Artigos sobre 5 de Julho
Traçar linhas vermelhas, uma prática potencialmente perigosa
O presidente da república no seu discurso do 5 de Julho fez um apelo à união e foi peremptório ao dizer que “face à turbulência do mundo actual e à velocidade das mudanças, só juntos conseguiremos manter este Cabo Verde de todos nós na rota do desenvolvimento, da modernidade”. É um apelo esperado considerando que o PR é constitucionalmente o garante da unidade da nação e do Estado. Infelizmente não é a imagem que actualmente projecta no país e na sociedade.
5 de Julho: Partidos pedem medidas que assegurem coesão social e unificação do mercado
O MpD aponta a luta contra a pobreza absoluta e extrema, o crescimento económico, a segurança do Estado e a justiça como áreas com ganhos assinaláveis nos últimos anos. O partido reconhece, contudo, que persistem desafios a nível da coesão social e unificação do mercado, particularmente no sector dos transportes internos.
5 de Julho: PR diz é preciso garantir todos os direitos dos cidadãos
A produção da água, os alimentos, energia renovável, a indústria farmacêutica, a efectivação dos transportes marítimos, a coesão territorial e a redução das assimetrias regionais. Eis algumas potencialidades, destacadas pelo Presidente da República, que devem ser aproveitadas com critério para impulsionar a economia de forma decisiva, 49 anos depois da independência.
49 anos de independência assinalado nas ilhas e na diáspora
Cabo Verde assinalar, hoje, 49 anos de independência com atividades no país, onde estará o Presidente da República, e junto da diáspora, com o primeiro-ministro nos EUA.
Cabo-verdianos almejam desenvolvimento mais “robusto” e qualidade de vida para todos
Cidadãos de diferentes gerações consideraram hoje que, após 49 anos de Independência, Cabo Verde continua a afirmar-se, porém, “não fossem rixas e interesses políticos”, poderia potenciar um desenvolvimento mais “robusto”, permitindo melhores condições de vida às pessoas.
Joana Rosa destaca ganhos e desafios no sector da Justiça nos 49 anos da independência
A ministra da Justiça, Joana Rosa, destacou, quinta-feira, na cidade da Praia, os ganhos “notáveis” no sector da Justiça, mas apontou que desafios ainda persistem, como a redução das pendências processuais, que são cruciais para o progresso futuro.
Pela continuidade da construção da independência
O 5 de Julho, Dia da Independência, aproxima-se e é já na sexta-feira. Em antecipação já está em marcha o que se tem feito ao longo dos 49 anos de país independente: aproveitar a data não para reforçar a unidade da comunidade político-nacional, mas fundamentalmente para prestar homenagem aos autoproclamados libertadores e à ditadura de quinze anos a que estão intrinsecamente ligados.
Edição 1179
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para a entrevista com Myrian Vieira, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Manuel d’Novas, Os Tubarões e outras personalidades condecorados por ocasião de 5 de Julho
No âmbito das comemorações do 49.º aniversário da Independência Nacional, Manuel d’Novas, Daniel Alberto Rendall Moreira Monteiro, Alcides Spencer Brito e o agrupamento musical 'Os Tubarões' serão condecorados em reconhecimento ao seu contributo cultural e histórico para a Nação.
5 de Julho, celebrar a República e a Democracia
Passados 48 anos após a independência nacional o 5 de Julho deve ser o dia em que a comunidade política nacional, enquanto república soberana, reafirma que as suas bases são a dignidade humana e a vontade popular. E que entre os seus objectivos fundamentais estão a inviolabilidade e a inalienabilidade dos direitos fundamentais, a igualdade de todos os cidadãos sem qualquer tipo de discriminação, a realização da democracia plena e de uma sociedade livre, justa e solidária, e ainda a criação de condições para a realização pessoal e participação efectiva de cada cidadão.
5 de Julho: Presidente da AN pede mais consensos
O presidente da Assembleia Nacional defendeu que Cabo Verde precisa de entendimentos duradouros em questões essenciais do desenvolvimento do país, e que esta união deve ser assumida como desígnio nacional.
Governo português saúda Cabo Verde pelo dia da independência
Ministério dos Negócios Estrangeiros usa Twitter para desejar “Feliz Dia da Independência, Cabo Verde”.
Datas comemorativas devem reforçar o sentido do destino comum
Ontem, pelas comemorações dos 47 anos de independência nacional, repetiu-se o habitual. Foi proclamado o dia maior de Cabo Verde mesmo que para se conseguir o 5 de Julho teve-se que, primeiro, negar aos caboverdianos o direito à autodeterminação e logo a seguir submetê-los a um regime autocrático que duraria 15 anos.
Edição 1075
O destaque principal da edição desta semana vai para o colóquio “Participação da Diáspora no Desenvolvimento de Cabo Verde”.
"Tal como no passado Cabo Verde saberá ultrapassar as adversidades", diz o Presidente da República
No discurso que hoje fez na Assembleia Nacional, durante as comemorações oficiais do 5 de Julho, o Presidente da República apelou a "um djunta mon" entre todos os cabo-verdianos para ultrapassar as dificuldades que o país enfrenta. MpD salientou avanços do país enquanto o PAICV aponta os desafios que Cabo Verde enfrenta. Para a UCID não é suficiente dizer que o 5 de Julho “foi o momento histórico”.
"5 de Julho é dia maior da histórica política contemporânea de Cabo Verde" – PR
O Presidente da República afirma que o 05 de Julho é o dia maior da histórica política contemporânea de Cabo Verde. José Maria Neves falava aos jornalistas, depois da deposição da coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, no âmbito das comemorações do 47º aniversário da Independência Nacional.
Ulisses destaca resiliência de Cabo Verde como país independente
O primeiro-ministro realça a resiliência e o percurso de Cabo Verde como país independente e pede aos cabo-verdianos que acreditem no futuro.
Livro “Arnaldo França uma obra conversável” será apresentado na Praia
O livro “Arnaldo França uma obra conversável” será lançado no dia 5 de Julho, na Cidade da Praia. Trata-se de um livro que traz uma compilação de toda a produção literária do poeta e ensaísta Arnaldo França.
Fragilidades
A fragilidade da democracia cabo-verdiana foi sentida como algo muito real nos últimos dias. Os discursos do dia 5 de Julho foram elucidativos a esse respeito em particular o discurso do presidente da república.
PR alerta para ameaças que pairam sobre a democracia
Jorge Carlos Fonseca alertou no seu discurso na cerimónia solene comemorativa do 46º aniversário da independência nacional e pediu combate aos ataques injustificados às instituições do Estado.
mais