Artigos sobre Repórteres sem Fronteiras

Liberdade de imprensa e outras liberdades, direitos e garantias têm sofrido graves atropelos - PAICV
O PAICV afirmou hoje que a liberdade de imprensa, bem como outras liberdades como a de expressão, direitos e garantias plasmadas na Constituição da República têm sofrido graves atropelos.

Liberdade de imprensa é direito fundamental, mas está mais ameaçada que nunca
A liberdade de expressão enquanto chave para o respeito de todos os outros direitos foi o mote para as celebrações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Jornalismo continua a ser necessário, mas está em risco.

PR recomenda que liberdade de imprensa seja assumida como um desígnio nacional
José Maria Neves defendeu hoje que Cabo Verde tem condições para ir “muito mais longe” na questão da liberdade de imprensa. O chefe de Estado recomendou que a liberdade de imprensa seja assumida por todos como um desígnio nacional, dado a sua importância no quadro global do respeito pela dignidade da pessoa humana, da modernização e da construção da prosperidade do país.

Governo garante que não existe nenhuma interferência no trabalho jornalistíco
O Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro, Lourenço Lopes, garantiu hoje que não existe nenhuma interferência do Governo na linha editorial nem dos órgãos públicos, nem dos órgãos privados.

Pela liberdade de imprensa
Comemora-se, hoje, 3 de Maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, uma data que deve focar a atenção de todos no que há de mais essencial para se garantir liberdade e democracia. Ter essa garantia significa que, como disse James Madison, “o povo não será privado ou abreviado de seu direito de falar ou publicar seus sentimentos” e que não será coarctada “a liberdade de criticar e se opor ao governo”, como bem lembrou George Orwell.

Cabo Verde sobe três lugares no índice da liberdade de imprensa da Repórteres Sem Fronteiras
Cabo Verde subiu três posições no índice da liberdade de imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), hoje divulgado, ou seja, da anterior 36.ª posição, encontra-se agora na 33.ª.

RSF avisam que Sahel pode tornar-se numa zona sem informação livre
A organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) denunciou hoje os perigos crescentes para os jornalistas que trabalham nos países do Sahel e advertiu que a região está a tornar-se uma "zona sem informação livre".

Repórteres Sem Fronteiras conta 533 jornalistas detidos este ano, num recorde mundial
A organização não-governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF) indicou hoje que 533 jornalistas foram detidos, este ano, em todo o mundo, um número que representa um novo máximo.

Partidos com opiniões diferentes sobre o ranking dos RSF
Se para o PAICV a queda de Cabo Verde no índice da classificação dos Repórteres Sem Fronteira (RSF) é sinónimo de que o a actual maioria" lida mal" com a liberdade de imprensa, para o MpD o mesmo é consequência de “uma má compreensão do contexto” e “uma leitura errada da realidade”. Para a UCID, entretanto, a queda é um dado que deve ser analisado com um espírito crítico visando sempre a melhoria desta liberdade

Liberdade de Imprensa em Cabo Verde: (o Relatório dos Reporteres Sem Fronteiras)
“A liberdade de imprensa é a possibilidade efetiva dos jornalistas, como indivíduos e como coletivos, selecionarem, produzirem e divulgarem informações de interesse geral, independentemente de interferências políticas, econômicas, jurídicas e sociais, e sem ameaça à sua segurança física e mental.” Repórteres Sem Fronteiras

Cabo Verde perde dois lugares no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa
Cabo Verde desceu para o 27º lugar do Índice Mundial da Liberdade de Imprensa elaborado pelos Repórteres Sem Fronteiras. Entre países lusófonos o melhor classificado é Portugal (9º) e o pior é o Brasil (111º)

50 jornalistas mortos em 2020, cada vez mais em zonas de paz
Este ano foram mortos 50 jornalistas e quase sete em cada 10 em países em paz e não em zonas de guerra, indicou a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) no seu relatório anual publicado hoje.

Durante o ano de 2020, 387 Jornalistas foram presos em todo o mundo
Desde Janeiro foram presos 387 jornalistas em todo o mundo, um número que se manteve inalterado durante a maior parte do ano apesar do aumento das prisões arbitrárias ligadas à crise sanitária, conforme o relatório da organização Repórteres Sem Fronteiras.

Número de jornalistas mortos no valor mais baixo desde 2003
Um total de 49 jornalistas foram mortos durante 2019, revelou este mês a Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De acordo com a organização, o número é "historicamente baixo", representando uma queda de 44% em relação a 2018.

Khashoggi. ONU, Amnistia e Repórteres Sem Fronteiras contra decisão da justiça saudita
As organizações Amnistia Internacional, ONU e Repórteres sem Fronteiras criticaram esta segunda-feira a Justiça saudita pelas cinco condenações à morte pelo assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, e por afastar as acusações ao príncipe herdeiro e a um conselheiro.

Quarenta e nove jornalistas mortos no mundo em 2019
Quarenta e nove jornalistas foram mortos em todo o mundo em 2019, o número mais baixo dos últimos 16 anos, segundo o relatório anual da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Cabo Verde sobe quatro posições no ranking da liberdade de imprensa
Cabo Verde melhorou a sua posição no Ranking da Liberdade de Imprensa organizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). De 29º em 2018, Cabo Verde passou para 25º, em 2019. Código de ética e conduta da RTC denunciado como entrave. Desenvolvimento dos media privados continua a ser "limitado por um mercado publicitário restrito".

Repórteres Sem Fronteiras dizem que início de 2018 foi "negro" com 47 jornalistas assassinados
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) alertaram hoje que o começo de 2018 foi "negro" para os media, com 47 jornalistas e colaboradores assassinados no primeiro semestre, nomeadamente no Afeganistão, com 11 mortes, e na Síria, com sete.

José Maria Neves aconselha desgovernamentalização dos órgãos dirigentes da Comunicação Social
Desgovernamentalizar a nomeação dos órgãos dirigentes da comunicação social pública é para José Maria Neves uma das iniciativas que deve ser retomada pelo executivo do seu sucessor na promoção da liberdade de imprensa.

Ranking de Liberdade de Imprensa confirma sinais - oposição
O PAICV afirma que a recente avaliação da Repórteres Sem Fronteiras confirma a degradação dos sinais de liberdade de imprensa em Cabo Verde. A posição foi defendida hoje, no parlamento, pelo deputado Rui Semedo, que exorta o executivo a mudar de caminho.
mais