Artigos sobre Ministro das Finanças

Edição 1097
Manchete, na edição desta semana, para a entrevista com o Director Geral da Bestfly Cabo Verde.

Governo diz que propostas "em cima do joelho" do PAICV triplicariam défice
O ministro das Finanças, Olavo Correia, acusou o PAICV, maior partido da oposição, de falta de moral, assegurando que as propostas ao Orçamento do Estado apresentadas “em cima do joelho” triplicariam o défice orçamental.

Economia nacional tem reagido bem às "tempestades perfeitas"
Olavo Correia, afirmou hoje que a economia do país está a "reagir bem às crises e às tempestades perfeitas", insistindo na possibilidade de um crescimento económico a dois dígitos este ano.

Orçamento extraordinário é um "grande teste" ao governo britânico
O orçamento extraordinário que será apresentado na próxima semana será um "grande teste" ao Governo britânico de Rishi Sunak devido à grande fragmentação dentro do partido Conservador, afirmou o politólogo Tony Travers.

Governo revê em forte alta previsão de crescimento e admite até 12% este ano
O Governo reviu em forte alta a previsão de crescimento económico para este ano, que devido à guerra na Ucrânia tinha baixado para 4%, podendo agora chegar a 12%, revelou hoje o vice-primeiro-ministro.

“Cabo Verde enfrenta vários desafios, mas nenhum é intransponível”- Olavo Correia
Desafios desconhecidos. Um elevado grau de incerteza, em que as crises se acumulam – climática, pandémica e geopolítica – e que, potencialmente, podem desencadear outras e novas crises. Uma inflação galopante e importada. É neste cenário que foi idealizado o Orçamento do Estado de 2023 (OE2023), um dos principais instrumentos de gestão de contingências e das crises, mas também, segundo o governo, para preparar o País para o futuro, tendo como principal objectivo acelerar a agenda que tem por meta fazer de Cabo Verde um País Plataforma (Plataforma internacional de serviços).

Governo volta a propor alterar regras do endividamento interno
O governo vai voltar a apresentar uma proposta de alteração à lei de Bases do Orçamento do Estado para permitir, em situações de excepção, flexibilizar as regras do endividamento interno, disse o ministro das Finanças, Olavo Correia.

Cabo Verde participa nas reuniões anuais do Banco Mundial e FMI
Uma delegação cabo-verdiana chefiada pelo ministro das Finanças, Olavo Correia, participa desde esta segunda-feira, em Washington, nas reuniões anuais das instituições de Bretton Woods, Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Governo garante critérios de desempenho e metas para aplicar apoio do FMI
O governo garante que a linha de crédito de 60 milhões de dólares aprovada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) será acompanhada com “critérios de desempenho” e “metas”, tendo criado uma equipa de gestão para o efeito.

Cabo Verde Investment Forum vale investimentos superiores a 4 mil milhões de euros
Cabo Verde Investment Forum terminou hoje no Sal. Governo e Cabo Verde TradInvest fazem balanço positivo.

Governo está a trabalhar de forma engajada para eliminar a pobreza extrema em Cabo Verde – Ministro das Finanças
O ministro das Finanças, Olavo Correia, assegurou esta terça-feira que o Governo está a trabalhar de forma engajada, para em 2026, alcançar a meta do “objectivo mágico”, ou seja, a eliminação da pobreza extrema em Cabo Verde.

Ministro das Finanças garante novidades no dossier das privatizações ainda em 2022
O governo está a trabalhar a “todo vapor” na agenda das privatizações ao nível de vários processos, e todos os sectores envolvidos estão engajados para sua aceleração, disse hoje, na Cidade da Praia, o ministro das Finanças, Olavo Correia.

Cabo Verde precisa de mais de quatro milhões de contos para debelar consequências da guerra na Ucrânia
O ministro das Finanças anunciou hoje que Cabo Verde vai precisar mobilizar mais de quatro milhões de contos para gestão das consequências da guerra na Ucrânia. Olavo Correia pediu o contributo de todos os parceiros.

Cabo Verde com mais de 180 milhões de dólares do Banco Mundial até 2025
O Banco Mundial prevê financiar projectos em Cabo Verde em mais de 180 milhões de dólares de 2022 a 2025, o dobro face ao envelope financeiro anterior, segundo o ministro das Finanças, Olavo Correia.

Serviço da dívida coloca pressão sobre orçamento para 2022
O serviço da dívida, em 2022, vai ter mais 9 milhões de contos, como avançou o ministro das finanças, o que invalida, por exemplo, qualquer aumento salarial para a função pública. Uma subida que se deve ao fim do período de carência de empréstimos feitos entre 2008 e 2016, mas principalmente em 2008, para fazer face à crise financeira.

Procedimento do concurso para privatização da Electra concluído até 2022
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, garantiu hoje que o procedimento concursal para privatização da empresa de electricidade e água, Electra, deverá ser concluído ainda no decurso de 2022.

Governo garante que sustentabilidade do INPS não está em causa
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças disse hoje que o governo vai “garantir a sustentabilidade” do sistema de segurança social “em qualquer circunstância”, salientando que neste momento não está em causa a sustentabilidade do INPS.

Cabo Verde aposta na diplomacia económica para captar investimento estrangeiro
O ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou hoje que a diplomacia económica e a capacidade de o arquipélago atrair investimento directo estrangeiro são “essenciais” para o “futuro colectivo” do país.

Estado recupera controlo financeiro da Cabo Verde Airlines
Ministro do Turismo e Transportes anunciou que os accionistas de referência da companhia aérea - Loftleidir Cabo Verde e Estado - chegaram a acordo para que a empresa retome as operações. Estado vai avalizar empréstimo no valor de 4 milhões de euros e recupera lugar executivo no Conselho de Administração da Cabo Verde Airlines. Frota vai ser reduzida para dois aviões e a primeira aeronave deverá chegar a Cabo Verde já na próxima semana.

Covid-19: ‘Lay-off’ em Cabo Verde até 31 de Março mas só a quebras de 70% na facturação
O novo período de ‘lay-off’ em Cabo Verde vai vigorar até 31 de Março, reduzindo a comparticipação das empresas no pagamento dos trabalhadores e condicionando a sua atribuição a quebras de 70% na facturação.
mais