Entrevistado pelo Expresso das Ilhas, durante a sua recente visita a Cabo Verde, o governador do Banco de Portugal defende que a política tarifária que está a ser implementada pelos EUA vai ter consequências negativas na economia mundial e que nem mesmo os Estados Unidos da América vão escapar incólumes às medidas que estão a tomar.
Também em destaque está a entrevista com a ministra da Defesa, Janine Lélis, sobre a chegada do novo avião da Guarda Costeira.
O King Air 360 ER vem com a configuração de Evacuação Médica e vai cumprir também missões de fiscalização, busca e salvamento e de patrulhamento marítimo. Um salto qualitativo no posicionamento de Cabo Verde como um provedor regional de segurança marítima, como considera a Ministra da Defesa Janine Lélis, em entrevista ao Expresso das Ilhas.
Na capa desta semana lançamos um olhar para o impacto que as tarifas impostas pelos Estados Unidos da América vão ter nos PALOP.
Temos de agradecer aos falantes de português do outro lado do Atlântico (aos brasileiros) a brilhante palavra 'tarifaço' – uma mistura entre tarifa e tiraço – que está a atingir o mundo, país a país (nem os pinguins se safam). Os PALOP também não escaparam às tarifas recíprocas. Angola será taxada em 32%, Moçambique em 16%. Já a Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde vão ser taxados em 10%.
A merecer destaque de capa está também a reportagem sobre a recente expedição oceanográfica OceanX que passou por Cabo Verde.
Entre 24 de Março e 1 de Abril a expedição OceanX esteve nos mares de Cabo Verde para uma série de pesquisas nunca antes feitas. A "Around Africa Expedition", uma expedição pioneira de quatro meses liderada pela OceanX em colaboração com a OceanQuest, foi lançada, na África do Sul, a 30 de Janeiro, e a bordo do navio de investigação e media de última geração, OceanXplorer, pretende ampliar os limites da exploração e investigação científica dos oceanos ao longo da costa africana.
Na Cultura damos destaque a mais uma edição do Kriol Jazz Festival.
Artistas, agentes culturais e turistas retomam a energia vibrante da Cidade da Praia com a chegada de dois eventos emblemáticos: o Atlantic Music Expo e o Kriol Jazz Festival. Estes dois momentos centrais do calendário cultural cabo-verdiano voltam a atrair atenções para a capital. A 14.ª edição do Kriol Jazz Festival decorre esta semana, entre os dias 10 e 12 de Abril, na Pracinha da Escola Grande, e contará com diversos artistas nacionais e internacionais.
A ler igualmente os artigos de opinião: ‘Há um novo mundo do outro lado do oceano Parte III - A guerra das tarifas’ escrito por Paulo Veiga; ‘A Pergunta Indigesta, Digo, (In)Discreta’ da autoria de Amílcar Spencer Lopes; ‘Repensar a Educação - O Início de Tudo’ escrito por Brito-Semedo e "São Vicente e a “Basta” aos criminosos", de José Mendonça Monteiro.