Artigos sobre armas nucleares
Moscovo baixa a fasquia e levanta dúvidas sobre uso de armas nucleares
A versão renovada da doutrina nuclear da Rússia, assinada na terça-feira pelo presidente Vladimir Putin, baixa a fasquia para o uso do arsenal atómico de Moscovo, o maior do mundo, lançando dúvidas sobre se utilização está mais próxima.
Guterres pede aos líderes mundiais para eliminar armas nucleares
O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou hoje aos líderes mundiais para mostrarem clarividência e eliminarem as "máquinas de morte" que são as armas nucleares, após a atribuição do Nobel da Paz a uma organização de sobreviventes de Hiroshima.
China diz que relações militares com EUA estão a estabilizar-se
A China afirmou hoje que as suas relações militares com os Estados Unidos estão a estabilizar, uma vez que as duas forças armadas estão novamente a manter diálogos estratégicos de alto nível para evitar erros de cálculo.
Rearmamento nuclear avança à medida que aumentam tensões geopolíticas
As potências nucleares estão a modernizar os seus arsenais, devido ao aumento das tensões geopolíticas em todo o mundo, afirmaram hoje investigadores, exortando os líderes mundiais a "recuar e reflectir".
Rússia vai fazer exercícios nucleares perto do território ucraniano
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou exercícios nucleares que serão realizados num futuro próximo e envolverão tropas localizadas perto da Ucrânia, em resposta a alegadas ameaças de líderes ocidentais contra Moscovo, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.
Polónia pronta para receber armas nucleares da NATO
O presidente polaco declarou hoje que o seu país está "pronto" para receber armas nucleares, se a NATO decidir fortalecer militarmente o seu flanco oriental, após o envio de novas armas pela Rússia para Kaliningrado e Bielorrússia.
Casa Branca sem sinais de que Moscovo prepara uso de armas nucleares
A presidência norte-americana afastou hoje a hipótese de a Rússia estar a preparar-se para usar uma arma nuclear na Ucrânia, após Vladimir Putin ter garantido que o seu país utilizará armas nucleares se for ameaçado.
Rússia pronta para usar armas nucleares se for ameaçada, garante Putin
A Rússia está pronta para usar armas nucleares se houver uma ameaça ao Estado, à soberania ou à independência do país, declarou o Presidente russo, numa entrevista transmitida hoje.
Bielorrúsia avisa que usará armas nucleares russas em caso de ataque
A Bielorrússia usará as armas nucleares colocadas pela Rússia no país se for atacada, advertiu hoje o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.
Rússia alerta para a possibilidade de ataque nuclear preventivo
O vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitri Medvedev, alertou que a Rússia lançará um ataque nuclear preventivo na Ucrânia se os ucranianos receberem armas nucleares dos seus aliados.
Moscovo assina acordo para instalar armas nucleares na Bielorrússia
A Rússia e a Bielorrússia assinaram hoje um acordo que formaliza os procedimentos para o envio e instalação de armas nucleares táticas em território bielorrusso, mantendo-se, porém, o controlo do armamento em Moscovo.
Uso de armas nucleares "constitui agora abertamente uma ameaça"
O Papa Francisco alertou hoje que uso de armas nucleares "constitui agora abertamente uma ameaça" e apelou ao "desanuviar dos conflitos com a arma do diálogo", num encontro internacional organizado pela Comunidade de Santo Egídio.
Filho de Bolsonaro defende armas nucleares para o Brasil ganhar respeito
O deputado brasileiro Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do Presidente Jair Bolsonaro, defendeu na terça-feira que o Brasil deve possuir armas nucleares para que o país seja mais respeitado internacionalmente.
Coreia do Norte ataca Guterres
A Coreia do Norte criticou hoje o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por apoiar sanções para pressionar o país a entrar em negociações com os Estados Unidos sobre a desnuclearização, referindo que tem actuado como um subordinado.
Armas nucleares estão no topo de preocupações de paz e segurança – António Guterres
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu ontem que as armas nucleares estão no topo das preocupações de paz e segurança num debate realizado em Nova Iorque.
mais