Artigos sobre Ministro das Finanças
“Temos que melhorar a condição de vida dos trabalhadores”
A inclusão social é uma das prioridades do Orçamento de Estado para o próximo ano que merece o aplauso dos empresários do Norte que, na generalidade, consideram positivo o OE2025. Os destaques, os impactos, os benefícios e também o que fica a faltar, na análise do presidente da Câmara de Comércio do Barlavento.
Crescimento estável, mas desanimador
Para Cabo Verde, as previsões do Fundo Monetário Internacional são mais baixas do que as do governo. A nível global, as melhorias esperadas para os Estados Unidos compensam as descidas das outras economias avançadas, em particular, os maiores países europeus.
Ministro das Finanças nas reuniões anuais do FMI e Banco Mundial
Olavo Correia vai participar nas reuniões anuais do FMI e Banco Mundial que decorrem em Breton Woods, nos EUA, de 21 a 26 de Outubro. Ministro das Finanças vai ser eleito Presidente do Conselho de Governadores do BM e do FMI.
As políticas públicas prioritárias
É um orçamento para provocar impacto, como disse o ministro das Finanças na primeira apresentação pública do documento. Tem um grande desafio: duplicar o potencial de crescimento económico. E um grande objectivo: criar emprego qualificado. Capacitação humana, promoção da inclusão social, conectividade, fortalecimento do sector privado, diversificação da economia e mais eficiência do sector público estão entre as prioridades.
OE prevê 1,5 milhões de contos para aumentos salariais na função pública em 2025
O Governo vai alocar cerca de 1,5 milhões de contos, equivalente a cerca de 15 milhões de euros, ao aumento da remuneração dos trabalhadores da função pública em 2025. O ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou que se trata de um valor essencial para motivar os colaboradores e garantir um serviço público eficiente.
Cabo Verde recebe 29 milhões de dólares para melhorar sistema de saúde
O ministro das Finanças anunciou esta quinta-feira que Cabo Verde vai receber 29 milhões de dólares do Banco Mundial para melhorar o sistema de saúde e fortalecer a sua capacidade de prevenção, detecção e resposta às emergências de saúde pública.
Governo espera mais emprego como “principal impacto” do OE 2025
O Governo espera que o “principal impacto” do Orçamento de Estado (OE) para 2025 seja a criação de emprego, para promover a inclusão social, anunciou esta quarta-feira o ministro das Finanças, Olavo Correia, na conferência de imprensa de apresentação do documento.
Terceiro compacto do MCC terá como prioridade a conectividade e a mobilidade – ministro das Finanças
O terceiro compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC) terá como prioridade a conectividade e mobilidade terrestre, aérea, marítima, digital e humana, afirmou hoje o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.
Governo garante que Fundo Climático e Ambiental vai ser “inovador” e com “impacto zero” na dívida pública
O ministro das Finanças garantiu ontem, no Parlamento, que o Fundo Climático e Ambiental a ser criado brevemente, vai ser uma “operação financeira inovadora” e com “impacto zero” na dívida pública.
Entendimento precisa-se para melhor gestão do Sector Empresarial do Estado
No parlamento na semana passada, o VPM e ministro das Finanças em resposta à pergunta dos deputados sobre os objectivos pretendidos com uma melhor gestão do Sector Empresarial do Estado (SEE), pôs enfase na necessidade de reduzir o risco para o orçamento do Estado e no papel de acelerador da diversificação da economia e do crescimento económico. A oposição, em outro momento da mesma sessão parlamentar, chamou a atenção para o que líder parlamentar do PAICV chamou de elevado risco representado por pelo menos seis empresas públicas de acordo com um quadro da UASE.
Edição 1180
Destaque de manchete, nesta edição do Expresso das Ilhas, para as entrevistas com os presidentes das Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento.
Grupo de Apoio Orçamental faz alertas sobre turismo e voos internos
O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) recomendou, esta segunda-feira, a diversificação da economia, para lá do turismo, e a resolução dos problemas nas ligações aéreas internas para fortalecer a economia.
Governo leva ao BAD necessidade de conversão da dívida em investimento
O ministro das Finanças defendeu hoje que é “fundamental” a conversão da dívida dos pequenos Estados insulares em investimento climático, que no caso cabo-verdiano conta com o apoio português e o interesse de Angola.
CPI/Fundo do Turismo: “Havendo indícios que podem configurar crime devem ser reportados às instâncias competentes” - Ministro das Finanças
O ministro das Finanças defendeu ontem, em sede de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que havendo indícios que podem configurar crime, nos relatórios dos fundos do turismo e ambiente, devem ser reportados às instâncias competentes.
AME 2024: Governo destaca importância da cultura para o futuro de Cabo Verde
O ministro das Finanças, Olavo Correia, destacou na abertura do AME 2024, na noite de segunda-feira, 01, a importância da cultura para o futuro de Cabo Verde e para a construção de uma economia mais diversificada.
2021 foi um ano “altamente positivo” - Ministro das Finanças
O ministro das finanças, Olavo Correia, afirmou esta quinta-feira que 2021 foi um ano “altamente positivo seja” em matéria de crescimento económico, estabilidade macroeconómica, orçamental e financeira.
Proposta do Governo para articulação põe em causa autonomia do Banco Central
Depois do Governo validar o primeiro leilão do INPS e avançar para um “quadro regulamentar claro” que permita continuar a prática, o Presidente da República, veio dizer que o Governo não pode articular posições com o Banco de Cabo Verde e com Instituto Nacional da Previdência Social porque põe em causa a autonomia do regulador do sistema financeiro.
Salvaguardar a autonomia do BCV
A iniciativa do INPS de organizar leilões para depósitos na perspectiva de conseguir maior rentabilização das poupanças da instituição continua a provocar polémica. No passado dia 1 de Março o BCV, depois de, em Dezembro, ter recomendado aos bancos que se abstivessem de participar nos leilões veio dar-lhes razão na reclamação então apresentada.
Leilões do INPS: Ministro das Finanças defende articulação entre INPS, Banco Central e Governo para melhores soluções
O ministro das Finanças, Olavo Correia, defendeu esta segunda-feira uma articulação entre o conselho directivo do INPS, o Banco Central e o Governo para melhores soluções quanto aos leilões para rentabilizar os recursos do Instituto.
Governo quer manter conserveira Atunlo
O ministro das Finanças, Olavo Correia, disse esta segunda-feira que o Governo está a desenvolver esforços para que a empresa de transformação de pescado Atunlo se mantenha no país e cresça.
mais