Artigos sobre Africa

ONU estima que PIB de África cresça 4% em 2023 e 3,8% em 2024
O Produto Interno Bruto (PIB) do continente africano deverá crescer 4% este ano e 3,8% em 2024, previu a Organização das Nações Unidas (ONU) num relatório hoje divulgado.

Falta de peso político e económico condicionam desenvolvimento e crescimento de África
África carece ainda de peso político e económico para, somente pelos seus próprios meios, se desenvolver e crescer economicamente, defendeu hoje Jakkie Cilliers, fundador e ex-diretor executivo do Instituto de Estudos de Segurança (ISS, na sigla em inglês).

Asiáticos e africanos da sub-região são os que se sentem menos integrados em Cabo Verde
A população estrangeira e imigrante que tem como origem a CEDEAO é igualmente a que se sente mais discriminada. Conhecer as características culturais e de integração dos estrangeiros e imigrantes, era um dos objectivos do projecto, além de pretender traçar o perfil sociodemográfico dos estrangeiros/imigrantes e os membros do respectivo agregado familiar; analisar o perfil laboral e a condição económica das comunidades estrangeiras e imigrantes residentes em Cabo Verde; conhecer as condições de habitabilidade, conforto e bens disponíveis; e avaliar a informação relativa à sua entrada e permanência no país.

“Um acórdão do Tribunal da CEDEAO, ainda que não executado, tem impacto” - Januária Costa, Juíza
Depois de um mandato de quatro anos como juíza do Tribunal da CEDEAO, Januária Costa regressou a Cabo Verde. Na bagagem, uma experiência pessoal enriquecedora, que agora será posta ao serviço da justiça nacional, e um conhecimento aprofundado daquela instituição comunitária e seu impacto na sub-região. Em conversa com o Expresso das Ilhas, a magistrada explica os desafios e ganhos deste Tribunal e sua importância na África Ocidental. Da parte de Cabo Verde, praticamente não há casos entrados (até hoje apenas houve um) o que mostra, por um lado, o desinteresse e visão apartada sobre a sub-região, mas também, por outro lado, confiança na Justiça cabo-verdiana como garante do respeito pelos Direitos Humanos.

Especialistas querem transição energética justa em África
Energia limpa e acessível, parcerias para desbloquear e aumentar o financiamento, eliminação da pobreza energética no continente. Estes são alguns dos passos para melhorar a vida das 600 milhões de pessoas que ainda estão sem acesso à energia e para construir uma economia mais sustentável. Cabo Verde também trabalha para acelerar a transição energética.

Mo Ibrahim decepcionado com falta de atenção da COP27 a África
O empresário e filantropo Mo Ibrahim considerou a conferência climática COP27 “uma desilusão”, que deu pouca atenção a África, apesar da vulnerabilidade do continente perante as alterações climáticas e potencial para ajudar na transição energética.

Cabo Verde precisa diversificar economia e desenvolver um nível mínimo de actividade industrial – director nacional
O director Nacional da Indústria considerou esta quinta-feira que a África tem ficado para trás em termos de desenvolvimento industrial, afirmando que há um consenso de que Cabo Verde precisa diversificar e desenvolver um nível mínimo de actividade industrial.

Abrandamento global da economia estagna crescimento de África – Oxford Economics
A consultora Oxford Economics Africa considera que o abrandamento da economia global neste ano e em 2023 vai fazer com que a expansão económica em África baixe de 3,1%, este ano, para 2,9% em 2023.

Industrialização é a melhor maneira de transformar economias, diz UNECA
O secretário-executivo interino da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) disse hoje, na véspera da cimeira da União Africana, que a industrialização é o melhor canal para a transformação estrutural das economias.

Aposta africana em cadeias de valor regionais "fundamental" para enfrentar novos choques - OCDE
A aposta dos países africanos em cadeias de valor regionais é "fundamental para acelerar" as respectivas indústrias transformadoras e "melhorar a resiliência das economias aos impactos das crises globais", aponta um relatório da OCDE hoje apresentado em Lisboa.

UNECA alerta que aumento da dívida dificulta recuperação das economias
A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) considerou, este sábado, que o aumento da dívida face ao PIB, de 57% em 2019, para 66% este ano, está a dificultar a recuperação das economias africanas.

PR distinguido com o Grande Prémio MEDays 2022
O Presidente da República, José Maria Neves, foi distinguido, este sábado, com o Grande Prémio MEDays 2022, do Instituto Amadeus, com sede em Marrocos. O chefe de Estado considera que o prémio é um tributo à resiliência do povo cabo-verdiano.

Web Summit chegará a África em 2025 ou 2026
O co-fundador e presidente executivo da Web Summmit anunciou hoje que o evento tecnológico chegará a África dentro de três a quatro anos, em 2025 ou 2026.

ONU afirma que risco de fome em África é "maior do que nunca"
O risco de fome em África, especialmente nos países subsarianos, é "maior do que nunca", advertiu o novo director-geral da Organização Internacional do Trabalho, Gilbert Houngbo, que renunciou hoje ao cargo de presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola.

Total de mortos nos confrontos intercomunitários na Nigéria sobe para 23
O total de mortos nos confrontos entre tribos de nómadas e pastores no estado nigeriano de Benue, no sudeste do país, subiu para 23, confirmaram fontes locais.

Europa vira-se para África para diversificar fornecimento de gás
Os países europeus estão a olhar para o gás africano com renovado interesse, principalmente depois da invasão da Ucrânia pela Rússia.

123 milhões de pessoas em África correm risco de morrer à fome
O chefe de divisão no Departamento Africano do FMI disse este sábado que em três anos aumentou em cerca de 40 milhões de pessoas o número de africanos que podem morrer de fome.

África com quatro dos cinco países com níveis alarmantes de fome
Quatro dos cinco países com níveis alarmantes de fome estão situados no continente africano, nomeadamente o Chade, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Madagáscar, segundo o Índice Global da Fome (IGF), hoje divulgado.

Guerra na Ucrânia agravou fome em África, mas não é a causa principal
O acordo entre Rússia e Ucrânia para a exportação de cereais "é crítico" para os países ameaçados pela fome, mas a guerra não é a causa da actual crise alimentar em África, segundo a Cruz Vermelha Internacional.

Quase um terço dos países africanos impõe barreiras à educação de adolescentes mães ou grávidas
As jovens adolescentes grávidas enfrentam significativas barreiras legais e políticas para continuar a sua educação formal em quase um terço dos países africanos, de acordo com um relatório da organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch hoje divulgado.
mais