Artigos sobre Economia azul

Carla Grijó – Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde: “Cabo Verde é um multilateralista nato”
Carla Grijó está no final do seu mandato como Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, que termina a 31 de Agosto de 2025. Um período marcado pela evolução das relações bilaterais, pela mobilização de mais de 380 milhões de euros através da Global Gateway e pela consolidação do arquipélago como parceiro estratégico de Bruxelas. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, a diplomata faz um balanço da cooperação e reflecte sobre o papel que Cabo Verde pode desempenhar no mundo: um país que, diz, nasceu multilateralista e que hoje pode ajudar a construir pontes num contexto internacional cada vez mais fragmentado.

Governo lança quarto edital para financiamento de projectos no sector das pescas
Geração de emprego, melhoria das condições de vida das comunidades piscatórias, reforço da sustentabilidade e desenvolvimento do sector das pescas. Estes são alguns dos objectivos do quarto edital, lançado hoje pelo Governo, para financiamento de projectos com impacto económico e social no sector.

PM destaca importância da qualificação para impulsionar a economia azul em Cabo Verde
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje, no Mindelo, que o desenvolvimento da economia azul em Cabo Verde depende directamente da formação e qualificação de recursos humanos, destacando os investimentos do Governo na capacitação de jovens em áreas ligadas ao mar. Declaração feita durante a cerimónia de entrega de certificados a 200 formandos da Escola do Mar (EMar), no Centro Oceanográfico do Mindelo.

Uma Visão pelo Oceano - Um Despertar Global, uma Missão Nacional
Da UNOC3 à visão estratégica de Cabo Verde como Big Ocean State

Cabo Verde e Alemanha comprometem-se a reforçar cooperação na economia azul e acção climática
O Presidente da República, José Maria Neves, anunciou na tarde de domingo, 8, em Nice, o compromisso de reforçar a cooperação entre Cabo Verde e a Alemanha, no âmbito da economia azul e da acção climática.

Parque tecnológico, agência e fundação. Reforço institucional da economia azul deve passar por aqui, dizem estudos
Novos estudos colocam em cima da mesa a necessidade do reforço do quadro institucional da economia azul em Cabo Verde. Parque tecnológico, agência de desenvolvimento e fundação científica podem ser o caminho

IFC reforça apoio ao sector privado em Cabo Verde
Presente em mais de 100 países, a IFC utiliza o seu capital, experiência e influência para criar mercados e gerar oportunidades económicas sustentáveis. Em Cabo Verde, a IFC tem vindo a intensificar a sua actuação.

Pragmatismo e valorizar o que já existe
Gunter Pauli, o economista belga conhecido como o "Steve Jobs da sustentabilidade", e visionário fundador do conceito de Economia Azul, esteve em Cabo Verde – para uma conversa com o Primeiro-Ministro – e o principal conselho que deixou pode traduzir-se por: menos lirismo e mais acção.

Gunter Pauli defende união entre turismo e ciência para explorar e proteger os mares de Cabo Verde
Gunter Pauli defende uma nova visão para Cabo Verde, que alie o turismo à ciência, como forma de explorar e proteger os mares do arquipélago. A proposta do especialista em Economia Azul passa por atrair visitantes qualificados, com interesse pela natureza e pela ciência, dispostos a pagar por experiências únicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a produção de conhecimento.

Gunter Pauli desafia Cabo Verde a gerar valor a partir dos próprios recursos
O economista belga e especialista em Economia Azul, Gunter Pauli, defende a optimização dos recursos e potencialidades de Cabo Verde para impulsionar o desenvolvimento económico. Gunter Pauli falava na tarde desta segunda-feira, na Praia, durante uma conversa aberta com o primeiro-ministro.

Primeiro-Ministro e economista Gunter Pauli debatem Economia Azul
Ulisses Correia e Silva e o economista belga Gunter Pauli, autor do livro The Blue Economy, reúnem-se esta segunda-feira, na Praia, para falarem sobre o potencial da Economia Azul para o desenvolvimento de Cabo Verde.

“O Sal já é um destino de excelência”
Cabo Verde recebeu em 2024 uma fasquia histórica de turistas, 1,2 milhões, cerca de metade dos quais no Sal. Com o número em tendência crescente e a diversificação a ganhar força, este é um momento de muitas oportunidades, mas também vários desafios para a ilha mais turística do arquipélago, que é já um destino conhecido “a nível mundial”. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o presidente da Câmara Municipal do Sal fala dos investimentos em curso, dos novos hotéis e novos tipos de turismo. Fala ainda desafios habitacionais existentes, que tendem a agravar-se, e a que se junta o “novo” fenómeno do alojamento local, bem como da carência de mão-de-obra, que poderá modificar as tabelas salariais. Júlio Lopes sublinha ainda o desafio do desenvolvimento sustentável nas suas três vertentes (ambiental, social e económica) e, optimista quanto ao futuro, deixa, no entanto, um aviso: "É preciso cuidar do Sal, porque, se não, poderá haver impactos negativos para todo o país no futuro."

Rainha de Espanha inicia hoje uma visita de três dias a Cabo Verde
A Rainha de Espanha inicia hoje, 24, uma visita de três dias a Cabo Verde para conhecer projectos desenvolvidos pela cooperação espanhola nas áreas da igualdade de género, redução das desigualdades e promoção da economia azul.

Rainha de Espanha visita Cabo Verde para reforçar cooperação
Cabo Verde receberá, de 24 a 27 de Março, a visita da Rainha de Espanha, Letizia Ortiz Rocasolano. A visita insere-se no âmbito da cooperação entre os dois países e terá um foco especial em áreas como igualdade de género, desenvolvimento sustentável e economia azul, segundo informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“Fechamos 2024 com o pacote de 319 milhões de euros no âmbito da Global Gateway ”
Dos impactos das mudanças anunciadas por Donald Trump no que respeita à política externa dos EUA, passando pela parceria especial e pelo acordo de pescas com a União Europeia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, José Filomeno Monteiro, analisa os principais temas da actualidade internacional que afectam Cabo Verde.

Vidas do mar: entre a pesca, o turismo e as mudanças climáticas
Em Santiago, há cada vez mais pescadores que utilizam os seus botes para realizar passeios turísticos, um complemento que ajuda a equilibrar as contas da vida e a escassez do peixe. Mingo e Nelito, no Tarrafal, são dois homens do mar que trabalham nesta actividade e nos falam da sua experiência e, claro, da pesca. Incontornavelmente, a conversa passa pelos desafios enfrentados e pelas alterações climáticas que se tornam cada vez mais evidentes e desorientam temperaturas, peixes e correntes marítimas.

Governo cria Fundo Climático e Ambiental com capital inicial de 100 milhões de escudos
O fundo, que inicia com um capital social de 100 milhões de escudos, busca mobilizar e acelerar o financiamento de projectos e programas que promovam resiliência climática, conservação ambiental e transição para uma economia verde e azul. Informação consta no Boletim Oficial desta segunda-feira, 23.

Ulisses quer recursos oceânicos e costeiros como uma das chaves do desenvolvimento sustentável do país
Na abertura da Ocean Week, Correia e Silva colocou oceano no centro do desenvolvimento nacional.

Cabo Verde quer “desenvolvimento sustentável com maior contribuição dos recursos marinhos”- PM
Cabo Verde quer alcançar um desenvolvimento sustentável com maior contribuição dos recursos marinhos. Posição defendida esta segunda-feira, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ao presidir a abertura oficial da edição 2024 da Cabo Verde Ocean Week (CVOW).

Atrair investidores para a economia do mar
Lisboa recebeu a primeira edição do Ocean Summit 2024, um evento internacional, organizado pela Fundação Carlos Albertino Veiga, em conjunto com o Proteus Ocean Group e a marinha portuguesa. Os objectivos? Impulsionar novas descobertas sobre os oceanos e criar oportunidades originais para a partilha de conhecimento e inovação.
mais