Notícias do Mundo
Dinamarca rejeita que NATO negoceie em seu nome. "Impensável"
O ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, rejeitou hoje que o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, negoceie a Gronelândia em nome da Dinamarca, sublinhando que se trata de uma matéria da soberania nacional.
Regime e oposição da Venezuela unidos para "fazer avançar" o país
O ministro da Administração Interna venezuelano declarou hoje existir unidade entre os apoiantes do regime do deposto presidente Nicolás Maduro e os opositores para "fazer avançar" o país sul-americano, que "todos amam".
Irão. Nobel da Paz denuncia pressão das autoridades contra sua família
A laureada com o Prémio Nobel da Paz em 2023, Narges Mohammadi, denunciou hoje uma operação de pressão levada a cabo pelas autoridades de Teerão que terá ocorrido na casa do seu irmão na cidade iraniana de Mashhad.
EUA diz só faltar resolver um ponto para Paz na Ucrânia
O enviado especial dos Estados Unidos da América (EUA) para a resolução da guerra entre Rússia e Ucrânia, Steve Witkoff, afirmou hoje que apenas resta uma questão por resolver entre as partes, registando-se "progressos significativos".
Japão reactiva maior central nuclear do mundo 15 anos depois de Fukushima
A maior central nuclear do mundo foi reactivada hoje no Japão, 15 anos depois do desastre nuclear de Fukushima, que obrigou 150.000 pessoas a abandonar as suas casas, para satisfazer as crescentes necessidades de eletricidade do país.
China acusa a UE de exagerar conceito de segurança nas telecomunicações
A China acusou hoje a União Europeia de "sobredimensionar o conceito de segurança" nas telecomunicações, após a Comissão Europeia apresentar um pacote de medidas de cibersegurança que pode restringir a participação de empresas chinesas em infraestruturas estratégicas.
Guiné-Bissau: Novas eleições gerais em Dezembro
A Guiné-Bissau vai novamente a eleições gerais, presidenciais e legislativas, em dezembro, em data que será anunciada em decreto presidencial pelo Presidente da República de transição, Horta Inta-a.
Primeiro-ministro israelita aceita integrar Conselho de Paz de Trump
O primeiro-ministro israelita aceitou o convite do Presidente dos Estados Unidos para integrar o Conselho de Paz, uma organização para trabalhar na resolução de conflitos mundiais, anunciou hoje o gabinete do líder de Israel.
Gronelândia. Costa diz que UE "está pronta para se defender"
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, considerou hoje que os princípios e a proteção da União Europeia (UE) "estão a ser postos à prova" pelos Estados Unidos, mas prometeu resposta a "qualquer forma coerção" sobre a Gronelândia.
ONU alerta para início de “era de falência global da água” e apela a acção urgente
Um relatório das Nações Unidas alerta para o início de uma “era de falência global da água” e pede aos líderes mundiais “honestidade, coragem e vontade política” para definir uma nova agenda que reflita a realidade actual.
Von der Leyen promete resposta “firme, unida e proporcional” da UE aos EUA
A presidente da Comissão Europeia insistiu hoje que a imposição de taxas adicionais pelos Estados Unidos a países europeus devido à Gronelândia “é um erro” e garantiu que a resposta da União Europeia (UE) será “firme, unida e proporcional”.
Época das chuvas já provocou 112 mortos em Moçambique
O total de mortos na época das chuvas em Moçambique subiu para 112, mantendo-se três pessoas desaparecidas, além de 99 feridos, segundo dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).
ONU acusa Israel de demolição ilegal de complexo da UNRWA
A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) denunciou hoje um “ataque sem precedentes”, após Israel ter demolido edifícios na sede da organização em Jerusalém Oriental.
Um em cada 5 europeus vê EUA como inimigo um ano após regresso de Trump
Um em cada cinco cidadãos da União Europeia considera que os Estados Unidos se tornaram um país rival ou inimigo, um ano depois de Donald Trump regressar à Casa Branca, revela um inquérito hoje divulgado.
ONU lamenta "impunidade" e desrespeito dos EUA pelo direito internacional
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou, numa entrevista à BBC hoje divulgada, que o mundo assiste a uma "situação de impunidade" e criticou o desrespeito dos Estados Unidos (EUA) pelo direito internacional.
FMI revê em alta previsão para crescimento mundial para 3,3% em 2026
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em alta a previsão de crescimento da economia mundial para 3,3% este ano, segundo o relatório divulgado hoje.
Pelo menos 39 mortos após colisão de comboios em Espanha
Segundo a última actualização, 39 pessoas morreram e 75 foram hospitalizadas, 15 em estado grave, na sequência de um acidente ferroviário este domingo em Córdova, Espanha.
Trump insiste que chegou a hora de eliminar a ameaça russa na Gronelândia
O Presidente norte-americano, Donald Trump, criticou hoje a Dinamarca pela sua incapacidade de eliminar a ameaça russa na Gronelândia e afirmou que chegou a hora de o fazer.
Eleições em 11 paises africanos em 2026 testam democracia no continente
O Centro Africano de Estudos Estratégicos considera votações previstas um teste à resiliência democrática do continente, num contexto de conflitos armados, erosão do espaço cívico e controlo mediático
Mayor de Los Angeles denuncia novas rusgas de imigração. "Preocupante"
A mayor de Los Angeles, Karen Bass, denunciou o surgimento de novas rusgas do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) após a decisão do conselho da cidade de limitar o acesso da agência a territórios detidos pelo condado.
mais
homepage






