Artigos sobre Zilda Oliveira

UCID pede acções preventivas na repressão da criminalidade urbana
A UCID pede que as medidas implementadas para combater a criminalidade urbana também tenham como foco a vertente social. A posição foi expressa hoje em conferência de imprensa, realizada em são Vicente, de antevisão da primeira sessão parlamentar de Janeiro, com destaque para o debate com o ministro da Administração Interna.

2022 em Análise, 2023 em Perspectiva
A menos de uma semana do início do novo ano, o Expresso das Ilhas traz nesta edição a leitura de um conjunto de personalidades de diversos quadrantes políticos, sociais e económicos, do ano de 2022, e uma antevisão de 2023, num momento marcado pela guerra na Ucrânia, pela escalada dos preços e por muitas incertezas quanto ao futuro próximo.

UCID chama a atenção para “reformas sem planeamento estratégico” do sistema educativo
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) diz-se preocupada com a forma como tem sido implementada a reforma educativa. O partido considera que o processo tem sido efectivado “sem o necessário planeamento estratégico e operacional, sem a envolvência dos professores, e às presas”, disse hoje a força política.

UCID é contra extinção da CNDHC
A UCID manifesta-se contra a extinção da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC) e a aprovação do novo estatuto do Provedor da Justiça. Posição expressa hoje, em São Vicente, pela deputada Zilda Oliveira, que afirma que os democratas-cristãos têm reservas quanto à proposta de lei apresentada pelo governo.

UCID sugere aumento do salário mínimo e redução do IVA
A UCID propõe o aumento do salário mínimo, das pensões sociais e a redução do IVA como medidas necessárias à mitigação dos efeitos da guerra, da crise económica e a consequente volatilidade nos preços de bens de primeira necessidade. O partido apoia a apresentação de um Orçamento Rectificativo.

Educação: UCID alerta para mexidas sem planeamento
A UCID chama a atenção para reformas que são feitas no sistema de ensino “sem planeamento” e sem salvaguardar “a qualidade do ensino no país”. O partido exemplifica com a introdução de disciplinas no 9º ano, sem material de suporte.

UCID traça retrato negativo do sector da justiça
A UCID afirma que a justiça, neste momento, não responde às necessidades das pessoas. O partido justifica a posição com o relatório sobre a situação da Justiça que, de acordo com os democratas-cristãos, aponta “constrangimentos vários”, nomeadamente a nível dos recursos humanos, financeiros e materiais.
mais