Artigos sobre Relatório de Política Monetária
FMI revê crescimento do PIB em alta
O Fundo Monetário Internacional anunciou, esta terça-feira, a revisão em alta das perspectivas de crescimento económico em Cabo Verde para o próximo ano. PIB deverá crescer mais 1,3% do que o que tinha sido anunciado na previsão anterior.
BCV aumenta taxas de juro e revê crescimento do PIB em alta
Banco Central vai aumentar as taxas de juro em 0,25% de 1,5 para 1,75%. Crescimento do PIB revisto em alta para 6,1%.
Taxas de juro sobem e PIB cresce 5,1% em 2024
Relatório de Política Monetária do Banco de Cabo Verde anuncia aumento das taxas de juro e aponta para continuação do crescimento do PIB em 2024 e de forma mais acelerada em 2025. Inflação deverá descer dos 3,7% registados em 2023 para 1,2% em 2024 e 1% em 2025.
Edição 1172
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das ilhas, para a entrevista com o cientista político Brian Klass.
BCV aumenta taxas de juro
Banco de Cabo Verde anunciou, hoje, no Relatório de Política Monetária, o aumento de todas as taxas de juro.
Abrandamento do PIB vai manter-se até final do ano
Depois de um crescimento histórico do PIB registado em 2022, no primeiro trimestre deste ano a actividade económica nacional abrandou e a sua “desaceleração” deverá manter-se até ao final de 2023”, anuncia o Banco de Cabo Verde no mais recente Relatório de Política Monetária.
Banco Central aumenta taxas de juro
Sobem todas: a taxa de juro directora, a taxa de juro das Facilidades Permanentes de Absorção de Liquidez, a taxa de juro das Facilidades Permanentes de Cedência de Liquidez e a taxa de juro de Redesconto. Governador do Banco de Cabo Verde refere que é fundamental alinhar, de forma gradual, a política monetária do BCV à actuação do BCE (Banco Central Europeu), para reduzir o diferencial de juros e aliviar os riscos associados a uma possível saída de divisas.
Edição 1119
Esta semana o Expresso das Ilhas dá manchete à presença dos empresários europeus em Cabo Verde.
BCV prevê crescimento de 4,1% este ano
Depois dos valores record de crescimento do PIB em 2022 (17,7%) o Banco de Cabo Verde projectou que este ano a evolução da riqueza nacional fique nos 4,1%, valor mais próximo "do seu potencial de crescimento histórico".
“O crescimento económico de 2022 vai ser surpreendente e o mais alto registado na história de Cabo Verde”
Situação internacional ainda incerta. Inflação elevada que chega de fora a Cabo Verde. As tensões geopolíticas e o crescimento económico. O impacto das medidas dos bancos centrais europeus. A preservação do regime cambial cabo-verdiano. A dívida pública nacional. As políticas do BCV para este ano. As taxas de juros. As expectativas para 2023. Estes são os principais temas desta entrevista exclusiva com Óscar Santos, Governador do Banco de Cabo Verde.
Edição 1092
A manchete da edição desta semana vai para a entrevista com o ministro das Finanças, Olavo Correia.
BCV prevê PIB a crescer 8% este ano
Governador do Banco de Cabo Verde (BCV) dá “certeza quase absoluta” que a economia nacional regressa aos níveis pré-pandémicos ainda este ano.
Crise de preços tira 94 milhões de euros às reservas internacionais de Cabo Verde
O Banco de Cabo Verde (BCV) espera uma redução de 94 milhões de euros nas reservas internacionais do arquipélago, necessárias para garantir as importações, face ao agravamento défice da balança comercial provocado pelo aumento dos preços.
BCV: PIB cresce e inflação vai aumentar
Relatório de Política Monetária do BCV foi apresentado, esta sexta-feira, por Óscar Santos.
Quase 20% do crédito em Cabo Verde estava sob moratória no final de Junho
Quase 20% do total de crédito concedido pelos bancos nacionais estava, no final de Junho, coberto pelo regime de moratória, medida implementada para mitigar as consequências da crise económica provocada pela pandemia de covid-19, segundo o banco central.
BCV prevê crescimento do PIB de, pelo menos, 6,6% ainda este ano
Impactos da crise sanitária "afiguram-se persistentes", disse hoje o Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, em conferência de imprensa. Níveis de crescimento semelhantes "aos níveis registados antes da pandemia" só deverão acontecer em 2023.
BCV prevê crescimento de 6% este ano
Crescimento previsto pelo Banco de Cabo Verde, no mais recente Relatório de Política Monetária, só acontecerá se estiver garantido "o controle da pandemia no Ocidente, em particular nas economias parceiras de Cabo Verde, bem como no país".
Crise pandémica acentuou vulnerabilidades orçamentais e externas do país – BCV
Relatório de Política Monetária do Banco de Cabo Verde aponta para uma contracção do PIB nacional na ordem dos 13%, em termos homólogos, no primeiro semestre. BCV prevê que em 2021 o crescimento da economia se situe entre os 3% e os 5%.
A economia num quadro de incertezas sem paralelo
Relatório de Política Monetária do Banco de Cabo Verde faz resumo positivo da economia nacional, durante o ano passado. Já para 2020, no meio das incertezas criadas pela Covid-19 e em linha com o que têm sido as previsões do governo, a perspectiva é negativa. PIB deverá ter uma retracção de 4%.
Os impactos "não antecipados e ainda incertos" da COVID-19 na economia nacional
Relatório de Política Monetária do Banco de Cabo Verde faz resumo positivo da economia nacional durante o ano passado. No entanto, em linha com o que têm sido as previsões do governo, traz uma perspectiva negativa para este ano. PIB deverá ter uma retracção de 4%.
mais