Notícias de Opinião

Não se deixar apanhar pelo torvelinho das redes sociais
Cada vez mais os sentimentos de indignação e as manifestações de ressentimento que fazem vibrar as redes sociais e tornam certas matérias virais são absorvidos e amplificados pelos média tradicionais em particular a rádio e a televisão, acabando por condicionar todo o discurso na esfera pública.

Momentos de clarificação
Na última sessão da Assembleia Nacional finalmente houve votação para suspender o deputado Amadeu Oliveira preso há pouco mais de um ano e permitir o seu julgamento em três processos distintos de que é visado. Há meses que o assunto estava a arrastar-se no parlamento e em Abril acabou por ser agendado, mas depois foi adiado.

Um Caso Kafkiano: Ou Aplicação do Princípio de Dois Pesos e Duas Medidas?
“Nenhuma imposição será legítima, quaisquer que sejam as justificações para ela aduzidas, se não for eticamente fundada – i. é, se não puder fundamentar-se perante a pessoa moral”. Castanheira Neves, O Papel do Jurista no Nosso Tempo

Melhorar o estado da Nação
É crença geral que face à desgraça ou mesmo a situações complicadas o espírito de solidariedade dos cabo-verdianos vem ao de cima. Séculos de secas e fomes teriam criado esse reflexo que ao longo dos tempos e no limiar da sobrevivência tornou possível a emergência nas ilhas de uma sociedade com uma natureza, uma cultura e uma fisionomia própria. Seria de esperar que, perante as três crises da seca, da pandemia e da guerra de Ucrânia, que se conjugam e se reforçam numa ameaça quase existencial, tal reflexo ancestral se revelasse mais uma vez.

Estado da Nação: A Nação clama por compromissos!
“Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio é quando um atirador atinge o alvo que os outros não veem” Arthur Schopenhauer

É preciso fazer acontecer o Plano Nacional de Leitura
“… ocasionalmente, sob a influência da tentação, até mesmo o melhor entre nós adia os prazeres mais elevados em favor dos mais simples. Todos nós, por vezes, cedemos ao impulso da preguiça.” John Stuart Mill

Sem riscos não se constrói o futuro
Diz-se muito vezes, particularmente agora que a palavra resiliência entrou no discurso oficial e das organizações internacionais, que Cabo Verde é um país resiliente.

Tchá (Arlindo Fonseca): um exímio instrumentista cabo-verdiano e promotor da educação musical e intercultural em Portugal
Arlindo Fonseca, sobejamente conhecido pelo nome artístico Tchá Cagá, nasceu na ilha de São Vicente em 1958 e vive em Portugal há já alguns anos. Neste país lusófono o artista empreende diariamente várias atividades na área musical e na construção de instrumentos musicais.

Cabo Verde, nação resiliente e com sentido de futuro?
Já na segunda metade do ano 2022 e ainda não é claro qual irá ser o futuro próximo. As incertezas tendem a manter-se, mas com contornos nem sempre previsíveis. Logo nos primeiros dias do corrente ano, no início de Janeiro, com mais um surto do SARS-Cov-2 na variante Ómicron já se tinha que lidar com incertezas quanto à retoma da economia devido a constrangimentos nas viagens, no turismo e nas cadeias de abastecimento.

Um mundo de incertezas
Por esta razão, a estabilidade e a prosperidade das Nações estão em “stand by”. Consequentemente, o mundo vive momentos de escassez de alimentos, uma inflação galopante a nível planetário, um combate sem tréguas ao virus da Covid-19 e os efeitos devastadores do aquecimento global do planeta, um elevado risco para toda a humanidade.

Qual é o interesse do Estado em financiar corporações através do IDE?
É largamente consensual que o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) é umas fontes de financiamento mais importantes para a transformação da economia cabo-verdiana. Por isso, a promoção de politicas públicas para a atração do investimento, através da concessão de generosos incentivos aos investidores, em troca de contrapartidas de emprego e dos efeitos multiplicadores na economia tem sido uma aposta dos sucessivos governos.

Datas comemorativas devem reforçar o sentido do destino comum
Ontem, pelas comemorações dos 47 anos de independência nacional, repetiu-se o habitual. Foi proclamado o dia maior de Cabo Verde mesmo que para se conseguir o 5 de Julho teve-se que, primeiro, negar aos caboverdianos o direito à autodeterminação e logo a seguir submetê-los a um regime autocrático que duraria 15 anos.

O Liberalismo nos Costumes em Cabo Verde: entre a Tolerância Tácita e a Revolta conveniente!
“… a morabeza, a nossa morabeza, tinha uma espiritualidade muito própria da alma crioula; uma forma de ser e de estar que transmitia generosidade e inspirava confiança; um estilo peculiar que presenteava amabilidade e cativava quem a descobria.

In memoriam a Antero Simas: Gentes que fizeram de Dja de Sal uma ilha afortunada no plano musical
Uma amizade de décadas, associada à admiração que por ele nutria, leva-me a partilhar estes breves apontamentos sobre Antero Simas, na essência a sua dimensão enquanto músico e compositor, mas também enquanto membro de uma geração que conferiu superior visibilidade à Ilha do Sal no panorama musical nacional.

Salvar os oceanos e resolver o futuro
Na conferência sobre os oceanos que decorre em Lisboa ao longo desta semana até 1 de Julho representantes de todos os países do mundo reúnem-se para definir objectivos, traçar metas e encontrar vias para ultrapassar os males que hoje afligem os oceanos.

Tempo para reflexão
Eis que mais um ano se fecha no calendário histórico, 2022, já 47 afastados da data da independência de Cabo Verde, primeira pedra de uma edificação complexa, início de uma alquimia inédita visando a realização do sonho que permitiu o dia: afastar de vez o pesadelo de massivos corpos a apagar; perpetuar a chama do 5 de julho; tornar o quotidiano uma rotina prática; o rótulo de subproduto da construção de impérios, um símbolo de resistência; fazer da condição alforra uma soberania de facto.

Conceitos básicos sobre a Preservação do Património Cultural (II)
A diferença entre CONSERVAÇÃO e RESTAURAÇÃO possui um caráter essencialmente QUANTITATIVO e não QUALITATIVO, sendo a manutenção constante o meio para evitar intervenções mais incisivas.

Emergência económica e social também se aplica à segurança
Na segunda-feira quase sem aviso prévio o primeiro-ministro apareceu a declarar a situação de emergência social e económica de Cabo Verde.

Conceitos básicos sobre a Preservação do Património Cultural (I)
“Tivemos um período em que a tendência era apagar, ao ponto de haver uma ideologia de apagar o passado e de construir a prazo coisas que rapidamente desapareciam.”

[Re]cortes no Tempo: Centenário do nascimento do Professor Guilherme Chantre
Guilherme Dias Chantre nasceu em Chã de Pedras, na ilha de Santo Antão, no dia 25 de junho de 1922.¹
mais