Notícias de Opinião
Quando o céu chora, entendemos que o futuro exige coragem e acção
“O pior défice é o défice da indiferença.” – John F. Kennedy
15 Factos sociais apenas, que desmontam a actual corrente negacionista em Cabo Verde - Ronda 2
Dando seguimento ao meu artigo anterior, ilustrado por 22 indicadores económicos que desmontram toda a retórica prevalecente de que tudo vai mal em Cabo Verde,e, para ultimar essa ronda de publicações, eis os 14 sociais:
Mais atenção às parcerias estratégicas
Anteontem, 24 de Novembro, O Banco de Cabo Verde (BCV) comunicou asua decisão de “não se opor” ao projecto de aquisição de 59,81% dos direitos de voto e das acções do Banco Comercial do Atlântico(BCA) pela Coris Holding S.A., um grupo bancário da região da África Ocidental com sede no Burkina Faso.
Por Mais Mulheres no Parlamento, por uma Mulher Presidente da Assembleia Nacional
Eu, Lígia Dias Fonseca, mulher, mãe, advogada e cidadã de 62 anos, escrevo este manifesto movida pela urgência e justiça de ver mais mulheres nos espaços de tomada de decisão do nosso país. É tempo de os partidos políticos assumirem um compromisso real com a igualdade de género, designando mais mulheres para cargos elegíveis nas próximas eleições legislativas de 2026 e, sobretudo, apresentando candidatas para a presidência da Assembleia Nacional.
Em Reconhecimento da Centralidade do Oceano em Cabo Verde
Na primeira semana de Novembro, S. Vicente foi palco da 8ª Edição da Cabo Verde Ocean Week (CVOW), sob o lema “O Oceano Conecta Povos”. Este evento que vem sendo celebrado desde 2018, adquire cada vez mais maior protagonismo com a especial importância dada à centralidade do Oceano na salvaguarda e sustentabilidade dos recursos marinhos em Cabo Verde e, não só.
A Tutela Jurisdicional Efetiva em Cabo Verde: Entre a Constituição, a Omissão Legislativa e a Ironia do Contencioso Administrativo de 1983
A tutela jurisdicional efetiva constitui um dos pilares fundamentais do Estado de Direito Democrático. A doutrina clássica, representada por Cappelletti e Garth, identifica-a como o “direito de acesso à justiça e à proteção jurisdicional adequada”, isto é, o poder conferido ao cidadão de provocar o aparelho judicial para defesa de direitos subjetivos violados ou ameaçados.
No Arquipélago, a Distância não é só Mar
Cabo Verde sempre viveu de encontros: de ilhas que se procuram, de mares que se atravessam, de vozes que se misturam. Mas, quando se trata de pensar o país, vivemos ainda demasiado separados. Falta-nos diálogo. Falta-nos escuta. Falta-nos confiança na nossa própria voz. Num arquipélago, ninguém chega longe sozinho.
Cultura e Resiliência em Cabo Verde
Cabo Verde tem vivido, nos últimos meses, um conjunto de eventos climáticos extremos que provocaram perdas humanas e destruição em várias ilhas.
Cabo Verde não precisa de resgate: precisa é de mais sentido de responsabilidade da sua classe política
As chuvas torrenciais no Tarrafal, S. Miguel e Santa Cruz, que provocaram a morte de uma pessoa e estiveram na origem de perdas diversas de animais e de outros bens da população, também ainda causaram estragos consideráveis nas casas, nas propriedades agrícolas e nas infraestruturas rodoviárias e outras.
Mudanças Climáticas: São Vicente, Santiago Norte e Orçamento do Estado 2026
Se o clima mudou, a governação tem de acompanhar.
Cabo Verde na Encruzilhada Monetária: A importância do aumento das taxas de juro para a estabilidade macroeconómica
Nos últimos anos, Cabo Verde tem vindo a consolidar a sua integração na economia global, beneficiando de fluxos de capitais, comércio e investimentos que impulsionam o crescimento e a modernização da economia nacional. No entanto, esta abertura, em particular a liberdade total de circulação internacional de capitais, traz também importantes desafios para a gestão macroeconómica, nomeadamente no que diz respeito às políticas monetária e cambial.
“Aqui-d’ el-rei”!
Tão cedo, eu não esperava ter que voltar a comentar ou contestar declarações ou pronunciamentos públicos de Sua Excelência o Presidente da República (PR), correndo até o risco de faltar ao decoro, que é devido a tão ilustre dignatário.
A tragédia quotidiana do povo cubano e o discurso da cooperação técnica da embaixada de Cuba em Cabo Verde
Há dias em que as imagens falam mais alto do que qualquer discurso. As de novembro de 2025, que circulam nas redes sociais sobre a situação em Cuba são insuportáveis: idosos e crianças desnutridas a vasculhar lixo em busca de comida, hospitais e farmácias sem medicamentos, famílias sem luz nem água há dias, falecidos cujos familiares aguardam horas por transportes mortuórios que nunca chegam…. Sentimos um nó físico no estômago - não apenas de dor, mas de impotência e até de incredulidade. E, no entanto, nas notícias nos últimos dias em Cabo Verde, lia-se que o Embaixador de Cuba anunciou a possibilidade de ampliação da cooperação técnica com o nosso país nas áreas da agropecuária e da saúde. Uma pergunta impõe-se: como é possível oferecer o que não se tem?
Ultrapassar obstáculos e crescer mais para combater a pobreza
Em discussão está o Orçamento do Estado (OE) de 2026. Considerando que as legislativas vão se realizar entre abril e junho, trata-se de um OE que vai ser executado em grande medida na próxima legislatura e por outro governo, mesmo que seja da mesma cor política.
Esmiuçando (um pouco) a Inteligência Artificial
´Se uma máquina puder pensar, talvez pense de uma forma mais inteligente do que nós, e então qual será a nossa situação? ´ Alan Turing, 1951
Cabo Verde, Uma Data Island No Atlântico
Tenho acompanhado com especial atenção o impacto da Inteligência Artificial (IA) sobre a economia global. O tema fascina-me pela sua complexidade e pela oportunidade que representa para os países em desenvolvimento saltarem etapas e fazerem o leapfrogging que tantas vezes lhes foi negado por constrangimentos estruturais.
22 Factos Económicos apenas que desmontam a actual corrente negacionista em Cabo Verde - Ronda 1
Está-se a erguer uma forte corrente negacionista em Cabo Verde e na sua vasta diáspora, protagonizada pelo PAICV e pela UCID, dois partidos da oposição, com destaque para o primeiro, de que tudo vai mal, em termos de resultados de governação da presente legislatura encabeçada pelo Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva e suportada pelo Movimento para a Democracia (MPD), com o obejectivo de manchar as imagens dos actuais governantes, desacreditá-los, aos olhos do eleitorado, e, por essa via, tentar ser alternativa de governação, nas eleições legislativas de 2026.
Água - um recurso estratégico para o desenvolvimento sustentável
O tema, acima referido, vai ser desenvolvido com base no modelo de desenvolvimento sustentável, alicerçado em três pilares fundamentais, a saber, o desenvolvimento económico, a justiça social e a preservação ambiental.
Não se combate a pobreza abandonando o jogo democrático
Hoje fala-se muito na crise da democracia, mas contraditoriamente tende-se a fazer pouco para a conter ou inflectir. Em particular, os partidos políticos, personalidades políticas, académicos e comentadores dedicam muito tempo a lamentar e a discutir o declínio da democracia.
Maioria de Bloqueio à Maioria de Desbloqueio – A Urgência da Cláusula Decrescente
A República de Cabo Verde confronta-se com um cenário de profunda fragilidade institucional, traduzida na persistente incapacidade de renovar os mandatos dos titulares de órgãos de soberania e entidades cruciais. Esta estagnação política, que se arrasta para além do razoável, é mais do que um sinal de polarização, é uma crise constitucional que compromete as fundações do Estado de Direito e a plena autoridade das instituições democráticas.
mais
homepage






