Artigos sobre jornalistas

Libertados sete jornalistas turcos detidos por cobrir protestos em Istambul
Sete jornalistas turcos detidos na segunda-feira por cobrirem os protestos em Istambul contra a prisão do presidente da câmara local, Ekrem Imamoglu, principal rival político do chefe de Estado Recep Tayyip Erdogan, foram hoje libertados, embora provisoriamente.

Grupo de direitos humanos denuncia prisão de dez jornalistas na Turquia
A organização turca de defesa de direitos humanos MLSA denunciou hoje que dez jornalistas turcos foram detidos em Istambul e na cidade de Izmir.

RSF defendem criminalização agravada para assédio cibernético a mulheres
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) defendem a criminalização de certas formas de assédio cibernético no direito penal, considerando agravantes para os autores quando o alvo forem jornalistas mulheres e minorias de género, segundo o 'site' da ONG.

RSF estima que morreram pelo menos 155 jornalistas em Gaza em 14 meses
Mais de 155 jornalistas morreram na cobertura do conflito na Faixa de Gaza, estima a organização Repórteres Sem Fronteiras, que apresentou várias queixas contra Israel no Tribunal Penal Internacional (TPI), revelou hoje.

Berlim convoca embaixador russo após expulsão de jornalistas alemães
A Alemanha convocou o embaixador russo na sequência da expulsão de dois jornalistas do canal público alemão ARD por Moscovo, anunciou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock.

Líbano queixa-se na ONU de ataques israelitas contra jornalistas
O Líbano apresentou hoje uma queixa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas contra os bombardeamentos israelitas contra jornalistas, na sequência da morte de três repórteres num ataque na sexta-feira no sul do país.

Pelo menos 128 jornalistas já morreram nos conflitos no Médio Oriente
Pelo menos 128 jornalistas foram mortos na guerra de Israel contra o Hamas e na ofensiva israelita contra o Hezbollah, além de 69 repórteres feitos prisioneiros este ano, declarou hoje o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).

Sindicato de jornalistas denuncia “intimidação e ameaça” à imprensa na Guiné-Bissau
Ameaça, intimidação, humilhação pública e apreensão. É este o ambiente laboral dos jornalistas na Guiné-Bissau, devido “a estratégia adoptada pelas autoridades” para colocar em causa a liberdade de imprensa, denunciou hoje o sindicato que representa a classe.

Organizações denunciam assassínio de mais de 100 jornalistas em Gaza
Sessenta organizações de jornalistas e de defesa dos direitos humanos pediram hoje aos líderes europeus que rompam o acordo de associação UE-Israel e exigiram medidas de clarificação das responsabilidades pelo assassínio de mais de uma centena de repórteres.

Rússia vai processar jornalistas de mais países por entrada em Kursk
A Rússia vai adoptar medidas de retaliação contra jornalistas de Espanha, França e Bélgica por terem entrado ilegalmente no seu território, na região de Kursk, palco da operação militar ucraniana, declarou hoje a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

LBC/FT: O que dizem os jornalistas?
O segundo dia da Sessão do GIABA foi dedicado à formação de cerca de 40 jornalistas dos 15 Estados-membros da CEDEAO. O momento permitiu consolidar conhecimentos, mas também partilhar experiências. Ismaël Ouedraogo, jornalista do Burkina Faso – o país mais afectado pelo terrorismo em 2023 – e Dominic Hlordzi, do Gana – país que lidera rankings das avaliações do GIABA– falam um pouco dos seus países, dos desafios que os jornalistas aí enfrentam na cobertura destas problemáticas e da sua participação neste evento do GIABA.

UE preocupada com detenções de opositores e jornalistas na Tunísia
A União Europeia (UE) disse hoje estar a acompanhar com preocupação a actual situação na Tunísia, onde foram recentemente feitas detenções simultâneas de várias personalidades da sociedade civil, jornalistas e políticos.

Ameaças, detenções e processos judiciais ameaçam liberdade de imprensa
Ameaças e intimidação, detenções, legislação restritiva ou processos judiciais abusivos são as novas formas de restringir a liberdade de imprensa, alertou hoje a plataforma do Conselho da Europa para proteção e segurança dos jornalistas.

Jornalistas alemães revelam planos da extrema-direita para expulsar estrangeiros
Membros do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que ocupa o segundo lugar nas sondagens alemãs, participaram numa reunião sobre a expulsão de estrangeiros do país, revelou hoje uma investigação jornalística.

UNESCO diz que 2023 foi "ano letal" para jornalistas em zonas de conflito
A morte de 65 jornalistas, 38 dos quais em zonas de conflito, levou a UNESCO a qualificar o ano de 2023 como letal, apesar da diminuição do número de vítimas na contagem absoluta face ao ano passado (88).

Menos jornalistas mortos em 2023, apesar de conflito entre Israel e Hamas
A organização Repórteres Sem Fronteiras disse hoje que, apesar de terem morrido 17 jornalistas no conflito entre Israel e o Hamas, o número de repórteres mortos no exercício de funções, em 2023, é o mais baixo desde 2002.

Federação Internacional de Jornalistas conta 94 jornalistas mortos desde Janeiro com maioria em Gaza
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) contabilizou 94 jornalistas mortos até agora em 2023, a maioria na guerra Israel-Hamas, que vitimou mais profissionais do que qualquer outro conflito em mais de 30 anos.

RSF avisam que Sahel pode tornar-se numa zona sem informação livre
A organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) denunciou hoje os perigos crescentes para os jornalistas que trabalham nos países do Sahel e advertiu que a região está a tornar-se uma "zona sem informação livre".

Pelo menos 12 jornalistas foram mortos em 2022 na Ucrânia
Pelo menos 12 profissionais dos 'media' foram mortos no desempenho das suas funções durante o ano passado e no contexto da invasão russa da Ucrânia, avança o Conselho da Europa, num relatório hoje divulgado.

Jornalistas e profissionais da comunicação social com mais de 30 anos de serviço distinguidos pela AJOC
Cerca de 50 jornalistas e profissionais da comunicação social de órgãos públicos e privados com mais de 30 anos de carreira foram distinguidos pela AJOC, pelo contributo que deram na consolidação da comunicação social cabo-verdiana.
mais