Artigos sobre Carlos Lopes

PTS prepara nova largada à conquista de militantes e simpatizantes
O partido Pessoas Trabalho e Solidariedade (PTS), antigo Partido do Trabalho e da Solidariedade, liderado por Carlos Lopes, está a preparar-se para uma nova largada com o objectivo de agregar o máximo de militantes e simpatizantes.

Modelo e actor cabo-verdiano destaca-se nos palcos na Inglaterra
O cabo-verdiano Carlos Lopes tem se destacado enquanto modelo, actor e também influenciador, nos palcos da Inglaterra, onde reside actualmente, e pretende elevar o nome de Cabo Verde através das suas representações.

Edição 1081
A edição desta semana tem como manchete Um olhar sobre a Diplomacia Cabo-verdiana.

SITTHUR quer lay-off que mantenha pagamento em 70% e não 50%
O presidente do Sindicato dos Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR), Carlos Lopes, disse hoje esperar que o Governo e a Assembleia Nacional aprovem um lay-off que mantenha o pagamento dos trabalhadores na média dos 70% e não 50% como pretende a TACV.

Romeu di Lurdes eleito novo presidente do Partido do Trabalho e da Solidariedade
O novo presidente do Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), eleito hoje no congresso nacional do partido, reafirmou o compromisso de continuar a trabalhar para divulgar a estrutura para mais perto da comunidade.

SITTHUR considera “excessiva” previsão de saída de 207 trabalhadores da TACV
O SITTHUR considerou hoje de “excessiva e exagerada” a previsão de saída de 207 trabalhadores da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), mas promete diálogo para preservar o máximo de postos de trabalho possível.

SITHUR denuncia “abandono” dos trabalhadores da Cabo Verde Airlines
O Sindicato de Indústria, Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITHUR) acusa o Governo e a administração da Cabo Verde Airlines (CVA) de terem abandonado os trabalhadores da empresa. Em causa o atraso no pagamento de três meses de salário, denunciou hoje o secretário permanente do sindicato.

SITHUR pede mais três meses de apoio às empresas e reabertura imediata de fronteiras
O Sindicato de Indústria, Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITHUR) alerta para a possibilidade de despedimentos em massa no sector do turismo e restauração, caso não sejam adoptadas novas medidas de protecção, já a partir de 1 de Outubro, tendo em conta que o regime de ‘lay-off’ termina no dia 30 de Setembro. O secretário permanente do sindicato, Carlos Lopes, pede uma solução urgente, pelo menos para os próximos três meses.

SITTHUR pede explicações ao Governo sobre despedimentos na Cabo Verde Handling
O Sindicato de Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR) pediu hoje explicações ao Governo, no sentido de esclarecer se o Executivo deu aval positivo nos despedimentos dos trabalhadores da Cabo Verde Handling.

O princípio da zona livre de comércio em África
O ano económico de 2019 teve altos e baixos. O crescimento do país continuou, mas Cabo Verde também perdeu posições no ranking da competitividade. Eventos internacionais chamaram investidores de todos os cantos do mundo ao arquipélago, mas as condições laborais foram consideradas deficitárias. Já a nível continental, este foi o ano do início da grande revolução comercial em África, com a operacionalização da zona económica livre, a maior algum dia criada no mundo.

Mercado único africano vai ser benéfico, defende Carlos Lopes
Carlos Lopes, consultor, antigo secretário executivo da Comissão Económica da ONU, participou hoje numa conferência organizada pelo Instituto Pedro Pires e defendeu que o novo acordo de comércio livre vai dar uma nova força negocial ao continente.

Mobilidade na CPLP vai favorecer relações comerciais - Carlos Lopes
O antigo secretário-geral adjunto das Nações Unidas Carlos Lopes defendeu que a mobilidade no espaço lusófono permitiria "criar uma maior intimidade" entre os países e promover as relações económicas na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Próxima cimeira UE-África pode "carimbar novo acordo" entre continentes
O alto representante da União Africana para as parcerias com a Europa disse, em entrevista à Lusa, que a próxima cimeira União Europeia-África pode ser "um marco" nas relações entre os dois continentes ao "carimbar um novo acordo.

Desemprego é "desafio a resolver" - Pedro Lopes
O secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional disse terça-feira que o desemprego em Cabo Verde é um “desafio a resolver”, reconhecendo que neste momento “os dados são altos”.

SITTHUR quer aumento da percentagem de capital social destinada aos trabalhadores da TACV
O Sindicato dos Transportes, Telecomunicações Hotelaria e Turismo (SITTHUR) quer que seja aumentada a percentagem de acções da TACV a ser alienada aos trabalhadores, no âmbito do processo de privatização, posicionou-se hoje o sindicato.

SITTHUR preocupado com privatização da TACV sem a resolução de todos os pendentes
O Sindicato dos Transportes, Telecomunicações Hotelaria e Turismo (SITTHUR) está preocupado com o futuro dos trabalhadores da TACV, após a privatização e quando existem vários dossiers em aberto. Greve é uma possibilidade, admite o líder sindical.

Comunicação social e cultura em debate na Assembleia Nacional
Debate mensal com o governo foi pedido pelo MpD e centra-se nas políticas do governo para a Cultura e Comunicação Social. MpD e governo defendem sucesso das políticas implementadas, PAICV acusa ministro de ter um mau relacionamento com os jornalistas.

Recomendação para ouvir: Entre a academia e as raízes – a originalidade de Carlos Lopes
“Canta pa skeci”, é o nome do álbum do menino que saiu dos Picos aos 7 anos emigrando para França.

SITTHUR quer Código Laboral revisto em 2019
O Sindicato de Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR) defende uma revisão urgente do Código Laboral que entrou em vigor em 2016. Em causa, a perda e restrição de direitos dos trabalhadores ao longo dos anos.

Trabalhadores dos Correios em greve. Alguns serviços afectados
Os trabalhadores dos Correios de Cabo Verde (CCV) iniciaram hoje uma greve de dois dias. Em causa está a redução do subsídio de Natal de 100% para 60% do valor do salário. A adesão é diferente nos diferentes serviços e ilhas.
mais