Edição 1256

PorExpresso das Ilhas,24 dez 2025 0:00

Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para os negócios que surgem todos os anos nas épocas natalícias.

A quadra natalícia continua a ser um terreno fértil para gerar rendimento extra. Da venda de menus para a ceia às decorações e presentes personalizados, muitos empreendedores aproveitam esta época para lançar iniciativas ou adaptar o seu negócio às tradições natalícias. As redes sociais surgem como aliadas estratégicas, permitindo divulgar produtos e serviços, alcançar novos clientes e aumentar as vendas durante o período festivo.

Também em destaque está a entrevista com o Teólogo Lino Magno.

Nesta quadra natalícia, o teólogo Lino Magno vem lembrar-nos que o Natal não é apenas celebração, mas também convite à reflexão sobre a fé e sobre como a presença de Jesus Cristo pode orientar políticas públicas, atitudes comunitárias e a saúde emocional. Com uma mensagem de muita esperança, paz e compreensão, Magno propõe um Cabo Verde que não se apoia apenas no egoísmo ou na marginalidade, mas na justiça social, no amor e na sã convivência. “Um Cabo Verde em que ajudamos uns aos outros, construímos juntos e marcamos a diferença, não pela óptica antagonista, mas pela óptica do amor”, afirma o teólogo.

Mas não é só de Natal que é feita esta edição do Expresso das Ilhas.

Na Economia damos destaque aos indicadores económicos apresentados durante esta semana.

Cabo Verde superou, pela primeira vez, a fasquia dos 1.000 milhões de euros em reservas externas líquidas. No dia 11 de Dezembro, o stock de reservas situou-se em 1.019,8 milhões de euros, um patamar considerado robusto e compatível com a estabilidade macroeconómica, assegurando a sustentabilidade do regime cambial de indexação ao euro.

Destaque, também, para a Jornada Científica realizada pela Brigada Médica em Cabo Verde.

A iniciativa, realizada na cidade da Praia, no passado dia 20 de Dezembro, voltou a afirmar-se como um espaço de intercâmbio e reflexão clínica, contribuindo para o reforço da cooperação científica e do sistema de saúde nacional. O encontro, no qual foram apresentados seis estudos desenvolvidos em parceria com médicos cabo-verdianos, decorreu num ano particularmente simbólico, que antecede os 50 anos da cooperação médica cubana no arquipélago, a celebrar em Maio de 2026.

No Desporto o destaque vai para a reportagem sobre a Escola de Futebol da Achada Grande Trás.

A Escola de Futebol de Achada Grande Trás (EFAT) nasceu em 2012 como um projecto de intervenção social, usando o desporto como instrumento de inclusão e transformação comunitária, no combate a problemas como a criminalidade juvenil, o uso de drogas e o insucesso escolar. Em Achada Grande Trás, o futebol tornou-se um caminho para mudar destinos, devolver auto-estima e abrir horizontes a jovens e crianças.

A ler igualmente, os artigos de opinião ‘O Silêncio do Presidente da República como Método’, ‘Quando o Poder quer mandar na Lei’ escrito por Paulo Veiga e ‘Algas arribadas em Cabo Verde: problema ambiental ou recurso sustentável?’ da autoria de Carmen Almada.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 dez 2025 0:00

Editado porAndre Amaral  em  24 dez 2025 0:00

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.