Artigos sobre Crimeia

Rússia admite que é vulnerável a ataques na Crimeia
A Rússia admitiu hoje que é vulnerável a ataques na Crimeia, a península ucraniana que anexou em 2014, uma admissão que ocorre após vários ataques, atribuídos à Ucrânia, contra alvos russos distantes da frente de batalha.

Pelo menos três mortos na explosão na ponte da Crimeia
Pelo menos três pessoas morreram na explosão que danificou a ponte da Crimeia, que liga a Rússia a esta península ucraniana anexada, anunciaram os investigadores russos, adiantando ter identificado o proprietário do camião que explodiu.

Ucrâni ja perdeu cerca de 250 mil milhões de euros desde 2014
A economia ucraniana perdeu cerca de 280 mil milhões de dólares desde 2014, quando a Rússia anexou à força a península da Crimeia e iniciou o conflito armado em Donbass.

Rússia desiste de nomear ex-procuradora na Crimeia para embaixadora em Cabo Verde
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou esta terça-feira um entendimento com a Rússia, que deixou cair o pedido de aceitação da ex-procuradora geral na Crimeia, Natália Poklonskaïa, como nova embaixadora russa na Praia.

Putin quer “negociações imediatas” com NATO e EUA sobre segurança da Rússia
Presidente russo reitera exigência de garantias jurídicas que excluam o alargamento da NATO a leste e a instalação de armas na Ucrânia. Tensão no leste da Europa longe de arrefecer.

Putin proclama Crimeia para sempre parte da Rússia
O Presidente russo, Vladimir Putin, assinalou hoje o Dia da Unidade Nacional da Rússia com uma deslocação à Crimeia, declarando que a região será para sempre parte do país.

Ucrânia: Presidente satisfeito com anúncio de retirada de tropas russas
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, congratulou-se esta quinta-feira com o anúncio de Moscovo de retirada das suas tropas concentradas junto à fronteira com a Ucrânia e cujo destacamento provocou o ressurgimento de tensões internacionais.

75º Aniversário da Grande Vitória
O ano de 2020 marca o 75º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial sobre o fascismo alemão, o militarismo japonês e seus satélites. Os combates foram realizados em 40 países da Europa, Ásia e África. A guerra, que durou 6 anos, contou com a participação de 61 estados, com uma população de 1 bilhão e 700 milhões de pessoas – 80% da população mundial.

Conselho da ONU reúne de emergência para discutir tensão Rússia/Ucrânia
A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) indicou que foi convocada para hoje uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a escalada da tensão entre Rússia e Ucrânia.
mais