Artigos sobre imprensa

Trump determina cortes no financiamento da rádio e da televisão públicas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira à noite uma ordem executiva com o objetivo de cortar os subsídios públicos à rádio e à televisão públicas, a NPR e a PBS, acusando as emissoras de parcialidade.

"Subida no ranking da imprensa é conquista da sociedade"- Lourenço Lopes
O secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro, Lourenço Lopes, considerou que a subida de Cabo Verde no ranking mundial da liberdade de imprensa, se trata de uma conquista de toda a sociedade.

AJOC afirma que apesar da subida no ranking da liberdade de imprensa, ainda há problemas por resolver
O presidente da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), Geremias Furtado, diz-se satisfeito com a subida de Cabo Verde no ranking da liberdade de imprensa divulgado pelos Repórteres Sem Fronteiras, mas sublinha que ainda há problemas por resolver no sector.

Trump quer reduzir imprensa na Casa Branca em prol de "independentes"
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tenciona reduzir o peso dos jornalistas dos meios tradicionais na sala de imprensa da Casa Branca e dar mais presença a repórteres "independentes", anunciou o filho Donald Trump Jr.

AJOC condena agressões a jornalistas em Bissau
A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) repudiou as agressões perpetradas pela Polícia de Intervenção Rápida contra jornalistas em Bissau.

Governo reúne-se com os órgãos de comunicação social privados
O governo realizou hoje uma mesa redonda com os órgãos de comunicação social privados para discutir o decreto-lei sobre a publicidade institucional e o estatuto de utilidade pública. O evento contou com a presença de diversas entidades do sector e foi considerado um marco importante para a comunicação social privada no país.

Argentina: Governo de Milei suspende temporariamente 'sites' e redes sociais
O Governo do Presidente argentino, Javier Milei, suspendeu temporariamente os 'sites' e as redes sociais dos meios de comunicação públicos da Argentina, informaram hoje fontes oficiais.

Libertado jornalista nigeriano Daniel Ojukwu após detenção de 10 dias
O jornalista nigeriano Daniel Ojukwu foi hoje libertado em Abuja, após ter estado detido durante 10 dias pela polícia, informou a Fundação para o Jornalismo de Investigação, para a qual o repórter trabalha.

Greve em agência noticiosa italiana por negócio ligado à extrema-direita
Os jornalistas da agência noticiosa italiana AGI convocaram uma greve para hoje e sexta-feira após rumores de venda a um grupo dirigido por um deputado de extrema-direita, que consideram que poderá comprometer a sua independência.

Federação Internacional de Jornalistas conta 94 jornalistas mortos desde Janeiro com maioria em Gaza
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) contabilizou 94 jornalistas mortos até agora em 2023, a maioria na guerra Israel-Hamas, que vitimou mais profissionais do que qualquer outro conflito em mais de 30 anos.

PAICV diz que liberdade de imprensa está ameaçada
O PAICV afirmou hoje que a liberdade de imprensa em Cabo Verde está ameaçada e aponta , como um dos factores a não transmissão da mensagem do fim do ano do Presidente da República na TCV. Rui Semedo acusou ainda o Governo de tentar instrumentalizar os órgãos públicos, manipular os jornalistas e de discriminar a imprensa privada.

Partidos com opiniões diferentes sobre o ranking dos RSF
Se para o PAICV a queda de Cabo Verde no índice da classificação dos Repórteres Sem Fronteira (RSF) é sinónimo de que o a actual maioria" lida mal" com a liberdade de imprensa, para o MpD o mesmo é consequência de “uma má compreensão do contexto” e “uma leitura errada da realidade”. Para a UCID, entretanto, a queda é um dado que deve ser analisado com um espírito crítico visando sempre a melhoria desta liberdade

Human Rights Watch acusa talibãs de "sufocarem" imprensa no Afeganistão
A Human Rights Watch (HRW) acusou hoje os talibãs de "sufocarem" os meios de comunicação no Afeganistão com uma série de restrições à liberdade de imprensa, impostas após terem tomado o poder, em meados de agosto.

Durante o ano de 2020, 387 Jornalistas foram presos em todo o mundo
Desde Janeiro foram presos 387 jornalistas em todo o mundo, um número que se manteve inalterado durante a maior parte do ano apesar do aumento das prisões arbitrárias ligadas à crise sanitária, conforme o relatório da organização Repórteres Sem Fronteiras.

Ninguém ganha com ataque aos mediadores
As manifestações quase periódicas de tensão entre o poder político, os jornalistas e os seus órgãos representativos vieram outra vez à tona na sequência das declarações do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas que tem sob a sua alçada o sector da comunicação social.
mais