Artigos sobre Jornalistas

Pelo menos 12 jornalistas foram mortos em 2022 na Ucrânia
Pelo menos 12 profissionais dos 'media' foram mortos no desempenho das suas funções durante o ano passado e no contexto da invasão russa da Ucrânia, avança o Conselho da Europa, num relatório hoje divulgado.

Jornalistas e profissionais da comunicação social com mais de 30 anos de serviço distinguidos pela AJOC
Cerca de 50 jornalistas e profissionais da comunicação social de órgãos públicos e privados com mais de 30 anos de carreira foram distinguidos pela AJOC, pelo contributo que deram na consolidação da comunicação social cabo-verdiana.

Kiev diz que já foram mortos 18 jornalistas desde o início da invasão
O governo ucraniano disse na segunda-feira que pelo menos 18 jornalistas tinham sido mortos no país desde que começou a invasão pela Federação Russa, em 24 de Fevereiro.

Cinco jornalistas mortos no primeiro mês de guerra na Ucrânia
As autoridades da Ucrânia registaram a morte de cinco jornalistas e 148 crimes contra repórteres e meios de comunicação social no primeiro mês de guerra, anunciou hoje um centro ucraniano sobre comunicação e informação.

Procurador-Geral da República diz que foco em caso envolvendo jornalistas “está mal direccionado”
O Procurador-Geral da República, Luís José Landim, disse que o foco no caso em que dois jornalistas e respectivos órgãos foram constituídos arguidos “está mal direccionado”, e deveria ser orientado para quem faz as leis no País.

Edição 1053
Esta semana o destaque principal do Expresso das Ilhas vai para a plataforma digital que o governo está a criar para agilizar negócios e financiamentos para as empresas.

Morreram 45 jornalistas no exercício das suas funções em 2021
Um total de 45 jornalistas morreram em 2021 no exercício da sua profissão, sendo o México o país mais perigoso do mundo para os repórteres, informou hoje, em Viena, o Instituto Internacional de Imprensa.

Talibãs reprimem repórteres durante protesto de mulheres em Cabul
Vários jornalistas foram espancados pelos talibãs na altura em que tentavam reportar uma manifestação de mulheres hoje no centro de Cabul, no Afeganistão.

RSF pede libertação imediata de 12 jornalistas detidos
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) apelou hoje para a libertação imediata de 12 jornalistas etíopes detidos, segundo esta, para "desencorajarem a reportagem independente sobre o conflito na região de Tigray".

Coligação de imprensa lança alerta sobre situação de jornalistas mulheres no mundo
A coligação internacional de meios de comunicação em defesa da liberdade de imprensa One Free Press Coalition divulgou hoje a sua lista de casos prioritários de jornalistas ameaçados, desta vez focada nas mulheres e incluindo uma assassinada.

Trinta e dois jornalistas mortos desde o início do ano
Pelo menos 32 jornalistas e colaboradores da imprensa foram mortos desde o início do ano, um número inferior ao de 2019, mas que continua a ser preocupante, disse hoje a organização não-governamental (ONG) Repórteres sem Fronteiras (RSF).

AJOC associa-se a apelo para o fim de hostilidades contra jornalistas em África
Associação de Jornalistas de Cabo Verde é uma das signatária da carta enviada à União Africana onde é pedida a "cessação imediata de hostilidades direccionadas contra jornalistas, uma prioridade máxima a fim de garantir a prática segura do jornalismo na África".

Quarenta e nove jornalistas mortos no mundo em 2019
Quarenta e nove jornalistas foram mortos em todo o mundo em 2019, o número mais baixo dos últimos 16 anos, segundo o relatório anual da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Ninguém ganha com ataque aos mediadores
As manifestações quase periódicas de tensão entre o poder político, os jornalistas e os seus órgãos representativos vieram outra vez à tona na sequência das declarações do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas que tem sob a sua alçada o sector da comunicação social.

“Abraão Vicente passou um atestado de incompetência aos jornalistas de órgãos privados” - AJOC
O Ministro Abraão Vicente, que tutela a comunicação social, passou um “atestado de incompetência” aos jornalistas que trabalham nos órgãos privados de comunicação social. É a reacção da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) à afirmação do ministro que disse, terça-feira, que mais de 50% das notícias dos outros jornais privados são notícias da Inforpress, muitas vezes sem nenhum esforço de reescrita e muitas vezes sem a necessária citação da fonte.

Destaques da edição 841
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com o Fogo: O Chão dos esquecidos. Todos os dias, cerca de 20 vulcões entram em erupção em algum lugar do mundo. Grande parte deles envolve tragédias humanas. Em Chã das Caldeiras, esse dia chegou a 23 de Novembro de 2014.
mais