Artigos sobre AfCFTA
Cabo Verde no top10 das economias da África subsariana, mas região enfrenta riscos elevados
Cabo Verde foi uma das economias que mais cresceu, este ano, na África subsaariana, mas para o resto da região as perspectivas continuam sombrias. A crescente instabilidade, o fraco crescimento das maiores economias da região e a incerteza persistente na economia global estão a afectar negativamente as projecções, de acordo com o último Africa’s Pulse do Banco Mundial. Segundo o relatório, há mesmo o risco dos anos 2015-2025 se transformarem numa “década perdida”.
Sector privado é fundamental para o acordo de livre comércio em África – UNECA
"O sector privado africano representa 80% da produção total, dois terços do investimento, e três quartos do crédito, e emprega 90% da população em idade activa", disse Stephen Karingi, director para a Integração Regional e Comércio na Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) durante a abertura de um Diálogo para a Prosperidade em África, em Acra, capital do Gana.
A política contra as dificuldades
Mobilidade. Dívida. Congressos partidários. Manifestações. Mudanças ministeriais. O ano político cabo-verdiano foi tudo menos monótono e fica ainda marcado pela condenação do ex-deputado Amadeu Oliveira a sete anos de prisão pelos crimes de atentado contra o Estado de direito e um dos crimes de ofensa a pessoa colectiva.
Acordo de livre comércio em África tem de beneficiar todos senão é rejeitado - secretariado
O líder do secretariado do acordo de livre comércio em África defendeu hoje que o acordo de livre comércio em África tem de beneficiar todos os sectores da população, sob pena de ser rejeitado pelos cidadãos e fomentar extremismos políticos.
Primeiro-ministro destaca importância da Área de Comércio Livre Continental Africana para Cabo Verde
O Primeiro-Ministro considerou este domingo que o Acordo de Criação da Área de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA) representa “uma oportunidade extraordinária” de Cabo Verde estar inserido em espaços económicos dinâmicos que permitam ao país o acesso e a atracção de investimentos e mercados.
Cabo Verde é o 41.º país do Acordo de Criação da Área de Comércio Livre Africana
Cabo Verde tornou-se o 41º Estado-membro a depositar o instrumento de ratificação do Acordo de Criação da Área de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), anunciou hoje a União Africana (UA).
Lusófonos pouco empenhados no acordo de comércio livre em África - estudo
Os países africanos lusófonos estão pouco empenhados na concretização do Acordo de Comércio Livre em África (AfCFTA, na sigla inglesa) e pouco preparados para o aplicar, com São Tomé e Príncipe a ser a excepção positiva, revela um estudo. Cabo Verde é dos menos empenhados e fica em 52º lugar, em 55 países, no compromisso com a inciativa.
O princípio da zona livre de comércio em África
O ano económico de 2019 teve altos e baixos. O crescimento do país continuou, mas Cabo Verde também perdeu posições no ranking da competitividade. Eventos internacionais chamaram investidores de todos os cantos do mundo ao arquipélago, mas as condições laborais foram consideradas deficitárias. Já a nível continental, este foi o ano do início da grande revolução comercial em África, com a operacionalização da zona económica livre, a maior algum dia criada no mundo.
Acordo de livre-comércio africano arranca hoje . Cabo Verde ratificará acordo em breve.
Chefes de Estado e representantes governamentais africanos reúnem-se hoje em Niamey, capital do Níger, para uma cimeira que marca o arranque oficial do Acordo de Livre-Comércio Continental Africano (AfCFTA, na sigla em inglês).
Zona de Comércio Livre em África perto de acontecer
No primeiro aniversário da assinatura do acordo de Kigali (21 de Março de 2018) a Etiópia tornou-se o 21º país a ratificar os instrumentos que instituem a Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA). Falta apenas mais um país sancionar o acordo para que o projecto possa arrancar.
mais