Artigos sobre Adeco
Discrepâncias e falta de preços deixam clientes preocupados
A ausência de preços visíveis nas prateleiras de diversos estabelecimentos comerciais e a cobrança de valores diferentes na caixa têm gerado insatisfação entre os consumidores. As reclamações, que incluem acusações de falta de transparência e desrespeito aos direitos do consumidor, têm-se tornado cada vez mais frequentes e são acompanhadas pela Associação para a Defesa do Consumidor (ADECO).
Operadores esperam que nova companhia traga estabilidade às ligações domésticas
Sector privado expectante com Linhas Áreas de Cabo Verde. Defesa do consumidor quer regulador atento e leis respeitadas. O sentimento é unânime: todos esperam o fim das dores de cabeça e a normalização dos voos inter-ilhas.
ADECO com “boas perspectivas” quanto a nova companhia aérea interilhas
A Associação para Defesa do Consumidor (ADECO) considera que há um conjunto de boas perspectivas com a criação da nova companhia aérea estatal, dedicada aos voos interilhas. O presidente da instituição, Nelson Faria, está expectante quanto à qualidade dos serviços, aos preços, regularidade e previsibilidade dos voos a partir do início da operação das Linhas Aéreas de Cabo Verde.
ADECO quer “consciencializar a sociedade de que a causa do consumidor é de todos”
Eleito em Junho novo presidente da Associação para Defesa do Consumidor (ADECO), Nelson Faria assume a ambição de conseguir aumentar a rede nacional da organização, a par da melhoria da cultura de consumo no país, com maior noção de direitos e deveres. Na forja está a proposta para uma Lei do Consumidor mais moderna e adequada às actuais condições de mercado.
Edição 1184
A conquista da primeira medalha olímpica para Cabo Verde faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Consumidores sentem-se lesados nas compras
A falta de confiança nas balanças utilizadas em supermercados e mercados gera uma onda de insatisfação entre os consumidores que reclamam pagar mais devido à pesagem de produtos alterada. A Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) confirma a irregularidade, mas diz não poder fazer nada devido à falta de instrumentos de aferição.
Boa parte dos consumidores conhece seus direitos mas é preciso mais pedagogia - Adeco
O membro da direcção da Adeco, Nelson Faria, disse hoje que boa parte dos consumidores em Cabo Verde conhece os seus direitos, mas é necessária mais pedagogia porque sempre há novos consumidores que precisam de esclarecimentos e actualização. No Dia Mundial do Consumidor, a Adeco destacou não apenas à defesa dos direitos dos consumidores, mas também à conscientização sobre seus deveres.
Troco nos autocarros: Um direito ou dever dos passageiros?
As queixas dos passageiros de autocarro sobre a falta de troco exacto e o tratamento dos condutores têm sido uma ocorrência comum. No contexto do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a questão dos direitos e a protecção dos consumidores nesse ambiente de transporte público surge como um tema candente. Afinal é responsabilidade do passageiro pagar a tarifa com o valor exato ou da empresa garantir sempre o troco disponível?
ADECO: Cabo-verdianos fizeram 42 reclamações em 2023. Electra volta a liderar queixas
Entre Janeiro e Dezembro de 2023, a Associação para Defesa do Consumidor (ADECO), registou 42 reclamações, contra 29 empresas de vários sectores de actividade. O ‘ranking’ voltou a ser liderado pela Electra.
Consumir bens essenciais já custa 24 mil escudos mensais por pessoa em São Vicente
A Associação para a Defesa do Consumidor (Adeco) informou hoje que o preço de bens essenciais em São Vicente sofreu um aumento de 11,1 % e passou a custar para cada consumidor um valor de 24.305 escudos.
Organizações da sociedade civil defendem políticas públicas que atendam directamente às necessidades das pessoas
As organizações da sociedade civil reconhecem os avanços alcançados pelo país ao longo dos tempos, mas consideran que o actual estado da Nação requer políticas públicas que atendam directamente às necessidades das pessoas.
“Dinheiro não traz felicidade”, mas cabo-verdianos querem autonomia financeira “para viver e não apenas sobreviver”
Assinala-se amanhã, 01 de Maio, o Dia do Trabalhador que, além de homenagear a classe, traz à tona questões de extrema importância. Este ano, há quem encare esta data como qualquer outro dia de crise devido ao elevado custo de vida, sobretudo no que se refere aos alimentos.
“Houve um retrocesso na protecção dos direitos dos consumidores cabo-verdianos” – Adeco
A presidente da Associação para Defesa do Consumidor (Adeco) acredita que houve um “retrocesso” na protecção dos direitos dos consumidores cabo-verdianos relativamente às leis conexas publicadas ultimamente e pela não utilização do livro de reclamações.
IGAE recomenda atenção na compra de produtos congelados e embalados
A Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) adverte os consumidores para prestarem atenção à aparência, cheiro, validade e disposição dos produtos nos estabelecimentos comerciais antes da sua aquisição. O alerta é reforçado quando a aquisição é referente aos produtos congelados e embalados, que nem sempre permitem uma prévia avaliação por parte dos consumidores.
ADECO apresenta Índice de Consumo Essencial
A ADECO apresentou hoje, em São Vicente, o Índice de Consumo Essencial (ICE). Um instrumento que, segundo a Associação para a Defesa dos Consumidores, serve de indicador da evolução dos preços de um agregado de alguns bens e serviços mais relevantes para os consumidores.
ONGs querem medidas “mais urgentes” para fazer face ao “momento difícil” que as famílias cabo-verdianas enfrentam
A presidente da Associação para Defesa do Consumidor (ADECO), Eva Marques, considera que é um momento “difícil” na prespectiva do consumidor. Esta responsável explica que os preços esporadicamente duplicaram em relação a um rendimento que se manteve, ou seja, com a actual inflação, é como se os rendimentos monetários tivessem diminuído pela metade.
ADECO pede força-tarefa para combater perdas técnicas e comerciais de electricidade
Para além da Guerra na Ucrânia, o aumento nas tarifas de venda da energia eléctrica ao consumidor final em Cabo Verde também se deve à falta de eficiência na produção e distribuição da electricidade. O entendimento é da ADECO, que pediu hoje uma força-tarefa para combater as perdas técnicas e comerciais.
Pressão inflacionista motiva apelos de patrões e trabalhadores
A subida de preços nos mercados internacionais afecta de forma particular os países mais dependentes das importações e, por isso, tomadores de preços. É esse o caso de Cabo Verde. Empresários, trabalhadores e consumidores não poupam nas palavras e falam de uma situação complexa e de um ambiente de incerteza.
ADECO prevê crise económica e colapso de operadores em Cabo Verde
A Associação para a Defesa do Consumidor (Adeco) de Cabo Verde previu hoje uma situação de crise económica e colapso dos operadores económicos por causa do aumento generalizado dos preços dos combustíveis.
Adeco defende compensação do Estado para diminuir impacto da subida do preço da electricidade
A presidente da Associação para Defesa dos Consumidores, Eva Caldeira Marques, considerou hoje que o Estado deverá pensar numa compensação para diminuir o impacto que a subida dos preços da electricidade vai ter na vida dos cabo-verdianos.
mais