Artigos sobre Jorge Maurício
Edição 1198
Destaque na manchete desta semana para a campanha autárquica que começa já esta quinta-feira.
Empresários esperam companhia interilhas com estratégia de futuro para fomentar negócios
Estabilidade, estratégia consistente clara na continuidade dos transportes aéreos domésticos, mobilidade crescente de pessoas e bens e promoção de negócios. É o que esperam os empresários com a nova companhia aérea estatal dedicada aos voos interilhas, Linhas Aéreas de Cabo Verde, cuja criação foi anunciada na sexta-feira pelo Governo.
CV Interilhas: dois milhões e meio de passageiros transportados em cinco anos
A concessionária dos transportes marítimos nacional, Cabo Verde Interilhas (CV Interilhas) completa o quinto aniversário de funcionamento com mais de dois milhões de passageiros e quase um milhão e meio de toneladas de cargas transportados.
“O tempo do sector privado não pode ser o tempo dos políticos”
Como está a economia cabo-verdiana? Quais são as forças e as fraquezas? E os desafios com que se debatem as empresas do norte do arquipélago? No mês em que se debate o estado da Nação, o Expresso das Ilhas ouviu o presidente da CCB, Jorge Maurício.
“A imprevisibilidade continua. Vai ser um ano tenso”
Com a volatilidade a persistir nas relações internacionais, a incerteza económica deverá continuar em 2024. Para o presidente da Câmara de Comércio de Barlavento, Jorge Maurício, tal obriga a uma gestão atenta e dinâmica. Do Estado, espera uma administração mais célere, capaz de acompanhar o tempo dos negócios. A aguardar mexidas no Código Laboral, deseja que estas tragam mais produtividade e menos absentismo. Sobre o programa de privatizações, o líder associativo realça a necessidade de se chamarem parceiros internacionais, capazes de dar escala, e destaca o papel que pode estar reservado aos empresários nacionais.
Empresários defendem que leis laborais incluam prazos para a Justiça
Os presidentes das Câmaras de Comércio defenderam hoje, em declarações à Lusa, alterações às leis laborais do país, que incluam prazos e responsabilidade para a Justiça, depois de um caso em que um grupo hoteleiro processou o Estado por morosidade no sector.
Ligação entre São Vicente e Santo Antão é exemplo a replicar em Cabo Verde - CV Interilhas
A CV Interilhas, concessionária do transporte marítimo de passageiros e carga em Cabo Verde, afirmou hoje o objectivo de replicar o funcionamento “exemplar” do transporte entre as ilhas de São Vicente e Santo Antão a outras ligações do país.
Edição 1093
Destaque principal desta edição para a entrevista com o PCA da Cabo Verde Interilhas
Transportes marítimos: Renegociação do contrato de concessão decorre "ao mais alto nível". CVI confiante.
O presidente do conselho de administração da Cabo Verde Interilhas (CVI) afasta o cenário de ruptura do contrato de concessão e enaltece a forma como têm decorrido as negociações "ao mais alto nível" com o governo, para a resolução da questão financeira.
Melhores salários só depois da crise
O Primeiro-ministro disse hoje que é preciso ultrapassar a crise para que seja possível aumentar salários. Ulisses Correia e Silva falava no término da reunião de Concertação Social, que decorreu esta manhã, na cidade da Praia.
CVI diz que actuais tarifas tornam insustentável investimento em navios novos
O Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde Interilhas (CVI) considera que as tarifas praticadas actualmente não permitem a sustentabilidade da empresa. Jorge Maurício diz que é preciso sustentabilidade financeira para manter um serviço de qualidade, mas lembra que o aumento do preço dos bilhetes e da tonelagem cabe à reguladora.
Pressão inflacionista motiva apelos de patrões e trabalhadores
A subida de preços nos mercados internacionais afecta de forma particular os países mais dependentes das importações e, por isso, tomadores de preços. É esse o caso de Cabo Verde. Empresários, trabalhadores e consumidores não poupam nas palavras e falam de uma situação complexa e de um ambiente de incerteza.
Ocean Race Village recebe a maior regata do mundo com projecto de 1.6 milhões de euros
A ilha de São Vicente prepara-se para receber, entre 20 e 25 de janeiro do próximo ano, a Ocean Race 2022-2023, com a edificação da Ocean Race Village, na Matiota. O projecto, apresentado hoje pelo Governo, está avaliado em 1,6 milhões de euros. O orçamento foi confirmado à Rádio Morabeza por fonte governamental.
2022, o ano da esperança
2022 ainda está a dar os primeiros passos, mas para as Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento e para o Instituto de Turismo é um ano de esperança na recuperação da economia nacional.
Jorge Maurício destaca papel do sector privado no sucesso da ZEEMSV
O sector privado quer ter um papel forte na composição e gestão da Zona Económica Especial Marítima em São Vicente (ZEEMSV),que deverá concretizar-se até 2035, na zona costeira de Saragaça. Para isso, Jorge Maurício defende a visão de um quadro que seja amigo do privado.
Regresso visto com confiança, mas sem euforias
Os navios de cruzeiro estão de regresso a Cabo Verde desde o dia 19 do passado mês de Outubro. Até ao final do ano, estão previstas mais de sessenta escalas. Esta retoma deixa optimista o presidente da Câmara de Comércio do Barlavento, no entanto, Jorge Maurício também admite, em conversa com o Expresso das Ilhas, que há ainda muitas incertezas, principalmente por causa do regresso da pandemia nos principais mercados emissores de turistas.
CCB vê encontros da OMT no Sal como oportunidade para “vender” Cabo Verde como destino turístico de “grandes eventos”
O presidente da Câmara de Comércio do Barlavento (CCB), Jorge Maurício, acredita que os dois eventos a serem realizados pela Organização Mundial do Turismo, no Sal, serão uma oportunidade para “vender” Cabo Verde como destino de “grandes eventos”.
Mais de 120 mil passageiros transportados pelo CV Interilhas nos meses de Julho e Agosto – gestor
O vice-presidente do Grupo ETE, concessionário dos transportes marítimos através da CV Interilhas, informou hoje que “mais de 120 mil passageiros” já foram transportados em Cabo Verde pela empresa durante os meses de Julho e Agosto.
“Impacto da COVID-19 no sector empresarial em Santo Antão foi devastador” - CCB
À semelhança do que acontece em todo o país, o impacto da pandemia da COVID-19 no sector empresarial em Santo Antão foi devastador. As medidas de caráter fiscal e financeiro adoptadas pelo Governo foram assertivas no início, mas devem ser reforçadas, disse hoje o delegado da CCB na ilha das montanhas.
Entre a gestão da pandemia e a recuperação económica
A opinião é comum a todos os entrevistados que defendem que enquanto a economia mundial, especialmente a europeia, não derem sinais de retoma a economia cabo-verdiana não vai sair da situação em que se encontra.
mais