Artigos sobre palop

Crescimento de um dígito não é suficiente
Pareciam peças de dominó a cair, uma após a outra. Depois do primeiro caso detectado em Cabo Verde, a 19 de Março do ano passado, seguiram-se, em cadeia, os restantes PALOP: Angola, dia 21 de Março, Moçambique, dia 22 de Março, Guiné-Bissau, dia 25 de Março e São Tomé e Príncipe, dia 6 de Abril. Os países fecharam. Enquanto subia o número de infectados, caiam as economias. Uma crise sem precedentes que começa agora, diz o FMI, a ver uma luz no fundo do túnel. Mas ainda longe de iluminar o futuro.

Destaques da edição 1010
Esta semana o Expresso das Ilhas continua a dar manchete às entrevistas com os líderes partidários candidatos às legislativas de 18 de Abril.

'Aumento' no capital do FMI rende quase 1300 milhões de dólares aos PALOP
Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) deverão receber quase 1.300 milhões de dólares quando a nova alocação de Direitos Especiais de Saque (DES) do Fundo Monetário Internacional (FMI) estiver concluída. A Cabo Verde caberão cerca de 25 milhões de dólares.

Um milhão de vacinas de Portugal deverá chegar aos países lusófonos no segundo semestre
Portugal vai destinar um milhão de vacinas contra a covid-19 aos PALOP e a Timor-Leste que deverão começar a chegar aos países no segundo semestre de 2021, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros. Ainda não foi revelado quantas vacinas irão para cada país.

Portugal tenciona “redireccionar” 5% das vacinas para PALOP e Timor-Leste
O primeiro-ministro português, António Costa, afirma que África será prioritária na disponibilização de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 e que Portugal procurará "redireccionar" para Timor-Leste e países africanos de expressão portuguesa (PALOP) 5% das vacinas adquiridas.

EDITORIAL : 13 de Janeiro - Trinta anos depois
Hoje celebra-se o trigésimo aniversário do momento fundante do Cabo Verde moderno, livre e democrático. No distante dia 13 de Janeiro de 1991 realizaram-se as primeiras eleições livres e plurais.

Cabo Verde vai receber kits de impressão 3D da Fundação Calouste Gulbenkian
A Fundação Calouste Gulbenkian vai doar 12 kits de impressão 3D a instituições de ensino superior, tecnologia ou de investigação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Fundação Gulbenkian apoia pós-graduações na área da Matemática
A Fundação Calouste Gulbenkian vai apoiar as primeiras edições de dois cursos de pós-graduação na área da Matemática na Universidade de Cabo Verde. Informação foi dada pela própria fundação em nota enviada ao Expresso das Ilhas.

Investigação vai estudar efeitos da BCG no absentismo dos profissionais de saúde nos PALOP
Uma investigação liderada por Portugal e pela Dinamarca vai estudar os efeitos da vacina BCG na redução do absentismo dos profissionais de saúde de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique durante a pandemia de COVID-19.

PALOP vão fazer estudos simultâneos do vírus
Os países africanos lusófonos vão avançar com estudos simultâneos sobre o novo coronavírus para perceber a sua carga viral e fazer o sequenciamento, disse o director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Procultura PALOP-TL quer mitigar impactos económicos nos artistas nos PALOP e Timor-Leste
O projecto da União Europeia Procultura PALOP-TL anunciou esta terça-feira que adaptou as suas actividades para mitigar os impactos económicos e sociais junto dos artistas destes países, devido à pandemia da CODIV-19.

Destaques da edição 952
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o Estatuto Especial da Praia: Desenvolvimento ou reforço do centralismo? Poucos temas no espectro político nacional têm gerado uma discussão tão polarizada como a do Estatuto Especial da Praia que o governo quer implementar ainda antes do final da legislatura.

Cabo Verde lidera deportados dos PALOP pelos Estados Unidos
As autoridades norte-americanas deportaram cerca de cem cidadãos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) em 2019, menos uma dezena face ao ano anterior, mas metade do total eram cabo-verdianos, segundo dados oficiais.

Projecto BERC-Luso quer levar ensaios das farmacêuticas aos PALOP
A coordenadora do projecto BERC-Luso, Maria do Céu Neves, disse hoje, na Praia, que os ensaios clínicos nos países africanos de língua portuguesa ainda são incipientes, apesar do potencial para captar esse interesse, com Cabo Verde na liderança.

Centro de Desenvolvimento do Atletismo para os PALOP funcionará em Cabo Verde
Cabo Verde vai receber a sede do Centro de Desenvolvimento do Atletismo Africano para os países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), infra-estrutura que conta com o co-financiamento da Confederação Africana de Atletismo (CAA).

Cabo Verde cai quatro lugares no Índice de Democracia
Elaborado anualmente pela Economist Intelligence Unit, ligada à revista britânica The Economist, este índice mede o nível democrático de regimes políticos em 167 países.

Cabo Verde foi o PALOP com maior crescimento económico em 2019
Cabo Verde registou o maior crescimento económico entre os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) em 2019. Para o próximo ano é esperada uma forte aceleração da economia de Moçambique e um possível regresso de Angola ao crescimento.

Cabo Verde já evacuou mais de 400 doentes para Portugal
Dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Cabo Verde é quem mais vezes pede ajuda a Portugal para o tratamento de doentes.

Restituição de bens a países africanos "não é alheia" a países lusófonos - comissário da CEDEAO
O comissário para a Educação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) disse esta terça-feira, que a restituição de bens africanos em museus ocidentais deve também passar pelos países lusófonos africanos e Portugal, mas admitiu uma negociação morosa.

Ondjaki propõe na Praia festival literário que una todos os PALOP
O escritor angolano Ondjaki propôs hoje, na cidade da Praia, a criação de um festival que se realize nas cidades capitais africanas de língua oficial portuguesa, com um nome comum em todas elas.
mais