Artigos sobre África

África pede suspensão dos pagamentos da dívida por mais dois anos
Os ministros africanos das Finanças defenderam hoje um prolongamento da suspensão dos pagamentos da dívida por mais dois anos, um novo modelo para reestruturações de dívida e a emissão de novos Direitos Especiais de Saque.

51% da dívida dos países pobres é ao G7. Activistas querem perdão destes encargos
A Organização Não-Governamental Debt Justice defendeu, este domingo, que a reunião dos ministros das Finanças do G7 deve apelar ao perdão de dívida dos credores privados e salientou que metade dos pagamentos serão para os países do G7.

FMI diz que impacto da guerra é muito negativo e muito grave em África
O conselheiro do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alex Segura, disse hoje à Lusa que o impacto da guerra na Ucrânia é "muito negativo e muito grave em África", devido às vulnerabilidades já existentes.

O fator Mulher
Há uns anos, num encontro internacional sobre a situação da mulher em África, que decorreu no Mali, fiquei horrorizada, quase petrificada com os relatos que eram feitos sobre o uso das mulheres como armas de guerra.

Cabo Verde é um dos 15 países do mundo mais afectados pela pandemia
Entre as economias emergentes e as economias em desenvolvimento, o arquipélago está entre as nações que mais perderam economicamente por causa da Covid, com o PIB cabo-verdiano a ter uma queda de -14,8% em 2020. Na África subsaariana, só as Maurícias tiveram um resultado pior, com uma descida de -14,9% no produto interno bruto. Os números de 2021 já contam uma história diferente, mas a recuperação teve agora um abrandamento por causa da guerra na Ucrânia.

Cerca de 99% da população do planeta respira ar com poluição que excede os limites
África e Pacífico Ocidental têm níveis quase oito vezes mais elevados das partículas finas poluentes na atmosfera do que o recomendado pela agência das Nações Unidas. É na Europa que são mais baixos. A poluição atmosférica e as alterações climáticas são desafios gémeos, diz director da OMS.

FAO diz que mais de 281 milhões em África ficaram expostos à fome em 2021
Mais de 281 milhões de pessoas em África estavam expostas à fome em 2021, um aumento de 89,1 milhões de pessoas desde 2014, revelou hoje o director-geral adjunto e representante regional da FAO para África, Abebe Haile Gabriel.

Covid-19: Número real de infecções em África pode ser 97 vezes superior ao registado
O número real de infecções por SARS-CoV-2 em África pode ser até 97 vezes superior aos casos oficialmente registados, de acordo com um estudo divulgado hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Geólogos descobrem mais pistas sobre as duas “bolhas” gigantes no manto da Terra
A pesquisa concluiu que a bolha debaixo do continente africano é muito menos densa e mais instável do que a bolha que existe no Oceano Pacífico.

Cabo Verde tem de se “focar nos aceleradores necessários para desenvolver” a Economia Digital e a Economia Azul - Representante do Banco Mundial em Cabo Verde
Eneida Fernandes, representante do Banco Mundial em Cabo Verde, diz, nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, quais devem ser as apostas que o país deve fazer para sair, o mais depressa possível, da crise causada pela pandemia e regressar aos níveis de crescimento que registava em 2019. Quanto à guerra na Ucrânia, a representante do Banco Mundial afirma que os impactos já se estão a fazer sentir.

Quase 500 milhões de africanos vivem sem segurança da água
Quase 500 milhões de pessoas em África vivem sem segurança da água e apenas 13 dos 54 países do continente têm um “nível moderado” de segurança dos recursos hídricos e dos sistemas sanitários, revela um estudo hoje publicado.

O turismo e a diferença entre o crescimento e a estagnação
O turismo cabo-verdiano deve diversificar a oferta ou continuará vulnerável aos choques. Esta é uma das ideias defendida no estudo das Nações Unidas sobre o impacto do turismo no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde. Os outros dados reforçam o que já se sabia, através das informações fornecidas pelo INE: as ilhas com mais turismo têm um PIB maior, menos desemprego, menos pobreza e mais acesso aos serviços.

Uma em cada quatro mulheres já sofreu violência por parte dos companheiros
Um estudo envolvendo 161 países mostra que, em todo o mundo, 27% das mulheres já sofreram violência física ou sexual por parte dos seus parceiros em algum momento da sua vida. Com uma prevalência de 19%, Cabo Verde está abaixo da média mundial e, inclusive, da média europeia (20%). Porém, quando se vai ver apenas as mulheres que sofreram violência no último ano analisado (2018), o cenário cabo-verdiano é mais negativo.

Catorze de Fevereiro
Mil novecentos e sessenta e três. A guerra colonial e os seus muitos lados. Caos nas nossas cabeças. Incapacidade para definir, compreender ou aceitar interdições, proibições e conceitos absolutos.

Dez notas sobre Deflagrações de José Luís Hopffer C. Almada
Realizou-se no passado dia 17 de fevereiro na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) a apresentação da nova, aumentada e revista versão de Deflagrações, obra do Poeta e Ensaísta cabo-verdiano José Luís Hopffer C. Almada.

EUA pedem aos países africanos que condenem a invasão russa
Os EUA pediram hoje aos países africanos que condenem rotundamente a invasão russa da Ucrânia, um dia após 16 daqueles países se terem abstido ou votado contra uma resolução nesse sentido na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Conflito na Ucrânia terá impacto na relevância de África na ordem mundial
A guerra na Ucrânia está a mudar a ordem mundial rapidamente, o que poderá ter impacto na relevância de África no panorama global, concordaram esta segunda-feira vários especialistas, que sublinharam que os blocos europeu e africano têm interesse no multilateralismo.

Cimeira Europa- África: por uma Parceria Estratégica e Pragmática entre os dois continentes
Terminou a Cimeira Europa- África que decorreu em Bruxelas, Bélgica, nos dias 17 e 18 de fevereiro sob o lema «Um Novo Começo» entre a Europa e a África.

Não há espaço para complacência política
A crise global de saúde pública depressa escalou para uma crise económica mundial, a maior do século, que fez cair o crescimento e aumentar a pobreza. Os riscos de insegurança financeira subiram por causa da falta de transparência. O novo Relatório do Banco Mundial – Financiamento para uma recuperação equitativa – concentra-se nestes riscos económicos inter-relacionados que famílias, empresas, instituições financeiras e governos enfrentam como consequência da crise.

O Genocídio Ocultado – O tráfico negreiro árabo-muçulmano
Uma breve impressão de leitura. Tenho lido muitos livros sobre a escravatura.
mais