Artigos sobre World Bank

Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento disponíveis para financiar o PEDS II
O Banco Mundial (BM) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) mostraram-se hoje disponíveis para financiar a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentado 2022-2026 (PEDSII) do Governo de Cabo Verde.

A economia que vamos ter em Cabo Verde e no mundo
Alerta de spoiler, o que aí vem continuará a não ser fácil: a economia vai desenvolver-se menos do que o esperado, a inflação e a incerteza estão para durar, as dívidas públicas serão um problema. Ou seja, os desafios para a economia mundial são muitos e as preocupações do FMI também. Cabo Verde participou nas reuniões do FMI e do Banco Mundial, em Washington, entre os dias 10 e 16 deste mês, e o ministro das Finanças levou na bagagem, entre outras, questões como as alterações climáticas, a agenda de transformação, o combate à pobreza e o crescimento económico.

Banco Mundial financia implementação de plano estratégico de Saúde digital
A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, anunciou hoje que o executivo está a trabalhar na implementação de um plano estratégico de Saúde digital que tem financiamento do Banco Mundial, que propõem solucções de tecnologia e da informação para a gestão e monotorização dos serviços de saúde no sentido de vigilância epidemiológica, telemedicina e a gestão de saúde, baseada em dados de inteligência.

Keiko Miwa é a nova directora do Banco Mundial para países da África Ocidental e Central
Keiko Miwa tomou posse esta quarta-feira, 1, como nova nova directora do Banco Mundial para o Senegal, Mauritânia, Gâmbia, Guiné-Bissau e Cabo Verde, na região da África Ocidental e Central, com sede em Dakar.

Os riscos orçamentais que Cabo Verde enfrenta
Declaração de Riscos Orçamentais (DRO), da Comissão de Gestão de Riscos Orçamentais, aponta para uma variedade de fontes de riscos associados às projeções do PIB, inflação, oscilações da taxa de câmbio, receita do Estado, despesa, endividamento, dívida pública, operações das empresas públicas e outras formas de passivos contingentes e riscos institucionais.

Banco Mundial revê em baixa crescimento de Cabo Verde e outros PALOP
O Banco Mundial reviu em baixa a previsão de crescimento económico de todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com excepção da Guiné Equatorial, mantendo a previsão de uma recessão de 2,7%. Cabo Verde, diz a instituição, deverá registar uma expansão de 4,8%, ou seja, menos 1,3 pontos que o previsto em Junho.

Banco Mundial doará 471 milhões de euros ao Brasil contra crise climática
O Banco Mundial vai doar 500 milhões de dólares (471 milhões de euros) ao Banco do Brasil como parte de um acordo para promover a transição energética e combater a crise climática no país.

10 milhões de euros para investir na economia nacional
O fundo de capital de risco Pro-Impacto foi apresentado, no passado dia 5, na Praia. Resulta de uma parceria público-privada entre o Estado, por via da Pro-Capital, o Banco Mundial, a USAID, e a Injaro Investments e vai ter um capital de 10 milhões de euros.

IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares arranca amanhã e prolonga-se por um ano
O IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IV IDRF) arranca amanhã, com a duração de um ano no terreno. De acordo com o vice-presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), o inquérito será feito por amostragem, onde vão ser inquiridos 7.651 alojamentos familiares.

Cabo Verde reconhecido como líder regional em governação digital
Cabo Verde progrediu para o “Grupo A” ”, integrado por países líderes em governação digital, com um desempenho “muito elevado”, segundo os dados do estudo GovTech Maturity Index (GTMI) de 2022, produzidos pelo Banco Mundial (BM). O país é reconhecido pelo Banco Mundial como líder regional em governação digital.

Governo quer operacionalizar o sistema de insolvência
O governo está a trabalhar para operacionalizar o sistema de insolvência. A garantia foi dada hoje pela ministra da justiça, Joana Rosa, que aponta que para além da cooperação com outras instituições, há 20 administradores judiciais em formação, com vista à concretização do projecto.

OMC antecipa chegada de uma recessão global numa altura de policrise
A directora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, previu hoje a chegada de uma recessão global, numa altura de crises simultâneas devido à guerra na Ucrânia, aos elevados preços da energia e dos alimentos e aos efeitos adversos das alterações climáticas.

Banco Mundial aponta para crescimento de 7% em 2021
Banco Mundial, no seu mais recente Cabo Verde Economic Update, refere que a economia nacional, em 2021 cresceu 7%.

Empréstimos do Banco Mundial não deviam contar para dívida - União Africana
O presidente do Senegal e presidente em exercício da União Africana, Macky Sall, defendeu hoje junto do Banco Mundial que os empréstimos concessionais não deviam entrar no cálculo dos níveis de dívida pública dos países africanos.

Os modelos para a economia cabo-verdiana
Nesta fase agitada da vida internacional, e também de Cabo Verde, deve-se tomar decisões. Como referiu o economista e académico António Rebelo de Sousa, na conferência “Dos Cenários Alternativos da Economia Mundial ao Futuro de Cabo Verde no Contexto Internacional”, é preciso ser-se imaginativo, construir um projecto de futuro e criar condições para o sucesso. Mas não basta criar estas condições, é preciso mesmo ser-se bem-sucedido. “Sem um projecto de futuro consistente, não há um sentido para o presente”, disse o especialista.

Apoios para o turismo e a economia azul
Banco Mundial aprovou um crédito da Associação Internacional de Desenvolvimento. São 30 milhões de dólares para o Projecto de Desenvolvimento Resiliente do Turismo e Economia Azul em Cabo Verde, com a duração de cinco anos. Haverá ainda um co-financiamento complementar de 5 milhões de dólares através de uma subvenção do Programa Global para o Fundo Fiduciário Multidoadores da Economia Azul.

Fogo: Missão de supervisão do Banco Mundial avalia positivamente resultados do programa de subvenção de formação profissional
A missão do Banco Mundial que se encontra de visita à ilha do Fogo, acompanhado do presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, avaliou positivamente os resultados do programa de subvenção da formação profissional.

Por um jogo de soma positiva
Há um ano atrás tomava posse o novo governo saído das eleições legislativas de 18 de Abril. O país encontrava-se então em meio do surto da variante Delta do Sars-CoV-2, mas já se descortinava algum alívio das graves restrições de 2020 em resposta à pandemia que conduziram à contracção de 14,8% da economia nacional.

Banco Mundial reserva 12 mil milhões de dólares contra insegurança alimentar
O Banco Mundial vai desembolsar 12 mil milhões de dólares nos próximos 15 meses para ajudar os países responderem à crise de segurança alimentar, com quase 7 mil milhões destinados a África e Médio Oriente.

Valorizar o capital humano só depende nós
Há uma semana atrás o governo anunciou o investimento do Banco Mundial no valor de 26 milhões de dólares no projecto de Capital Humano. Para o Vice-Primeiro-ministro o financiamento vem no momento crucial quando o país saído da pandemia precisa apostar na formação e na inclusão.
mais