Artigos sobre World Bank

“Estamos a trabalhar para aumentar a capacidade de captura”
Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, destaca os esforços para a melhoria da frota pesequeira nacional.

COVID-19: Cabo Verde é o primeiro país africano a receber financiamento do Banco Mundial para a vacinação
O Banco Mundial aprovou esta quinta-feira um financiamento adicional de 5 milhões de dólares da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID) para fornecimento de vacinas da COVID-19 a Cabo Verde. Trata-se da primeira operação financiada pela instituição financeira internacional em África para apoiar a imunização de um país para COVID-19.

Inclusão económica: Papel das mulheres é fundamental
O relatório recente do Banco Mundial “The State of Economic Inclusion Report 2021: The Potential for Scaling Up”, mostra que os programas de inclusão económica estão a aumentar. Estes programas, normalmente, consistem numa combinação de transferências de dinheiro ou em espécie, treino ou orientação de habilidades, acesso a financiamento e apoio para estabelecer vínculos com o mercado, e estão a tornar-se rapidamente numa ferramenta essencial nas estratégias de redução da pobreza em larga escala adoptadas por muitos governos.

Governo vai aprovar resolução que regulamenta o rendimento social de inclusão emergencial
O governo irá aprovar na próxima sexta-feira, em Conselho de Ministros, a resolução que regulamenta o rendimento social de inclusão emergencial e irá fazer uma portaria que permite às pessoas que estão nos sectores informais serem integrados no cadastro social único.

África: Agora é a sério. Zona de Comércio Livre entra numa nova fase
Obstáculos e oportunidades do ambicioso processo de integração africana no mês em que a ZCLCA saiu do papel.

Pobreza e prosperidade : Combater as desigualdades obriga todos a remar para o mesmo lado
A pobreza vai aumentar pela primeira vez em 25 anos, dizem todos os estudos e relatórios das agências internacionais. A pandemia da Covid-19 é a responsável, mas não a única, por esta subida, depois da tendência de queda durante uma geração. O que esta pobreza traz de novidade é que vai ser transversal, vai afectar quem já era pobre, quem vive na pobreza extrema e vai criar os chamados novos pobres: urbanos, com mais estudos e que trabalham em sectores fora da agricultura.

Banco Mundial concede a Cabo Verde 5 milhões de dólares para vacina contra COVID-19
O ministro das Finanças, Olavo Correia, avançou hoje que o país conseguiu, através do Banco Mundial, 5 milhões de dólares americanos para o programa de vacinação contra a COVID-19 e analisa a possibilidade de conseguir mais 15 milhões de dólares num programa sub-regional da CEDEAO.

COVID-19: Em 2021 vai haver mais 150 milhões de pessoas em pobreza extrema
O número de pessoas em situação de pobreza extrema no mundo vai aumentar em 150 milhões em 2021 devido à pandemia de covid-19, segundo previsões do Banco Mundial divulgadas esta quarta-feira.

Agência do Banco Mundial empresta quase 22 ME a Cabo Verde
O Banco Mundial vai financiar Cabo Verde, através da Associação Internacional de Desenvolvimento, com quase 22 milhões de euros, a aplicar na sustentabilidade e qualidade das ligações marítimas interilhas, no sector energético e no reforço da transparência.

EDITORIAL : Deixar de repetir os mesmo erros
Aproximam-se as eleições e para a má sorte de todos a questão da TACV ameaça tornar-se outra vez um foco importante de discórdia entre os partidos remetendo outras matérias para um plano secundário. O problema é que sempre se quis confundir a transportadora aérea com a política de transportes no país e não se vê qualquer solução para os problemas de deslocação das pessoas entre as ilhas e para o estrangeiro que não passam por salvar de uma forma ou de outra a “companhia de bandeira”.

Efeito da Pandemia Covid-19 e o aumento do Endividamento Mundial (previsão de maior peso da dívida no PIB)
“Sem confiança, não há compromisso, sem confiança não há futuro” (D. Pinheiro)

Covid-19 e a crise económica: A maior recessão em um século
De mês para mês as previsões económicas são mais pessimistas. Para Cabo Verde é esperada uma queda do PIB que pode chegar aos -6%, para a África subsaariana as perdas esperadas podem chegar aos 79 mil milhões de dólares. Mas nem tudo é negativo, no meio deste cenário tão sombrio, a crise é também uma oportunidade para acelerar a transição para um crescimento mais produtivo, sustentável e equitativo, isto se o investimento for direccionado para as novas tecnologias verdes e digitais e se a rede de protecção social for alargada.

Gestora brasileira assume representação do Banco Mundial em Cabo Verde
A gestora brasileira Eneida Fernandes assumiu esta quarta-feira as funções de representante residente do Banco Mundial para Cabo Verde, quando a instituição está a reforçar o apoio ao arquipélago, com uma carteira de projectos de 90 milhões de euros.

Banco Mundial estima recessão de 2,8% na África subsaariana este ano
O Banco Mundial reviu esta segunda-feira as previsões de crescimento para a África subsaariana, antecipando uma recessão de 2,8% para a região onde todos os países lusófonos, à exceção de Moçambique, registam um crescimento negativo.

Covid-19. Liderança, Recuperação Económica e Reabertura das Actividades
“Sem uma clara compreensão do sentido do movimento não se podem esperar progressos reais” (Jigoro Kano)

Sector da construção “é essencial para garantir alguma retoma económica”
Presidente da Associação Cabo-verdiana de Empresas de Construção (ACEC), Paulo Figueiredo, aborda nesta entrevista ao Expresso das Ilhas a situação do sector da construção civil em Cabo Verde no contexto da crise provocada pela COVID-19. Os prejuízos, diz, serão menores que os sofridos pelo Turismo e defende que a construção vai ter um papel importante na redinamização económica de Cabo Verde.

EDITORIAL: Soltem os melhores anjos
Quando já nuvens negras pairavam sobre os Estados Unidos e se tornava real a possibilidade de uma guerra entre o Norte e o Sul Abraham Lincoln no seu discurso inaugural como presidente fez um apelo aos “melhores anjos da natureza” dos seus compatriotas no sentido de se ultrapassar as fracturas que ameaçavam a União.

Covid-19. Impacto no Empobrecimento e na Recuperação da Economia
A economia mundial vai sofrer um recuo de 3% do PIB, o que poderá ser a maior recessão desde a grande depressão. Estamos longe de conhecer o fim do túnel. Por essa razão multiplicam-se estímulos para aumento de liquidez da economia e das famílias, facilitando o acesso ao crédito e reforçando apoio social.

Ulisses Correia e Silva, Primeiro-Ministro : Mais liberdade traz mais responsabilidade
Enquanto se espera a decisão do Presidente da República, sobre a continuação, ou não, do estado de emergência em Santiago e na Boa Vista, o Chefe do Governo falou com o Expresso das Ilhas sobre como será feita a saída do confinamento e as regras que continuarão a vigorar.

COVID-19 : Três choques: saúde, economia e dívida
Economista cabo-verdiano no BAD refere importância da diversificação económica e refere-se a África como “a grande incógnita”.
mais