Artigos sobre Estados Unidos

Navio Matilde desapareceu há 82 anos ao ligar Cabo Verde aos Estados Unidos da América
Completam-se hoje 82 anos que o navio Matilde desapareceu com 53 pessoas a bordo na sua última viagem ligando Cabo Verde aos Estados Unidos da América onde nunca chegou.

Estados Unidos rejeitam alterações adotadas por OMS para combater pandemias
O Governo de Donald Trump anunciou na sexta-feira que os Estados Unidos rejeitam as alterações adotadas em 2024 pelos países da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater pandemias, alegando que estas violam a soberania norte-americana.

Estados Unidos e China fecham acordo tarifário. O que prevê?
Estados Unidos e China formalizaram um entendimento comercial alcançado no mês passado em Genebra, que inclui o compromisso de Pequim de retomar as exportações de minerais de terras raras, anunciou o secretário do Comércio norte-americano, Howard Lutnick.

Estados Unidos aprovam venda de armamento a Israel
Os Estados Unidos anunciaram hoje que aprovaram uma venda de 510 milhões de dólares de 'kits' de orientação de bombas e serviços conexos a Israel, dias depois do fim do conflito entre Israel e o Irão.

Nova corrida às armas nucleares está a emergir, alerta relatório
Uma nova corrida às armas nucleares global está a emergir num momento de enfraquecimento dos regimes de controlo de armas, alertou hoje o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI).

Deixar-se contagiar pelo bem
As previsões do crescimento económico mundial para 2025 contidas no World Economic Outlook do FMI publicadas no dia 22 de Abril, vieram confirmar a quebra na dinâmica da economia global, que se fazia sentir em todo o mundo, especialmente depois da imposição pelos Estados Unidos das chamadas tarifas recíprocas.

Há um novo mundo do outro lado do oceano Parte III - A guerra das tarifas
A semana passada o Mundo assistiu em ansiedade ao Liberation Day. Quando a Ásia se preparava para acordar e a Europa para dormir, Donald Trump apresentou ao planeta a sua política de tarifas alfandegárias, “castigando” as importações de quase todos os “parceiros” comerciais dos Estados Unidos, com um estranho “esquecimento” em relação à Rússia de Putin. Todos, desde os alemães da indústria automóvel até aos pinguins e focas das ilhas Heard e McDonalds.

Receio de deportação leva residentes legais a apagar críticas a Trump e abandonar protestos
Maria apagou todas as publicações que fez nas redes sociais a criticar as políticas de Donald Trump e Isabel deixou de participar em protestos pró-Palestina, tudo por receio de deportação, apesar de ambas estarem legalmente nos Estados Unidos.

Cabo Verde e a nova ordem mundial
O mundo atravessa uma fase de transição e incerteza que poucos poderiam antecipar há uma década. A arquitetura internacional encontra-se em plena reconfiguração, com profundas alterações nas dinâmicas de poder e na relação entre os Estados.

Fazer a melhor escolha para a nova era que se avizinha
Há três anos atrás, a 24 de Fevereiro, a invasão da Ucrânia pela Rússia provocou sobressaltos em todo o mundo. Aparentemente estar-se-ia a voltar aos tempos de resolução violenta dos conflitos, do desrespeito pela integridade territorial dos Estados e de anexação de países inteiros para saciar apetites imperialistas. A resistência heróica do povo ucraniano que se seguiu à invasão trouxe alento que não seria assim.

Secretário da Economia do México diz que EUA violam acordo de comércio livre
O secretário da Economia do México defendeu que a imposição, por parte dos EUA, de tarifas de 25% sobre os produtos mexicanos é uma "flagrante violação" do Acordo de Comércio Livre da América do Norte.

China promete responder a novas tarifas dos Estados Unidos
A China prometeu hoje retaliar contra as novas tarifas dos Estados Unidos sobre os produtos chineses, impostas pelo novo Presidente norte-americano Donald Trump, e reafirmou que as guerras comerciais "não têm vencedores".

Avião com seis pessoas a bordo despenha-se no nordeste dos Estados Unidos
Um pequeno avião comercial com seis pessoas a bordo despenhou-se em Filadélfia, no estado da Pensilvânia, no nordeste dos EUA, provocando um incêndio numa zona residencial, avançaram as autoridades.

Cabo Verde ainda não foi oficialmente informado sobre suspensão da ajuda externa dos EUA
O Governo ainda não recebeu qualquer comunicado oficial sobre a suspensão de toda a ajuda externa dos Estados Unidos, anunciada pelo presidente Donald Trump, segundo uma fonte governamental.

Governo assegura estar atento a situação dos emigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos
O Governo assegurou, hoje, estar a acompanhar de perto a situação dos emigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos, face às medidas adoptadas pelo novo presidente norte-americano. Reconhecendo a expectativa em torno das políticas migratórias, avançou que uma equipa tem estado a acompanhar a evolução do tema e as suas implicações para a comunidade emigrada.

Brasil cria posto de atendimento para deportados dos EUA
O governo brasileiro anunciou terça-feira a criação de um posto de atendimento a migrantes no aeroporto de Belo Horizonte para receber adequadamente os cidadãos brasileiros deportados pelos Estados Unidos.

É crucial fazer o melhor uso do financiamento climático
Terminou em Baku, no Azerbaijão, a conferência sobre mudança climática (COP25) com decisões sobre o financiamento de projectos para adaptações relacionadas com a transição energética e para mitigar os efeitos das alterações climáticas, embora sem satisfazer plenamente as expectativas. Pretendia-se chegar a um compromisso de financiamento de 1,3 milhões de milhões (trilion) de dólares até 2035, mas ficou-se apenas por 300 mil milhões (billions) de dólares, a serem disponibilizados pelos países mais desenvolvidos. Desde a conferência de Paris de 2015 e das suas grandes promessas, o mundo mudou muito e, com o regresso de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, o cenário pode ainda piorar, tornando mais difícil conseguir os consensos necessários para as cumprir.

O mundo mudou
Os resultados das eleições americanas de 5 de Novembro apontam para mudanças nas regras do jogo a vários níveis nas relações internacionais. A eleição de Donald Trump para a presidência com maioria folgada juntamente com o controlo do Senado e da Câmara dos Representantes pelos republicanos vai-lhe conceder poder suficiente para pôr em prática as promessas mais disruptivas das políticas feitas durante a campanha eleitoral. Sem grande perspectiva de ver esse poder controlado pelo Supremo Tribunal de Justiça, considerando a sua composição com uma maioria confortável nomeada pelo próprio Trump e a sua aversão aos checks and balances do sistema político, aumenta a probabilidade de que o impacto dessas políticas seja profundo e abrangente.

EUA e Reino Unido em alerta para aniversário de ataque do Hamas contra Israel
A polícia de Londres e a polícia de investigação dos Estados Unidos alertaram para possíveis protestos e actos violentos este fim de semana, com o aproximar do primeiro aniversário do ataque do Hamas contra Israel.

A Constituição - o local onde todos se tornam iguais
“Um Homem, um Voto” - este foi o conceito introduzido pelos gregos de Atenas, que deu origem à Democracia. Apesar disso, a Democracia Grega não eliminou muitas das discriminações existentes na época, como a escravidão e a desigualdade de género. A evolução rumo à igualdade demorou mais de 15 séculos, até a Magna Carta ser assinada em 1215 como um primeiro passo na igualdade entre os homens e na criação de uma constituição moderna.
mais