Notícias do Mundo

Dois sírios detidos no Líbano por suspeita de tráfico humano
A polícia do Líbano deteve dois sírios suspeitos de integrarem uma rede de tráfico de seres humanos que transportava migrantes do Médio Oriente para a Europa através da costa líbia, anunciaram hoje as autoridades em Beirute.

OMS aprova segunda vacina contra a malária para crianças
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a aprovação de uma segunda vacina contra a malária para crianças, a R21/Matrix-M, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Irão com capacidade para fabricar bomba nuclear "em menos de 2 semanas"
O Irão tem material suficiente para fabricar uma bomba nuclear em menos de duas semanas, segundo um relatório do Departamento de Defesa dos EUA, que ressalva que o país, actualmente, não deverá ter um programa de armas nucleares.

Seul promete dar “resposta firme” se Coreia do Norte se aliar à Rússia
A Coreia do Sul promete dar uma “resposta firme” caso a Coreia do Norte e a Rússia entrem num acordo de defesa e armamento, afirmou à Agência Lusa o ministro da Reunificação, Kim Yung Ho.

Órgão europeu condena sentença de activista por ligação a protestos na Turquia
Os membros da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa condenaram este sábado, a decisão do Supremo Tribunal turco de confirmar a condenação a prisão perpétua do activista e filantropo Osman Kavala.

Adesão da Ucrânia e Moldova à UE possível a partir de início de 2024
O vice-presidente da Comissão Europeia Margaritis Schinas considera que o processo de adesão da Ucrânia e da Moldova à União Europeia (UE) pode “começar formalmente no início de 2024” e que pensar num alargamento em 2030 é “possível, realista e visível”.

Encerramento do governo federal dos EUA cada vez mais provável
O encerramento dos serviços do governo federal parece inevitável, depois de o presidente republicano da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, ter garantido na quinta-feira que vai rejeitar a proposta aprovada no Senado que visava evitar aquele desfecho.

Tribunal Superior Eleitoral do Brasil confirma inelegibilidade de Bolsonaro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou na quinta-feira um recurso de Jair Bolsonaro e confirmou a inelegibilidade do antigo Presidente brasileiro durante oito anos, por "abuso de poder político".

Cimeira UE-EUA a 20 de Outubro na Casa Branca. Ucrânia na agenda
A próxima cimeira UE-EUA está agendada para dia 20 de Outubro, em Washington, com a cooperação entre os blocos e o apoio à Ucrânia em agenda, foi hoje anunciado.

Kosovo pede sanções internacionais contra a Sérvia
O Kosovo pediu hoje sanções internacionais contra a Sérvia, garantindo que Belgrado está por trás do comando paramilitar suspeito de ter matado um polícia kosovar no passado domingo.

Governo de transição do Burkina Faso denuncia tentativa de golpe de Estado
O Governo de transição do Burkina Faso, instituído após a tomada do poder pelos militares em Setembro de 2022, denunciou uma tentativa fracassada de golpe de Estado ocorrida na terça-feira no país.

Primeiro-ministro das Ilhas Salomão critica EUA por darem "sermões" a nações do Pacífico
O primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, criticou hoje os EUA por darem "sermões" aos líderes do Pacífico, justificando assim a sua ausência numa cimeira de alto nível com o presidente norte-americano, Joe Biden.

OIM pede acção regional face a onda sem precedentes na América Central
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu hoje aos governos dos países da América Central uma "estratégia regional abrangente" para atender às necessidades humanitárias imediatas do número sem precedentes de migrantes que transitam pela região.

Sismo mais forte em 40 anos sentido em região vulcânica perto de Nápoles
Um sismo de magnitude 4,2 abalou hoje de madrugada a região vulcânica italiana dos Campos Flégreos, perto de Nápoles, o abalo o mais forte em 40 anos naquela zona, mas não causou feridos ou danos, indicou a protecção civil.

Moscovo acusa Washington e Londres de envolvimento em ataque na Crimeia
A Rússia acusou hoje os serviços secretos norte-americanos e britânicos de envolvimento directo no ataque das forças ucranianas contra o quartel-general da frota russa do Mar Negro na Crimeia, na sexta-feira.

Arménia registou chegada de 42.500 refugiados de Nagorno-Karabakh
As autoridades arménias comunicaram hoje a chegada de 42.500 refugiados do Nagorno-Karabakh, um terço da população da região separatista onde o Azerbaijão levou a cabo uma ofensiva militar na semana passada.

Vaticano analisa canonização dos "mártires de Chapotera" em Moçambique
O Vaticano está a analisar a canonização dos padres Sílvio Alves Moreira e João de Deus Gonçalves Kamtedza, missionários jesuítas português e moçambicano assassinados em 1985, conhecidos como "mártires de Chapotera", anunciou hoje o bispo de Tete.

Myanmar. ONU denuncia "espiral de violência" da Junta Militar
O Myanmar está a afundar-se numa "espiral interminável de violência militar", com a Junta Militar a recorrer a assassínios em massa e ataques aéreos, denunciou hoje a agência de direitos humanos da ONU.

Pelo menos 19 mil refugiados chegaram à Arménia
Pelo menos 19.000 refugiados procedentes da região de Nagorno-Karabakh entraram na Arménia, segundo uma nova contagem hoje anunciada por um alto responsável arménio, em pleno êxodo de civis do enclave separatista agora controlado pelo Azerbaijão.

Advogados de Trump querem anulação da acusação de insurreição
Os advogados de Donald Trump argumentaram que a tentativa de o impedir de concorrer às eleições presidenciais de 2024 sob uma cláusula raramente usada de "insurreição" deve ser anulada enquanto violação da sua liberdade de expressão.
mais