Artigos sobre URSS
78º Aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica
O dia 9 de maio é o maior feriado da Rússia - Dia da Vitória. Setenta e oito anos se passaram desde o final da Grande Guerra Patriótica (1941-1945). Várias gerações cresceram ao longo dos anos. Os eventos dessa guerra há muito se tornam uma memória distante, mesmo para seus participantes.
Funeral de Gorbachev realiza-se hoje sem honras de Estado
O antigo líder soviético Mikhail Gorbachev vai ser enterrado hoje numa cerimónia relativamente discreta, depois de o Kremlin ter recusado um funeral de Estado ao homem que ajudou a acabar com a Guerra Fria.
José Maria Neves sobre Mikhail Gorbachev. Morreu um "grande vulto da história da humanidade"
O Presidente da República honrou, hoje, a memória de Mikhail Gorbachev, afirmando ser um grande vulto da história da humanidade, "o homem que mexeu com as placas tectônicas da geopolítica mundial ".
O problema não é só com a Ucrânia
Cometem erro de palmatória os que culpam o Ocidente para justificar as preocupações securitárias da actual Rússia. Não explicam por que o Ocidente tem de prestar vassalagem a uma potência só porque ela possui um arsenal nuclear, que mais não é que uma réstia sombria do seu antigo sonho imperial.
EDITORIAL : 13 de Janeiro - Trinta anos depois
Hoje celebra-se o trigésimo aniversário do momento fundante do Cabo Verde moderno, livre e democrático. No distante dia 13 de Janeiro de 1991 realizaram-se as primeiras eleições livres e plurais.
75º Aniversário da Grande Vitória
O ano de 2020 marca o 75º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial sobre o fascismo alemão, o militarismo japonês e seus satélites. Os combates foram realizados em 40 países da Europa, Ásia e África. A guerra, que durou 6 anos, contou com a participação de 61 estados, com uma população de 1 bilhão e 700 milhões de pessoas – 80% da população mundial.
Sobre o tal “socialismo” que deu certo!
Após a queda do muro de Berlim e a desagregação da URSS, os socialistas, outrora confiantes na força divina e infalível da utopia marxista (o tal socialismo “científico” detentor das chaves da história, opondo-se às ideias de Pierre-Joseph Proudhon e Charles Fourier), viram-se, quais náufragos no meio de um oceano revoltado, perdidos e sem amparo!
A corrida espacial e a Guerra Fria como o "equilíbrio do terror"
A chegada do primeiro homem à lua, há 50 anos, culminou longa corrida espacial entre os EUA e a URSS, cujo tiro de partida foi a procura do domínio das mais poderosas armas nucleares durante a Guerra Fria.
mais