Artigos sobre Ucrânia

Casa comum
As últimas previsões de crescimento económico mundial do FMI para 2023 melhoraram, mas continuam aquém do que seria o normal desejável. O ano continua nebuloso com várias incertezas designadamente quanto ao impacto da guerra na Ucrânia, ao comportamento da inflação e aos efeitos da pandemia da covid-19 na China.

"Rússia tornou-se tóxica no ocidente" e perdeu "poder para corromper"
A Rússia já perdeu estrategicamente a guerra com a Ucrânia, independentemente do seu desfecho, ao tornar-se "tóxica" no ocidente e sem ter ganho amigos totalmente fiéis noutras latitudes, indicou à Lusa o investigador Arkady Moshes.

NATO pede à Coreia do Sul para aumentar ajuda à Ucrânia
O secretário-geral da NATO pediu esta segunda-feira à Coreia do Sul para intensificar a ajuda militar à Ucrânia, sugerindo uma revisão da política de não fornecer armas a países em guerra.

Combate à corrupção é condição para apoio a Kiev
A subsecretária de Estado norte-americana para Assuntos Políticos, Victoria Nuland, afirmou esta quinta-feira no Comité de Relações Externas do Senado que o combate à corrupção na Ucrânia é uma condição para a continuidade de apoio a Kiev.

Reino Unido, França e Polónia saúdam envio de tanques. Espanha faz alerta
O Reino Unido, França e Polónia congratularam-se hoje com a decisão de Berlim autorizar o envio dos tanques 'Leopard 2' para a Ucrânia, com Espanha a alertar para o perigo de uma escalada da guerra contra a Rússia.

Polónia considera inaceitável recusa Alemã em fornecer tanques à Ucrânia
O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, considera “inaceitável” a recusa de Berlim em fornecer tanques de combate Leopard à Ucrânia, que os reclama com urgência para combater as forças russas.

Ficar livre para compreender o passado e construir o futuro
Por altura das comemorações do 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia ouviram-se reclamações e queixas quanto ao funcionamento da democracia em Cabo Verde vindas da generalidade dos actores políticos e particularmente do Presidente da República no seu discurso na Sessão Solene da Assembleia Nacional.

Governo reúne-se quarta-feira para analisar preço do trigo
O Governo vai reunir-se amanhã para analisar a situação do aumento do preço do trigo e tomar uma decisão sobre o assunto. Informação avançada pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, no término de uma visita às instalações e Serviços da Procuradoria-Geral da República.

“O crescimento económico de 2022 vai ser surpreendente e o mais alto registado na história de Cabo Verde”
Situação internacional ainda incerta. Inflação elevada que chega de fora a Cabo Verde. As tensões geopolíticas e o crescimento económico. O impacto das medidas dos bancos centrais europeus. A preservação do regime cambial cabo-verdiano. A dívida pública nacional. As políticas do BCV para este ano. As taxas de juros. As expectativas para 2023. Estes são os principais temas desta entrevista exclusiva com Óscar Santos, Governador do Banco de Cabo Verde.

Hipótese de ajuda a civis em cidades ucranianas atacadas é muito reduzida, diz ONU
A ONU alertou hoje para a situação dos civis que permanecem nas cidades ucranianas de Soledar e Bakhmut, alvo de ataques pelas forças russas, frisando que, perante os intensos combates, as hipóteses de retirada ou assistência são muito reduzidas.

Kiev reivindica ataque que mata “centenas” de soldados russos
O Exército ucraniano reivindicou hoje o ataque que a Rússia diz ter matado 63 soldados russos em Makiivka, mas que os ‘media’ russos e ucranianos dizem ter feito centenas de vítimas mortais.

Novo ataque aéreo a Kyiv após Ano Novo mortífero na Ucrânia
A capital da Ucrânia foi esta segunda-feira de madrugada alvo de novo ataque aéreo, após um dia de Ano Novo marcado por dezenas de bombardeamentos russos que fizeram pelo menos quatro mortos em Kyiv e noutros pontos do país.

Zelensky: 2023 será o ano da "vitória" para a Ucrânia
O ano de 2023 será o ano da "vitória" na guerra contra a Rússia, afirmou hoje o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nas suas saudações ao Ano Novo.

Em 2022 o mundo mudou
É hoje ponto geralmente assente que o mundo mudou em 2022. Ao longo da década passada grandes mudanças já se vinham verificando a todos os níveis designadamente políticos, económicos, sociais e culturais.

O ano da guerra
Destacam-se, em 2022, uma boa e uma “grande” má notícia. A boa notícia foi a esperada retoma à “normalidade”, após as restrições da pandemia da Covid-19: O mundo voltou às ruas, os eventos culturais saíram do zoom, e o turismo renasceu. A má notícia, em destaque, é a guerra na Ucrânia, com a crise de refugiados provocada e os seus impactos brutais nos preços de quase tudo. Mas vários outros acontecimentos merecem destaque neste ano que ora finda… Este é 2022 em revista.

A justificação da crise não serve para explicar o aumento da criminalidade e os dados existentes indicam que já estivemos numa situação bem pior no passado
Se queremos analisar a relação entre a criminalidade e as crises em Cabo Verde é necessário lembrarmos que vivemos num arquipélago marcado por sucessivas crises desde o seu achamento.

“O ano de 2022 foi um ano um tanto ambíguo para a economia de Cabo Verde”
Para o cidadão comum em Cabo Verde, se por um lado a retoma do turismo e de outros setores económicos significou a retoma de empregos e rendimentos, por outro lado os aumentos de preços (inflação) significaram o encarecimento do custo de vida, perda de rendimentos reais, redução do poder de compra, deterioração das condições de vida.

“A inflação de forma generalizada e a expectativa negativa dos consumidores e empresas podem ser destacadas como factos mais preocupantes do ano”
A perda de poder de compra causada pela inflação sem dúvida trará grandes preocupações para os decisores e politicas públicas mais eficazes serão necessárias para contrariar as expectativas negativas dos agentes económicos e garantir a necessária dinámica do crescimento económico do país.

“Saúde Mental: Criatividade, Ousadia e Solidariedade, precisa-se”
Ainda que todas as implicações da Covid-19 na saúde das pessoas não tenham sido totalmente avaliadas, não restam dúvidas de que a saúde mental é das áreas mais afetadas.

Governo prorroga por seis meses programa de mitigação da escalada de preços
O Governo prorrogou por mais seis meses, até ao final de Junho de 2023, o programa de mitigação da escalada de preços devido à guerra na Ucrânia, conforme resolução aprovada em Conselho de Ministros.
mais