Artigos sobre Tarifas

EUA e China alcançam acordo para pausa de 90 dias nas tarifas
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou, esta segunda-feira, que foi alcançado um acordo com a China para uma pausa de 90 dias nas tarifas impostas entre os dois países.

Parlamento de Hong Kong aprova moção a pedir unidade contra tarifas
O parlamento de Hong Kong aprovou por unanimidade uma moção que apela à unidade contra as tarifas dos Estados Unidos, enquanto alguns deputados pediram ao conglomerado local CK Hutchison que suspenda a venda dos portos no Panamá.

Trump anuncia tarifas sobre produtos farmacêuticos nas "próximas semanas"
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adiantou segunda-feira que vai anunciar tarifas sobre produtos farmacêuticos "nas próximas duas semanas", depois de ter assinado uma ordem executiva para promover o fabrico destes produtos em solo norte-americano.

Trump anuncia tarifas de 100% sobre filmes produzidos no estrangeiro
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que vai iniciar "imediatamente o processo de instauração de tarifas de 100%" sobre os filmes exibidos nos Estados Unidos mas produzidos no estrangeiro.

Ministros dos BRICS juntos no Brasil pelo multilateralismo e contra tarifas unilaterais
Os ministros dos Negócios Estrangeiros do BRICS reúnem-se a partir de segunda-feira no Rio de Janeiro

Tarifas: FMI avisa que riscos para estabilidade financeira "aumentaram"
Os riscos para a estabilidade financeira mundial "aumentaram significativamente" com a "elevada volatilidade" que se seguiu ao anúncio de tarifas pelo Presidente dos EUA, disse esta semana o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Doze estados processam administração Trump para travar política tarifária
Uma dúzia de estados processaram quarta-feira a administração Trump no Tribunal de Comércio Internacional dos EUA, em Nova Iorque, para travar a sua política tarifária, considerando que é ilegal e levou ao caos na economia norte-americana.

Tarifas: Negociador japonês viaja para EUA em busca de acordo "rápido"
O ministro japonês responsável pelas negociações comerciais com os Estados Unidos apelou hoje a que o diferendo aduaneiro seja resolvido "o mais rapidamente possível", sublinhando que os lucros das empresas japonesas estão a diminuir "dia após dia".

China pede aos EUA coerência e cancelamento total das taxas
A China apelou hoje aos Estados Unidos para que "cancelem completamente" as denominadas tarifas recíprocas, após a decisão norte-americana na sexta-feira de isentar produtos de alta tecnologia provenientes daquele país.

Canadá anuncia início de negociações comerciais com os EUA em maio
O Canadá e os Estados Unidos vão iniciar negociações para um novo acordo comercial no início de maio, confirmou hoje o primeiro-ministro Mark Carney, alertando que o aumento das tarifas já está a afectar a economia canadiana.

Xi Jinping pede à União Europeia que se mantenha unida
O presidente chinês, Xi Jinping, apelou hoje à União Europeia para que "se mantenha unida" face à guerra comercial lançada pelo líder norte-americano, Donald Trump, que está a agitar as praças financeiras em todo o mundo.

O bastão de tarifas dos EUA prejudica não apenas os outros países mas a si mesmo
No dia 2 de abril, os Estados Unidos emitiram uma ordem executiva anunciando a imposição de chamadas “tarifas recíprocas” sobre os seus principais parceiros comerciais, incluindo uma tarifa de 34% sobre os produtos da China (incluindo as Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau). Nos últimos três meses, o governo dos EUA tem abusado das tarifas como arma política. Seja qual for o pretexto, a essência permanece a mesma: unilateralismo e protecionismo. Tais atos de bullying económico anti-globalização ameaçam a estabilidade das cadeias globais de produção e acabam por prejudicar os interesses dos cidadãos e empresas dos EUA.

UE suspende retaliação às tarifas dos EUA (mas por 90 dias e com aviso)
União Europeia responde aos Estados Unidos no mesmo tom e suspende aplicação de contramedidas às tarifas, um pacote que ainda está a ser finalizado mas que tinha sido aprovado pelos estados-membros.

Entram em vigor as taxas chinesas de 84% sobre produtos norte-americanos
A nova subida de 34% para 84% das taxas sobre produtos provenientes dos Estados Unidos que chegam à China entrou em vigor ao meio-dia no horário local (03h00, em Cabo Verde), num novo episódio da guerra comercial.

Tarifas? Guerra comercial é "prejudicial para todos"
O ministro do Comércio Externo francês, Laurent Saint-Martin, alertou hoje, durante uma visita à Indonésia, que uma "guerra tarifária" é "prejudicial para todos" e apelou a um "diálogo contínuo" com Washington.

Edição 1219
Destaque de manchete para a entrevista com o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

Senadores republicanos apoiam democratas em lei que limita poder de Trump
Um grupo de sete senadores republicanos, incluindo o antigo líder da Câmara dos Representantes Mitch McConnell, juntou-se à oposição democrata para apoiar um projecto de lei para limitar o poder do presidente Donald Trump para impor tarifas.

China acusa Estados Unidos de não quererem "diálogo sério"
O Governo chinês afirmou esta terça-feira que as acções dos Estados Unidos "não reflectem uma vontade genuína de encetar um diálogo sério", no meio de uma escalada de ameaças tarifárias e contramedidas entre as duas maiores economias do mundo.

Trump volta a pedir ao banco central dos EUA para reduzir taxas de juro
O Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou hoje a pedir à Reserva Federal para reduzir as taxas de juro e acusou a China de ser "o maior abusador de todos" os países por retaliar as tarifas impostas por Washington.

China acusa EUA de unilateralismo, proteccionismo e intimidação económica
A China acusou hoje os Estados Unidos de unilateralismo, proteccionismo e intimidação económica, face ao intensificar da guerra comercial entre Pequim e Washington.
mais