo Verde
A Nova Ordem Mundial, marcada pelo regresso de Donal Trump ao poder nos Estados Unidos da América, EUA, pela consolidação da China como nova potência económica mundial, pela indefinição do fim da guerra na Ucrânia e pelas novas prioridades da União Europeia, EU, o investimento no domínio da defesa, traz novos desafios aos Investimentos Diretos Estrangeiros, IDE, como fonte de desenvolvimento, sobretudo nos chamados países do Sul que atravessam ainda sérios problemas de desenvolvimento.

Cabo Verde: Entre a Memória Oficial e a Verdade Histórica
Cinquenta Anos de Independência de Cabo Verde: Por uma Revisão Crítica do Legado não democrático

Com outra atitude os 50 anos podiam ter sido outros
O Banco Mundial no seu último relatório de actualização económica de Cabo Verde datado de 23 de Junho voltou a chamar a atenção para os riscos para o crescimento do país nos próximos anos. Referiu conflitos globais e regionais, possibilidade de alguma travagem na dinâmica da economia mundial, aumento de preços dos combustíveis e também mudanças climáticas que, além de secas, ainda incluem a elevação do nível médio do mar e prejuízos nas regiões costeiras, afectando directamente o turismo.

Uma Visão pelo Oceano - Um Despertar Global, uma Missão Nacional
Da UNOC3 à visão estratégica de Cabo Verde como Big Ocean State

Liberdade de Imprensa e Segredo de Justiça em Cabo Verde: Um Intrincado Equilíbrio Constitucional e Prático
Em Cabo Verde, tal como em qualquer Estado de Direito democrático, a relação entre a liberdade de imprensa e o segredo de justiça é um dos temas mais complexos e de contínuo debate no cenário jurídico e social.

Cuidar da imagem do parlamento reflecte-se na democracia
A última sessão da Assembleia Nacional, logo no primeiro dia de trabalho, foi palco de um espectáculo insólito à volta da substituição de deputados que acabou por prolongar-se por todo o período de manhã. Em causa estava como proceder para substituir deputados quando há suspensão de mandato ou há pedidos de substituição temporária e também como agir quando cessa a suspensão.

Texto de apresentação do livro de José Tomaz Veiga: Cabo Verde na Encruzilhada da Independência – Memórias de um tempo conturbado (Abril a Dezembro de 1974).
Agradeço ao meu amigo Zé Tomaz pelo convite, que muito me honra, e pela oportunidade que me dá para tecer algumas considerações sobre o conteúdo do seu livro, sem dúvida, uma reflexão retrospetiva acerca do intenso processo de luta pela independência de Cabo Verde em solo pátrio, nos oito meses que se seguiram ao golpe de Estado de 25 de abril de 1974, em Portugal.

Quatro ciclos e uma certeza: Cabo Verde quer mais
Em vésperas do dia 5 de julho — data que marca os 50 anos da independência nacional —, a dimensão e simbologia do momento obrigam-nos à reflexão: que Cabo Verde construímos em meio século? O que falhámos em tornar realidade? E, sobretudo, que país queremos para os próximos 50 anos?

África não precisa copiar a Europa, mas também não deve rejeitar o que funciona
Muitas vezes, no seio da intelectualidade africana, ouvimos discursos que rejeitam veementemente a ideia de seguir o "modelo europeu" de desenvolvimento.

Descartes e a Filosofia Moderna
A dúvida cartesiana não é céptica ou um ponto de chegada, mas uma etapa provisória ou metódica no caminho para o conhecimento

Crescer mais para não ter que partir
Na sexta-feira passada, 6 de Junho, o INE divulgou os dados do desemprego em Cabo Verde a descer para 8%, a partir de 10,3% em 2023. Ontem, 10 de Junho, o Banco Mundial actualizou em alta as previsões de crescimento do país para 2025 de 5,3% para 5,9%. Em 2024 o PIB cresceu 7,4 e a expectativa para 2026 é de continuar acima do potencial de crescimento podendo atingir 5,3% de acordo com os dados mais actuais do Banco Mundial.

Cabo Verde e as RUP da UE: Um ensaio contra-factual sobre escolhas históricas e oportunidades perdidas
Cinco décadas após a independência, impõe-se uma reavaliação crítica das suas implicações, particularmente no que se refere à viabilidade económica e à inserção regional de Cabo Verde.

Repensar a Educação - Ensino Privado: A Reinvenção Necessária
Homenagem ao Professor Júlio Nascimento Teixeira “Sr. Julinho” (Santo Antão, 1927 – 2020)

Orgulho Cabo-verdiano — Um povo maior que as suas ilhas
A nomeação do Dr. Artur Correia para o Conselho Executivo da Orga nização Mundial da Saúde (OMS) é mais do que uma distinção individual. É o reconhecimento internacional da competência, da dedicação e da excelência que tantos cabo-verdianos colocam ao serviço do bem comum. Aprovada pela Assembleia Geral da OMS, esta nomeação honra também o país que o propôs: Cabo Verde.

Populismo vive de problemas, não resolve problemas
A corrida para os extremos continua. No domingo passado, 1º de Junho, na Polónia, mais uma candidatura apoiada pela direita radical ganhou as eleições presidenciais. Tudo leva a crer que forças radicais em vários outros países não vão ficar por aí, particularmente quando, como no caso polaco, se tem o apoio explícito do movimento de Donald Trump (MAGA).

Cabo Verde e os 50 Anos da Independência: Entre Mitos, Silêncios e a Pluralidade da Memória
Uma reflexão crítica sobre a narrativa dominante e os caminhos esquecidos da história cabo-verdiana.

Eleições em Portugal: pistas valiosas para o nosso processo eleitoral
As recentes eleições legislativas em Portugal marcaram uma viragem política relevante. A vitória expressiva da Aliança Democrática, liderada pelo PSD, marca a consolidação do atual ciclo e lança um novo quadro político pintado com tons da hecatombe da esquerda e o fim do bipartidarismo tradicional, acompanhados por um crescimento expressivo da extrema-direita, o que coloca desafios sérios à estabilidade democrática, à governabilidade do país e o relacionamento com os PALOP.

África precisa superar o discurso de vítima para assumir o seu lugar no mundo
Nas últimas décadas, tem-se consolidado entre muitos intelectuais e activistas africanos um discurso reiterado de vitimização do continente. A narrativa é familiar: África é vítima do colonialismo, do imperialismo, do capitalismo global, das instituições financeiras internacionais e, sobretudo, da Europa. Ainda que esta visão assente em factos históricos inegáveis, ela revela-se limitada e até perigosa quando se torna o eixo central da identidade política africana e da sua posição no sistema internacional.

Liberdade e democracia garantem terreno seguro para construir prosperidade e combater a pobreza
Já está a compor-se o panorama para o confronto político nas legislativas no segundo trimestre de 2026. No domingo, 25 de Maio, Francisco Carvalho, actual presidente da câmara municipal da Praia foi eleito presidente do PAICV e certamente que será o candidato a primeiro-ministro. Do lado do MpD, ficou decidido numa reunião da direcção nacional, em Janeiro último, que o actual primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva procurará um terceiro mandato.
mais