Artigos sobre África
“Registo civil e identidade legal continuam a ser desafio em África” - embaixador do ID4Africa
África continua a enfrentar grandes desafios no registo civil e na identificação dos cidadãos, uma realidade que limita o exercício da cidadania e o acesso a direitos básicos e a serviços essenciais. O alerta é de Juvenal Pereira, embaixador do ID4Africa.
Eleições em 11 paises africanos em 2026 testam democracia no continente
O Centro Africano de Estudos Estratégicos considera votações previstas um teste à resiliência democrática do continente, num contexto de conflitos armados, erosão do espaço cívico e controlo mediático
Terceira vaga da Democracia - Uma cronologia decisiva
O ano de 1989 marcou um ponto de viragem na história contemporânea, ao desencadear uma vaga de mudanças políticas que começou na Europa de Leste e rapidamente se repercutiu em África. O colapso dos regimes socialistas, tanto de inspiração comunista como nacionalista, redefiniu sistemas políticos, alianças internacionais e modelos de governação em dois continentes.
Menos de 20% dos danos por desastres naturais em África cobertos por seguros
Menos de um quinto dos danos causados por desastres naturais em África em 2025 estavam segurados, e em Moçambique, um dos países mais afetados neste continente, praticamente nenhuma perda estava coberta por seguros, segundo a resseguradora Munich RE.
África subsaariana acelera crescimento mas pobreza não diminui - Banco Mundial
O Banco Mundial prevê que a África subsaariana acelere o crescimento este ano, de 4% no ano passado para 4,3%, mas alertou que este "continua a ser inadequado" para reduzir a pobreza e criar emprego.
Jorge Carlos Fonseca alerta para "perigosa ilusão" de estabilidade através de regimes autocráticos em África
O ex-Presidente da República Jorge Carlos Fonseca alertou hoje que é uma “perigosa ilusão” acreditar que a paz, a estabilidade e o progresso em África podem ser alcançadas através de regimes autocráticos ou ditatoriais.
Retrospectiva 2025: Um ano de guerra e “paz fria”
O ano de 2025 fica marcado como um dos mais turbulentos e transformadores das últimas décadas. Confirmou-se a crise do multilateralismo, guerras continuaram a ceifar vidas, novas forças políticas emergiram com agendas radicais e novas lideranças alteraram o equilíbrio geopolítico mundial. Foi o ano em que o isolacionismo americano se tornou política concreta, moldando o comércio global e a gestão de crises humanitárias. Enquanto isso, o planeta continuou a girar entre crises climáticas, tensões e os protestos da geração Z. Um ano intenso e complexo, em que, entre uma militarização crescente, ganhou força a expressão "paz fria", ou seja, nem guerra declarada, nem confiança restaurada.
Rússia-África: Novos horizontes para velhos amigos
Um importante evento político terá lugar em breve no Cairo: os chefes e altos representantes dos ministérios dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia e dos Estados africanos reunir-se-ão na acolhedora capital egípcia para avaliar o estado das relações russo-africanas e definir as suas perspectivas de desenvolvimento.
TAP eleita Companhia Aérea Líder Mundial a voar para a América do Sul e África
Eleição decorreu nos World Travel Awards, distinções refletem “a dedicação à construção de ligações fortes” com aqueles destinos
94% dos casos globais de malária em 2024 foram registados em África
A região africana da Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou 265 milhões de casos de malária em 2024, o que representa 94% do número global, anunciou hoje a agência da ONU num relatório.
OMS - Uma em cada três mulheres vive com a marca da violência
Uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual. Em Cabo Verde, uma em cada seis mulheres (17.3%) já sofreram agressões, um número abaixo da média, mas ainda preocupante. A cada ano, a realidade mundial muda apenas 0,2%. Perante a estagnação, a OMS apresenta um novo guia de prevenção, mas alerta: sem mais dinheiro e vontade política, 2030 chegará sem mudanças reais.
"Guerra voltou à Europa". Parceria com África é investimento na segurança
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou hoje que "a guerra regressou à Europa" e destacou que a parceria entre a União Europeia e África constitui também "um investimento na segurança europeia".
Presidente do Conselho Europeu destaca importância de África em vésperas do G20 em Joanesburgo
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse hoje que a organização, pela primeira vez, de uma cimeira do G20 em África é um sinal da importância crescente do continente.
Cabo Verde, Uma Data Island No Atlântico
Tenho acompanhado com especial atenção o impacto da Inteligência Artificial (IA) sobre a economia global. O tema fascina-me pela sua complexidade e pela oportunidade que representa para os países em desenvolvimento saltarem etapas e fazerem o leapfrogging que tantas vezes lhes foi negado por constrangimentos estruturais.
Reformas e comércio sustentam melhores 'ratings' na África subsaariana - Fitch
A agência de notação financeira Fitch Ratings disse hoje que o ímpeto reformista e o enquadramento do comércio internacional sustentam um momento positivo para os países da África subsaariana, apesar dos desafios que estas economias enfrentam.
Programa Global para a Agricultura e BAD mobilizam 200 milhões de dólares para reforçar a segurança alimentar em África
O Programa Global para a Agricultura e a Segurança Alimentar (GAFSP) anunciou a primeira alocação da sua nova janela de financiamento do setor privado ao Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no valor de 14 milhões de dólares. O objetivo é desbloquear 200 milhões de dólares em investimentos do setor privado para melhorar a segurança alimentar em países africanos de baixo rendimento.
Tarrafal acolhe a 1.ª edição do Seminário Internacional Ler: África-Ibero-América em Novembro
De 13 a 16 de Novembro de 2025, o Tarrafal, na ilha de Santiago, será palco da 1.ª edição do Seminário Internacional Ler: África-Ibero-América, um evento que pretende celebrar a leitura, o livro e o diálogo entre culturas de quatro continentes. A iniciativa é promovida pelo músico, escritor e ex-ministro da Cultura Mário Lúcio Sousa, natural da cidade anfitriã.
Investigador destaca Cabo Verde como exceção entre as ex-colónias portuguesas em África
O investigador Fernando Jorge Cardoso considera que a maioria das antigas colónias portuguesas em África, com exceção de Cabo Verde, “tarda em dar passos decisivos em frente” devido à fraca qualidade da governação.
África cresce, mas não se desenvolve: a realidade por trás dos números
Nos últimos dez anos, África registou uma taxa média de crescimento económico de 3,8%, acima da média mundial, segundo o African Economic Outlook 2024, do Banco Africano de Desenvolvimento. Para 2025, a previsão é ainda mais otimista: mais de 4%.
Cabo Verde actualiza plano de contingência para identificar rapidamente casos de Mpox
O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, garantiu que o país já tem um plano de contingência actualizado para lidar com a eventual introdução do vírus Mpox e sublinhou a necessidade de reforçar a vigilância sanitária, sobretudo nas fronteiras aéreas e marítimas, após o Senegal ter confirmado a presença da doença.
mais
homepage





