Artigos sobre Rússia

"Rússia tornou-se tóxica no ocidente" e perdeu "poder para corromper"
A Rússia já perdeu estrategicamente a guerra com a Ucrânia, independentemente do seu desfecho, ao tornar-se "tóxica" no ocidente e sem ter ganho amigos totalmente fiéis noutras latitudes, indicou à Lusa o investigador Arkady Moshes.

Fragata russa treinou lançamentos de mísseis hipersónicos no Atlântico
A fragata russa Almirante Gorshkov treinou o lançamento de mísseis hipersónicos na parte ocidental do Oceano Atlântico através de uma simulação de computador, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

Rússia retira-se da convenção europeia dos direitos humanos
A Rússia vai retirar-se das convenções europeias sobre direitos humanos e luta antiterrorismo, de acordo com um projecto de lei enviado ao parlamento pelo Presidente Vladimir Putin.

Kiev reivindica ataque que mata “centenas” de soldados russos
O Exército ucraniano reivindicou hoje o ataque que a Rússia diz ter matado 63 soldados russos em Makiivka, mas que os ‘media’ russos e ucranianos dizem ter feito centenas de vítimas mortais.

Zelensky: 2023 será o ano da "vitória" para a Ucrânia
O ano de 2023 será o ano da "vitória" na guerra contra a Rússia, afirmou hoje o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nas suas saudações ao Ano Novo.

Em 2022 o mundo mudou
É hoje ponto geralmente assente que o mundo mudou em 2022. Ao longo da década passada grandes mudanças já se vinham verificando a todos os níveis designadamente políticos, económicos, sociais e culturais.

O ano da guerra
Destacam-se, em 2022, uma boa e uma “grande” má notícia. A boa notícia foi a esperada retoma à “normalidade”, após as restrições da pandemia da Covid-19: O mundo voltou às ruas, os eventos culturais saíram do zoom, e o turismo renasceu. A má notícia, em destaque, é a guerra na Ucrânia, com a crise de refugiados provocada e os seus impactos brutais nos preços de quase tudo. Mas vários outros acontecimentos merecem destaque neste ano que ora finda… Este é 2022 em revista.

“O ano de 2022 foi um ano um tanto ambíguo para a economia de Cabo Verde”
Para o cidadão comum em Cabo Verde, se por um lado a retoma do turismo e de outros setores económicos significou a retoma de empregos e rendimentos, por outro lado os aumentos de preços (inflação) significaram o encarecimento do custo de vida, perda de rendimentos reais, redução do poder de compra, deterioração das condições de vida.

“Saúde Mental: Criatividade, Ousadia e Solidariedade, precisa-se”
Ainda que todas as implicações da Covid-19 na saúde das pessoas não tenham sido totalmente avaliadas, não restam dúvidas de que a saúde mental é das áreas mais afetadas.

China e Rússia concluem exercícios militares navais conjuntos
A China e a Rússia terminaram os exercícios militares navais, iniciados há uma semana, nas águas a leste da China, noticiou hoje a agência oficial chinesa Xinhua.

Mísseis Patriot vão criar "espaço aéreo seguro" para povo ucraniano
Joe Biden e Volodymyr Zelensky destacaram esta quarta-feira que o sistema de mísseis de defesa Patriot, que os Estados Unidos vão fornecer à Ucrânia, será fundamental para a criação de um espaço aéreo seguro para os ucranianos.

Rússia cria lei que dá imunidade para crimes cometidos em áreas ocupadas
A câmara baixa do Parlamento russo adoptou um projecto de lei que permitirá imunidade efectiva para certos crimes cometidos em áreas ocupadas da Ucrânia, em violação das obrigações legais internacionais da Rússia, denunciou esta terça-feira a Human Rights Watch.

UE aprova nono pacote de sanções à Rússia que restringe venda de 'drones'
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou esta quinta-feira um nono pacote de sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia, que inclui medidas restritivas para mais 200 indivíduos e entidades e restrições no acesso das forças russas a 'drones'.

Kiev descarta cessar-fogo no Natal e Ano Novo
As autoridades ucranianas descartaram hoje a possibilidade de fazer um cessar-fogo no país no Natal e Ano Novo, alegando que a trégua só seria possível se as forças russas concordassem em abandonar o território.

Kremlin diz que tréguas no Natal ou no Ano Novo estão fora de questão
Umas eventuais tréguas nos combates no terreno entre as tropas russas e ucranianas no Natal ou Ano Novo estão fora de questão, declarou hoje o Kremlin, que continua a justificar a ofensiva com a necessidade de proteger a população.

Rússia admite que é vulnerável a ataques na Crimeia
A Rússia admitiu hoje que é vulnerável a ataques na Crimeia, a península ucraniana que anexou em 2014, uma admissão que ocorre após vários ataques, atribuídos à Ucrânia, contra alvos russos distantes da frente de batalha.

Washington diz "não encorajar" ataques ucranianos na Rússia
Os Estados Unidos disseram esta terça-feira "não encorajar" a Ucrânia a lançar ataques na Rússia depois de surgirem alegadamente ofensivas de drones de Kyiv contra várias bases aéreas russas.

Rússia instala novos sistemas de mísseis em unidades de forças nucleares
A Rússia vai instalar novos sistemas de mísseis em cinco unidades das forças nucleares estratégicas do país, anunciou hoje o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, numa reunião com altos funcionários do ministério.

Ucrânia troca prisioneiros com a Rússia pela terceira vez numa semana
O Governo ucraniano comunicou hoje a libertação de nove militares e três civis que se encontravam em cativeiro russo, naquela que é a terceira troca de prisioneiros com Moscovo numa semana.

Alegados crimes de guerra sob investigação (e com desfecho indefinido)
O Parlamento Europeu (PE) deverá aprovar, esta quarta-feira, em Estrasburgo uma resolução não vinculativa onde reconhece a Rússia como Estado "patrocinador do terrorismo", enquanto se avoluma a lista de alegados crimes de guerra atribuídos às partes em conflito na Ucrânia.
mais