Artigos sobre Manuel Faustino

Xª Edição da Semana da República arranca esta quarta-feira
A Xª e última edição da Semana da República que decorre de 13 a 20 de Janeiro aborda tema da actualidade “Os desafios globais da pandemia da COVID-19”, bem como “O processo de construção da democracia em África”.

Igrejas realizam cerimónia religiosa partilhada no âmbito da Campanha “Menos Álcool, Mais Vida”
A Campanha “Menos Álcool, Mais Vida” realiza este sábado uma cerimónia religiosa partilhada, envolvendo as congregações religiosas Católica, Nazarena, Adventista e Muçulmana em Cabo Verde

MORNA Veículo de comunicação da identidade Caboverdiana : Interpretação: A Morna acontece e a Alma Aparece
No prefácio ao ´Manel d´Novas’, de César Monteiro (2003, 17) Manuel Faustino define a Alma Caboverdiana como o resultado de um processo único em criação permanente, levado a cabo, em grande parte, pela criatividade dos que transcendem a sua condição individual, para se tornarem numa partícula pela qual outros se reconhecem e comunicam como intérpretes, na condição de criadores, cantores, compositores, perscrutadores de Almas…¹.

9ª Edição da Semana da República com actividades em quatro cidades
As cidades do Porto Novo, Mindelo, Assomada e Praia vão receber as actividades da 9ª edição da Semana da República, que acontece de 13 e 20 de Janeiro.

Lei do Álcool entra em vigor, mas ainda gera confusão
A 5 de Outubro entra em vigor, em Cabo Verde, a chamada Lei do Álcool. Ao longo dos últimos meses o diploma foi divulgado, debatido, criticado por uns e aplaudido por outros. A poucos dias da sua aplicação, persistem porém pontas soltas, regulamentação em falta, dúvidas e contradições que é preciso esclarecer, inclusive entre os fiscalizadores da Lei. Nada que impossibilite a sua entrada em vigor, garantem os seus promotores, sendo que a lei pode ser aperfeiçoada depois. Contudo, advinham-se já algumas confusões, pois se a importância de Lei é relativamente consensual, há questões específicas, “delicadas”, que ninguém parece entender ao certo…

Manuel Faustino: o médico comprometido com a criação musical (II Parte)
À data da partida de Manuel Faustino para Coimbra, precisamente no limiar do último trimestre de 1965, no intuito de prosseguir os estudos universitários, o ambiente musical em São Vicente caracterizava-se, em linhas gerais, por alguma efervescência, tendo em atenção, por um lado, o crescimento urbanístico da cidade portuária e, por outro, a pujança da ilha, em termos socioculturais, a despeito dos constrangimentos e dificuldades de vária índole. O fértil universo imaginário da infância e adolescência de Faustino, no plano meramente musical, é povoado, entre outras coisas que então o fascinavam, pelas famosas e populares salas de baile de João Tolentino e de Zé de Canda, mas, sobretudo, pelos célebres bailes de viola e bico, à volta dos quais gravitavam figuras musicais sobejamente conhecidas e veneradas do meio mindelense. “O meu pai não tocava nenhum instrumento musical, nem cantava, mas, eu ainda criança, passava-me uma certa amizade, diria, alguma preocupação justificada com a música, que terá ficado inscrita em mim para a vida inteira”.

Manuel Faustino: o médico comprometido com a criação musical (I Parte)
Numa Sexta-Feira da Paixão do dia 26 de Março de 1948, nascia na antiga Rua dos Descobrimentos, mais conhecida por Rua de Papa Fria, na Cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente, Manuel da Paixão Santos Faustino, que, já adulto, viria a receber a alcunha de Tilela, no círculo das suas relações de amizade. “O Edgar Silva (Gaia), mais velho que eu, veio de férias a S. Vicente, em 1965, no mesmo ano em que eu partia para Portugal, procedente de S. Paulo, no Brasil, onde vive, há muitos anos, e passou a chamar-me, afectuosamente, de Tilela, pois, por sinal, o seu pai respondia por Lela”.

VIII Semana da República com programa descentralizado
A Presidência da Republica programou para a VIII edição da Semana da República uma deslocação do Presidente da República à ilha Brava, um encontro nacional de jovens e conferências sobre temas importantes para o país.

Chefe da Casa Civil defende legislação de combate ao uso abuso do álcool
O chefe da Casa Civil da Presidência da República, Manuel Faustino, defendeu terça-feira medidas legislativas para combater o uso abusivo do álcool em Cabo Verde.

Livro “Ensino Superior em Cabo Verde – O contributo da Fundação Calouste Gulbenkian” apresentado na Praia
A Universidade de Cabo Verde a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) apresentou esta terça-feira, na cidade da Praia, a obra “Ensino Superior em Cabo Verde – O contributo da Fundação Calouste Gulbenkian” da autoria da professora jubilada da Universidade de Cabo Verde, Maria Adriana Carvalho.

Djam Neguin lança single e videoclip da campanha “Menos Álcool, Mais Vida”
O artista Bruno Amarante mais conhecido por Djam Neguin, embaixador da campanha “Menos Álcool Mais Vida”, lançou hoje, na cidade da Praia, o seu novo single e videoclip dessa iniciativa.

Consumo de álcool em Cabo Verde não diminuiu
O coordenador da campanha "Menos Álcool, Mais Vida", Manuel Faustino, disse ontem que foram conseguidos "ganhos importantes" na prevenção do uso abusivo de álcool no último ano, mas admitiu que o consumo não diminuiu.

Sexta Semana da República com ciclo de conferências sobre temas actuais
Como habitualmente, a Presidência de República tem prevista a Semana da República, com actividades sobre temas da actualidade, promovidas a propósito de duas datas importantes para o país: 13 e 20 de Janeiro.
mais