Artigos sobre Estados Unidos

Deixar-se contagiar pelo bem
As previsões do crescimento económico mundial para 2025 contidas no World Economic Outlook do FMI publicadas no dia 22 de Abril, vieram confirmar a quebra na dinâmica da economia global, que se fazia sentir em todo o mundo, especialmente depois da imposição pelos Estados Unidos das chamadas tarifas recíprocas.

Há um novo mundo do outro lado do oceano Parte III - A guerra das tarifas
A semana passada o Mundo assistiu em ansiedade ao Liberation Day. Quando a Ásia se preparava para acordar e a Europa para dormir, Donald Trump apresentou ao planeta a sua política de tarifas alfandegárias, “castigando” as importações de quase todos os “parceiros” comerciais dos Estados Unidos, com um estranho “esquecimento” em relação à Rússia de Putin. Todos, desde os alemães da indústria automóvel até aos pinguins e focas das ilhas Heard e McDonalds.

Receio de deportação leva residentes legais a apagar críticas a Trump e abandonar protestos
Maria apagou todas as publicações que fez nas redes sociais a criticar as políticas de Donald Trump e Isabel deixou de participar em protestos pró-Palestina, tudo por receio de deportação, apesar de ambas estarem legalmente nos Estados Unidos.

Cabo Verde e a nova ordem mundial
O mundo atravessa uma fase de transição e incerteza que poucos poderiam antecipar há uma década. A arquitetura internacional encontra-se em plena reconfiguração, com profundas alterações nas dinâmicas de poder e na relação entre os Estados.

Fazer a melhor escolha para a nova era que se avizinha
Há três anos atrás, a 24 de Fevereiro, a invasão da Ucrânia pela Rússia provocou sobressaltos em todo o mundo. Aparentemente estar-se-ia a voltar aos tempos de resolução violenta dos conflitos, do desrespeito pela integridade territorial dos Estados e de anexação de países inteiros para saciar apetites imperialistas. A resistência heróica do povo ucraniano que se seguiu à invasão trouxe alento que não seria assim.

Secretário da Economia do México diz que EUA violam acordo de comércio livre
O secretário da Economia do México defendeu que a imposição, por parte dos EUA, de tarifas de 25% sobre os produtos mexicanos é uma "flagrante violação" do Acordo de Comércio Livre da América do Norte.

China promete responder a novas tarifas dos Estados Unidos
A China prometeu hoje retaliar contra as novas tarifas dos Estados Unidos sobre os produtos chineses, impostas pelo novo Presidente norte-americano Donald Trump, e reafirmou que as guerras comerciais "não têm vencedores".

Avião com seis pessoas a bordo despenha-se no nordeste dos Estados Unidos
Um pequeno avião comercial com seis pessoas a bordo despenhou-se em Filadélfia, no estado da Pensilvânia, no nordeste dos EUA, provocando um incêndio numa zona residencial, avançaram as autoridades.

Cabo Verde ainda não foi oficialmente informado sobre suspensão da ajuda externa dos EUA
O Governo ainda não recebeu qualquer comunicado oficial sobre a suspensão de toda a ajuda externa dos Estados Unidos, anunciada pelo presidente Donald Trump, segundo uma fonte governamental.

Governo assegura estar atento a situação dos emigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos
O Governo assegurou, hoje, estar a acompanhar de perto a situação dos emigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos, face às medidas adoptadas pelo novo presidente norte-americano. Reconhecendo a expectativa em torno das políticas migratórias, avançou que uma equipa tem estado a acompanhar a evolução do tema e as suas implicações para a comunidade emigrada.

Brasil cria posto de atendimento para deportados dos EUA
O governo brasileiro anunciou terça-feira a criação de um posto de atendimento a migrantes no aeroporto de Belo Horizonte para receber adequadamente os cidadãos brasileiros deportados pelos Estados Unidos.

É crucial fazer o melhor uso do financiamento climático
Terminou em Baku, no Azerbaijão, a conferência sobre mudança climática (COP25) com decisões sobre o financiamento de projectos para adaptações relacionadas com a transição energética e para mitigar os efeitos das alterações climáticas, embora sem satisfazer plenamente as expectativas. Pretendia-se chegar a um compromisso de financiamento de 1,3 milhões de milhões (trilion) de dólares até 2035, mas ficou-se apenas por 300 mil milhões (billions) de dólares, a serem disponibilizados pelos países mais desenvolvidos. Desde a conferência de Paris de 2015 e das suas grandes promessas, o mundo mudou muito e, com o regresso de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, o cenário pode ainda piorar, tornando mais difícil conseguir os consensos necessários para as cumprir.

O mundo mudou
Os resultados das eleições americanas de 5 de Novembro apontam para mudanças nas regras do jogo a vários níveis nas relações internacionais. A eleição de Donald Trump para a presidência com maioria folgada juntamente com o controlo do Senado e da Câmara dos Representantes pelos republicanos vai-lhe conceder poder suficiente para pôr em prática as promessas mais disruptivas das políticas feitas durante a campanha eleitoral. Sem grande perspectiva de ver esse poder controlado pelo Supremo Tribunal de Justiça, considerando a sua composição com uma maioria confortável nomeada pelo próprio Trump e a sua aversão aos checks and balances do sistema político, aumenta a probabilidade de que o impacto dessas políticas seja profundo e abrangente.

EUA e Reino Unido em alerta para aniversário de ataque do Hamas contra Israel
A polícia de Londres e a polícia de investigação dos Estados Unidos alertaram para possíveis protestos e actos violentos este fim de semana, com o aproximar do primeiro aniversário do ataque do Hamas contra Israel.

A Constituição - o local onde todos se tornam iguais
“Um Homem, um Voto” - este foi o conceito introduzido pelos gregos de Atenas, que deu origem à Democracia. Apesar disso, a Democracia Grega não eliminou muitas das discriminações existentes na época, como a escravidão e a desigualdade de género. A evolução rumo à igualdade demorou mais de 15 séculos, até a Magna Carta ser assinada em 1215 como um primeiro passo na igualdade entre os homens e na criação de uma constituição moderna.

Crise no Médio Oriente: Secretário-Geral da ONU “muito preocupado” com escalada dramática em Beirute
Líder supremo do Irão decreta cinco dias de luto pela morte de líder do Hezbollah. Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, considerou "uma medida de justiça" o assassínio do líder do grupo xiita libanês pelas Forças de Defesa de Israel.

Bispo de Mindelo nos EUA para participar no acto de conclusão do Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana nas Américas 2024
O Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, vai estar nos Estados Unidos, de 01 a 07 de Setembro, para presidir ao acto de conclusão do Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana nas Américas 2024.

Livro com canções inéditas de Norberto Tavares lançado em Setembro nos EUA
O livro com a maioria das letras inéditas escritas pelo compositor Norberto Tavares será lançado no dia 29 de Setembro deste ano, nos Estados Unidos da América. A informação foi partilhada esta segunda-feira, 5, pela Fundação Norberto Tavares, na sua página na rede social Facebook.

Cabo Verde e EUA assinam memorando para Aviação Militar
Os Governos de Cabo Verde e dos EUA assinam esta sexta-feira, 2, no Estado de New Hampshire, um memorando de entendimento com foco para a implementação da Aviação Militar.

Mais solidariedade e união para melhor estado da Nação
Passado o choque causado pela pandemia da covid-19, seja na violenta contracção da economia de 14,8% do PIB, seja na retoma que veio a seguir com taxas de crescimento do PIB de 7,1% em 2021 e 17,7% em 2022 e 5,1 em 2023, o país tende a normalizar-se aquém dos 7% desejados ou prometidos. O FMI no último Economic Outlook projecta taxas de crescimento anual até 2029 que não chegam aos 5%.
mais