Artigos sobre economia azul

Inaugurada sede da Autoridade da Zona Económica Especial Marítima
Foi inaugurada hoje a sede da Autoridade da Zona Económica Especial Marítima (AZEEMSV), em São Vicente. A AZEEMSV, localizada em Chã de Cricket, tem como atribuições “a gestão das Zonas de Desenvolvimento Turístico Integrado de São Vicente" e "absorve o Centro Internacional de Negócios de Cabo Verde em São Vicente e a gestão da Zona Industrial de Lazareto”.

Destaques da edição 947
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com o Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga. Os próximos três meses vão ser de intenso trabalho, diz o Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, ao Expresso das Ilhas.

Sete projectos identificados para integrar primeiro plano nacional de investimento em economia azul
Um grupo de sete projectos já está identificado para integrar ou concorrer ao I Plano Nacional de Investimentos em Economia Azul em Cabo Verde (PNIEA I), entre os quais projectos de requalificação da orla marítima e da aquacultura.

Segunda edição da Ocean Week termina com balanço positivo
O Governo faz um balanço positivo da 2ª edição da Cabo Verde Ocean Week, que terminou hoje em São Vicente. Como alguns ganhos, o executivo aponta a mobilidade eléctrica na pesca artesanal e a parceria com vários países no sector da economia marítima e economia azul.

CPLP assume compromisso de preservação do Oceano
Os Estados-membros da CPLP aprovaram, esta terça-feira, o Plano de Acção de Mindelo 2019/2021 para a implementação da estratégia da organização lusófona para os oceanos.

“Se queremos ter um futuro sustentável e verde precisamos cuidar melhor do nosso planeta azul” - CPLP
A CPLP quer a união de esforços em temáticas como a redução drástica do uso dos plásticos e investimento em novas tecnologias para combater a pesca ilegal e melhorar a segurança marítima. Tudo isto no sentido de proteger o oceano e a vida marinha.

Presidente quer "visão realista" para São Vicente
O Presidente da República defende a necessidade de uma visão realista das potencialidades de São Vicente no desenvolvimento do país. Já o presidente da Câmara Municipal da ilha ambiciona um planeamento de médio e longo prazos.

Governo quer Ocean Week como elemento agregador
Arranca esta segunda-feira, em São Vicente, a edição anual da Cabo Verde Ocean Week (CVOW). O evento, promovido pelo governo, quer contribuir para a criação de uma “cultura voltada para preservação e conservação da saúde do mar”, lê-se no site oficial. O ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, fala de uma iniciativa que procura colocar o oceano no centro “das nossas vidas”.

PR congratula-se com destaque dado à pesca artesanal no Parlamento para a Acção Global
Democracia, Direitos Humanos e protecção dos Oceanos são os grandes temas 41ª Edição do Parlamento para a Acção Global (PGA) que decorre na cidade da Praia, nos dias 21 e 22 de Novembro. Nesse âmbito, a problemática da pesca artesanal, "tanto na perspectiva económica quanto na dos direitos humanos" vai a debate, algo que para o Presidente da República é de congratular.

Futuro do sector pesqueiro nacional passa pela sua industrialização
O secretário de Estado para Economia a Marítima, Paulo Veiga, disse esta quinta-feira que os estudos apontam que a pesca costeira em Cabo Verde está a ir além do que se deveria e defendeu a necessidade de se apostar na apanha industrial.

Comité de Pilotagem para a Economia Azul reúne terça-feira na Praia
Os membros do comité de pilotagem para a Economia Azul vão estar reunidos terça-feira, na cidade da Praia, para analisarem o estado dos trabalhos executados no quadro do processo de transição de Cabo Verde para a economia azul.

Cabo Verde e Portugal assinam memorando na área da economia marítima
Cabo Verde e Portugal assinam esta quinta-feira, em Lisboa, um Memorando Específico de Cooperação (MEC), no domínio da economia marítima.

José Gonçalves no Mónaco para a 10ª edição da Iniciativa Azul
O Ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, participa, nos dias 24 e 25 de Março, no Principado do Mónaco, na 10ª edição da Iniciativa Azul.

Mindelo recebe workshop sobre informação oceânica e costeira
O auditório do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), em São Vicente, recebe esta quinta-feira um workshop de informação oceânica e costeira de apoio aos recursos marinhos e à biodiversidade na Macaronésia e São Tomé e Príncipe.

Paulo Veiga quer integração regional com base nas potencialidades do Atlântico
Lutar contra o plástico, contra a pesca ilegal não declarada e não regulamentada e contra a sobre-exploração dos recursos naturais que ameaçam a biodiversidade das águas atlânticas. Eis alguns dos desafios que se colocam aos arquipélagos do atlântico, realça o Governo.

Governo acredita que 2019 será um ano de viragem para o sector das pescas
2019 será um ano de viragem para o sector das pescas. Afirmação do secretario de Estado Adjunto para a Economia Marítima, proferida ontem, na localidade de Ribeira da Barca, no município de Santa Catarina de Santiago, durante o acto de abertura das comemorações Dia Nacional do Pescador, que se assinala a 5 de Fevereiro

CVOW: Uma semana voltada para o mar
Durante uma semana, Cabo Verde foi, sem dúvida, um grande palco da economia azul, desenvolvendo e fomentando as ferramentas necessárias para a integração do país no sistema económico mundial. Num momento em que o nosso ecossistema atravessa um período crítico de sobre exploração e poluição dos recursos naturais, principalmente dos mares e oceanos, o Cabo Verde Ocean Week apresenta uma nova perspectiva de desenvolvimento, com base no mar e na sua gestão sustentável.

Nós e o mar
Quando os chineses descobriram a técnica de dessalinização da água do mar para fins de consumo humano e animal, assim como para a irrigação dos campos de cultivo de cereais, esses orientais talvez sim ou talvez não faziam a mínima ideia de que um dia estabeleceriam neste pequeno arquipélago crioulo da costa ocidental africana a sua rentável e expansiva economia de comércio de bugigangas e utensílios de plástico, barro e pano.

Carlos Moedas: “A Europa precisa de Cabo Verde e Cabo Verde precisa de Europa”
O comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, passou por Cabo Verde na semana passada. Na Praia, anunciou o reforço da participação de cientistas cabo-verdianos em programas financiados pela União Europeia. Em São Vicente, assinou com o Governo um documento que abre portas à cooperação na área da investigação marinha.

"Se na terra chove pouco, no mar temos várias saídas para este país" - Ulisses Correia e Silva
O primeiro-ministro aponta a água, o mar e a energia como variáveis fundamentais para o reforço da capacidade de resiliência do país face aos choques e alterações climáticas. Ulisses Correia e Silva, que discursava hoje, no Mindelo, no encerramento da Ocean Week, entende que a estratégia passa também pela integração de redes de conhecimento, inovação e investigação, para ultrapassar as vulnerabilidades.
mais