Notícias do Mundo
Trump ameaça impor taxas sobre bens do México, Canadá e China
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou hoje impor novas taxas sobre importações do México, Canadá e China, assim que tomar posse, como parte dos esforços para travar a imigração ilegal e o tráfico de droga.
Mais de 40 mil deslocados na capital do Haiti em dez dias
Mais de 40 mil pessoas foram deslocadas em dez dias na capital haitiana devido a uma nova vaga de violência, revelou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM), descrevendo a pior onda de deslocações em dois anos.
China considera UE "parceiro, não rival" e pede independência de Bruxelas
O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, afirmou hoje em Pequim que a China e a União Europeia (UE) "são parceiros e não adversários" e apelou a Bruxelas para que mantenha a sua "independência estratégica".
Mau tempo provoca 16 mortos e sete desaparecidos em ilha da Indonésia
Dezasseis pessoas morreram e sete foram dadas como desaparecidas após inundações e deslizamentos de terras ocorridos no fim de semana na ilha indonésia de Samatra, anunciou hoje a agência de gestão de catástrofes da Indonésia.
Líder supremo do Irão pede sentença de morte contra Netanyahu
O Líder Supremo do Irão, Ali Khamenei, afirmou hoje que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, deveria ser condenado à morte, considerando que a ordem de detenção emitida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) é insuficiente.
África continua a registar as mais elevadas taxas de femicídio do mundo
África continua a registar as mais elevadas taxas de femicídio cometido por parceiros íntimos e familiares, tendo contabilizado cerca de 21.700 vítimas em 2023, de acordo com um relatório hoje divulgado pelas Nações Unidas.
Pelo menos 23 mortos no Chade por confrontos entre exército e garimpeiros
Pelo menos 23 pessoas morreram hoje no Chade na sequência de confrontos entre o exército e garimpeiros ilegais, na província de Tibesti, no norte do país, noticia a agência EFE.
França diz que acordo atingido na COP29 em Baku “não está à altura dos desafios”
A ministra da Transição Ecológica de França, Agnès Pannier-Runacher, disse que o acordo alcançado em Baku para o financiamento do clima é dececionante e “não está à altura dos desafios”.
Países pobres resignados a acordo financeiro decepcionante na COP29
Os países ricos comprometeram-se no sábado em conceder mais fundos aos mais pobres ameaçados pelas alterações climáticas, concluindo uma conferência caótica da ONU (COP29) no Azerbaijão da qual o mundo em desenvolvimento saiu furioso.
ONG pedem a países em desenvolvimento para abandonar negociações na COP29
Mais de 300 organizações não governamentais (ONG) apelaram esta madrugada aos países em desenvolvimento e à China para abandonarem a conferência do clima no Azerbaijão se os países ricos não aumentarem a proposta de compromisso financeiro.
Mondlane exige eliminação de processos judiciais para dialogar com PR
O candidato presidencial Venâncio Mondlane exigiu hoje a eliminação imediata dos processos judiciais de que é alvo, movidos pelo Ministério Público moçambicano, e a sua participação virtual como condição para participar no encontro com o Presidente da República.
Migrações? "Andávamos a falhar, isso era combustível para extrema-direita"
A comissária europeia cessante para os Assuntos Internos defendeu que uma boa gestão das migrações vai retirar 'combustível' à extrema-direita e considerou uma vitória do seu mandato a aprovação da política de migrações.
Matt Gaetz retira candidatura a procurador-geral dos EUA
O congressista norte-americano Matt Gaetz retirou-se esta quinta-feira do processo de nomeação para o cargo de procurador-geral, para o qual foi indicado pelo Presidente eleito Donald Trump, quando é alvo de suspeitas numa investigação federal sobre tráfico sexual. Como recurso, Trump nomeou Pam Bondi para o cargo.
Coreia do Norte recebeu mísseis antiaéreos russos em troca de tropas
A Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca do envio de tropas para a Ucrânia, disse hoje o director da segurança nacional da Coreia do Sul.
Moscovo não comenta acusação de ter disparado míssil intercontinental
A presidência russa (Kremlin) recusou-se hoje a comentar a acusação da Ucrânia de que disparou pela primeira vez um míssil intercontinental contra território ucraniano, mas reafirmou que tudo fará para evitar uma guerra nuclear.
Ministros da Defesa do Japão e da China reúnem-se em momento de tensão
Os ministros da Defesa do Japão e China reuniram-se hoje em Vienciana, Laos, com o objectivo de estabilizar as relações, na sequência da recente violação do espaço aéreo japonês pela China e das aproximações de navios chineses às águas japonesas.
Violência no Haiti provocou pelo menos 150 mortos numa semana na capital
A violência no Haiti provocou a morte de pelo menos 150 pessoas numa semana na capital, Port-au-Prince, afirmou hoje o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciando a "violência de gangues".
Coreia do Norte e Rússia concordam em expandir cooperação económica
A Coreia do Norte e a Rússia chegaram a um novo acordo para expandir a cooperação económica após conversações em Pyongyang esta semana, informou hoje a agência de notícias oficial norte-coreana.
UE aceita adiar um ano entrada em vigor de regras contra desflorestação
O Conselho da União Europeia (UE) aceitou hoje adiar por um ano a entrada em vigor da lei contra a desflorestação mas recuou-se adotar emendas, como a que criava a categoria de país 'sem risco'.
"Contenção". Pequim apela à calma após Rússia rever doutrina nuclear
A China apelou hoje à calma e à contenção, na sequência da assinatura pelo Presidente russo, Vladimir Putin, de um decreto que alarga as suas opções para a utilização de armas nucleares.
mais