Artigos sobre Israel
Últimos corpos de palestinianos entregues por Israel com "sinais de tortura"
Alguns dos 15 corpos de palestinianos devolvidos por Israel na Faixa de Gaza, em troca do último refém israelita repatriado na semana passada, apresentavam "sinais de tortura", alegaram hoje as autoridades do território.
Primeiro-ministro israelita aceita integrar Conselho de Paz de Trump
O primeiro-ministro israelita aceitou o convite do Presidente dos Estados Unidos para integrar o Conselho de Paz, uma organização para trabalhar na resolução de conflitos mundiais, anunciou hoje o gabinete do líder de Israel.
ONU acusa Israel de demolição ilegal de complexo da UNRWA
A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) denunciou hoje um “ataque sem precedentes”, após Israel ter demolido edifícios na sede da organização em Jerusalém Oriental.
Irão ameaça retaliar contra EUA e Israel em caso de ataque norte-americano
O presidente do parlamento do Irão avisou hoje que os militares norte-americanos e Israel serão "alvos legítimos" caso de ataque por parte de Washington, tal como ameaçou o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Teerão ameaça retaliar em caso de eventual ataque dos EUA ou de Israel
O Irão indicou hoje que não quer confrontar-se com Israel nem com os Estados Unidos, mas que está pronto para ripostar caso o país seja novamente atacado, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros de Teerão.
Irão considera "ameaça" declarações de Trump e Netanyahu sobre protestos
O Irão considera como uma ameaça as declarações do presidente norte-americano e do primeiro-ministro israelita sobre os protestos em curso, adiantando que não tolerará que continuem sem resposta, segundo o chefe do exército iraniano.
Retrospectiva 2025: Um ano de guerra e “paz fria”
O ano de 2025 fica marcado como um dos mais turbulentos e transformadores das últimas décadas. Confirmou-se a crise do multilateralismo, guerras continuaram a ceifar vidas, novas forças políticas emergiram com agendas radicais e novas lideranças alteraram o equilíbrio geopolítico mundial. Foi o ano em que o isolacionismo americano se tornou política concreta, moldando o comércio global e a gestão de crises humanitárias. Enquanto isso, o planeta continuou a girar entre crises climáticas, tensões e os protestos da geração Z. Um ano intenso e complexo, em que, entre uma militarização crescente, ganhou força a expressão "paz fria", ou seja, nem guerra declarada, nem confiança restaurada.
Espanha pede retirada de 138 anúncios turísticos em colonatos de Israel
O Governo espanhol pediu hoje a sete plataformas de arrendamento de alojamentos turísticos para retirarem ou bloquearem de imediato para o mercado local anúncios de casas em territórios palestinianos ocupados por Israel, por serem ilegais.
Israel volta a atacar alvos do Hezbollah no sul do Líbano
As forças israelitas voltaram a atacar hoje no sul do Líbano, informou o exército de Telavive, que alegou ter visado dois elementos do grupo xiita libanês Hezbollah, apesar do cessar-fogo em vigor desde novembro do ano passado.
Hamas propõe "congelar" armamento em troca de trégua a longo prazo
Um dirigente do Hamas propôs hoje o congelamento do armamento do movimento em troca de uma trégua duradoura em Gaza, e mostrou-se aberto a uma força internacional de manutenção da paz na fronteira do território com Israel.
Israel anuncia a demissão de vários generais do Exército
O exército israelita anunciou no domingo à noite a demissão do Exército de vários generais que ocupavam posições-chave a 07 de Outubro de 2023, por não terem conseguido impedir o ataque do movimento islâmico palestiniano Hamas.
Israel justifica ataque contra soldados da ONU no Líbano com mau tempo
O exército israelita justificou um ataque hoje contra soldados da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) com más condições meteorológicas no local, que levaram a que os militares internacionais fossem confundidos com pessoas suspeitas.
"A política de Israel é clara. Não haverá Estado palestiniano"
O ministro da Defesa israelita afirmou hoje que "não haverá um Estado palestiniano" e que Israel manterá o controlo em Gaza, após outros ministros se manifestarem contra o apoio dos EUA a um projeto para a autodeterminação palestiniana.
Chefe do Estado-Maior israelita pede "investigação" sobre 7 de Outubro
O chefe do Estado-Maior israelita apelou hoje para que e faça uma "investigação sistémica" sobre o 07 de Outubro de 2023, numa altura em que o governo se recusa a estabelecer uma comissão nacional de inquérito.
Forças militares israelitas dispararam no sul de Gaza
Apesar do cessar-fogo assinado entre o governo de Israel e o Hamas, as forças militares israelitas bombardearam hoje a zona de Sheikh Nasser, em Khan Yunis, no sul de Gaza, através de carros de combate, disseram à Agência EFE fontes locais.
Pelo menos 97 palestinianos mortos e 230 feridos desde o cessar-fogo
Pelo menos 97 palestinianos foram mortos pelas forças israelitas e outros 230 ficaram feridos em Gaza desde que o cessar-fogo entrou em vigor em 10 de Outubro, afirmou o Governo do enclave, controlado pelo Hamas, na noite passada.
Camiões com ajuda para Gaza voltam ao Egito depois de ataque de Israel
Vários camiões com alimentos, material médico e de higiene regressaram ao lado egípcio da fronteira depois de Israel ter bombardeado a zona de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, avançou hoje o Crescente Vermelho Egípcio.
Israel bombardeia Faixa de Gaza alegando que Hamas atacou unidade militar
Israel lançou uma série de ataques aéreos contra a cidade de Rafah, na Faixa de Gaza, após acusar o Hamas de atacar uma unidade de engenharia militar, avançaram hoje fontes de segurança citadas pela imprensa israelita.
Hamas quer a libertação do político palestiniano Marwan Barghouthi
O Hamas exigiu hoje a libertação de Marwan Barghouthi, o prisioneiro palestiniano mais famoso, no âmbito das negociações indiretas com Israel sobre prisioneiros palestinianos a serem libertados em troca de reféns israelitas, segundo um meio de comunicação estatal egípcio.
Israel aprovou menos de metade das missões humanitárias em Gaza
Israel aprovou menos de metade dos mais de 8.000 pedidos para fornecer ajuda humanitária à população de Gaza desde o início da guerra no território palestiniano, há exatamente dois anos, denunciou hoje fonte da ONU.
mais
homepage





