Artigos sobre Matéria-prima
Artesãos querem maior qualidade do artesanato cabo-verdiano
Os artesãos Gustavo Duarte e Beto Diogo criticam o actual estado do artesanato cabo-verdiano, apontando a perda de qualidade e apelam à necessidade urgente de valorização da matéria-prima nacional, da criatividade e da profissionalização do sector. Pano de terra, cerâmica, cestaria e trabalho de renda são os elementos que mostram o artesanato cabo-verdiano, sendo uma fonte de renda e uma atracção turística. Alguns artesãos estão preocupados com o rumo que o nosso artesanato está a tomar, com a venda de produtos chineses como sendo artesanato.
UPAPIT: Quando o caminho é a terra
Localizada na zona de Monte Vaca, perto do Estádio Nacional, na Praia, a UPAPIT – Unidade de Produção Agropecuária, Indústria e Turismo é hoje o resultado de um percurso iniciado em 2013, quando a firma Irmãos Correia adquiriu o espaço da empresa 11.11, nome que ainda rotula o grogue produzido no local. São cerca de 40 hectares de terra onde se cultiva, pastoreia e produz, num sistema circular que tem vindo a expandir-se. Água houvesse, e o empreendimento poderia crescer ainda mais. Da história da empresa às dificuldades, como a escassez de água, falta de mão de obra e os “ataques” das galinhas-do-mato; da produção de grogue aos 5 mil ovos diários, passando pelas apostas futuras. Uma visita que mostra que o campo merece um olhar atento. Afinal, sem o que a terra dá, pouco se sustenta. E como diz a gerência: “O caminho é a terra”.
Concertar nas prioridades para evitar instabilidades
Na cerimónia do Dia da Cidade do Mindelo, no passado 14 de April, a presidente da assembleia municipal chamou a atenção para instabilidade do sector da indústria conserveira na ilha de S.Vicente mostrando preocupação com a protecção dos postos de trabalho existentes. Uma instabilidade que em grande medida provém do facto de, depois de mais uma década após a instalação das fábricas, o país ainda não ter adquirido suficiente capacidade de captura de peixe para as alimentar de matéria-prima.
mais
homepage






