Artigos sobre António Guterres
Guterres pede aos líderes mundiais para eliminar armas nucleares
O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou hoje aos líderes mundiais para mostrarem clarividência e eliminarem as "máquinas de morte" que são as armas nucleares, após a atribuição do Nobel da Paz a uma organização de sobreviventes de Hiroshima.
Guterres diz que 7 de Outubro deixou cicatrizes nas almas e pede silêncio das armas no Médio Oriente
O secretário-geral da ONU divulgou, sábado, uma mensagem de vídeo em alusão ao dia 7 de Outubro de 2023, quando o Hamas “lançou um ataque terrorista em grande escala em Israel, matando mais de 1.250 israelenses e cidadãos estrangeiros, incluindo crianças e mulheres”. Um ano após os acontecimentos do que classifica de “dia terrível”, António Guterres disse que o ataque “deixou cicatrizes nas almas”.
Guterres pede fim do ‘derramamento de sangue’ na Faixa de Gaza e no Líbano
O secretário-geral da ONU apelou ao fim da “violência chocante” e do “derramamento de sangue” na Faixa de Gaza e no Líbano, dois dias antes do primeiro aniversário do ataque que desencadeou o conflito.
Guterres acusa Israel de criar "situação explosiva" na Cisjordânia
O secretário-geral da ONU acusou Israel de estar a alimentar "uma situação explosiva" na Cisjordânia ocupada e confessou estar "profundamente preocupado" com o lançamento de operações militares em grande escala na região palestiniana.
Guterres insta Israel e Hezbollah a reduzirem escalada de violência
O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou-se hoje preocupado com o "aumento significativo da troca de tiros ao longo da Linha Azul" e instou Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah a reduzirem a escalada "imediatamente".
Guterres pede restauro de "ecossistemas" e combate à desflorestação
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, instou hoje os países a cumprirem compromissos de recuperação de ecossistemas e terrenos degradados, e a agirem para travar e inverter a desflorestação até 2030.
Primeiro-ministro apela à adopção urgente do Índice de Vulnerabilidade Multidimensional
Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participou na 4.ª Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) que se realizou em Antígua e Barbuda, nas Caraíbas, e onde apelou ao posicionamento “com relevância económica e geoestratégica” dos SIDS no concerto das nações.
É "obsceno" que pequenos Estados insulares paguem sede de lucro fóssil
É "obsceno" que os pequenos Estados insulares, na primeira linha de sofrimento dos impactos das alterações climáticas, paguem a "sede de lucros" das indústrias fósseis e a "concorrência" entre as grandes economias, afirmou hoje António Guterres.
Ataques por terra, mar e ar mergulham Faixa de Gaza numa catástrofe
O exército israelita revelou hoje novos ataques e operações na Faixa de Gaza por terra, mar e ar contra alegados alvos do grupo Hamas, após 205 dias de ofensiva militar que criaram condições de vida "atrozes" para a população.
Autoridade do Conselho de Segurança da ONU "talvez fatalmente" minada
O secretário-geral da ONU considerou hoje que "a falta de unidade" no Conselho de Segurança da organização face à invasão russa da Ucrânia e às operações de Israel em Gaza minou gravemente, "talvez fatalmente", a sua autoridade.
Guterres apela ao diálogo para resolver tensão entre Etiópia e Somália
O secretário-geral da ONU apelou hoje ao diálogo para resolver a crescente tensão entre a Somália e a Etiópia sobre o acordo de Adis Abeba com a Somalilândia, região somali autoproclamada independente, para o acesso ao Mar Vermelho.
Secretário Geral da ONU alerta sobre IA indiferente a direitos humanos
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou hoje sobre os riscos do desenvolvimento da inteligência artificial (IA) nas mãos de empresas tecnológicas que "procuram lucros com uma temerária indiferença sobre os direitos humanos".
Guterres anunciou fim da missão das Nações Unidas no Mali após dez anos
A missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) chegou hoje ao fim este domingo,31, como acordado com o regime militar no poder, após dez anos de apoio ao processo de paz no país africano, anunciou o secretário-geral da organização.
Guterres denuncia "catástrofe humanitária épica" em Gaza e pede ajuda
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, denunciou hoje uma "catástrofe humanitária épica" em curso em Gaza e salientou que o nível de ajuda que entra no enclave continua "completamente inadequado", pedindo um aumento imediato.
89 mil mulheres e meninas foram vítimas de homicídio em 2022
Pelo menos 89 mil mulheres e meninas foram intencionalmente assassinadas em 2022 em todo o mundo. Os dados constam de uma nova pesquisa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, e ONU Mulheres.
Líder da ONU “horrorizado” com ataque a comboio de ambulâncias em Gaza
O secretário-geral da ONU, António Guterres, está “horrorizado” com o ataque a um conjunto de ambulâncias em frente a um hospital na Faixa de Gaza e reitera o apelo por um cessar-fogo humanitário.
Telavive recusa vistos a representantes da ONU após declarações de Guterres
Israel anunciou hoje que vai recusar vistos a representantes das Nações Unidas após as declarações do secretário-geral da ONU, António Guterres, que afirmou que o ataque do Hamas “não vem do nada, mas de 56 anos de ocupação”.
Juventude e Sustentabilidade discutidas em reunião informal em Nova Iorque
Os temas “Juventude e Sustentabilidade” estiveram, esta sexta-feira, em discussão numa reunião informal do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) à margem da 78.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
Guterres solidário com esforços de desenvolvimento de Cabo Verde
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exprimiu hoje solidariedade e apoio a Cabo Verde, depois de debater com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva as vias de desenvolvimento do país.
Guterres descarta progressos sobre a guerra na Assembleia Geral da ONU
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, descartou a possibilidade de progressos sobre a guerra na Ucrânia durante a semana de alto nível da Assembleia Geral da organização, que começa hoje, em Nova Iorque.
mais