Brasil cria posto de atendimento para deportados dos EUA

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 jan 2025 8:29

O governo brasileiro anunciou terça-feira a criação de um posto de atendimento a migrantes no aeroporto de Belo Horizonte para receber adequadamente os cidadãos brasileiros deportados pelos Estados Unidos.

O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mauro Vieira, e pela ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, depois de um voo de repatriamento no fim de semana passado, cujas más condições levaram o Governo brasileiro a queixar-se a Washington por via diplomática.

O Governo brasileiro reclamou com os Estados Unidos porque os 88 brasileiros deportados na última sexta-feira foram algemados no avião e sofreram "maus tratos" durante o voo.

Para além disso, o avião tinha problemas mecânicos e o ar condicionado não funcionava, condições que o ministro das Relações Exteriores descreveu como "trágicas".

O voo de deportação, que estava previsto desde antes da tomada de posse do Presidente norte-americano, Donald Trump, tinha como destino Belo Horizonte, mas foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência na cidade brasileira de Manaus devido a problemas técnicos.

Na altura, a Polícia Federal brasileira apercebeu-se do uso de algemas e pediu aos agentes norte-americanos que as retirassem.

Em resposta, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, ordenou que um avião das Forças Armadas transportasse os cidadãos deportados para Belo Horizonte, para evitar que continuassem a viagem no avião norte-americano.

Na segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil telefonou para o encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, para reclamar da situação.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 jan 2025 8:29

Editado porSara Almeida  em  30 mar 2025 23:28

pub.

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.