Artigos sobre Cabnave

Governo nega intenção de negociar CABNAVE com CV Interilhas
O Governo de Cabo Verde negou, hoje, categoricamente qualquer intenção de negociar a empresa CABNAVE - Estaleiros Navais de Cabo Verde, com a concessionária CV Interilhas. No entanto, explica que existe um Acórdão de um Tribunal Arbitral, no âmbito de um processo judicial, com prazos definidos legalmente para a contestação e pronúncia pelas partes envolvidas.

Navio Liberdadi a caminho de São Vicente
O navio Liberdadi iniciou a viagem rumo a São Vicente, para reparações na CABNAVE, após a conclusão das intervenções de emergência realizadas no Porto da Praia.

Navio Liberdadi vai para reparações na Cabnave em São Vicente
O fast ferry Liberdadi, que esta segunda-feira encalhou nas imediações do porto da Praia, com 144 passageiros a bordo, depois de interromper a meio do percurso a viagem Praia/Fogo/Brava, vai a São Vicente para reparações nos estaleiros da Cabnave.

CV Interilhas garante abastecimento das ilhas com apoio do Grupo ETE
A CV Interilhas informou esta quarta-feira, 05, que está a recorrer aos recursos do Grupo ETE, através da Transinsular Cabo Verde, para minimizar os impactos da inoperacionalidade temporária de dois dos seus navios visando assegurar o escoamento de cargas entre as ilhas de Santiago, Sal, Boavista e São Vicente e garantir o abastecimento e a continuidade das operações logísticas.

“Mistura de interesses não permitiu à Cabnave facturar os trabalhos realizados” – Abraão Vicente
O ministro do Mar, Abraão Vicente, assegurou hoje, no Mindelo, que a Cabnave se encontra neste momento em “processo de clarificação de gestão” por antes existir “mistura de interesses” que não permitiam à empresa facturar trabalhos.

Governo autoriza aval de 65 milhões de escudos à CABNAVE
O Governo aprovou, por meio de uma resolução publicada no Boletim Oficial desta quarta-feira, 24, um aval à CABNAVE - Estaleiros Navais de Cabo Verde, S.A., para garantia de um empréstimo bancário no valor de 65 milhões de escudos junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN).

Governo quer fechar privatizações até à primeira metade de 2025
Caixa Económica deu o tiro de partida, as outras empresas públicas na calha incluem a CV Handling, a ENAPOR, Emprofac/Inpharma, Electra, Cabnave, TACV, Água e Energia de Boa Vista e a alienação da participação detida pela Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) e Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) na Cabo Verde Telecom.

Cabnave/40 anos: Administração vai negociar novas formas de parceria com os estaleiros navais de Dakar
O presidente do conselho da administração da Cabnave informou hoje que viaja para Senegal na segunda-feira, 27, para negociar novas formas de parceria com os estaleiros navais de Dakar, em busca de “uma espécie” de trabalho em complementaridade.

Consultores do Banco Mundial iniciam estudo de viabilidade financeira e plano operacional da Cabnave
Uma equipa de consultores deverá chegar em São Vicente no dia 07 de Agosto para dar início ao estudo de viabilidade financeira e plano operacional dos estaleiros navais da Cabnave, financiado pelo Banco Mundial.

Cabnave reduz prejuízo mas continua no 'vermelho'
A Cabnave, o único estaleiro naval de Cabo Verde e detido pelo Estado, reduziu os prejuízos em cerca de 80% em 2022, para 1,2 milhões de escudos, mas continua com as contas no 'vermelho’, segundo dados oficiais.

Nomeados novos dirigentes para a Cabnave e EMAR
O ministro do Mar recebeu hoje em audiência o conselho de administração da Escola do Mar (EMAR), em fase de transição para a nova equipa directiva, liderada por Liliane Pimenta, que vai assumir os destinos da Instituição.

PAICV pede urgência na realização de investimentos na Cabnave
O PAICV pede urgência na efectivação dos investimentos anunciados para os Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave), sob pena de colocar em causa os serviços prestados e a manutenção das embarcações da marinha mercante. O pagamento da dívida do Estado à empresa é outra questão que deve ser resolvida imediatamente, disse hoje o partido em São Vicente.

Cabnave e Onave consideradas infra-estruturas “estratégicas” para Economia Azul serão alvo de “investimento forte”
Os estaleiros navais da Cabnave e da Onave são “estratégicos” para São Vicente e para a Economia Azul e serão alvo de “investimento forte”, no âmbito do plano de investimentos “necessários e estratégicos” para as pescas.

Obras da Cabnave financiadas através de dívida soberana – Abraão Vicente
As obras de remodelação dos Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave) devem arrancar ainda este ano, através de dívida soberana que o arquipélago vai contrair. O financiamento vai sair dos 72 milhões de euros já pré-aprovados através do Banco Europeu de Investimento, anunciou hoje o ministro do Mar, no Mindelo.

Governo anuncia “regularização” da dívida com a Cabnave
O governo anunciou, para este ano, a regularização da dívida do Estado para com a Cabnave, que ronda os 78 mil contos. A garantia foi dada hoje, em São Vicente, pelo primeiro-ministro, na sequência de uma visita à empresa.

ZEEMSV vai transformar o norte do país
A Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (ZEEMCV) é vista tanto pelo governo como pelo seu PCA, Júlio Almeida, como sendo uma das melhores formas de avançar com a diversificação da economia cabo-verdiana.

Mar d’Canal renasce. Nova vida do navio custou 2,7 milhões de dólares
Ao longo de quase vinte anos, o Ro-Ro serviu São Vicente e Santo Antão. Os novos proprietários querem regressar à linha mais rentável do país.

Governo deu aval de 20 milhões de escudos para investimento na Cabnave – Paulo Veiga
O conselho de administração dos Estaleiros Navais de Cabo Verde está a ultimar as negociações com um Banco Comercial para encaixar 20 milhões de escudos, frutos de um aval financeiro concedido pelo Governo para investimentos na empresa.

Seis anos depois, Estado volta a tentar vender navio “13 de Janeiro”
O Estado cabo-verdiano vai tentar vender em hasta pública, esta sexta-feira, o navio “13 de Janeiro”, que chegou a servir as ligações interilhas, quase seis anos depois de outro concurso com o mesmo objectivo ter ficado deserto.

Espanha destrona China em navios reparados em Cabo Verde
Os Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave), que o Governo pretende concessionar, viram a facturação crescer 15% em 2018, mantendo-se com resultados negativos. A procura por navios chineses para reparação caiu quase para metade, destronados pelos espanhóis.
mais