Artigos de Sara Almeida no nosso arquivo

José Manuel Durão Barroso – Presidente da GAVI e ex-Presidente da Comissão Europeia: “Pela primeira vez na História, não somos a entidade mais inteligente do planeta"
Num momento em que “o mundo está dorido”, e sabemos de onde saímos mas não para onde vamos, Durão Barroso, Presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI) e ex-Presidente da Comissão Europeia traça um retrato sem ilusões da actualidade: direito internacional em colapso, multilateralismo em crise e uma revolução sem precedentes que vai determinar o futuro da humanidade. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o ex-líder europeu rejeita, no entanto, o apocalipticismo e defende um optimismo realista ancorado na capacidade histórica da humanidade para se reinventar. Defende ainda a cumplicidade entre democracias e, acima de tudo, a união de todos em torno dos bens públicos globais, bens esses que são um imperativo comum, acima de qualquer divisão.

“Não podemos viver num mundo em que a verdade e a objectividade não existem” - Primeiro-ministro
Por ocasião do último debate sobre o Estado da Nação desta legislatura, que acontece amanhã, 31, o Primeiro-ministro apresenta um balanço inequivocamente positivo da sua governação e do percurso do país nos últimos anos. Graduação a país de rendimento médio-alto, taxa de desemprego de um dígito, crescimento do PIB acima dos 7%: os números, objectivamente, estão do lado do governo, defende, confrontando percepções com dados. Ulisses Correia e Silva recusa a ideia de que existe um fosso entre o crescimento económico e a realidade sentida pelos cabo-verdianos, acusando a oposição de fabricar narrativas para desacreditar os resultados alcançados. Nesta conversa, o PM defende o modelo económico escolhido, justifica as opções polémicas nos transportes e antecipa as apostas futuras do país. Um retrato do Cabo Verde de hoje, visto pelos olhos de quem governa.

“Gasosa & Outros Retalhos de uma Manta” de Abrão Sena apresentado esta segunda-feira
O escritor Abrão Sena apresenta na segunda-feira, 28, no Palácio da Presidência da República, a sua mais recente obra, "Gasosa & Outros Retalhos de uma Manta", uma coletânea de contos publicada sob o heterónimo Francisco de São João.

Carla Grijó – Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde: “Cabo Verde é um multilateralista nato”
Carla Grijó está no final do seu mandato como Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, que termina a 31 de Agosto de 2025. Um período marcado pela evolução das relações bilaterais, pela mobilização de mais de 380 milhões de euros através da Global Gateway e pela consolidação do arquipélago como parceiro estratégico de Bruxelas. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, a diplomata faz um balanço da cooperação e reflecte sobre o papel que Cabo Verde pode desempenhar no mundo: um país que, diz, nasceu multilateralista e que hoje pode ajudar a construir pontes num contexto internacional cada vez mais fragmentado.

O mundo segundo Durão Barroso
Durão Barroso, presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), antigo presidente da Comissão Europeia e ex-Primeiro-Ministro de Portugal, está em Cabo Verde, onde proferiu a conferência “Desafios da Actual Situação Geopolítica Internacional”. “Como é que funciona este mundo? E o que é que está, neste momento, a acontecer no mundo?”. Foi a essas perguntas que o convidado procurou responder. Uma coisa é certa, sublinha: “Nada voltará ao que era de antes”.

Forças Armadas procuram novo papel junto da juventude
O próprio nome da campanha, lançada na semana passada, já o diz: “Alista-te e forma-te para a vida”. A iniciativa insere-se na reforma em curso, que visa revitalizar o Serviço Militar Obrigatório (SMO) e que passa por uma reestruturação do Programa Soldado Cidadão, novos incentivos e reforço de parcerias com instituições de formação. Destaca-se essa vertente formativa, que procura mostrar o serviço militar não apenas como um dever, mas como uma oportunidade de qualificação e crescimento pessoal.

PAICV vira a página: Fileiras unidas em torno de Francisco Carvalho
Após meses de tensão e divisão interna, o PAICV sai do XVIII Congresso coeso e unido em torno da nova liderança. O evento político, que decorreu entre os dias 27 e 29 de Junho no Centro de Convenções da Uni-CV, teve como lema “PAICV para Todos, Cabo Verde para Todos”, mote que representa já a largada para as eleições legislativas do próximo ano. O ponto alto foi a apresentação da Moção Estratégica, que dita as linhas oficiais do “novo” PAICV, e propõe ensino superior e cuidados de saúde gratuitos e uma “revolução” nos transportes inter-ilhas, entendido como um serviço fundamental da responsabilidade do Estado, ao mesmo nível da educação, saúde e segurança pública.

Do diário pessoal ao estudo nacional: o primeiro retrato das doenças do movimento em Cabo Verde
O primeiro Estudo Epidemiológico sobre Doenças do Movimento em Cabo Verde, apresentado no passado dia 24, na Praia, traz números, testemunhos e recomendações e abre caminho para uma abordagem mais informada da realidade dos doentes no país. Entre os resultados: 23% dos casos são diagnosticados antes dos 50 anos, 70% enfrentam dificuldades no acesso a medicamentos e cerca de 62% referem desafios emocionais relacionados com a doença. Fruto do trabalho pioneiro da Fundação Doenças do Movimento de Cabo Verde, nascida do legado de André Corsino Tolentino, esta é também uma história de como a dor pessoal se transformou numa missão científica e social.

Victor Coutinho – Ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação: “As infra-estruturas não são neutras nem abstractas. São instrumentos de desenvolvimento”
A inauguração do Terminal de Cruzeiros de São Vicente dá o mote inicial para uma conversa com o Ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, que se expande para uma análise abrangente das políticas públicas do sector.

Violência Sexual e IVG: Sementes do silêncio
A Lei do Aborto em vigor, que despenaliza a interrupção voluntária da gravidez (IVG) até às 12 semanas de gestação, não distingue pessoas, casos e circunstâncias. É igual para mulheres adultas ou crianças. É igual para gravidezes feitas no amor ou na violência. E parece haver um silenciamento quase total sobre estas últimas. Uma omissão geral do sistema e uma dupla falha quando se trata de crianças e adolescentes, faixa etária na qual o país se desdobra em papéis e leis sem nunca abordar esta problemática.

Eurico Monteiro : "Quero que a minha agenda de trabalho seja os problemas dos investidores"
Num país onde coexiste uma taxa de 23% de desemprego jovem com empresas que se queixam da falta de mão-de-obra, a aposta na formação profissional e na sua valorização abre uma conversa com Eurico Monteiro. Da emigração ao empreendedorismo – sobre o qual aponta dados que mostram que "a política está a funcionar" –, passando pela atracção de investimento, o ministro traça um retrato dos principais desafios e estratégias das suas duas tutelas. Na sua visão, a procura de investimento não deve assentar apenas na imagem "macro" do país, mas na segmentação da informação para sectores específicos, celeridade de resposta aos projectos e na remoção de entraves burocráticos e estrangulamentos que dificultam o investimento. Mostra-se ainda confiante de que Cabo Verde conseguirá uma posição muito melhor no próximo ranking B-Ready, o ranking do Banco Mundial que vem substituir o descontinuado Doing Business, graças a estas “pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença”.

José Sanches: “Falar das necessidades do povo não é populismo”
As recentes eleições internas do PAICV abrem uma nova etapa para o maior partido da oposição. Ainda no rescaldo do escrutínio, em entrevista ao Expresso das Ilhas, José Sanches e António Ludgero Correia partilham o seu olhar sobre a vitória de Francisco Carvalho, os desafios internos e o futuro do partido, antecipando o rumo das próximas batalhas políticas em Cabo Verde. Leia aqui a entrevista do professor universitário e antigo deputado do PAICV, José Sanches.

António Ludgero Correia : “Francisco vai ter alguma dificuldade em enfrentar Ulisses”
As recentes eleições internas do PAICV abrem uma nova etapa para o maior partido da oposição. Ainda no rescaldo do escrutínio, em entrevista ao Expresso das Ilhas, José Sanches e António Ludgero Correia partilham o seu olhar sobre a vitória de Francisco Carvalho, os desafios internos e o futuro do partido, antecipando o rumo das próximas batalhas políticas em Cabo Verde. Leia aqui a entrevista do analista político, António Ludgero Correia.

Robert Scott - Vice-Comandante para o Engajamento Civil-Militar do AFRICOM Obangame Express: “As aprendizagens sobre como trabalhar juntos são o verdadeiro sucesso”
Trinta países, 930 pessoas, mais de 100 embarcações e 11 aviões. Os números mostram bem a dimensão do Obangame Express 2025, um mega-exercício de segurança marítima promovido pelo AFRICOM (Comando dos Estados Unidos para a África) e conduzido pela 6.ª Frota dos EUA. Cabo Verde foi, pela primeira vez, o país anfitrião do Estado-Maior (ou seja a sede e coordenação do comando central) desta operação regional, que decorreu entre 5 e 16 de Maio e que este ano apostou na coordenação regional, no reforço da vigilância marítima e na melhoria da prontidão operacional, tudo com vista a reforçar a segurança no Golfo da Guiné e Atlântico Oriental. De passagem pela Praia para participar no encerramento, o embaixador Robert Scott, vice-comandante do AFRICOM para a Cooperação Civil-Militar, sublinha que problemas comuns devem ser combatidos conjuntamente e lembra que ninguém consegue garantir a segurança nos vastos mares sozinho. Nesse sentido, aprender a trabalhar em conjunto é, para o embaixador, o verdadeiro ganho. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Scott passa ainda em revista algumas acções concretas do exercício e aponta novas possibilidades trazidas pela tecnologia, como o uso de software avançado que permite rastrear navios em tempo real e identificar actividades suspeitas, desde pesca não autorizada até tráfico de armas e pessoas. O embaixador elogia ainda a vontade clara de Cabo Verde em assumir o controlo da sua própria segurança, garantindo que os Estados Unidos continuarão ao lado do país, prontos para colaborar nestes desafios e ambições.

UPAPIT: Quando o caminho é a terra
Localizada na zona de Monte Vaca, perto do Estádio Nacional, na Praia, a UPAPIT – Unidade de Produção Agropecuária, Indústria e Turismo é hoje o resultado de um percurso iniciado em 2013, quando a firma Irmãos Correia adquiriu o espaço da empresa 11.11, nome que ainda rotula o grogue produzido no local. São cerca de 40 hectares de terra onde se cultiva, pastoreia e produz, num sistema circular que tem vindo a expandir-se. Água houvesse, e o empreendimento poderia crescer ainda mais. Da história da empresa às dificuldades, como a escassez de água, falta de mão de obra e os “ataques” das galinhas-do-mato; da produção de grogue aos 5 mil ovos diários, passando pelas apostas futuras. Uma visita que mostra que o campo merece um olhar atento. Afinal, sem o que a terra dá, pouco se sustenta. E como diz a gerência: “O caminho é a terra”.

Cabo Verde mantém posição. Escolaridade é um ponto fraco
O Relatório de Desenvolvimento Humano 2024, divulgado ontem pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), alerta para uma desaceleração global sem precedentes e propõe uma abordagem humanizada da Inteligência Artificial como caminho para impulsionar o desenvolvimento e criar novas oportunidades.

Christian Kaunert, especialista em segurança europeia - Migração: “O bom planeamento é necessário para manter as boas intenções a longo prazo”
O cientista político Christian Kaunert esteve recentemente em Cabo Verde, numa conferência organizada pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS). Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o especialista em segurança analisa o impacto da migração nos países de origem, trânsito e destino, sublinhando tanto a sua dimensão económica como a sua dimensão humana. Para Kaunert, conter a migração não é solução — é preciso reconhecê-la como inevitável e planear com inteligência para que seja sustentável. Sem isso, diz, as boas intenções colapsam. Além disso, o académico destaca os novos tempos, que exigem alianças estratégicas, especialmente para países pequenos como Cabo Verde, e aponta para uma União Europeia em transformação, mais flexível e aberta à integração de países antes fora do seu horizonte.

Tribunal Constitucional valida candidatura de Francisco Carvalho à liderança do PAICV
O Tribunal Constitucional julgou improcedente o recurso interposto por um militante do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que visava a nulidade da deliberação que admitiu a candidatura de Francisco Carvalho às eleições para Presidente do Partido. Esta candidatura é, assim, considerada válida pelo órgão e Carvalho mantém-se na corrida à liderança.

Adeus ao pontífice que desceu da cátedra
O Papa Francisco faleceu esta segunda-feira, 21, um dia depois da celebração da Páscoa a que ainda presidiu num último sopro. Fica o legado de um sumo pontífice visionário que abriu as portas da Igreja ao Mundo e a todos, sem excepção, e humanizou o Reino de Deus. O funeral decorre este sábado.

Da chapa ao bloco: um quadro ainda inacabado com gente dentro
O que foi outrora uma paisagem de chapa e papelão em terra batida, sem água nem luz, deu lugar a uma malha urbana desenhada a régua e esquadro, com estradas calcetadas, passeios e já vários edifícios. Depois do desmantelamento do Alto São João, e realojamento dos seus moradores - um processo considerado “um sucesso” – está ainda em curso a “mudança” do Alto Santa Cruz. A paisagem é já bem diferente, mas ainda há um lago de construções informais à espera de solução e que custa a delimitar. O processo é complexo, e ao Programa de Realojamento juntam-se outros para a pretendida habitação digna e erradicação das barracas. Entre sucessos reconhecidos e os problemas que ainda persistem, este é um quadro inacabado com gente dentro.
mais