Artigos sobre Taxas de Juro
Banco de Cabo Verde mantém taxas de juro inalteradas
O Banco de Cabo Verde (BCV) decidiu manter inalteradas as principais taxas de juro. Assim, a taxa directora permanece em 2,5%, a facilidade permanente de cedência de liquidez em 2,75% e a facilidade permanente de absorção de liquidez em 2,25%.
Banco central dos EUA deverá manter taxas de juro ignorando Trump
A Reserva Federal (Fed) dos EUA deve manter as taxas de juro após a reunião de hoje e quarta-feira, apesar da insistência do Presidente norte-americano e face às dificuldades em avaliar as repercussões das decisões de Trump.
Pedro Gomes Soares, CEO do Banco Interatlântico: “O contexto actual obriga a uma constante adaptação”
Vivem-se novos tempos, que também mexem com os bancos, como refere o CEO do Banco Interatlântico ao Expresso das Ilhas. Da viagem pela história da instituição, até aos desafios e às oportunidades que para o sector bancário cabo-verdiano, a entrevista com Pedro Gomes Soares, Presidente da Comissão Executiva do Banco Interatlântico, S.A.
Taxa de juro directora volta a subir
O Banco de Cabo Verde (BCV) anunciou sexta-feira uma nova subida das principais taxas de juro, desta vez, em 25 pontos base, com efeitos a partir de segunda-feira, continuando a aproximação à zona euro.
Fed deve manter juros estáveis na reunião de Janeiro, afirmam analistas
A Reserva Federal (Fed) norte-americana realiza esta semana a primeira reunião do ano para decidir sobre a política monetária e os analistas consultados pela Agência Lusa perspectivam que as taxas de juro se vão manter estáveis.
“Se tudo correr como o previsto, poderá haver uma estabilização das taxas de juro no segundo semestre do ano” - Governador do BCV
Os juros, o crescimento económico esperado, os riscos que a economia cabo-verdiana enfrenta, a inflação, a situação internacional, os impactos nos bolsos nacionais. Os temas desta primeira grande entrevista do governador do Banco de Cabo Verde sobre o ano que agora começa.
BCV aumenta taxas de juro em 50 pontos base
O Banco de Cabo Verde (BCV) anunciou o aumento das principais taxas de juro em 50 pontos base, visando reduzir o diferencial entre as taxas de juro internas e as da Zona Euro, promovendo estabilidade económica. A medida segue recomendação do Comité de Política Monetária (CPM), que se reuniu em 18 de Dezembro de 2024.
BCV: Principais taxas de juro vão aumentar em 50 pontos base
O Banco de Cabo Verde vai aumentar em Janeiro as principais taxas de juro em 50 pontos base, continuando a aproximação à zona euro, para tornar menos atractiva a saída de divisas, anunciou a instituição.
Fed e Banco Central Europeu apontam para novas descidas nas taxas de juro
A Reserva Federal (Fed) vai reunir esta semana e a expectativa é de que seja anunciada mais uma redução das taxas directoras, de 25 pontos base, mas também que seja adoptado um tom mais cauteloso. Já a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse hoje que prevê novas reduções das taxas de juro, na sequência da flexibilização já iniciada há vários meses, face à desinflação avançada e ao aumento dos riscos para o crescimento.
Economistas percebem posição do Banco de Cabo Verde
Apesar da inflação estar a diminuir, o Banco de Cabo Verde aumentou as principais taxas de juro – a taxa diretora para 1,75%, as taxas de facilidade permanente de cedência de liquidez para 2,00% e de facilidade permanente de absorção de liquidez para 1,20% e a taxa de redesconto para 2,75%, com efeitos a partir de 18 de Novembro. O Expresso das Ilhas falou com alguns economistas para lhes perguntar se esta subida se justifica e quais serão as consequências.
Edição 1198
Destaque na manchete desta semana para a campanha autárquica que começa já esta quinta-feira.
BCV não mexe nas taxas de juro nos próximos dois meses
Até Novembro não haverá novidades. O Conselho de Administração do Banco Central cabo-verdiano reuniu-se e sob recomendação do Comité de Política Monetária resolveu manter as taxas de juro de referência. Entretanto, há mudanças a assinalar no contexto externo, tanto na Europa como nos Estados Unidos.
Fed corta taxas de juro em 50 pontos base
A Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu cortar os juros em 50 pontos base, naquela que é a primeira descida desde 2020, segundo foi hoje anunciado.
BCE decide hoje provável novo corte nos juros
O Banco Central Europeu (BCE) reúne-se hoje para mais uma decisão de política monetária e os analistas já dão como praticamente certo um corte nas taxas de juro de 25 pontos base.
BCE deve deixar taxas de juro inalteradas após corte de Junho
O Banco Central Europeu (BCE) deverá deixar as taxas de juro inalteradas na reunião de hoje e sublinhar a necessidade de ter mais dados antes de continuar a aliviar a sua política monetária.
Banco central do Japão pondera subir taxas de juro para suster inflação
O banco central japonês admitiu que "deverá aumentar as taxas de juros não demasiado tarde", face ao impacto que o recente aumento dos custos poderá ter nos preços ao consumidor, indica uma nota hoje divulgada.
Taxas de juro sobem e PIB cresce 5,1% em 2024
Relatório de Política Monetária do Banco de Cabo Verde anuncia aumento das taxas de juro e aponta para continuação do crescimento do PIB em 2024 e de forma mais acelerada em 2025. Inflação deverá descer dos 3,7% registados em 2023 para 1,2% em 2024 e 1% em 2025.
Edição 1172
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das ilhas, para a entrevista com o cientista político Brian Klass.
BCV aumenta taxas de juro
Banco de Cabo Verde anunciou, hoje, no Relatório de Política Monetária, o aumento de todas as taxas de juro.
Reserva Federal confirma corte dos juros nos próximos meses e nega influências
O presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, confirmou esta quarta-feira à noite que haverá cortes nas taxas de juro nos próximos meses e rejeitou que estejam relacionados com questões políticas.
mais
homepage






