Artigos sobre África

África precisa de "reformas ousadas" para aumentar comércio interno
O comércio entre os países africanos só aumentará significativamente se os governos apostarem em "reformas ousadas" na indústria, produtividade e PME, conclui a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) num relatório sobre o tema.

Mais de 8.900 pessoas morreram nas rotas de migração no mundo em 2024
Pelo menos 8.938 pessoas morreram nas rotas de migração em todo o mundo em 2024, um número recorde, anunciou hoje a ONU, sublinhando que o número real é provavelmente muito maior.

Kirsty Coventry é primeira mulher e primeira africana eleita presidente do COI
A ex-nadadora olímpica do Zimbábue, Kirsty Coventry, foi eleita nesta quinta-feira, 20, a nova presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), tornando-se a primeira mulher e a primeira africana a assumir o comando da entidade. Coventry, de 41 anos, venceu a disputa entre sete candidatos na 144.ª Sessão do COI, realizada na Grécia, e sucederá Thomas Bach a partir de Junho de 2025.

Mindelo na lista de portos africanos de uso militar pela China
O Porto do Mindelo, em São Vicente, está entre os portos africanos que podem ser utilizados para fins militares pela China, de acordo com relatórios sobre a expansão da influência chinesa em infraestruturas portuárias no continente.

Presidente angolano quer sanções para promotores de conflitos em África
O presidente da União Africana (UA) defendeu hoje que os promotores de tensões e conflitos em África devem ser "desencorajados, responsabilizados e penalizados com sanções pesadas", considerando que o continente precisa de uma "arquitetura sólida de paz".

Costa espera que relações UE-União Africana "se estreitem"
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse terça-feira esperar que as relações da União Europeia (UE) com a União Africana (UA) "se possam estreitar ainda mais", dada a presidência angolana da organização que junta países africanos.

Corte no apoio norte-americano abre espaço à influência chinesa em África – analista
A decisão de Washington de cortar no apoio externo oferece uma oportunidade à China para incrementar a influência em África, afirmou à Lusa um analista, estabelecendo um paralelo com as doações feitas durante a pandemia.

Oito ex-líderes africanos lançam iniciativa para aliviar crise da dívida
Oito antigos líderes africanos lançaram hoje uma iniciativa para aliviar a crise da dívida que está a sufocar dezenas de países do continente e do sul global, enquanto crescem os apelos à reforma da arquitetura financeira mundial.

Humanos já viviam nas selvas africanas há 150 mil anos
Cientistas encontraram novas evidências de que os humanos viveram em florestas tropicais há pelo menos 150.000 anos em África, o lar da espécie humana, muito antes do que se pensava.

Covid-19 chegou a África há cinco anos com um impacto ainda por conhecer
O infecciologista Jorge Atouguia considera que uma vida mais passada no exterior e a juventude da população ajudaram África na luta contra a covid-19, que atingiu ao continente há cinco anos, com um impacto total ainda hoje desconhecido.

Cortes de financiamento dos EUA vão prejudicar os direitos humanos em África - estudo
Uma investigação do Instituto de Estudos de Segurança (ISS) indicou hoje que a suspensão das atividades da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) pode aumentar o risco das violações dos direitos humanos, nomeadamente em Moçambique.

Ministro sul-africano ameaça não enviar mais recursos naturais para EUA
O ministro dos Recursos Minerais sul-africano, Gwede Mantashe, declarou hoje que não serão enviados mais recursos naturais para os Estados Unidos se cessar o financiamento à nação africana, numa resposta ao Presidente norte-americano.

Conferência vai clarificar relações entre Vaticano II e África
Uma conferência internacional pretende clarificar as relações entre o Concílio Vaticano II e África com novos trabalhos de investigação, em Dezembro, na Praia, anunciaram hoje os promotores.

China diz que não haverá modernização do mundo sem a modernização de África
A China afirmou hoje que a recente visita a quatro países africanos do Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, foi “um sucesso” e declarou que “não haverá modernização do mundo sem a modernização de África”.

China diz ser "o parceiro mais fiável" de África na visita de Ano Novo
O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros saudou hoje a "amizade de longa data" entre África e o seu país, que descreveu como o "parceiro mais fiável" do continente, durante uma breve visita à Namíbia.

África alberga 590 dos 685 milhões de pessoas no mundo sem eletricidade
O continente africano é o lar de 590 milhões de pessoas sem electricidade, num total de 685 milhões a nível mundial, segundo um relatório da Câmara de Energia Africana sobre energia.

“Continuamos a esperar resultados diferentes, mas com os mesmos actores e as mesmas políticas”
Um mundo em ebulição, e um ano que se revela complicado para todos. Por cá, continuamos “a viver como se os problemas globais fossem algo distante” e a esperar resultados diferentes com os mesmos actores e práticas. A observação é de Manuel Brito-Semedo que escolhe a palavra incerteza para perspectivar 2025, numa entrevista em que também se passa em revista 2024.

Ano de 2025 vai exigir muita serenidade e responsabilidade
O ano de 2024, que hora finda, mostrou-se rico em mudanças que poderão vir a revelar-se prenhes de consequências para os anos vindouros. Em particular, na economia e na geopolítica global, as alterações no quadro existente há várias décadas, caracterizado por uma ordem liberal nas relações comerciais e pela posição hegemónica dos Estados Unidos, vão continuar a aprofundar-se. A invasão da Ucrânia e o prolongamento do impasse na guerra tendem a incentivar outras tentativas de ganho territorial via agressão militar. As tensões comerciais entre a China e os EUA, no âmbito de uma competição estratégica, podem reconfigurar as cadeias de valor e de abastecimento, acelerando um processo de desglobalização.

Sobe para 79 o número de mortos na RDCongo por doença desconhecida
O número de mortos devido a "uma doença de origem desconhecida", detetada desde 24 de Outubro no oeste da República Democrática do Congo (RDCongo), subiu de 67 para 79, informou hoje o Governo.

África continua a registar as mais elevadas taxas de femicídio do mundo
África continua a registar as mais elevadas taxas de femicídio cometido por parceiros íntimos e familiares, tendo contabilizado cerca de 21.700 vítimas em 2023, de acordo com um relatório hoje divulgado pelas Nações Unidas.
mais